ELETRICIDADE | LuzBoa foi comercializador mais barato no 2.º trimestre – ERSE

Escrito por Pedro Andersson

22.08.20

}
6 min de leitura

Publicidade

LuzBoa foi comercializador com fatura de luz mais baixa no 2.º trimestre – ERSE

A empresa LuzBoa foi considerada pela ERSE a mais barata nos meses mais recentes. Como sabem os tarifários de eletricidade estão sempre a mudar e o que hoje é verdade, no próximo trimestre já não é. Mas achei muito interessante ser uma das empresas “pequeninas” a ter os melhores preços para os consumidores. É isto que lhe ando a dizer repetidamente ao longo dos últimos anos.

 

Neste artigo fui mal interpretado por algumas pessoas. Quero deixar novamente claro que o que é melhor para mim, não tem de ser necessariamente o melhor para si. No meu caso, assumi escolher uma empresa mais cara do que por exemplo a LuzBoa, porque os descontos associados e paralelos compensam-me esse tarifário mais caro. Pago mais pelo kWh, mas poupo muito mais porque tenho alguns “códigos amigos”. É só um exemplo!

Alguns leitores do blogue retorquiram que o melhor tarifário para eles é o da Galp porque dá descontos no Continente e de 14 cêntimos na Galp. É isso mesmo que cada um de vocês tem de fazer: contas. Ver o que é melhor para si. Não tenho de lhe “vender” nada nem o estou a fazer. Cada caso é um caso. Mas POR FAVOR, o que lhe sugiro é que não fique PARADO a ver a sua fatura da luz subir. Queixar-se não o faz poupar nada.

Os mais baratos

Assim, sem descontos, de acordo com a ERSE, a LuzBoa disponibilizou, entre abril e junho, as ofertas comerciais de eletricidade mais baratas quer para as famílias com menor consumo de energia, quer para os agregados com maiores consumos.

De acordo com o Boletim de Ofertas Comerciais do Mercado Retalhista de Eletricidade da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), referente ao segundo trimestre deste ano, para um casal sem filhos com um consumo anual de 1.900 quilowatts-hora (kWh), um consumo em vazio de 40% e uma potência contratada de 3,45 kVA, a oferta comercial mono (só de eletricidade) com menor fatura é da LuzBoa, com um valor de 31,01 euros por mês.

Relativamente à tarifa regulada, esta oferta permite um desconto de 17% e uma poupança mensal de 6,34 euros.

No caso dos casais com dois filhos, com um consumo anual de 5.000 kWh, um consumo em vazio de 40% e uma potência contratada de 6,9 kVa, a oferta comercial mono com valor mais baixo continua a ser da LuzBoa, com um valor de 70,79 euros/mês, que corresponde a um desconto de 22% e uma poupança mensal de 20,00 euros em relação à tarifa regulada.

A LuzBoa volta a destacar-se nas famílias com quatro filhos, com um consumo anual de 10.900 kWh, um consumo em vazio de 40% e uma potência contratada de 13,8 kVa, com um valor de 146,66 euros/mês, que corresponde a um desconto de 23% e uma poupança mensal de 44,91 euros em relação à tarifa regulada.

No caso das ofertas duais (eletricidade e gás natural), para as famílias com menores consumos a oferta com fatura mais baixa é da Endesa, com um valor de 43,30 euros/mês, que corresponde a um desconto de 13% e uma poupança mensal de 6,47 euros em relação à tarifa regulada.

Já para as famílias com dois e quatro filhos, a oferta comercial dual com menor fatura mensal é da GoldEnergy, com um valor de 100,97 euros/mês, que corresponde a um desconto de 12% e uma poupança mensal de 13,60 euros em relação à tarifa regulada nos agregados médios e um valor de 214,10 euros/mês, um desconto de 10% e uma poupança mensal de 24,21 euros nos de maior dimensão.

Pode poupar até 539 euros ano

No segundo trimestre, a ERSE conclui existirem “poupanças significativas no mercado liberalizado, em comparação com o mercado regulado”, com o consumidor tipo 1 (casal) a poder poupar 76 euros/ano no contrato de eletricidade e o consumidor tipo 3 (casal com quatro filhos) a registar uma poupança potencial de 539 euros/ano.

Considerando as ofertas comerciais apenas de gás natural, a ERSE conclui também que no trimestre em análise “existiam poupanças significativas no mercado liberalizado, em comparação com o mercado regulado”, variando entre 40 euros/ano para o consumidor tipo 1 e 49 euros/ano para o consumidor tipo 2.

Para os agregados com dois elementos, sem aquecimento central e com um consumo anual de 138 metros cúbicos, a oferta comercial de gás com menor fatura mensal é da Endesa, com um valor de 9,12 euros/mês, que corresponde a um desconto de 27% e uma poupança mensal de 3,30 euros em relação à tarifa regulada.

Também no caso de uma família com dois filhos, sem aquecimento central e com um consumo anual de 292 metros cúbicos, a oferta mais competitiva é a da Endesa, com um valor de 19,64 euro/mês, um desconto de 17% e uma poupança mensal de 4,14 euros face à tarifa regulada.

