ÚLTIMA HORA | Governo prolonga moratória do Crédito à habitação até Setembro de 2021




Moratória automática até Setembro de 2021

O Conselho de Ministros decidiu hoje prolongar por mais seis meses, até 30 de setembro de 2021, o prazo das moratórias de crédito às famílias e empresas que terminava em 31 de março.

“As medidas excecionais de proteção dos créditos das famílias, empresas, instituições particulares de solidariedade social, e demais entidades da economia social, passam a vigorar até 30 de setembro de 2021”, refere o comunicado emitido no final do Conselho de Ministros que também decidiu prolongar até 14 de outubro a declaração de situação de emergência em todo o país.

As moratórias bancárias, que suspendem o pagamento das prestações dos empréstimos bancários (capital e/ou juros), já tinham sido alargadas pelo Governo até 31 de março de 2021, que agora decidiu novo prolongamento por mais seis meses. Desde abril que milhares de clientes não estão a pagar os créditos aos bancos, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos empréstimos, criadas como uma ajuda a famílias e empresas penalizadas pela crise económica desencadeada pela pandemia de covid-19.

Esta medida vem salvar milhares de famílias que ainda não recuperaram os rendimentos e que a partir de Março poderiam eventualmente deixar de conseguir  pagar a prestação da casa ao banco.

Mas atenção que se a primeira versão até Março já implicava um aumento posterior da prestação ou do valor total a pagar até ao fim do contrato em muitos casos, com mais este prolongamento a prestação vai aumentar ainda mais um pouco. Não há milagres.

Em todo o caso é uma solução. Continuarei a repetir que devem colocar de lado a prestação (caso possam) que não estão a pagar e amortizar o vosso crédito no valor correspondente assim que puderem. Não empurrem os problemas com a barriga. Esta ajuda não é de “graça”.

Ponham esse dinheiro em algum produto (com capital garantido ou não) que renda mais do que numa conta a prazo para esse dinheiro gerar dinheiro para uma situação que precisem proximamente ou para amortizarem mais quando as prestações subirem mais do que estavam à espera.

Tem mais informações neste artigo.

No meu novo livro tem vários capítulos sobre as vantagens e desvantagens de aderir a estas moratórias e que outras ferramentas tem para baixar a prestação do seu crédito à habitação.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas de dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

3 comentários em “ÚLTIMA HORA | Governo prolonga moratória do Crédito à habitação até Setembro de 2021

  1. Avatar
    Patrícia de Almeida Reply

    Parabéns pelo vosso trabalho.
    Ficou por esclarecer se as famílias que já estão em regime de moratória, terão de pedir o prolongamento da mesma ou se é automático, conforme foi em junho…

  2. Avatar
    Patrícia de Almeida Reply

    Parabéns pelo vosso trabalho.
    Ficou por esclarecer se para as famílias que já usufruem da moratória, terão de pedir o prolongamento ou se o mesmo é “automático” conforme foi em junho.

  3. Avatar
    Victor Nogueira Reply

    Bom dia,
    tenho um crédito habitação por mais 30 anos e estou a pensar aumentar a moratória até Setembro 2021. Como estou a pensar mudar de casa daqui a 6 anos, acha que vale apena aumentar o tempo da moratória?

    Obrigado pelas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *