EURIBOR | Porque é que a prestação da minha casa não desce




A Euribor está negativa, mas eu não noto nada…

Nunca as prestações do crédito à habitação estiveram tão baixas. A principal razão é a Euribor estar negativa. Na reportagem do Contas-poupança mais logo no Jornal da Noite da SIC, vou explicar-lhe porque é que parece que a sua prestação não mexe, e o que deve fazer agora para não ser apanhado de surpresa quando a Euribor voltar ao normal.

Vai ser uma reportagem “back to basics” (tipo bê-a-bá) para explicar afinal o que é a Euribor, qual é a relação deste valor diário com o cálculo da sua prestação da casa, quanto anda a poupar ao longo dos últimos 5 anos e se não anda a poupar (no seu entender) vamos tentar descobrir a razão.

O que deve esperar nos próximos anos? E que cuidados deve ter se anda neste momento à procura de um crédito à habitação?

Que bancos estão a fazer contratos com euribor a 6 meses? Posso adiantar que são apenas 3. E a 3 meses não há nenhum.

Sabia que uma prestação de 550 euros hoje, pode transformar-se numa prestação de 840 euros se a Euribor subir para 3%? É improvável que isso aconteça? Sim, neste momento é. Mas basta aumentar para 1% (nada improvável daqui a uns anos) para a sua prestação subir 100 euros todos os meses. Aguentava calmamente esse aumento? As suas finanças pessoais ou familiares estão preparadas para absorver esse impacto?

Já sei que alguns, logo a seguir à reportagem vão atirar críticas do tipo “ave agoirenta”. Tudo bem. Aguento essas críticas. Prefiro que alguém no futuro me diga “Olhe, afinal aquilo que andaram a dizer nunca se verificou”, do que “Quem me dera que alguém me tivesse avisado porque agora fui apanhado completamente de surpresa…”

É que nos últimos anos já aprendi uma lição muito simples: É hoje que devo preparar o meu futuro (financeiro também).

Espero por si mais logo, no Jornal da Noite. Até logo!



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas de dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

2 comentários em “EURIBOR | Porque é que a prestação da minha casa não desce

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *