Como posso poupar nos combustíveis?
O preço dos combustíveis está a disparar de forma preocupante. As despesas com o carro estão a comer uma grande parte do seu orçamento mensal e pode começar a faltar-lhe dinheiro para outras coisas.
Será que podemos fazer alguma coisa para os que preços baixem? A solução é uma revolução ou manifestações? Ou há coisas que podemos fazer já para nos ajudar a manter essa despesa necessária controlada? Enquanto os impostos sobre os combustíveis não baixarem, vai ter de se adaptar aos preços de mercado. A outra opção é pagar e calar (ou barafustar, mas sem resultados práticos).
Deixo-lhe as dicas que uso no meu dia a dia para reduzir ao máximo essa despesa mensal com o carro. E temos dois cá em casa.
Aproveite a minha boleia para melhorar a sua vida financeira e partilhe este podcast com os seus amigos. Não ligue aos barulhos da viagem. É mesmo assim.
Veja todas as dicas de poupança em www.contaspoupanca.pt
Assine a Newsletter no blogue
Facebook facebook.com/contaspoupanca
Instagram www.instagram.com/pedroandersson_contaspoupanca/
O que é um podcast?
Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas.
Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.
Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro
Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes. Para quem não percebe nada disto, deve ir à loja de aplicações do seu telemóvel e instalar gratuitamente a app “Spotify” ou “iTunes” ou outra que dê para ouvir Podcasts. No caso do SoundCloud basta clicar e começa logo a ouvir.
Bom dia!
Subscrevo as dicas e partilho uma sugestão que considero também bastante relevante, dar especial atenção à pressão de ar nos pneus. Trata-se em primeiro lugar de garantir uma pressão dos pneus de acordo com a indicação do fabricante (calibrada com os pneus frios). Existem fabricantes que indicam até uma pressão de pneus para condução ECO. No meu caso, circulo habitualmente com pelo menos 2,5 bar e verifico esta pressão mensalmente, pelo menos.
Aproveito para congratular a iniciativa Contas poupança!
Melhores cumprimentos!
Para quem utiliza o cartão Universo do Continente, com os cupões para pagar o combustivél na Galp, e depois usa para as compras, não compensa?
Uso o cartão BP / Pingo Doce, penso ser proveitoso…
Bom dia!
Antes de mais obrigado por todo o conteúdo do contas poupança, sou leitor/ouvinte assíduo.
Contudo não concordei a 100% com este podcast porque nem sempre abastecer na gasolineira mais barata é a melhor solução.
Eu falo por experiência própria, eu também partilhava a opinião de que todo o combustível era igual e as gasolineiras de marca branca apenas tinham menos margem de lucro do que as “grandes marcas”.
No entanto, depois de fazer as contas, para o meu carro e para o meu estilo de condução, cheguei à conclusão que o combustível do Intermarché é de inferior qualidade que o da Repsol por exemplo, uma vez que para o mesmo valor gasto faço mais Kms usando combustível da Repsol. O importante é fazer as contas ao custo por Km para cada combustível de cada gasolineira e escolher a que apresenta um custo mais baixo.
Para além disso, o preço elevado dos combustíveis no nosso país não é derivado à falta de concorrência ou às escolhas dos consumidores, mas sim devido aos elevados impostos. Cerca de 60% do que se paga pelo combustível são impostos, aí é que estão os “gatunos” 🙂
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/estado-fica-com-60-euros-de-cada-100-euros-gastos-em-combustivel
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/cerca-de-60-do-preco-de-venda-da-gasolina-em-portugal-corresponde-a-impostos
Melhores cumprimentos!