Já nos agregados com quatro filhos, com aquecimento central e um consumo anual de 640 metros cúbicos, a oferta comercial de gás com menor fatura mensal é a da Iberdrola, com um valor de 42,71 euros/mês, que corresponde a um desconto de 9% e uma poupança mensal de 4,03 euros em relação à tarifa regulada.

Em resumo, mais do ir atrás do que a ERSE diz (ou do que eu ou outros dizemos) tem de pegar na sua fatura e sempre que encontrar alguma empresa que faça um tarifário mais barato ou lhe faça descontos que lhe interessam (atenção aos seguros de assistência que na maior parte dos casos são só uma despesa a menos que os use de facto), muda. Se fizer isso sempre que encontrar melhor dentro de pouco tempo estará a poupar dezenas ou menos mais de 100 euros por ano face à sua situação inicial.

É dinheiro que fica no seu bolso e não nos cofres das grandes empresas. Lembre-se sempre que a eletricidade é exatamente igual seja qual for a empresa (das cerca de 30) que estão no mercado português. Só paga menos.


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Arrendamento | Rendas acessíveis alargadas a quem tem rendimentos mais altos

Limite de rendimentos máximos anuais para aceder a apoios ao arrendamento foi alargado para abranger mais cidadãos O valor máximo de rendimento anual para aceder ao Programa de Apoio ao Arrendamento foi aumentado, de acordo com uma portaria publicada em Diário da...

EURIBOR | Taxas sobem a três e 12 meses, mas baixam a seis

Euribor subiram hoje a três e 12 meses, mas recuaram no prazo de seis meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (19 a 25 de fevereiro)

Qual deveria ser o preço "certo"? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR | Taxas Euribor sobem em todos os prazos

Euribor subiram hoje a três, seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua...

Segurança Social | Atribuição do Abono de Família já é automática

Segurança Social passa a atribuir automaticamente o Abono de Família, logo após registo do bebé na maternidade Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Desde a passada sexta-feira, 16 de Fevereiro, o Abono de Família passou a ser atribuído automaticamente pela...

BURLAS | Não atenda telefonemas do “Banco de Portugal”

Banco de Portugal alerta para telefonemas fraudulentos que imitam o seu número telefónico O Banco de Portugal emitiu um alerta sobre chamadas telefónicas feitas por indivíduos que dizem ser seus colaboradores, usando um sistema que imita o número de telefone do BdP,...

Remuneração | Aumento real dos salários em 2023 foi de 2,3%

Salários subiram 6,6% em 2023, mas os ganhos reais para os trabalhadores foram apenas de mais 2,3% Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes O Instituto Nacional de Estatística (INE), revelou recentemente que o valor dos salários em 2023 aumentou 6,6% em termos...

EURIBOR | Taxas Euribor descem a três meses e sobem nos prazos de seis e 12

Euribor desceu hoje a três meses, mas subiram a seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto...

PODCAST | #215 – Como receber 750 € “grátis” para fazer um curso de formação na área digital

Qualquer trabalhador em Portugal pode receber 750 euros para fazer um curso de formação na área do digital. E se fizer a candidatura já, pode repetir mais 750 € no ano que vem. Chama-se Cheque Formação + Digital e no episódio desta semana explico-lhe quem tem direito,...

SENHORIOS | Tribunal decide que caução de rendas não paga IRS

Tribunal decide que caução de rendas deve estar isenta de IRS. Estará aberto um precedente? Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes O Tribunal Arbitral, a propósito de um processo que estava em curso no Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD), decidiu, em...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Luís R. Gonçalves

    Já fui ao site da LUZBOA… Clicko em “Tarifários” e surge lá para o final do texto “Válido para adesões até 30/09/2020. Preços válidos até 31/12/2020.”…

    Desisto logo… Eu não consigo (e não tenho paciência) para avaliar validades de tarifários… Mesmo com notícias como esta, a dar a LUZBOA como a prestadora com preços mais baixos.

    Responder
  2. André

    Mais barata do mercado?… não devem ter avaliado todas as opções do mercado com certeza…. falando directamente em valores de termo potencia e valor do kw em tarifa simples, é favor consultarem a Muon plano top…. e depois comparem com a luzboa… cumprimentos a todos.

    Responder
    • Pedro Andersson

      O André fez o que todos deviam fazer regularmente. Comparou e encontrou melhor para si. É essa a estratégia 🙂

      Responder
    • Anónimo

      Por acaso também pensei o mesmo. A Muon está melhor do que a luzboa. No entanto também pesa as reclamações e no portal da queixa, a luzboa está bem pior. Provavelmente irei mudar para a Muon. O mais dificil será mesmo decidir o horario simples ou bi-horário.

      Responder
    • Armando

      André, se quiser d~e-me os valores que consegue para potência e consumo na tarifa simples da Muon Top e eu digo-lhe quanto pagaria na Luzboa. Diga-me também qual o número de KWH.
      Cumprimentos.

      Responder
  3. Armando

    Para mim neste momento electricidade,tenho Bi-horário é a Gold-energy continuo a seguir as dicas do Pedro Andersson (Contas Poupança) aproveito para agradecer sempre os bons conselhos que continua a dar Obrigado !!

    Responder
  4. Tiago

    Podem utilizar o meu código endesa e ganhar 1 € de desconto por mes, so colocando o seguinte codigo na hora da contratação :308773586

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.