COMISSÕES BANCÁRIAS | Millennium BCP acaba com várias isenções de comissões em 1 de Novembro

Escrito por Pedro Andersson

05.08.20

}
7 min de leitura

Publicidade

O caminho dos bancos vai ser aumentar as comissões e acabar com a isenções que ainda existem

Não se iluda. Mesmo que este não seja o seu banco, convença-se de que este foi o caminho que os bancos escolheram para manterem os lucros: alargar e subir as comissões. É a estratégia seguida por quase todos os bancos clássicos por toda a Europa.

Creio que já perceberam que os bancos cobram mais aos clientes “pobres” e menos aos clientes “ricos”. A lógica é: se tiverem muito dinheiro no nosso banco nós “perdoamos” as comissões. Mas neste caso em apreço, o BCP decidiu mesmo acabar – a partir de 1 de Novembro – com as isenções para quem tinha 10.000 € ou mais no banco. Basicamente, o caminho é ninguém (ou quase ninguém) ter direito a isenções. É pôr toda a gente a pagar.

A informação está na página principal do homebanking (mesmo que não seja cliente). Está aqui neste documento quando clica em “Preçário”.

AlteracoesFuturas_1nov2020

Se é cliente leia com atenção, para saber se vai ser afetado por esta alteração ou não.

Até ao momento, os clientes com mais de 10 mil euros na conta tinham isenção do pagamento de comissão de manutenção de conta. A partir de 1 de novembro, todos os clientes das contas Millennium Start, Conta U Millennium, Herança Indivisa e Standard vão passar a pagar uma comissão de 5,41 euros por mês (já com o imposto de selo). Ou seja, por ano, vai pagar no mínimo 64,90 €.

Mantêm-se algumas isenções para não pagar esta comissão e que estão no preçário que entrará em vigor em Novembro: se tiver menos de 23 anos; se tiver ordenado ou a pensão domiciliados; ou se fizer compras em cartões de crédito ou de débito acima de 400 euros todos os meses.

Por estas e por outras é que eu já fechei no início do ano a minha conta no BCP (e em todos os outros bancos em que poderia pagar comissões de manutenção de conta). Só pago na da CGD porque tenho lá o Crédito à habitação.

Fora isso nas contas que tenho em 10 bancos não pago nada em nenhuma.

A opção da conta de serviços mínimos bancários

Devo recordar-lhe sempre que se só tiver uma conta à ordem em Portugal, pode pedir para a transformar numa conta de serviços mínimos bancários e fica a pagar só cerca de 5 euros por ano (ou 30 e tal cêntimos por mês, conforme os bancos); pela conta e pelo cartão multibanco.

De acordo com o Banco de Portugal, são cada vez mais os portugueses que estão a aderir às Contas de serviços mínimos bancários. Cresceram 13,4% só no 1º semestre de 2020.

A 30 de junho de 2020, existiam 117 491 contas de serviços mínimos bancários, o que representa um crescimento de 13,4% em relação ao final de 2019 e de 49,2% relativamente ao final do primeiro semestre de 2019.

78,5% das novas contas resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem existente na instituição de crédito. Portanto, como vê, nada o impede de continuar no seu banco mas deixar de ficar agarrado a estes sucessivos aumentos de comissões.

No final do semestre, existiam 5302 contas de serviços mínimos bancários de titulares com mais de 65 anos ou um grau de invalidez igual ou superior a 60% contituladas por detentores de outras contas de depósito à ordem. Existiam também 1313 contas de serviços mínimos bancários cujos titulares eram contitulares de outras contas serviços mínimos bancários (detidas por pessoas com mais de 65 anos ou um grau de invalidez igual ou superior a 60%).

Tem aqui a reportagem que fiz sobre estas contas para ver como é fácil e como funcionam.Na altura em que fiz esta reportagem a CGD não cobrava nada pela conta de serviços mínimos. Atualmente já paga os tais 5 euros por ano.

O que são os serviços mínimos bancários?

(Fonte: Banco de Portugal) Os serviços mínimos bancários são um conjunto de serviços bancários considerados essenciais que os cidadãos têm direito a adquirir a um custo reduzido.

Estes serviços incluem a abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem – a conta de serviços mínimos bancários –, a disponibilização do respetivo cartão de débito e o acesso ao homebanking, bem como a realização de levantamentos ao balcão, débitos diretos, transferências para contas do mesmo banco, transferências para contas de outros bancos através dos caixas automáticos e 24 transferências, por ano civil, para contas de outros bancos através do homebanking.

O valor anual máximo da comissão cobrada pelos serviços mínimos bancários é de 1% do indexante dos apoios sociais (IAS), ou seja, 4,38 euros, de acordo com o IAS de 2020.

Qualquer pessoa singular pode aceder aos serviços mínimos bancários se não for titular de uma conta de depósito à ordem ou se detiver uma única conta de depósito à ordem, a qual pode ser convertida numa conta de serviços mínimos bancários.

