Covid-19 | Ponto de Situação Atual em Portugal




Covid-19: Situação atual em Portugal

Diariamente vou dar-vos conta (em gráficos) da evolução dos números da Covid-19 em Portugal. O que é que isto tem a ver com poupança, perguntarão alguns. Tudo. A evolução destes números (casos, internamentos e internamentos em Unidades de Cuidados Intensivos) é o que vai determinar as medidas que o governo terá de tomar nos próximos dias ou semanas.

Quer queira quer não, estes números vão afetar o seu dia-a-dia nos próximos meses. É o nosso trabalho que está em risco (ou não), os nossos rendimentos, o ficarmos com os filhos em casa ou não, a necessidade maior ou menor de poupança enquanto estamos a manter o nosso rendimento. Permite-nos ter uma perspectiva em relação ao que aí vem, seja de agravamento ou de melhoria.

Os gráficos são feitos com base nas informações divulgadas diariamente pela Direção Geral de Saúde. É bom que os acompanhe e que vá decidindo o que fazer conforme a sua análise destes números.

Qual é o número máximo de camas disponíveis?

No dia 30 de Outubro, o Secretário de Estado da Saúde referiu que nessa data a taxa de ocupação de camas de enfermaria de doentes com covid-19 situava-se nos 84%, sendo de 81% nas Unidades de Cuidados Intensivos.

No dia seguinte, o Primeiro-ministro deu valores exatos. Para os casos covid-19 havia na altura 1.686 camas disponíveis nas enfermarias e 361 camas em Cuidados Intensivos. Ou seja, há em Portugal 3.520 camas nas enfermarias para doentes Covid e 630 camas em UCI também para doentes Covid. Atingindo estes limites, ultrapassamos a “linha vermelha”. Entretanto, o governo anunciou também que espera ter mais camas disponíveis nas próximas semanas. Atualizarei esses limites quando o número for divulgado.

Vou assumir esses valores nos gráficos seguintes, para percebermos a gravidade da situação ou o alívio que todos esperamos depois do pico passar.

Naturalmente, deverá compreender que a situação é muito variável conforme a região do país. Numa região os números podem já ter ultrapassado as camas disponíveis e pode haver 20 ou 30 vagas noutra zona do país. Isso não é levado em conta nestes gráficos. E podem ser usadas camas para outras doenças para casos de Covid, conforme a necessidade. Tudo será flexível. É só para termos uma ideia geral do momento em que estamos.

Os números de hoje


Os últimos 8 dias


Fonte dos dados: DGS
_____________________________



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas de dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *