Ordem dos contabilistas recomenda só entregar o IRS na semana que vem

Escrito por Pedro Andersson

01.04.21

}
3 min de leitura

Publicidade

Bastonária dos Contabilistas recomenda adiar a declaração de IRS para a próxima semana

A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) recomenda “sempre” que a declaração de IRS não seja submetida na primeira semana do prazo de entrega deste procedimento fiscal, que hoje começou, revelou a bastonária da OCC, Paula Franco.

“Recomendamos sempre que na primeira semana não se envie ao Fisco a declaração de IRS, porque o sistema do Portal das Finanças ainda está a ser ajustado e a serem detetados erros”, disse a bastonária, em declarações à Lusa.

Se tem a certeza de que está tudo bem, entregue

Paula Franco ressalva, no entanto, que se as declarações forem submetidas já nesta primeira semana, também “não há qualquer problema”, já que que a Ordem tem “vários testemunhos” de entregas já concretizadas, no prazo que está em curso, “que correram bem”, ainda que “algumas com erros, mas que se conseguem ultrapassar”.

A bastonária lembra que os primeiros dias, do prazo de submissão das declarações de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) “são sempre de ajustes”, razão pela qual diz ser “normal” que, mesmo depois de feitos testes ao sistema, quando entra em funcionamento a entrega da declaração para todos os cidadãos, aconteça “muitas vezes” serem detetados outro tipo de erros.

“Mas nada que impeça o envio do IRS”, ressalva Paula Franco, advertindo os contribuintes para a necessidade de verificarem os valores, mesmo aqueles que optam pela declaração automática que é previamente preenchida pelo fisco.

“Em qualquer altura, seja agora ou mais tarde, os dados têm sempre de ser confirmados, pois existe risco de algo não estar inscrito nos rendimentos ou deduções”, avisou.

Mesmo os contribuintes mais inexperientes e com dificuldades devem fazer esse esforço, alertou, esclarecendo que, perante a declaração de IRS automático, devem verificar “alínea a alínea” se está tudo correto, lembrando a importância desta verificação pelos arrendatários, para que as rendas possam ser contabilizadas pelo fisco como despesa.

Problemas no primeiro dia de entrega

Quanto aos problemas no acesso ao portal das Finanças, denunciado nas redes sociais, a bastonária admitiu que os sistemas informáticos não têm capacidade, muitas vezes, para corresponder a todos os acessos dos contribuintes.

“Deviam ter essa capacidade, efetivamente, se pensarmos em termos daquilo que seria perfeito. Mas, na prática, aquilo que temos verificado é que os problemas dos sites existem sempre e há sempre alturas em que não estão com capacidade para absorver todo o tipo de acessos”, considerou.

Paula Franco explicou que quando surge um grande fluxo de pessoas a tentar aceder ao portal das Finanças, “inevitavelmente há problemas” e que hoje, com o início oficial da campanha de IRS, é possível que existam muitos acessos e isso bloqueie o site. “Infelizmente isso é normal”, concluiu a bastonária.

O prazo oficial de entrega do IRS arrancou hoje e, tal como em anos anteriores, foi já possível fazer simulações e entregar a declaração em dias anteriores, registando-se já, até às 11:41 de hoje, a submissão de 253.596 declarações de IRS.


 

feiralivro-billboard

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Investimento em Certificados de Aforro voltou a cair em março

Aposta em Certificados de Aforro caiu pela quinta vez consecutiva O Banco de Portugal (BdP) lançou os últimos dados sobre o investimento em certificados de aforro no mês de março, que revelam que voltou a recuar pela quinta vez consecutiva. É a primeira vez desde...

Painel solar fotovoltaico – Balanço março de 2024 (Mês #88)

Balanço de Março de 2024 Como era de prever, à medida que nos aproximamos do Verão, a produção dos painéis volta a aumentar progressivamente todos os meses. Em março, os meus 5 painéis produziram cerca de 150 kWh. É relevante. É praticamente metade da eletricidade que...

Eletricidade | ERSE vai fixar tarifas em junho devido à “volatilidade de preços”

Decisão do regulador implica aumento das tarifas a partir de junho A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou em comunicado uma proposta de fixação excecional das tarifas de eletricidade a partir de dia 1 de junho. De acordo com o regulador, a...

Autoridade Tributária volta a alertar para e-mails fraudulentos

Contribuintes recebem e-mails falsos sobre "divergências" no IRS A Autoridade Tributária (AT) voltou a alertar os contribuintes para a circulação de um e-mail falso que indica "divergências" na declaração de IRS. Outras mensagens fraudulentas que parecem ter sido...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #234 – Vamos a contas | Devo investir o meu Fundo de Emergência?

Um ouvinte do podcast começou a pôr as suas contas em ordem e já tem completo o seu fundo de emergência. Mas custa-lhe ver o dinheiro parado sem render nada. A pergunta dele é se não seria inteligente pegar nesse dinheiro e investi-lo. Esta é uma pergunta muito comum....

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu (semana 22 a 28 abril)

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as semanas (ou várias vezes por semana), cada posto faz os seus...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (22 a 28 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

COMBUSTÍVEIS | Qual a marca mais barata esta semana?

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Há anos que ando para fazer este comparativo. Hoje foi o dia. Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Sandra

    Tenho no campo das despesas gerais várias contas de cabeleireiro, transportes e saude apesar de ter feito a devida correcção quando era suposto no portal do e fatura. E agora o que faço?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Nada. Elas repetem-se. É normal. Seria um problema se não estivessem TAMBÉM nas categorias corretas. Mesmo assim o prazo para corrigir acabou dia 31. Já não poderia fazer nada.

      Responder
    • Pedro Andersson

      Excepto saúde. Essa ainda pode corrigir manualmente.

      Responder
    • Nobre Luso

      Detectei que tanto na minha declaração pré- preenchida, como na declaração da minha mulher (fazemos o IRS em separado), no campo do IBAN/NIB não está o número correcto da conta.
      Em lugar dele, encontrava-se um IBAN/NIB fantasma iguaizinho em ambos.
      Ora, para efeitos fiscais somos dois contribuintes distintos.
      E quando perguntei ao banco de que conta se tratava, responderam que aquela conta não existia, apesar do NIB/IBAN ser deles.
      O que fez a AT de tão errado para acontecer o mesmo erro grosseiro em dois contribuintes diferentes?

      Responder
  2. Ricardo Aguilar

    Boa tarde,
    Já entreguei a declaração de IRS (aceitei dados prè preenchidos).
    A minha esposa tem 77% deficiência com Atestado Multiusos).
    No ano anterior era necessário colocar um visto em deficiencia >60%.
    Este ano aparece automaticamente com os 77%. Verifiquei na simulação
    que os € 1.900 estão considerados. Houve alteração no preenchimento
    deste ano ? Tenho receio de ter enviado no 1º dia e ter algum problema.

    Responder
  3. Maria Isabel oliveira guerra

    O meu marido pertence á PSP.
    No IRS automático surgem em Rendimentos dos anos anteriores, valores que parece-me que correspondem a atualização de vencimentos dos anos 2011 a 2019.
    Não sei ainda se efetivamente foram pagos no ano de 2020, pois teremos de ver os recibos do ano.
    Terei de concordar com estes valores…..se efetivamente foram pagos, mesmo de 2011?
    Penso que está a acontecer com todos os PSP.
    Muito obrigada.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.