A eletricidade vai baixar no mercado regulado: Compensa regressar?

Escrito por Pedro Andersson

15.12.20

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7 min de leitura

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A eletricidade (no mercado regulado) vai baixar 0,6% em 2021

O preço da eletricidade para os clientes finais em baixa tensão vai descer 0,6% para o ano, anunciou esta terça-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Em comunicado, o regulador adiantou que “para os consumidores que permaneçam no mercado regulado (cerca de 5% do consumo total e menos de 1 milhão de clientes) ou que, estando no mercado livre, tenham optado por tarifa equiparada, a variação das tarifas de venda a clientes finais em baixa tensão normal (BTN) é de -0,6%”.

Estas tarifas entram em vigor em 1 de janeiro de 2021.

 

Mas se eu já mudei para outra empresa vou ter direito a este desconto? Diretamente não. Mais uma vez vai ter de se mexer e aproveitar esta informação a seu favor. Como? Simples. Liga para a sua atual empresa e diz: No mercado regulado baixaram o preço em 0,6%. E vocês? Vão baixar-me quanto?

Se lhe disserem que não baixam, ameace ir embora e não ameace só, mude mesmo de empresa. De certeza que há alguém que lhe faz mais barato do que o que está a pagar atualmente. A menos que goste de oferecer dinheiro às empresas. Conheço muitas pessoas que gostam de deitar dinheiro à rua. Nada contra.

No meu caso só não mudo para a que tem o preço mais baixo se eu não puder ou não quiser (se achar que têm um mau serviço, não mudo obviamente). Às vezes o barato sai caro. Mas aí só me apanham uma vez. Se não mudar, não será por medo, mas porque já testei e tive uma má experiência.

Aproveite estas notícias para renegociar os seus preços de eletricidade. Não se esqueça de que a eletricidade vem toda do mesmo sítio. Só muda quem lhe manda a fatura com os respetivos preços.

No meu caso, com a ajuda de mais algumas pessoas, deixarei de pagar eletricidade. Explico aqui como uso as ferramentas de marketing das empresas para não pagar quase nada de eletricidade.

Poupar está à frente dos seus olhos

Continuo convencido de que milhares de portugueses continuam a pagar a mais de eletricidade sem necessidade nenhuma. E em muitos casos nem é preciso mudar de empresa fornecedora de eletricidade. Basta ligar para o apoio ao cliente. Sim, isso mesmo. Só ligar.

Por causa desta reportagem sobre como descobrir a empresa mais barata, pedi a vários dos meus amigos e conhecidos que me mandassem um exemplar das faturas deles para as filmar para a reportagem.

E o que é que eu descobri? Que TODOS estão a pagar mais do que poderiam. Devem ser milhões de euros que vão para os bolsos das empresas fornecedoras de eletricidade porque os clientes (nós) simplesmente não queremos saber ou achamos que dá muito trabalho fazer um telefonema. Se segue o Contas-poupança já sabe que espero de si uma atitude diferente.

Como sei se estou a pagar demais?

Vamos então à dica mais simples de todas para saber se anda “enganado” ou não. Atenção que as empresas não estão a enganá-lo. Nós é que nos enganamos a nós próprios. Da parte delas está tudo legal. Concordámos com tudo. Dei esta dica numa reportagem emitida em Abril de 2019. Vou repeti-la agora porque me parece necessário. Poucos já repararam, mas a lei obriga TODAS as empresas (do mercado liberalizado) a escreverem um frase na fatura a dizer se o cliente está a poupar ou não com os preços que tem, em comparação com a EDP antiga do mercado regulado (EDP Serviço Universal, agora SU). Pegue na última fatura que recebeu e procure esta frase “Se optasse pela tarifa regulada, pagaria pelo mesmo consumo de eletricidade desta fatura” e depois aparece um valor.

 

O valor que lhe aparecer é o segredo para saber se está a pagar demais ou não. No caso da EDP comercial ou de outra empresa qualquer, se for negativo é porque está a perder dinheiro e deve mudar de contrato ou de empresa o mais depressa possível. Como pode ver nestes exemplos de várias empresas, cada caso é um caso e há quem esteja a poupar e quem esteja a desperdiçar dinheiro. Depende do contrato que assinou.

 

Se olhar para esta linha na sua fatura e está a poupar menos de 1 euro por mês está claramente na altura de mudar. Consegue de certeza muito mais barato noutra empresa do mercado liberalizado.

 

 

O facto de a sua linha lhe dizer que se estivesse no mercado regulado estaria a pagar menos NÃO QUER DIZER que deve regressar à EDP “antiga”. Quer é dizer – e este é o alerta que insisto em dar – é que está a perder dinheiro porque muito provavelmente já acabou o desconto que o levou a mudar para a sua empresa atual e VOCÊ NÃO DEU POR NADA. Ligue já para a sua empresa e peça para lhe fazerem o melhor tarifário que estão a praticar, caso contrário ameace que vai mudar para a concorrência. Basta que faça isso neste instante e vai ver a sua fatura da luz baixar no próximo mês alguns euros. Caso a diferença do tarifário seja minúscula dentro da sua própria empresa, considere seriamente mudar para outra que lhe faça muito mais barato.

Não tenha medo de mudar de 6 em 6 meses

Já estive na GALP, na EDP Comercial, na Goldenergy, e na Endesa. Se daqui a 3 meses encontrar outra mais barata volto a mudar. Simples. É por isso que vos digo que não me preocupo muito com os “supostos” aumentos ou descidas da eletricidade.

É que por me dar ao trabalho de procurar, todos os anos consigo baixar a minha fatura da luz. Eu é que sei se a minha luz aumenta ou desce. Não é a teoria das notícias que são apenas uma média que não diz nada a ninguém. Veja a sua fatura, procure a tal linha que referi em cima e mexa-se se chegar à conclusão de que está a pagar a mais. E depois diga se resultou ou não o seu telefonema. Fico a aguardar.




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71 Comentários

  1. Miguel

    Boas Pedro.
    Aqui em casa mudamos da Ylce para a Muon no mês passado, seguindo as dicas que foi dando. Estimamos uma poupança anual de cerca de 200€, comparando com o que tínhamos…
    Na primeira fatura da Muon diz o seguinte: “Quando comparado com a tarifa Condições de Preço Regulado teria uma poupança de 6,34 €, sem IVA e taxas incluídas. ”
    Suponho que é bom, ou estou enganado?
    Cumprimentos, e obrigado por tanto!

    Responder
    • Paulo Gonçalves

      Eu diria que a palavra chave aí é “teria” ou seja pelo que eu interpreto está a pagar atualmente mais 6.34€ do que pagaria se estivesse no mercado regulado.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Espero que seja só alguém que não sabe escrever português…

        Responder
        • Eduardo

          Realmente agora que leio bem, pela frase estamos a pagar mais… Mas pelo que andamos a procurar na altura da mudança, eram os melhores tarifários de todos, e vi isto na ERSE e também nos sites das empresas.
          Como é que realmente posso saber se estou a pagar mais ou menos?

          Responder
          • Pedro Andersson

            Olá pela tal frase da fatura fica logo a saber se anda “enganado” ou não. É que desde que mudou eles aumentaram os preços e não deu por nada, provavelmente.

        • Eduardo

          Não aumentaram Pedro. Está tudo igual, inclusivé na concorrência… Penso que seja erro deles na formulação da frase.
          Como posso confirmar com eles?

          Responder
        • eduardo

          Bom dia Pedro, entretanto recebi outra fatura, a qual diz “Quando comparado com a tarifa Condições de Preço Regulado apresenta uma poupança de 20,31 €, sem IVA e taxas incluídas.”
          Penso que assim é que está bem!

          Responder
          • Pedro Andersson

            Muito bem. Está a poupar bem 🙂

    • Pedro

      Boas, também tenho Muon e já reparei nessa linha, mas assumi que seria uma imprecisão na fatura, dado que tenho melhor preço do que no mercado regulado , tanto na potência, como na energia 🙂

      Responder
    • Pedro Andersson

      Espero que seja um português mal escrito porque dito assim está a perder. Não faz sentido.

      Responder
  2. Mickael

    Bom dia,
    Na minha fatura (Endesa) eles só informam « Por ter optado pela tarifa Endesa, paga pelo seu consumo de eletricidade 2.24€ comparativamente à tarifa regulada (não incluindo taxas e impostos). »
    O que significa, pago menos ou mais comparativamente a tarifa regulada ?

    Responder
    • Paulo Gonçalves

      Já a minha última diz:
      « Por ter optado pela tarifa Endesa, paga pelo seu consumo de eletricidade -1.96€ comparativamente à tarifa regulada (não incluindo taxas e impostos). »

      Responder
    • Carlos Pereira

      Na minha interpretação paga mais (também pago mais na endesa), no entanto se tiver a tarifa Aniversário (que eu tenho) terá de subtrair esse valor ao final dos 12 meses para validar se compensa estar na endesa..

      (Se alguém quiser mudar para a Endesa pode aderir com o meu código amigo 300980930 )

      Responder
    • Pedro Andersson

      É uma guerra de anos. A Endesa não sabe escrever em português ou faz-se de desentendida. Já fiz queixa na ERSE.

      Responder
  3. Roger

    Mais uma vez obrigado! Nunca tinha reparado nessa frase escrita em mínusculo.
    Estou na EDP Comercial e na minha última fatura diz o seguinte:

    “Se optasse pela tarifa regulada, pagaria pelo mesmo consumo de eletricidade desta fatura -19,81 € (não incluindo taxas e impostos).”

    Ou seja está na hora de apertar com a EDP ou de mudar para outra companhia.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ui! Meu amigo, acabou de descobrir que todos os meses vai à janela deitar fora uma nota de 20 euros só porque sim. Se me quiser dar esses 240 euros por ano em vez de à EDP eu aceito :).

