PODCAST | #22 – Tem a certeza de que está a descontar para a Segurança Social?




Tem a certeza de que está a descontar para a Segurança Social?

Nesta fase da pandemia, muitos portugueses estavam à espera de apoios do Estado e viram os seus pedidos recusados porque havia problemas com os descontos para a Segurança Social e não faziam a mínima ideia. Pensavam que estava tudo bem e não estava. Veja neste episódio como pode saber sempre se a sua empresa está a fazer todos os descontos devidos e com os valores corretos por si e pela parte dela. É simples. E vai a tempo de corrigir se identificar algum erro agora. Imagine que só dá por isso quando pedir para fazer as contas para a sua reforma e a empresa já nem existe. Acredite que acontece. Seja previdente.

Explico tudo isto e mais algumas coisas no episódio desta semana do podcast “Pedro Andersson – Contas-poupança”. Clique nas fotos mais abaixo para ouvir.

O que é um podcast?

Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem. Comente e dê a sua opinião.

Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro

Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes. Para quem não percebe nada disto, deve ir à loja de aplicações do seu telemóvel e instalar gratuitamente a app “Spotify” ou “iTunes” ou outra que dê para ouvir Podcasts. No caso do SoundCloud basta clicar e começa logo a ouvir.

Boa viagem e boas poupanças!

 

Subscreva o Podcast e partilhe-o com os seus amigos ou familiares que se queixam de ter pouco dinheiro e muitas despesas.




Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas  dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

7 comentários em “PODCAST | #22 – Tem a certeza de que está a descontar para a Segurança Social?

  1. Avatar
    maria victoria sereno roxo morais Reply

    Eu já falei com a empresa e a resposta deles é, que tenha calma, pois eles ainda nem receberam o pagamento de layoff. Na SS, dizem que o problema é da empresa…….empurram-me de um lado para o outro. Enfim, a minha parte foi descontada e se derrepente precisar de ir para o desemprego ( espero não precisar) não vou ter os descontos necessários. Afinal é mês e meio de diferença. Obrigada! Cumpromentos
    Victoria Morais

  2. Avatar
    patricia Reply

    deve-se sempre verificar se estão descontos todos na segurança social, pk facto estar no papel de ordenado , não significa patrão declare á segurança social os descontos aparece no papel de ordenado as vezes podem não se declarados depois quando chega hora da reforma não tem descontos, ja aconteceu isso eu decidi ver empresa onde estava trabalhar fazia descontos, assim comparei recibos , meu patrão na hora despediu teve um ano sem fazer descontos e apareciam no papel de ordenado, mas na segurança social não estavam declarados, ate contratei um advogado pela segurança social, e eles tiveram pagar descontos não declarados e indemnizar e foram multados, nunca se deve confiar 100% no esta no papel

    • Avatar
      Victoria morais Reply

      Boa tarde, fui hoje ver a minha carreira contributiva, SSD. E vi que falta meio mês de Maio e o mês de Abril, a empresa esteve em layoff. Descontaram-me os meu 11%. Já falei com a empresa e não me sabem explicar. Dizem ser erro da seg. Social. Que devo fazer? Obrigada

  3. Avatar
    Rosa Pereira Reply

    Olá Pedro eu neste momento tenho um problema parecido. Eu trabalho por conta de outrem e também trabalho por conta própria.
    Os descontos na segurança social só aparece os meus descontos em nome individual mas não aparece os outros descontos.map na folha de IRS aparece os descontos do meu trabalho por conta de outrem.
    Não consigo arranjar solução porque ninguém me responde a e-mails.

  4. Avatar
    Armando Gonçalves Reply

    Boa tarde Pedro, só para dizer que esta é uma dica muito interessante e que não é do conhecimento de muita gente, mas que na hora do aperto se revela de uma grande utilidade. Só queria acrescentar um pequeno pormenor, não é pelo facto de uma empresa não entregar (pagar) à Segurança Social os descontos de 34,75% (23,75%+11%) sobre as remunerações dos seus trabalhadores, que estes não têm direito, por exemplo ao subsídio de desemprego. O que invalida esse recebimento é a empresa não declarar mensalmente que o trabalhador X, esteve ao serviço da empresa e que auferiu a remuneração Y. Ou seja, uma empresa, não pode, nem deve alegar falta de condições para o pagamento das contribuições para justificar a não entrega das folhas de remunerações dos seus colaboradores, porque ao fazer essa entrega, é como se, se tratasse de uma nota de débito, depois se vai pagar ou não isso são outras contas, mas os trabalhadores ficam logo com os seus direitos salvaguardados. Por isso diz e muito bem que devem consultar a conta corrente e verificarem se está tudo correto. Cumprimentos
    Armando Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *