Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

VÍDEO | Dicas para investir o reembolso do IRS (ou o subsídio de Férias ou de Natal)

Escrito por Pedro Andersson

07.07.21

}
4 min de leitura

Ganhe dinheiro com o seu reembolso do IRS

Já recebeu o seu reembolso do IRS? Nem todos podem dizer isso. Há milhares de famílias que não pagam nem recebem IRS, e algumas centenas de milhares que ainda têm de pagar em vez de receber.

Em primeiro lugar, é importante que perceba que o reembolso do IRS não é um “prémio” que o Estado lhe dá. É apenas a devolução do IRS que pagou A MAIS no ano passado. Se não pagou a mais, naturalmente não tem direito a receber nada. Não se trata de nenhuma injustiça. E quem não desconta para o IRS por estar isento, claro que também não tem nada a receber.

Dito isto, em média, as famílias com direito a receber reembolso receberam cerca de 1.000 euros. Isto quer dizer que alguns receberam 100 ou 200 euros e outros 2.000, 3.000 ou mais. Depende sempre dos seus rendimentos e quanto descontou sobre eles e as deduções que apresentou na declaração de IRS.

O que fazer com o reembolso do IRS

Falei com vários especialistas e estas são as sugestões mais comuns e práticas para fazer crescer esse dinheiro que acaba de receber. A outra opção é gastar esse dinheiro, que é um direito que tem. É seu.

Praticamente todos os especialistas em finanças pessoais concordam que a primeira coisa que deve fazer sempre que recebe algum dinheiro extra é reservar dinheiro para as despesas certas que vai ter nos próximos meses. A seguir deve liquidar com urgência todas as suas dívidas.

1) Guardar para despesas futuras

2) Pagar todas as suas dívidas atuais com juros elevados

Vamos a um exemplo prático. Se deve 1.000 euros num cartão de crédito e estiver a pagar 35 euros por mês durante 5 anos, no final vai pagar no mínimo 2.100 euros.
Ou seja, se pegar no reembolso do IRS, ou no subsídio de Férias ou de Natal, e pagar já tudo de uma vez, estará a poupar 1.100 euros que vão ficar no seu bolso em vez de irem para a financeira. Amortize o mais depressa possível todos os créditos com juros altos, seja pessoal, seja automóvel ou outros.

A partir do momento em que já não tem dívidas, pode então avançar para o passo seguinte. Neste caso dois:

3) Poupar para o Fundo de Emergência (6 meses a 1 anos das duas despesas fixas)

Leia também: Exemplos reais de utilização do meu Fundo de Emergência

4) Começar a planear o seu futuro (PPR)

Leia também: Balanço mensal dos meus 4 PPR

O desafio então é escolher um bom PPR. Tem os seguros PPR que têm o capital garantido pela seguradora, ou os fundos PPR que rendem muito mais, mas não têm capital garantido.

Com 1.000 euros por ano, ao fim de 5 anos, num bom seguro PPR, terá 5.439 euros.
Com o mesmo dinheiro, num fundo PPR poderia ter (ou não, porque nada é garantido) mais de 6.000 euros (6.078). Ou seja, com 5 reembolsos do IRS, poderia conseguir fazer mais um sem nenhum esforço da sua parte. Mas teria de arriscar.

Pode pedir informação sobre fundos PPR no seu banco ou em várias corretoras. Escreva “fundos PPR” no google e comece a sua própria pesquisa. No blogue www.contaspoupanca.pt tem um artigo todos os meses sobre como se estão a comportar os meus 4 PPR, se tiver curiosidade. Não estou a “vender” nenhum deles, OK?

Também tem os Fundos de Investimento. Alguns rendem bastante bem, mas também podem ir a valores bastante negativos.

Os portugueses nunca pouparam tanto

É importante conhecer estas opções porque os portugueses nunca pouparam tanto como em 2021. No primeiro trimestre, a taxa média de poupança ultrapassou os 14%. Mas praticamente todo esse dinheiro está a ser acumulado nas contas à ordem onde não rendem nada e perdem dinheiro por causa da inflação.