      Responder
  4. Pedro

    Olá, eu todos os meses dou a leitura da luz e a edp de três em três meses vêm fazer a leitura, a última vez foi em Agosto, talvez devido à pandemia, em Novembro não vieram, portanto, se mudar para outra empresa a leitura que eu dei este mês é aquela que a edp tem que dar à nova empresa e não a que eles fizerem em Agosto, certo? porque se derem a de Agosto iria receber uma factura da nova empresa com o valor elevadíssimo e ia ter problemas, estava a pagar duas vezes os mesmos kwh. Alguém teve problemas deste tipo quando mudou? o meu contador não é dos inteligentes. Obrigado.

    Responder
    • Maria

      Boa tarde,

      Se deu a leitura entretanto, não deverá acontecer esse problema se mudar de comercializadora. De qualquer maneira o que normalmente acontece quando se muda de comercializadora é uma de duas situações:
      – ou a distribuidora se desloca ao local de consumo para efetuar uma leitura real;
      – ou, no caso de não terem uma leitura real, transita para a nova companhia com uma leitura de estimativa (também facultada pela distribuidora), estimativa essa que tem por base o histórico de consumos desse local.
      Quando mudar de comercializadora o que depois acontece é que irá sair uma última fatura da atual companhia até essa leitura e a nova companhia irá começar a faturar a partir dessa mesma leitura.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos.

      Responder
      • Pedro Silva

        Na última fatura de uma empresa e na primeira da nova empresa , efetivamente vem lá a expressão “Leitura Real” . Mas essa expressão nem sempre corresponde ao facto de terem ido lá a casa , tirar a leitura ! Imaginem , quantas casas ainda têm o contador no interior ? Se efetivamente fosse obrigatório que o leitor fosse ao interior da casa , tirar a leitura por cada mudança de comercializador , imaginem a dificuldade que isso seria ! Teríamos que combinar uma hora com a distribuidora para a leitura . E se a distribuidora nos cobrasse algo por isso , ninguém mudaria de comercializador . Se não cobrasse , então a distribuidora teria um enorme prejuízo ! Se passasse esse prejuízo à comercializadora , esta até preferiria não ter novos clientes ! Portanto , a expressão “Leitura Real” no momento da mudança de comercializador , não significa obrigatoriamente que o leitor tenha ido lá a casa . Então o que significa ? Apenas significa que a distribuidora , e os dois comercializadores tomaram as devidas precauções para que o consumidor não pague duas vezes o que consumiu ! Ainda assim , isto às vezes falha . Pelo que convém sempre confirmar até onde pagamos no anterior comercializador e a partir de quanto começamos a pagar no novo comercializador . Se notarem que está a ser solicitado um pagamento duplicado , o mais correto é contactar o novo comercializador e eles corrigem a fatura imediatamente , pois tem forma de confirmar o erro ! Mas poderão também contactar o distribuidor e o antigo comercializador … Todos os casos são de fácil resolução e nunca o consumidor fica prejudicado com uma mudança de comercializador ! Mas já agora o grande problema nas mudanças de comercializador é o seguinte : Imaginem que eu sou cliente da empresa A há 5 anos . Essa empresa consegue prever com um grau de exatidão notável o meu consumo deste mês ! Mas se eu mudar para a empresa B no dia 1 de Janeiro , como poderá a empresa B estimar o meu consumo no fim de Janeiro ? Claro que vai emitir uma fatura que vai ser muito diferente do meu consumo , talvez muito menos , talvez muito mais ! A maior parte das pessoas entende isto facilmente . No entanto pensarão que para contornar isso , basta dar uma leitura em qualquer dia de Janeiro . Estão enganados ! Estamos a ensinar um novo computador a fazer previsões dos nossos consumos ! Quanto mais o ajudarmos , melhor ele fará as suas previsões ! Pelo que falando em termos matemáticos , o ideal seria no primeiro mês darmos a leitura duas vezes por semana , e nos meses seguintes irmos alargando esse período , uma vez por semana , depois de 15 em 15 dias , até que passado um ano , o computador já nos conhece e basta dar uma vez por mês . Passados 5 anos , podemos até nem dar a leitura , porque o computador já conhece os gastos da nossa casa , melhor que nós !

        Responder
  5. Pedro

    Boas, também tenho Muon e já reparei nessa linha, mas assumi que seria uma imprecisão na fatura, dado que tenho melhor preço do que no mercado regulado , tanto na potência, como na energia 🙂

    Responder
  6. Maria

    A pergunta que se impõe é: baixar 0,6% de quanto? Qual o preço que vai ficar o kwh? Só assim consigo fazer contas claramente!
    A percentagem nada nos serve se não soubermos os valores base… Até porque cada empresa tem um preço para o kwH… Mais, dentro da mesma comercializadora, os preços do kwH variam consoante a campanha pela qual optem! Às vezes a comercializadora pode numa campanha oferecer maior desconto em termos de percentagem mas no final pode não compensar em relação a outra campanha porque o valor do kwH também é mais elevado…
    Só para dizer que devemos ter atenção a todos os detalhes e letras miúdinhas 😉
    Eu cá gosto muito de fazer continhas e esmiuçar tudo!! 😀
    Cumprimentos Sr. Pedro Anderson,
    De uma grande seguidora dos seus valiosos posts 🙂

    Responder
  7. Pedro

    Obrigado Maria.

