PODCAST | #21 – Afinal quem manda no seu dinheiro?

Escrito por Pedro Andersson

23.08.20

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2 min de leitura

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Tem a certeza de que é você que recebe o seu salário?

A maior parte de nós acha que mandamos no nosso dinheiro. Está na nossa conta, portanto nós somos o patrão do nosso salário. Ora, isso é um erro crasso. São raras as pessoas que usam o dinheiro com inteligência. Eu diria que na maior parte dos casos, nós trabalhamos a vida inteira simplesmente para realizar os sonhos dos outros. Duvida? Oiça este episódio do podcast. Obviamente, não tem de concordar comigo. Mas veja se se revê nesta descrição.

Explico tudo isto e mais algumas coisas no episódio desta semana do podcast “Pedro Andersson – Contas-poupança”. Clique nas fotos abaixo para ouvir.

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Boa viagem e boas poupanças!

 

 

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4 Comentários

  1. Marco Lopes

    Caro Pedro, tive curiosidade no postcast por causa do título, as o título deveria ser “Afinal, sabe se tem inteligência financeira?” 😀

    Pensei que ia ouvir algo relativo ao facto de grande parte das pessoas ter o $$$$$$$$$ PARADO nos bancos… ou seja… trabalhamos para juntar, e entretanto o $ está à disposição dos bancos para o poder “emprestar” a quem entende, com retornos elevados, e entretanto, nós, que somos “os donos” (pensamos que somos!!) do $, ainda pagamos ao banco!!!

    Esta é a sátira da sociedade em que vivemos.

    Responder
  2. Teresa Maria

    Olá Pedro.
    Gostaria desde já agradecer pelo excelente trabalho que presta à sociedade em geral e a quem tem algumas dificuldades em descrutinar leis, termos e segundos sentidos dados a leis em Portugal, já para não falar na desinformação.
    A minha dúvida é:
    Um familiar tem uma conta ordenado há uns 4 anos, não me consegue precisar. Não entendendo de serviços bancários, penso que terá sido induzida a converter a sua conta à ordem que tinha, em conta ordenado. Está a ter imensos custos por ter essa conta neste momento.
    Aconselhei-a a ir à instituição bancária em questão, neste caso o Santander, para solicitar o encerramento desta conta ordenado, retornando à conta à ordem e pedir inclusive SMB.
    Assim fez, dirigiu-se ao banco solicitou voltar a ter apenas conta ordenado, pagando uma quantia em falta no plafond e resposta à alteração da conta foi…
    “Já está resposto o plafond, foi enviado um pedido (suponho aos serviços centrais), mas não posso resolver a parte de passar para a conta à ordem, porque estamos sem esse serviço temporariamente disponível nos serviços internos digitais. Terá de fazer um agendamento para outro dia, depois ligamos a agendar. Por agora terá de continuar com a conta ordenado”
    Claro que isso implica continuar a pagar todos os valores que uma conta ordenado acarreta e dizem que demorará 1 mês para mudar para a conta à ordem.
    E pergunto eu,
    Eles não podem ser obrigados a cancelar no momento a conta ordenado e passar imediatamente à conta à ordem?
    A mim parece-me que estão a adiar com o propósito de quanto mais tempo demorar, mais dinheiro eles continuam a tirar legitimamente, os pagamentos de plafond, manutenção da conta, impostos de selo e provavelmente outros, conforme se encontra atualmente.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Teresa. Admito que eles possam ter temporariamente problemas técnicos. Nesse caso obrigue-os a assumirem a data do pedido e a devolverem o dinheiro pago a mais desde essa data. Se não fizerem isso não estarão a ser justos.

      Responder
      • Marco Lopes

        E LIVRO de reclamações na HORA, para ficar registado… um banco com problemas técnicos tem “impressos manuais” (basta uma declaração, que tem de ser assinada) e depois lançava no sistema no dia seguinte.

        Também não me parece que os problemas técnicos impeçam o banco de ABRIR contas… enfim… desculpas!

        Responder

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