Leu o livro Contas-poupança… poupou 8 mil euros, mas teve de comprar uma máquina de lavar




“Leu o livro Contas-poupança… seguiu a dica, poupou 8 mil euros, mas teve de comprar uma máquina de lavar”

Este título parece um dos títulos do Nuno Markl, no “Homem que mordeu o cão”, na rádio Comercial. Quem ouve regularmente percebe a piada 🙂

Aprendo muito com as vossas experiências. E partilho-as aqui porque podem ser muito úteis para centenas ou milhares de vocês. Todos os dias recebo mensagens de pessoas que seguiram alguma das dicas que vou dando aqui no blogue ou nas reportagens e que fazem questão de dizer que resultaram e como. Algumas dicas mudam vidas. Fico muito feliz com isso. É o que me motiva a continuar. Obrigado por isso.

O estranho caso da máquina de lavar loiça

Recebi esta semana a mensagem de uma espectadora (que não quer ser identificada, a quem chamarei “Maria”) que, depois de ler o mais recente livro Contas-poupança, decidiu ir ao banco e tentar baixar o spread do crédito à habitação. Ela tinha um spread de 1,306. Fez o que aconselhei.

Foi pesquisar o que estava a oferecer a concorrência do banco dela e encontrou ofertas abaixo do spread que tinha. Pegou nas simulações e foi falar com o gestor de conta.

Para surpresa dela, igualaram imediatamente as ofertas dos outros bancos. Mas ainda foi melhor.

Bastava, no caso do banco dela, que comprasse um eletrodoméstico ou computador do catálogo deles com o cartão de crédito e baixavam o spread para 1. Por mero acaso, ela estava a precisar de uma máquina de lavar. Aproveitou e comprou a máquina. Usou o cartão de crédito com o pagamento (obviamente) a 100% no fim do mês e assim não pagou juros.

 

Como acabou de ler, ela passou a pagar menos 40 euros por mês, comprou uma máquina de lavar que teria de comprar de qualquer maneira e poupou assim mais de 8 mil euros até ao fim do crédito à habitação.

Eu até iria mais longe, mesmo que não precisasse da máquina de lavar eu arriscaria comprar a máquina, vendia-a no OLX por menos 100 euros nova a estrear com garantia e em 3 meses (com a poupança dos 40 euros por mês) já tinha a máquina mais do que paga. É só uma questão de fazer uma breve conta de cabeça.

Resumindo, a “Maria” comprou uma máquina de lavar e o banco “pagou-lhe” 8 mil euros. Porquê? Porque viu (leu) uma das dicas aqui no Contas-poupança e fez o mais importante: METEU OS PÉS A CAMINHO E TENTOU!

Ah! Mais uma coisa. A “Maria” já vendeu a máquina de lavar antiga no OLX . Nada se perde quando temos cabeça.

Tem aqui um exemplo parecido, mas com um crédito automóvel.

3 comentários em “Leu o livro Contas-poupança… poupou 8 mil euros, mas teve de comprar uma máquina de lavar

  1. Avatar
    Marco Lopes Reply

    Grande exemplo das situações “anedóticas” a que os bancos nos sujeitam!

    Reduzir o SPREAD se o cliente adquirir um electrodoméstico!

    Hilariante! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *