Dicas para qualquer pessoa começar uma horta em casa
Há cada vez mais portugueses que querem regressar às coisas simples da natureza. Gostavam de ter uma horta ou de ter a certeza de que o que comem está livre de produtos químicos.
Mais logo, no Contas-poupança, no Jornal da Noite, na SIC, vamos explicar-lhe como é cada vez mais simples ter uma horta num apartamento e como pode poupar o ambiente e a carteira.
Vamos conhecer o Bruno Alves, que vive num apartamento no centro de Lisboa. Nesta varanda tem couves, alho francês, cenouras, hortelã, chuchu, tomateiros, morangueiros e muito mais. Tudo aqui, neste cantinho, numa caixa de madeira que ele próprio construiu.
Vamos plantar 3 alfaces com ele numa antiga embalagem de 1 litro de uma bebida qualquer, daquelas tipo pacote de leite. E vamos ver como estavam uma semana e meia depois da reportagem.
Muitas pessoas acham que por viverem na cidade ou não terem um bocadinho de terra não é possível cultivarem os seus próprios alimentos. Talvez alguns se surpeendam como pode ter 3 ou 4 alfaces sempre disponíveis num vaso de plantas na janela da cozinha ou na varanda. Sabia que basta colher as folhas que precisa para a salada e ela continua sempre a crescer?
Sabia que é uma excelente forma de ensinar os seus filhos a gostarem de legumes? E que pode poupar imenso dinheiro por exemplo em ervas aromáticas (salsa, coentros, manjericão e orégãos)?
Devo confessar-vos que eu próprio tenho a janela da minha cozinha bem plantada e ganhei o gosto pela terra. Já tiro uns quilos valentes de legumes todos os anos da minha pequena horta. E vivo num apartamento, na cidade.
Há até pessoas que na internet criaram pequenos negócios em que ensinam particulares e empresas a criarem pequenas hortas. Vamos conhecer o André Maciel, das Hortas_LX.
Ter uma pequena horta em casa tanto pode custar-lhe zero, como pode investir em equipamentos que custam centenas de euros.
Garanto-vos por experiência próprio que nada sabe melhor do que comer algo que fomos nós a cultivar. E depois há a questão da poupança: pelo valor de uma alface num hipermercado consigo plantar 20 ou 30 alfaces. Vou mostrar-vos fotos das hortas de alguns de vocês que partilharam como fazem na página de Facebook do Contas-poupança. Como poderão ver, não só é possível, como podem ter resultados extraordinários.
Sinto que esta reportagem tem tudo para iniciar ou contribuir para o aumento do movimento “Hortas em casa”. Viva você onde viver.
Pode começar já amanhã a cultivar a sua “alface de estimação”.
Espero por si mais logo, no Jornal da Noite.
Quarta-feira é dia de Contas-poupança.
Se em vez de varanda tiver uma marquise, tb dá para plantar alguma coisa? Há muito menos “ar livre”…
Olá.claro que sim. Melhor ainda. É tipo estufa :). Mas se plantar frutos não nasce nada porque as abelhas não polinizam. Alfaces e ervas aromáticas crescem muito bem.
Olá pedro. Só para lhe dizer que não me esqueci das plantas de tomate. Infelizmente este ano e sem recurso a químicos nada feito…está cada x mais difícil. Para o ano terei de tentar outras soluções.menos mal q já me inscrevi no curso dos fitoquimicos na Agrobio mas mm só Bio por aqui. Se para o ano tiver mais sorte, aviso! Boas colheitas.
Obrigado! Bom ano.
Olá Pedro, mais uma vez excelente reportagem. Já tentei criar a minha horta na varanda, mas deparei-me com um problema. Num garrafão de 5litros plantava entre 2 a 3 alfaces, depois de as colher, as próximas que plantava não cresciam. Cheguei à conclusão que teria de trocar de terra. Será que há formas de reaproveitar a terra? Parei de plantar pelo trabalho de ter que estar sempre a trocar de terra.
O segredo aí é acrescentar fertilizante :). Duas partes terra, uma parte fertilizante (húmus)