    Responder
  8. Catarina Carvalho

    Boa tarde. O problema é quando não baixam um cêntimo! E as outras empresas mais baratas, no meu caso, já experimentei e tive uma má experiência ou são mais baratas porque são tarifas tri horárias e não compensa.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Então se está bem como está é manter. Eu mudo sdmprexque encontro mais barato 🙂

      Responder
  9. Pedro

    Boa noite,

    Ainda sou dos que continuo no mercado regulado 😀
    Já fiz varias simulações e até hoje a diferença que ia poupar ia ser minima. Para poupar uns euros por anos e depois ter problemas com faturas e leituras, não vale a pena.
    Neste momento não preciso de enviar leituras, é feito automaticamente e para já vou continuar por aqui.

    Quando tiver um desconto no mínimo de 10 a 20% aí mudo 🙂

    Responder
    • Pedro Silva

      Eu já trabalhei para a única empresa do mercado regulado , e para uma empresa do mercado livre , e posso lhe garantir que quanto às leituras , é exatamente igual , quer no mercado regulado quer em qualquer uma das muitas empresas do mercado livre !
      Se deseja um desconto de 20 % ou até mais , isso só depende de si ! Transcrevo o que já tinha escrito acerca deste assunto :
      Na maioria dos casos , a poupança ou o prejuízo do Mercado Regulado para o Livre , e dentro do Livre nas várias empresas , é apenas uns cêntimos mensais . Algo que muitos considerarão que nem dará para o trabalho de negociar com a actual empresa ou mudar de empresa .
      Só quando os consumos são muito elevados , como por exemplo uma família que tenha idosos sempre em casa , com aquecedores eléctricos sempre ligados no Inverno , é que realmente se torna quase que imperativo dar atenção a estas questões !
      Agora , a única coisa que seja do meu conhecimento , que realmente justifica que todos nós façamos alguma coisa , é o plano amigo da Endesa . Quem ainda não é cliente Endesa , basta usar o meu código ao aderir à Endesa , e partir daí terá 1 eur de desconto todos os meses. A partir desse momento é só dar esse código aos seus amigos , e rapidamente e sem grande dificuldade terá uns 5 eur ou até muito mais de desconto mensal ( até o valor total da fatura , antes de impostos ! ) . Não há mais desconto nenhum em nenhuma empresa nem do mercado regulado nem do livre , que se compare a isto ! Este é o verdadeiro caminho ! Segue o meu Código Plano Amigo ( Endesa ) : 307524841

      Responder
  10. Carlos Oliveira

    Boa noite Pedro,
    na minha fatura diz: “Por ser cliente Goldenergy, em comparação com a Tarifa Regulada, neste documento beneficiou de 0.40€(não inclui taxas e
    impostos).”
    Estou a poupar ou a perder dinheiro, vale a pena mudar de companhia?
    Obrigado pelas dicas, são sempre muito uteis.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Se beneficiou está a poupar. Mas é poucochinho. Pode encontrar mais barato.

      Responder
  11. Mafalda Santos

    Boa tarde Pedro,

    Solicitei a chamada da “Edp Comercial” para solicitar desconto e o que me foi dito é que a mesma pertence ao mercado livre e só podem baixar o valor se tiver débito direto e/ ou fatura electrónica, nada mais.

    Cumprimentos e Feliz Natal (gosto muito de ler as suas dicas) 😉

    Responder
      • Mafalda Santos

        Estou mesmo a ponderar nisso.
        Na minha fatura informa : “ se optasse pela tarifa regulada, pagaria pelo mesmo consumo de eletricidade desta fatura – 1,70€ (não incluindo taxas e
        impostos).”. Nos meses anteriores era – 1,78€, – 1,53€…
        Ou seja estou a pagar menos do que a tarifa regulada, certo?

        Responder
    • Pedro Silva

      Todas as empresas de electricidade ( e não só ) dão grandes vantagens aos seus clientes ao aderirem ao débito directo e factura electrónica . Porquê ? É fácil , porque isso dá-lhe mais garantias que os clientes pagarão ! Quando não damos nem o nosso email e nem permitimos o débito directo , como poderão as empresas nos obrigar a pagar , se mudarmos de casa sem deixar rasto e se o valor em divida for só uns 20 euros ? Portanto todas as empresas , apresentam muitas dificuldades ao aderir a modalidades sem debito directo nem factura electrónica , ao passo que nos dão várias vantagens na adesão a essas modalidades ! Entretanto , como explico acima , o mais vantajoso para todos nós é a adesão à Endesa ,com o plano amigo . Nesse caso o desconto não tem limite , e depende apenas de nós e dos nossos amigos ! Poderá usar o meu código plano amigo da Endesa : 307524841 depois é só usar o seu novo código de amigo e dar aos seus amigos ! O caminho é por aí !

      Responder
  12. Catarina Silva Carvalho

    Boa noite.
    Na minha fatura Endesa, também diz: “Por ter optado pela tarifa Endesa, paga pelo seu consumo de eletricidade -5.18€ comparativamente à tarifa regulada (não incluindo taxas e
    impostos).”
    Estou a poupar?
    Sou cliente deles há já algum tempo, tenho iniciado na EDP (caro), depois Endesa, Goldenergy fez mais barato, mudei (asneira, na faturação havia meses que cobravam duas faturas); voltei a mudar para Endesa. Mas concordo com o Pedro Andersson: português correto, não é com eles. Renegociei contrato a 28 de agosto, quando aqui no contas poupança vi/li artigo, mas tive que ligar duas vezes porque não me queriam baixar o preço com as novas tarifas, segundo a Endesa, já estavam em vigor ou iriam iniciar automaticamente no início do mês seguinte. Quando fui verificar, voltei a ligar e o discurso deles já foi outro. Chego á conclusão que depende sempre por quem somos atendidos.
    Agora pondero voltar a ligar, mas queria certificar-me que os tais -5.18€ que mencionei na frase acima são a meu favor ou não?
    Obrigada pela ajuda.

    Responder
    • Pedro Silva

      Claro que está a poupar ! “Por ter optado pela tarifa Endesa, paga pelo seu consumo de electricidade -5.18€ comparativamente à tarifa regulada (não incluindo taxas e
      impostos).”
      Apesar de a empresa ser espanhola , entende-se bem que o sinal – refere-se a que estamos a pagar menos do que se estivéssemos no mercado regulado .
      Mas verdadeira poupança é com o plano amigo da Endesa !

      Responder
  13. Pedro Silva

    Na maioria dos casos , a poupança ou o prejuízo do Mercado Regulado para o Livre , e dentro do Livre nas várias empresas , é apenas uns cêntimos mensais . Algo que muitos considerarão que nem dará para o trabalho de negociar com a actual empresa ou mudar de empresa .
    Só quando os consumos são muito elevados , como por exemplo uma família que tenha idosos sempre em casa , com aquecedores eléctricos sempre ligados no Inverno , é que realmente se torna quase que imperativo dar atenção a estas questões !
    Agora , a única coisa que seja do meu conhecimento , que realmente justifica que todos nós façamos alguma coisa , é o plano amigo da Endesa . Quem ainda não é cliente Endesa , basta usar o meu código ao aderir à Endesa , e partir daí terá 1 eur de desconto todos os meses. A partir desse momento é só dar esse código aos seus amigos , e rapidamente e sem grande dificuldade terá uns 5 eur ou até muito mais de desconto mensal . Não há mais desconto nenhum em nenhuma empresa nem do mercado regulado nem do livre , que se compare a isto ! Este é o verdadeiro caminho ! Segue o meu Código Plano Amigo ( Endesa ) : 307524841

    Responder
  14. Catarina Silva Carvalho

    Obrigada pelo esclarecimento Pedro. Quanto ao Plano Amigo, ainda não convenci ninguém a mudar. A realidade é que há ainda muitas pessoas acomodadas e não fazem nada para pager menos. Como por vezes os comentários negativos que se ouvem/leem têm mais impacto do que os positivos, as pessoas ficam reticentes e não mudam!
    O que tenho feito é postado nas redes sociais o meu código amigo, mas até agora sem sucesso. Nestes últimos dias até tem havido prémios para quem levar mais “amigos” para a Endesa, mas nem assim.
    Deixo aqui também o meu código Plano Amigo: 306683482
    Obrigada.

    Responder
    • Mafalda Santos

      Catarina, depois vou usar o seu código amigo, se não se importar
      Pq pelos vistos incomodo outros.
      Grata

      Responder
      • Pedro Silva

        O meu pedido de mais pormenores ,segue na sequência da questão da Srª Dª Mafalda Santos , pois só com o que escreveu , fica dificil alguém conseguir ajudar : “Mas como faço para não me enviarem 2 faturas? E contabilizarem a partir da última?”
        Eu desejo responder à sua pergunta . E está ao meu alcance responder , pois trabalhei nesta área . Mas para sermos ajudados , também temos de ajudar por explicar o melhor possível a nossa questão . Da forma resumida como escreveu ,duvido que alguém entenda o que deseja saber , e muito menos que a consiga ajudar .

        Responder
      • Catarina Carvalho

        Obrigada.

        Responder
  15. Mafalda Santos

    Boa noite,
    Mas como faço para não me enviarem 2 faturas? E contabilizarem a partir da última?
    Grata

    Responder
    • Pedro Silva

      Por favor , de mais pormenores !

      Responder
        • Pedro Silva

          O meu pedido de mais pormenores ,segue na sequência da questão da Srª Dª Mafalda Santos , pois só com o que escreveu , fica dificil alguém conseguir ajudar : “Mas como faço para não me enviarem 2 faturas? E contabilizarem a partir da última?”

          Responder
        • Mafalda Santos

          Boa tarde, sr Pedro Silva. A maneira como escreveu dá a sensação de estar a ser arrogante e do género : Olha esta … A língua portuguesa é muito traiçoeira.
          Agora sim, percebi o que quis dizer.
          Estava a comentar quando mudamos de uma empresa para outra, o que temos que fazer para não receber 2 faturas iguais ou com grandes descrepâncias?
          Obrigada e desejo de boas festas com muita saúde.

          Responder
          • Pedro Silva

            Srª Dª Mafalda Santos :
            Peço desculpa de ter resumido demasiadamente a minha pergunta e por isso ter dado oportunidade de surgirem várias interpretações . Felizmente 99 % das pessoas que escrevem aqui , querem apenas ajudar nas áreas que tem conhecimentos e serem ajudadas nas áreas que não tem ! E naturalmente eu considero que faço parte desses 99 % ! Agora percebi parte da sua pergunta . Não tenho dúvidas que deseja saber o que temos de fazer para evitar receber faturas com estimativas que nada tem a ver com os nossos consumos iguais . Quanto à parte de receber duas faturas ,penso que está a referir-se a não pagarmos o mesmo consumo duas vezes em empresas diferentes . Se não for isso , que deseja perguntar , por favor explique melhor a sua pergunta . Penso que o eu escrevi como
            resposta a outra questão , esclarecerá as suas dúvidas , se continuar com dúvidas por favor volte a perguntar .
            Importantíssimo é comunicar uma leitura uns dias antes da mudança de empresa . O ideal seria mesmo um mes antes , e comunicar não ao seu comercializador , mas sim à Edp Distribuição . Claro que também poderá dar a leitura ao seu comercializador apenas uns minutos antes da mudança de empresa , mas nesse caso algo poderá falhar …
            Colo de seguida o que escrevi anteiormente ,espero que seja de ajuda :
            “…Portanto , a expressão “Leitura Real” no momento da mudança de comercializador , não significa obrigatoriamente que o leitor tenha ido lá a casa . Então o que significa ? Apenas significa que a distribuidora , e os dois comercializadores tomaram as devidas precauções para que o consumidor não pague duas vezes o que consumiu ! Ainda assim , isto às vezes falha . Pelo que convém sempre confirmar até onde pagamos no anterior comercializador e a partir de quanto começamos a pagar no novo comercializador . Se notarem que está a ser solicitado um pagamento duplicado , o mais correto é contactar o novo comercializador e eles corrigem a fatura imediatamente , pois tem forma de confirmar o erro ! Mas poderão também contactar o distribuidor e o antigo comercializador … Todos os casos são de fácil resolução e nunca o consumidor fica prejudicado com uma mudança de comercializador ! Mas já agora o grande problema nas mudanças de comercializador é o seguinte : Imaginem que eu sou cliente da empresa A há 5 anos . Essa empresa consegue prever com um grau de exatidão notável o meu consumo deste mês ! Mas se eu mudar para a empresa B no dia 1 de Janeiro , como poderá a empresa B estimar o meu consumo no fim de Janeiro ? Claro que vai emitir uma fatura que vai ser muito diferente do meu consumo , talvez muito menos , talvez muito mais ! A maior parte das pessoas entende isto facilmente . No entanto pensarão que para contornar isso , basta dar uma leitura em qualquer dia de Janeiro . Estão enganados ! Estamos a ensinar um novo computador a fazer previsões dos nossos consumos ! Quanto mais o ajudarmos , melhor ele fará as suas previsões ! Pelo que falando em termos matemáticos , o ideal seria no primeiro mês darmos a leitura duas vezes por semana , e nos meses seguintes irmos alargando esse período , uma vez por semana , depois de 15 em 15 dias , até que passado um ano , o computador já nos conhece e basta dar uma vez por mês . Passados 5 anos , podemos até nem dar a leitura , porque o computador já conhece os gastos da nossa casa , melhor que nós !”

      • Mafalda Santos

        Não me lembro de o ter questionado

        Responder
        • Pedro Silva

          O meu pedido de mais pormenores ,segue na sequência da questão da Srª Dª Mafalda Santos , pois só com o que escreveu , fica dificil alguém conseguir ajudar : “Mas como faço para não me enviarem 2 faturas? E contabilizarem a partir da última?”

          Responder
  16. Nuno Melo Rosa

    Bom dia Pedro
    No meu caso na última factura (ENDESA) aparece “Por ter optado pela tarifa Endesa, paga pelo seu consumo de eletricidade 1,39€ comparativamente à tarifa regulada (não incluindo taxas e
    impostos).”. Nos meses anteriores era 1,79€, 1,15€, 1,63€
    Ou seja estou a pagar mais do que a tarifa regulada, certo?
    Nas facturas anteriores a Abril de 2019 o texto era diferente
    “A diferença entre o valor da sua factura de electricidade sem taxas e impostos e o valor que resultaria da aplicação de preços regulados é de -2,38€” na factura de Março de 2019, e nos meses anteriores foi sempre negativo, mas como o texto é diferente, não sei se é bom ou não.
    Também estou com problemas com o contrato que já liguei várias vezes e registei pedido no My Endesa e nunca mais mudam para o desconto de 14%, continuo nos 12%.
    Obrigado Pedro pelas dicas sempre bem-vindas.
    Nuno Melo Rosa

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Está a deitar dinheiro à rua. Ligue-lhes e refile.