É muito importante que os portugueses comecem a conhecer outras opções para ganharem dinheiro com o seu dinheiro, em vez de estarem a perder dinheiro sem se aperceberem.

Leia também: Os melhores produtos com capital garantido

5) Certificados de Aforro e do Tesouro

Com 1.000 euros nos certificados de Aforro, ao fim de 5 anos iria ter lá 1.031,53 € (0,62% juro líquido). Se optasse pelos Certificados do Tesouro, ao fim de 5 anos teria 1045,29 euros. Como vê, não seria grande coisa, mas pelo menos não perde tanto para a inflação.

Todos os especialistas dizem que, para poder ganhar alguma coisa tem de arriscar em produtos sem capital garantido.
Nessa área, como opção mais simples tem os fundos de investimento, que pode subscrever no seu banco. Rendem muito mais do que qualquer um destes que já falámos, mas já sabe que é um investimento para vários anos.

Assim que a reportagem estiver disponível online, disponibilizo aqui. Entretanto, se quiser ver a reportagem e se tiver BOX pode andar para trás e ver a reportagem em vídeo no Jornal da Noite na SIC.

oportunidades-970x250-billboard

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PODCAST | #65 – Para que serve o Atestado de Incapacidade Multiuso?

O que é o Atestado Multiuso e para que serve? Termos mais dinheiro ao fim do mês não é só poupar ou gastar melhor, também é por aumentar as nossas fontes de rendimento por conhecermos os nossos direitos enquanto cidadãos. Ao longo destes 10 anos, verifiquei com...

BURLA | Cuidado com e-mails falsos dos CTT para desalfandegar encomendas

"Há um problema com a sua encomenda..." A minha mulher acabou de receber um e-mail que por alguns instantes me deixou confuso. De vez em quando encomendamos algumas coisas pela internet e sabemos que desde 1 de julho os CTT (ou outros operadores) vão enviar uma...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #1)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? (Mês #1) Já li muitos estudos e muitos artigos sobre as vantagens e desvantagens dos PPR e dos ETF para quem quer investir a muito longo prazo: Uns acham acham que é o PPR por causa das vantagens fiscais à saída...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (26 de julho a 1 de agosto)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

COMBUSTÍVEIS | Gasolina desceria 9 cêntimos e gasóleo 1 cêntimo com limitação das margens

Gasolina desceria 9 cêntimos e gasóleo 1 cêntimo com limitação das margens A aplicação do diploma aprovado hoje em Conselho de Ministros para limitar as margens na comercialização de combustíveis levaria a uma redução do preço da gasolina em nove cêntimos e do gasóleo...

VÍDEO | Os contadores de eletricidade inteligentes obrigam a aumentar a potência contratada?

Até 2024 todos os contadores de eletricidade vão ser inteligentes Em Portugal, há 6,2 milhões de clientes em BTN (Baixa Tensão Normal), ou seja, são clientes domésticos como você e eu. Destes todos, 3,5 milhões já têm os novos contadores inteligentes instalados. Mas...

Devo ter cuidado com os contadores de eletricidade inteligentes?

Deve ter cuidado com os contadores inteligentes? Ninguém vai escapar à mudança. Até 2024, todos os contadores de eletricidade em Portugal vão ser inteligentes. Os novos equipamentos prometem enviar as contagens automaticamente e acabar com as estimativas e fazer tudo...

PPR | Mês #9 – Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (julho 2021)

Fazer PPR como investimento? Muitas pessoas, ao longo de décadas, sempre pensaram que os PPR eram apenas para a reforma e que servia para ir buscar entre 300 ou 400 euros ao IRS pela dedução fiscal, ou para baixar o spread do crédito à habitação. Foi só há cerca de 2...

PODCAST | #64 – Qual é a diferença entre Educação Financeira e Inteligência Financeira?

Você tem inteligência financeira? A questão é que eu posso até ter alguns conhecimentos financeiros mas se não os utilizar é como se não soubesse nada, certo? Vou dar-lhe alguns exemplos de como pode (e deve) passar do "saber" ao "fazer" para começar de uma vez por...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (19 a 25 de julho)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Publicidade

Artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.