As pessoas com mais de 65 anos ou com grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% podem ter como contitulares de uma conta de serviços mínimos bancários pessoas singulares que detenham outras contas de depósito à ordem. Por sua vez, a conta de depósito à ordem destes contitulares também pode ser uma conta de serviços mínimos bancários.

A disponibilização de serviços mínimos bancários é obrigatória para todas as instituições de crédito que prestem ao público os serviços incluídos nos serviços mínimos bancários, ou seja, bancos, caixas económicas, caixa central e caixas de crédito agrícola mútuo.

Portanto, como vê – a menos que esteja com o crédito à habitação a prendê-lo ao seu banco – tem várias alternativas grátis (ActivoBank, Moey, Openbank, por exemplo) e as contas de serviços Mínimos Bancários.

Só continua a pagar comissões altas se quiser. Devo lembrá-lo, contudo, que é normal que os bancos sejam pagos pela sua existência. É preciso pagar as instalações, os funcionários, a segurança, etc. A questão é que até recentemente muitos dos serviços que nos prestavam eram grátis e agora estão a ser pagos de uma forma desmesurada.

Isso é incompreensível para o comum dos clientes bancários. Os bancos têm de encontrar maneira de nos prestarem serviços que estamos dispostos a pagar e não a sermos obrigados a pagar por serviços que supostamente deveriam ser grátis. A grande revolta é essa. A questão é que eles bem procuram, mas não encontram esse “caminho das pedras”. E há bancos (na banca digital sobretudo) que estão a mostrar que os bancos clássicos ficaram parados no tempo e são cada vez mais uma alternativa para o dia-a-dia. Isso vai custar-lhes caro (aos bancos clássicos que só aumentam as comissões) e a todos os clientes que continuarem neles também.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (22 a 28 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

COMBUSTÍVEIS | Qual a marca mais barata esta semana?

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Há anos que ando para fazer este comparativo. Hoje foi o dia. Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #233 – Quanto é que vou poupar com os novos escalões do IRS?

Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros da passada sexta-feira decidiu reduzir as taxas de todos os escalões de rendimento até ao 8.º escalão. Só o 9.º escalão (quem ganha mais de 81 mil euros por ano) fica de fora. Quanto é que isso vai...

Acrescente uma linha no IRS e receba mais 10% de dedução em educação (Interior e ilhas)

SABIA QUE se vive no interior do país (ou ilhas) tem mais 10% de dedução nas suas despesas de Educação? Isto é muito importante para TODAS as famílias com filhos na escola, nos distritos do interior e nos Açores e na Madeira. Eu não sabia disto. Quando menos...

PodTEXT Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Publicidade

Artigos relacionados

24 Comentários

  1. Fernando Coelho

    As contas de serviços mínimos também deviam considerar menores pois os pais para que os filhos possam ter uma conta bancária têm de ser seus co-titulares. A solução passa por não abrir contas bancárias com os filhos.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Se movimentar apenas sem ser contitular pode. Informe-se no banco.

      Responder
  2. Manuel

    Sr Pedro, ‘e como voce diz – para quem nao tiver emprestimos habitacao mudar pode ser mais facil.

    O que o nosso sistema bancario precisa ‘e permitir que se paguem emprestimos atraves de qualquer conta a ordem, por debito direto como se faz com outras despesas, e eliminar esta obrigatoriedade incompreensivel de ter que ter conta a ordem no mesmo banco. Com esta obrigacao, os bancos aproveitam-se se depois segue-se os ABUSOS em termos de comissoes, ficando a livre concorrencia entre banco diminuida e os clientes a perder.

    Quanto ao aumento da comissao, nao me surpreende. O BCP ja a’ muito tempo que nao quer saber se as comissoes sao justas ou nao, apenas se preocupa em encher os bolsos.

    Responder
    • Marco Lopes

      Pode estar para breve: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2020/06/02/43538-regulador-quer-acabar-com-obrigacao-de-abertura-de-conta-no-credito-a

      A Autoridade da Concorrência (AdC) quer que seja possível pedir um crédito à habitação ou consumo num determinado banco sem que seja obrigatório, para o cliente, abrir uma conta de depósito à ordem na mesma instituição. Para o regulador, esta medida iria promover a entrada de novos operadores no mercado, de que são exemplo as FinTech, aumentando a concorrência na banca de retalho.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Se for como nas leis mais recentes, será para novos contratos. Já estou a ver o filme todo…

        Responder
        • Manuel

          Pois, tal como a comissao de processamento. A culpa ‘e dos nossos muito fracos reguladores e piores ainda legisladores que permitem que estas condicoes de injustica se perpetuem para quem ja tem creditos ativos. O princípio da retroatividade benéfica faz parta da nossa lei, mas parace que nao se aplica se for para para de encher os bolsos dos bancos ‘a custa dos consumidores.

          Responder
          • Marco Lopes

            Nesse aspecto também fiquei extremamente desiludido!

            Para além de estar a contar que fossem abolidas para TODOS os contratos em vigor, até pensei que os bancos poderiam ter de DEVOLVER todos os valores retroactivamente!! Afinal, tal comissão deveria ser considerada ILEGAL… mas enfim… :\

  3. João Correia

    Podemos uma conta revolut e uma conta de serviços mínimos ?

    Responder
    • Marco Lopes

      Para além de que o governo não irá saber se lá tem mais de 50.000 euros…

      Responder
  4. André Cruz

    Bom dia PEDRO ANDERSSON, tenho 26 anos e moro com os meus pais, eu tenho guardado algum dinheiro para um dia sair de casa , que banco recomenda para mim para ter algum algum dinheiro guardado e e ter conta à ordem?
    Obrigado.

    Responder
    • Marco Lopes

      ActivoBank (sem comissões de manutenção, excelente HOME banking, com balcões!)
      Banco CTT (sem comissões de manutenção, com balcões!)
      Banco BEST (sem comissões de manutenção)

      E ainda o REVOLUT (sem comissões de manutenção, a MELHOR APP), como não é um BANCO NACIONAL, o fisco não vai obter declarações de depósitos (actualmente o fisco sabe quem tem contas com valores acima dos 50.000 euros)

      Responder
  5. Luís Santos

    Como cliente BCP, a ideia que tenho é que para se ter a isenção teríamos de ter + de 10.000€ em produtos financeiros ( p.ex. depósito a prazo ), não bastava estar à ordem, isto foi me dito n de vezes.
    Tive a ler a alteração ao preçário, no meu caso continuo isento de comissões se tiver o ordenado todos os meses ( + de 750€ ) + usar em cartões de débito ou crédito 150€ em pagamentos.
    Ou então fazer pagamentos ( 400€ ) em cartões como refere o Sr. Pedro.

    Responder
    • Marco Lopes

      Ao fazer PAGAMENTOS de +400 euros com cartões do BCP está a PERDER $ para poder ficar isento! É uma pescadinha de rabo na boca que os bancos adoram!

      Eu faço TODOS os pagamentos com um cartão que não é do banco, que me dá 2% sobre as compras!!!

      Iria agora ABDICAR desse ganho de 2% para me livrar de uma comissão de 60 euros anuais? JAMAIS!!

      BCP para mim já não é uma alternativa. Ou fecho a conta ou converto-a em SMB. Felizmente, nos ultimos 2 anos já previa esta reviravolta, e comecei a fechar todas as contas que tinha (e eram muitas!!!) que não usava, e digo já que o fiz SEM me deslocar a nenhum banco!! (ao contrário do que é crença comum, os contratos de abertura de conta permitem que o fecho possa ser requerido por FAZ ou correio registado)

      Responder
  6. manuel

    Eu trabalho por conta propria, pelo que as condicoes de receber o ordendo atraves de transferencia do codigo ISO XYZ nunca vai ser cumprida, independetemente do montante que ganho mensalmente. Uma vergonha este aproveitamento que estao a fazer dos clientes.

    Responder
  7. André Cruz

    Eu tenho conta no Revolut se eu fizer depositos na conta revolut e depois levantar o dinheiro para o meu banco vou ter de declarar no irs ao final do ano tambem?

    Responder
  8. José

    Uma pergunta: É possível ter PPR num banco mas ter a conta à ordem noutro banco? Assim eu fecharia a conta a ordem no BCP para nao pagar comissoes e mantinha lá apenas o PPR.

    Responder
    • Marco Lopes

      Geralmente OBRIGAM a abertura de conta à ordem… infelizmente. Tal como para ter crédito habitação (embora este último possa mudar brevemente, pois já existe pressão para que tal NÃO seja obrigatório)

      Ou seja… quem tiver uma conta SMB estará MUITO limitado nos investimentos, tendo de ficar “preso” ao banco onde tem SMB. MUITO MAU, pois existem produtos diversificados que não estão disponíveis em todos os bancos.

      Responder
  9. Esmeraldina Quintaneiro

    As contas de serviços mínimos também podem ser para um Condomínio? Qual a melhor opção para um condomínio?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não. A melhor opção é ter um saldo alto para ficar isento.

      Responder
      • Manuel

        So se for noutro banco, uma vez que no BCP a partir de novembro o saldo da conta é irrelevante para o pagamento da comissão. Mude de banco, vamos todos abandonar o BCP, o pior banco nacional em apoio ao cliente e o melhor a ir-lhes á carteira…

        Responder
    • Marco Lopes

      Mude de banco! Eu não mudo porque estou preso pelos créditos habitação… mas vou mudar a conta para SMB!

      Responder
    • Joao correia

      O abanca é o único banco que não tem comissões de manutenção para contas condomínio … e se for associado da deco terá mais umas benefícios

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.