DICAS DE POUPANÇA | 20 euros de graça só porque dividi uma compra em duas no hipermercado

Escrito por Pedro Andersson

28.11.20

}
4 min de leitura

Publicidade

No ler os SMS é que está o ganho

Se seguem o blogue há bastante tempo, já perceberam que a minha estratégia de poupar e ganhar dinheiro (sem esforço) é simplesmente aproveitar as poupanças grandes e as pequenas ou até muito pequenas. Para mim, uma poupança de 50 euros é igual a 5 poupanças de 10 euros ou de 10 poupanças de 5 euros. Ao fim do mês, foram 50 euros que eu não gastei (não ofereci de mão beijada a uma empresa ou para o Estado) e que vou juntar ao PPR dos meus filhos, por exemplo.

Como já expliquei várias vezes, tenho todos os cartões de empresas que possam imaginar. O meu único critério é que sejam gratuitos. Zero, mesmo. Em tudo. Tenho os cartões de praticamente todos os hipermercados e de lojas onde a minha família faz compras.

Sim, são imensos. Tenho seguramente mais de 50. A maior parte estão numa gaveta no escritório. O importante para mim é que as empresas (escândalo!!!) TENHAM OS MEUS DADOS. Sim, eu QUERO que me contactem, que me enviem as suas promoções, que saibam que eu há 8 meses que não compro lá nada…

E quando fazem promoções em datas especificas e se me interessar muito, aproveito obviamente essas formas de ganhar dinheiro. Na maior parte dos casos é só poupança, isto é, gasto menos pelo que quero mesmo comprar. Mas há situações em que GANHO mesmo dinheiro. Foi o caso que vos vou descrever a seguir.

Recebo regularmente SMS do Cartão Universo (Continente). A maior parte não me interessa. Mas de vez em quando surgem uma “pérolas”.

Como pode ver, bastava fazer duas compras superiores a 20 euros para receber em Cartão Continente 20 euros. Tão simples como isto.

Recebi o SMS e guardei-o na memória para quando fosse às compras nessa semana. Para mim, pagar com um cartão de crédito (o cartão Universo é um cartão de crédito) ou com um cartão multibanco é a mesma coisa porque pago as despesas sempre a 100% ao fim de cada mês. Assim não pago juros.

Receber 20 euros por dividir a compra ao meio

Quando fui às compras nessa semana, fiz uma lista do que precisava (e não mais) de forma a ultrapassar ligeiramente os 40 euros.

Cheguei à caixa, pedi para dividir a compra em duas vezes, paguei 20 euros e uns trocos de cada vez com o cartão e fui à minha vida.

Como pode ver, cumpriram e já tenho os 20 euros no cartão para gastar.

Se acha que é muito trabalho para ganhar “apenas” 20 euros, relembro-o que o meu trabalho foi fazer um cartão há vários anos e tê-lo na carteira, pedir para dividir uma compra em duas e pagar especificamente com um cartão, e voltar para casa.

Estive para escrever este artigo assim que recebi o SMS, mas quis esperar até ter o dinheiro creditado na minha conta, para que percebam que é real.

Também é preciso que perceba que para ter acesso a estas promoções tem de ter os cartões, e depois estar atento aos SMS e depois cumprir com as regras da promoção ao detalhe. Obviamente, só uso as que me interessam e que me fazem ganhar dinheiro. Este cartão faz isto pelo menos uma vez por ano. Só tenho de ter o radar ligado.

Imagine que acumulava com uma promoção do Continente de 50% em detergentes. Tinha o desconto de 50% da loja mais os 50% do desconto por ter pago com o dito cartão. Teria detergentes para um ano e meio completamente grátis. Já o fiz.

– “Mas estamos a falar de só 20 euros…”

Como já sabe, o litro de leite é a moeda oficial do contas-poupança. Portanto, fiz as compras que faria de qualquer maneira e ofereceram-me de graça 42 litros de leite. Já se imaginou a sair do hipermercado com 42 litros de leite no carrinho? Pode trocar por 2 kg de camarão ou duas garrafas de Whisky ou muitas papas para o seu bebé.

Pode achar isto muito estranho, mas eu ganho dinheiro a fazer compras. Também faço compras “de graça” no Auchan com os talões da gasolineira (2% em cada abastecimento) por pagar com o Cartão Jumbo. Junto 5 ou 6 talões (7 ou 8 euros) e levo umas quantas coisas de preferência em promoção “gratuitamente” quando lá vou…

Na última vez que fiz isto do cartão Universo, tinha prometido que ia fazer um cartão para a minha mulher, mas a verdade é que ainda não fiz. Aqui fiz uma compra com 100% de desconto. Se tivéssemos recebido os dois o mesmo SMS teriam sido 40 euros de graça na mesma compra (só teria de dividir a compra em 4). E assim que o meu mais velho fizer 18 anos faço-lhe também um. Tem aqui mais alguns exemplos do que tenho feito.

Ou seja, teoricamente (e na prática) em apenas uma compra consigo ter uma fatura de eletricidade grátis paga por um cartão de crédito que apenas quer que eu volte a usar o cartão.

E usei, mas ganhei com isso.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (1 a 7 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Publicidade

Artigos relacionados

18 Comentários

  1. Valéria Pereira

    boa tarde, Pedro,
    identifico-me bastante com a sua linha de pensamento, no que diz respeito à poupança. Quando era adolescente e tinha de gerir a minha mesada, recordo-me que a minha moeda de comparação era o bilhete de cinema, dado ser já uma cinéfila, nessa altura. Por isso, cada despesa era convertida em n.º de sessões de cinema que perdia 🙂 Agora, a minha moeda de comparação é outra: a minha despesa semanal em compras de supermercado é entre 100 – 150 euros. Por isso, os 50 euros de poupança que refere, para mim, representam 1/2 ou 1/3 das minhas compras semanais. Na prática, obviamente, é o mesmo, mas, no meu “mundo”, tem outro impacto.
    Devo confessar que não sou apologista dos cartões de crédito. Tenho um, porque faz parte do pacote de manutenção de conta da CGD. Não utilizo no meu dia-a-dia e apenas uso para a compra de bilhetes de avião, para beneficiar do seguro associado ao cartão de crédito. Mesmo pagando as despesas do cartão a 100 % para não ter juros a pagar, acho que a gestão das despesas associadas ao cartão de crédito é irritante, isso porque o valor é debitado numa certa altura do mês, quando já não me recordo de ter feito essa despesa. Claro que é uma questão de hábito, mas eu já estou habituada a viver sem cartão de crédito, que não me faz, de todo, falta. No entanto, compreendo a sua utilidade.

    Responder
    • Marco Lopes

      Depende como “vê” o cartão de CRÉDITO!
      EU vejo o cartão de crédito como um cartão de DÉBITO onde tenho uma conta corrente própria que soma tudo ao final do mês e não me baralha a “conta à ordem”!
      Tudo o que compro a crédito são despesas “não fixas” e o controle é bem melhor!
      Para além disso, escolhi há 3 anos atrás um cartão de crédito que NÃO me cobra qualquer tipo de comissões por operações em qualquer parte do PLANETA (incluindo CASH-ADVANCE, levantamentos e afins, SEM LIMITES), e para além disso ainda me devolve 2% sobre TODAS AS COMRPAS (até 200 euros de valor a recuperar por ano!)

      Não há dúvidas quanto ao uso de um cartão, apenas porque se chama CRÉDITO, quando o pagamento é sempre feito de forma automática a 100% no final de cada período, e ainda ganhamos com isso! 😀

      PS: O cartão é o COFIDIS (opção + por 1 euro)

      Responder
      • Valéria Pereira

        daí ter referido que compreendo a sua utilidade. Cada um dá uso às coisas conforme o benefício que consegue retirar

        Responder
      • Valéria Moreira pereira

        daí ter referido que compreendo a sua utilidade. Cada um dá uso às coisas conforme o benefício que consegue retirar

        Responder
      • Rafaela

        Gostei da sua abordagem! Vou ver que cartão é esse.

        Responder
  2. Cfsh

    O mais engraçado foi ver na foto: ” Olá Pedro. Já ganhou 5.411€. ”
    : -D

    Responder
    • Pedro Andersson

      Fora o que já poupei com os outros 3 cartões diferentes cá de casa 🙂

      Responder
      • Cfsh

        Desculpe a pergunta mas, esse valor total não fica em separado para cada conta? Ou quando se refere aos 3 cartoes, quer dizer os 3 cartoes que vêm juntos na mesma conta?
        Obrigado.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Não. Cada um de nós cá em casa tem um cartão isolado diferente. Ou seja recebo 4 vezes mais descontos e promoções. Mas esse valor é mesmo só do meu. Os outros também têm valores bem jeitosos 🙂

          Responder
          • Cfsh

            Ah ok. Ja compreendi. Muito bom ver esses valores!
            Eu tambem tenho um meu e outro da minha mulher.
            O problema é que: nao sei se é por causa da minha morada, ou do algoritmo deles ou algo parecido mas noto que temos promoções muito semelhantes. No entanto, os meus pais, têm promoções completamente diferentes. Daí agora usar o cartão deles também.
            Continuação de boas poupanças!

  3. DC

    Só estou a receber o e-mail semanal com a súmula dos publicados durante a semana.
    Passou a ser assim ou preciso de fazer outra subscrição para ver cada um deles à medida que os publica?
    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Sempre foi assim desde o princípio :). É o resumo da semana anterior para quem perdeu algum ou quer guardar como “arquivo”. Não há um e-mail para cada artigo. Partilho sempre no Facebook, se quiser acompanhar os mais recentes sem perder algum.

      Responder
  4. Jose Magalhaes

    Pois. Mas esses sms devem ser só para alguns. Nunca recebi tal sms.
    Era importante que esse tipo de sms fosse enviado para todos os clientes do cartão universo. Já sou cliente a alguns anos e não pertenço a essa sms list, ou seja, “Grupo de clientes especiais”.

    Responder
  5. VRP

    Mais um que nunca recebeu tal SMS.

    Responder
  6. Luis Santos

    Sou fã da sua forma de gestão financeira.
    Neste momento tenho 11 cartões de crédito, tenho como objectivo num ano civil conseguir acima de 700€. Desde Agosto já amealhei quase 300€.
    As regras são, folha excel é ” obrigatória “, ou então uma aplicação para juntar informação, no meu caso tenho a folha em excel. Depois, não cair no erro de fazer compras desnecessárias, só compro o que necessito.
    E por último, pagamento sempre a 100%.
    Também não tenho qualquer despesas em anuidades, comissões, etc.
    O meu objectivo final é juntar estes 700€ + 350€ ( do beneficio fiscal do PPR ) e tenho mais de metade para aplicar noutro PPR para o próximo ano.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Pode enviar-me o seu contacto por mensagem privada? Abraço

      Responder
      • Luis Santos

        Olá, respondi pelo messenger. Abraço

        Responder
      • Rui

        Boa Tarde Pedro,

        Um dia tenho de fazer um workshop consigo, para trocar umas ideias sobre cartões e descontos

        Com um cartão também tenho conseguido descontos para o cartão continente.

        Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.