      Responder
  17. Paulo

    Muito obrigado por nos ajudar a compreender como perdemos dinheiro todos os dias.
    Infelizmente, enquanto andarmos quais baratas tontas à procura de quem nos faz mais barato, vamos alimentando o sistema.
    Na minha modesta opinião, só criando alternativas ao sistema pré-estabelecido conseguiremos obter verdadeiras vantagens.
    Quem puder, produza a sua própria energia. Quem não puder, crie a sua própria empresa de energia ou junte-se a uma já existente como é o caso da Coopérnico (www.coopernico.org).

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Só não concordo com o procurarmos como baratas tontas :). Acho que aqui no blogue já sabemos “procurar” com calma, inteligência e eficácia. Basta usar um simulador ou perguntar o preço do kWh as empresas que me interessam. É melhor mudo, é pior fico onde estou… ;). Temos de ser consumidores “profissionais”. (Estou a brincar consigo, percebi o que que dizer).

      Responder
  18. José

    Boa tarde.
    O meu comercializador é uma Cooperativa e a mesma diz que posso sair para outro comercializador, mas os outros não me aceitam, pois dizem que o contrato com as Cooperativas são caros. Estou há meses à espera de uma resposta da ERSE, mas nada dizem, estou a perder mais de 100 € anuais.
    Será que o Pedro poderá ajudar, pois não estou a ver outra forma.
    Há anos que estou no mercado liberalizado, mas não posso mudar e também não tenho acesso ao regulado, pois a cooperativa não tem.
    Neste momento não sei em que mercado estou.
    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Lamento. Não conheço essa situação…

      Responder
      • José

        Boa tarde.

        Mas a SIC poderia averiguar, pois há milhares de consumidores nesta situação.

        Responder
        • Pedro Silva

          Olá José !
          Sugiro o seguinte , tente localizar este artigo no facebook . Depois repita a sua questão e anexe uma fatura , poderá tapar a informação mais sensível . Deixe só a informação que necessitamos para o ajudar . Entretanto poderá sempre contactar o mercado regulado , a Edp Universal , eles são obrigados a aceitar todos os clientes , agora não sei se serão mais baratos …

          Responder
          • José

            Boa noite,

            Infelizmente já tentei tudo, mesmo a Edp comercial e a Edp Distribuição, como deve compreender, neste momento não sei em que mercado estou, parece que há portugueses de primeira e os outros. Já liguei para a assembleia da República e uma deputada disse-me que só as televisões poderiam resolver o assunto. Vou enviar a fatura, logo que possível.

            Muito obrigado

    • Pedro Silva

      Olá José

      Quando se fala em Edp , muitas pessoas pensam que é tudo a mesma coisa .
      Mas importa distinguir
      Edp Universal – a única empresa do mercado regulado , é para esta que deve ligar a obter informações

      Edp Distribuição – responsavel pela distribuição de electricidade em Portugal , nada tem a ver com faturas , só com cabos electricos !

      Edp Comercial – apenas trata de faturas ,assim como por exemplo a Endesa

      Espero ter sido de ajuda

      Responder
      • José

        Boa tarde,

        Eu sei perfeitamente o que é cada uma delas, mas foi a EDP Comercial que me disse que deveria ligar para a EDP Distribuição, e nunca me falaram da para ligar para a SU Eletricidade, mas nas minhas faturas diz que tinha um agravamento mensal entre 1€ e 2€ mensais, por isso, não terei qualquer vantagem na mudança, pelo contrário.
        Peço desculpa pelo que vou dizer, mas se a SIC não estiver interessada em averiguar este assunto, que afeta milhares de consumidores no país, não a pena estarmos a perder mais tempo, pois como já lhe disse, a única solução são as televisões, isto dito por uma deputada da assembleia da república.
        A nível energético não sei em que país vivo, pois a minha fatura diz mercado liberalizado e eu não posso mudar de comercializador, penso que se estivesse no meu lugar……….
        No simulador da ERSE, estou a perder mais de 100€ por ano, penso que é dinheiro……
        Muito obrigado

        Responder
        • Pedro Silva

          Olá José
          O ideal seria mesmo enviar uma fatura via facebook !
          Mas pelos pormenores que adiantou , penso que o que se passa é o seguinte :
          No mercado livre , as empresas são livres não apenas a nível de preços , mas também de aceitarem um cliente ou não ! Se eu quiser mudar por exemplo para a Galp , a Galp têm o direito de dizer que não me aceita como cliente e nem tem que justificar . Da mesma forma todas as empresas do mercado livre poderão dizer que não me querem como cliente , sem justificarem . E não me adianta reclamar ! É mesmo para isso que serve a Edp Universal , para aceitar os clientes que mais ninguém quer ! Pelo que me parece que esse caso das cooperativas , na altura a Edp Comercial ,terá aceitado o negócio pensando que era bom . Entretanto verificou que esse negócio não lhe interessa . Mas também não tem coragem de vos mandar embora . As outras empresas estando atentas , claro que não vos querem como clientes . Pelo que só tem duas alternativas ,manterem-se com a Edp Comercial ou mudaram para a Edp Universal . Mas no vosso caso não tem poder negocial , simplesmente tem que se sujeitar aos preços que a Edp Comercial vos queira fazer ou aos preços que a Edp Universal é obrigada a vos fazer ! As empresas de electricidade do mercado livre , são como uma rapariga . O rapaz diz que está apaixonado por ela , mas ela diz que não sente nada pelo rapaz e nem o quer voltar a ver ! Nesse caso não resta opção ao rapaz senão voltar para a mãe ( a Edp Universal ) . Apesar de o rapaz ficar decepcionado , não há nada de ilegal nisto e não adianta ir chorar para a Televisão ! Atenção que esta é a minha avaliação antes de ver a fatura ,talvez mude de opinião ao ver a fatura !

          Responder
          • José

            Boa noite,

            Entendi tudo, só não entendo o motivo da ERSE não responder e diz que o processo está no dep. jurídico e que a Cooperativa poderá ser multada. Se fosse uma situação de rapaz ou rapariga, ou de choro na televisão, a ERSE já tinha respondido.
            De todos os comercializadores contactados, nenhum me recusava e desconheço que isso posso acontecer, pelo contrário.
            Muito Obrigado, mas não estou a chorar, felizmente ainda posso pagar, mas podendo pagar menos, não vou pagar mais, exatamente como muitas pessoas fazem….

        • Pedro Silva

          José
          Sugiro mesmo que coloque uma fatura , no facebook do Contas Poupança neste artigo , eu prometo que irei lá dar uma vista de olhos . Também penso que seria interessante fazer um pequeno vídeo em que explica calmamente os pormenores . Com isso talvez a Sic queira pegar neste assunto . Quanto às empresas do mercado livre recusarem novos clientes , isso acontece mesmo e devido a muitas situações diferentes . Só um exemplo concreto , imagine que uma casa tenha um processo em aberto por motivo de desconfiança de fraude ( consumir alguma eletricidade sem passar pelo contador ) . Esses processos costumam arrastar-se meses ou até anos . Será que alguma empresa do mercado livre têm interesse nesse cliente ? Claro que não ! Se só uma pequena percentagem do consumo é que passa pelo contador , é óbvio que o lucro da empresa do mercado livre também só seria uma pequena percentagem do que poderia ser em circunstâncias normais. Esse consumidor poderá ser forçado a regressar a Edp Universal até o processo estar devidamente esclarecido !

          Responder
  19. Mafalda Santos

    Estou mesmo a ponderar nisso.
    Na minha fatura informa : “ se optasse pela tarifa regulada, pagaria pelo mesmo consumo de eletricidade desta fatura – 1,70€ (não incluindo taxas e
    impostos).”. Nos meses anteriores era – 1,78€, – 1,53€…
    Ou seja estou a pagar menos do que a tarifa regulada, certo?

    Responder
  20. Catarina Carvalho

    Boa tarde.
    Acabo de contactar a ENDESA para ver se me conseguiam baixar o preço e o que me disseram foi que a tarifa E-LUZ que possuo, desde 28/08/20 é a mais económica. Sendo que pago 0,1392kw e 0,3263 potência 6.9 (preços com descontos incluídos).
    Pela simulação no payper, a nabalia faria preços mais em conta e teria uma poupança, em tarifa simples também de 62,70. Mas como vêm não consegui baixar o me atual contrato.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Pela sua descrição tem um bom preço 😉

      Responder
      • Ana Santos

        Boa noite,
        Na fatura Endesa do meu pai diz: “Por ter optado pela tarifa Endesa, paga pelo seu consumo de eletricidade 3,44€ comparativamente à tarifa regulada (não incluindo taxas e
        impostos).”
        Não está a poupar nada, certo?

        Obrigada

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Se não tem o “menos” está a perder dinheiro. Basta ligar para o apoio ao cliente que eles baixam imediatamente o preço. Se não baixarem, procure outra empresa. Sempre que liguei baixaram.

          Responder
          • Ana Santos

            Liguei há pouco, mas como ele paga 0,1716 khw , o minimo que faziam era 0,1466. Eu na comercial pago 0,1389 khw acho que vou passá-lo para a Edp comercial…
            O meu único receio é se existe algum contrato associado e que o façam pagar mais, tipo as telecomunicações… e não possa desistir já. ( Serviço: Ok Eletrodomésticos e Plano: Quero + Luz).
            Eu não tenho vinculo com nenhuma empresa de luz, gás e água.
            Pode me informar se sabe de algo do género?
            Obrigada 🙂

          • Ana Santos

            Existe fidelização na electricidade ?
            Obrigada

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