ALERTA | Só tem até ao fim do mês para pedir a moratória do crédito à habitação




Ainda pode pedir a suspensão do crédito à habitação até 30 de Setembro

Eu sei que já escrevi um artigo sobre isto, mas estou a repetir o aviso porque esta semana aconteceu-me uma coisa extraordinária. Por motivos pessoais, tive de fazer uma viagem de UBER. Há meses que não usava os serviços de transporte deles (ou de quaisquer outros). Desde a pandemia que não falava com ninguém diretamente sobre como estava o negócio desde a Covid-19.

Meti conversa com o condutor e viemos a falar pelo caminho. Ele explicou-me, muito preocupado, que desde que a pandemia começou só estava a fazer cerca de 150 euros por semana. E a mulher que trabalhava em casa pouco mais conseguia ganhar. Depois de pagar a casa e o combustível para o carro quase não sobrava nada.

O senhor nunca tinha ouvido falar do Contas-poupança nem fazia ideia de que eu era jornalista. Perguntei-lhe se sabia o que era uma moratória e que isso era a solução para ele e para a família pelo menos durante uns meses (até Março de 2021) e que podia ter essas prestações “suspensas” desde Março. ELE NÃO FAZIA A MÍNIMA IDEIA.

Até ficámos a conversar mais um pouco depois da viagem para ele tomar nota do que deveria fazer quando contactasse o banco. Pareceu-me aliviado com a possibilidade de ter essa folga até os rendimentos voltarem ao normal.

É por situações como esta que considero que o trabalho dos jornalistas é absolutamente imprescindível na vida dos cidadãos. O problema é que a informação não está a chegar às pessoas como antes. Isso levava-nos longe mas não é esse o objetivo deste artigo.

Peça enquanto é tempo

Tem AQUI um artigo onde explico todos os detalhes sobre esta “ajuda” dos bancos e até um vídeo em que falo dos prós e contras de pedir esta moratória. Pus-me na pele de alguém que precisa de pedir este adiamento das prestações para tentar ajudar quem não sabe fazer este pedido. Vou usar o exemplo da Caixa Geral de Depósitos. Vai ter de ver no homebanking do seu banco como fazer, mas deve ser mais ou menos semelhante. Cliquei em Crédito, onde aparecem as minhas prestações e quanto já paguei e falta pagar e tem lá esta opção “Pedir moratória”.

A clicar nesta opção, a CGD pede-lhe apenas que escolha a sua situação. Veja se se encaixa em alguma destas situações.

Depois terá de anexar as Declarações de não dívida das Finanças e da Segurança Social. Tem AQUI o manual passo-a-passo sobre como pedir a das Finanças. E neste outro artigo pode aprender a pedir online a Declaração de não  dívida da Segurança Social. Não deverá pagar as prestações da casa ao banco pelo menos até Março de 2021. Já se fala em prolongar essa moratória até Setembro de 2021 mas isso ainda não está decidido.

Mais pessoas podem aderir com as novas regras

As condições de acesso às moratórias públicas sofreram alterações, sendo flexibilizadas as condições relativas à condição contributiva e tributárias dos clientes bancários (sejam consumidores particulares, empresas, empresários em nome individual ou outras entidades). A partir de dia 27 de Julho (já está em vigor), passam a poder beneficiar da moratória pública os clientes bancários que, para além de preencherem as demais condições de acesso legalmente previstas, se encontrem numa das seguintes situações:

  • tenham uma situação irregular cuja dívida seja de montante inferior a 5.000 euros;
  • tenham em curso um processo negocial de regularização da dívida em incumprimento;
  • façam ou tenham a situação regularizada na aceção do Código de Procedimento e de Processo Tributário e do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social, não relevando até ao dia 30 de abril as dívidas constituídas no mês de março;
  • que façam um pedido da regularização da sua situação até 30 de setembro.

Aproveite esta oportunidade. Como sabe, nesta moratória pública, desde que preencha os requisitos, os bancos não podem recusar, ao contrário das moratórias privadas. Isto é muito importante! Tem AQUI as informações que partilhei na altura e um vídeo no YouTube onde explico se deve ou não aderir a estas moratórias. Veja.

Em caso de dúvida contacte com urgência o seu banco e pergunte o que tem de fazer para fazer o pedido.

Tem vários capítulos sobre este tema no novo livro “Contas-poupança – Vença a crise com inteligência”. Tem o link abaixo para encomendar, se achar que ajuda.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas de dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

2 comentários em “ALERTA | Só tem até ao fim do mês para pedir a moratória do crédito à habitação

  1. Avatar
    JOÃO CABRAL E SILVA Reply

    Boa noite. Com as recentes alterações e alargamentos, já será possível solicitar uma moratória (pública ou privada/banco) para um crédito atribuído numa escritura feita no dia 11 de maio passado ?
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *