COMPRAS | Atenção ao preço por litro e não ao tamanho das embalagens

Escrito por Pedro Andersson

21.07.20

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3 min de leitura

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As aparências iludem

Ao longo dos anos tenho alertado para a necessidade de nós – consumidores – estarmos sempre atentos para fazermos compras inteligentes. Já que temos de comprar, que o façamos com todo o rigor possível, como se fôssemos consumidores profissionais e não apenas “amadores”.

Quase todas as semanas encontro exemplos disso. Esta semana, um leitor do blogue enviou-me mais um exemplo que mostra bem como temos de ser cuidadosos para não nos deixarmos levar pelas aparências.

Neste caso, o consumidor (que pediu para não ser identificado) precisava de comprar detergente para a roupa e deparou-se com duas embalagens da mesma marca rigorosamente iguais, na forma e no tamanho. Neste caso, não estamos a comparar o tipo de produto porque é diferente; um é “+ económico” e o outro é “Novo”.

Sabe mesmo a quantidade que está lá dentro?

A questão que aqui se coloca não tem a ver com nenhuma ilegalidade por parte da marca. Está tudo bem e é muito claro. Os autocolantes têm toda a informação necessária para fazermos uma compra inteligente. O que o nosso amigo achou “curioso” é que, uma vez que a embalagem não é transparente, as marcas podem colocar lá a quantidade que quiserem (completamente arbitrária), que isso não é claramente percetível pelos consumidores (está a quantidade nos autocolantes na parte de trás, como mostrarei).

Se tiver esta embalagem uma ao pé da outra numa prateleira no hipermercado pensará – mesmo que inconscientemente – que têm a mesma quantidade de produto. Até poderá pensar que a única diferença será o preço e levará a mais barata, ou pelo preço por dose (uma tem 70, a outra tem 80), se for mais atento.

Acontece que uma das embalagens – como pode ver na foto abaixo – tem menos 0,5 l que a outra. Ou a outra tem mais 0,5 l, dependendo da perspetiva. Uma tem 4 litros e a outra embalagem tem apenas 3,5 litros.

Estes pormenores fazem toda a diferença. A única forma do consumidor se proteger destas manobras de marketing é por escolher SEMPRE com base no preço por litro e não por qualquer outro critério.

O tamanho da embalagem, seja de que produto for, é completamente irrelevante. Já comprei caixas de bombons que pareciam “gigantes” e que, ao abrir, tinham apenas meia dúzia espalhados no interior. Era mais ar do que bombons. Desde então escolho também os bombons pelo preço por quilo (entre os que quero comprar, obviamente).

A mesma coisa com os iogurtes líquidos. Todas as embalagens têm praticamente o mesmo tamanho. Mas experimente comparar a quantidade que têm dentro. Vai ter várias surpresas.

Uso também o mesmo critério para escolher os rolos de papel como podem ler neste artigo AQUI. Isto já dá mais trabalho porque tenho de ir à balança dos legumes. Mas que resulta, resulta.

O importante é chegar a casa e não se sentir “enganado”. Faça compras com inteligência. Pode até nem se aperceber, mas estará a poupar sem nenhum esforço. Ao fim do ano é dinheiro que ficou no seu bolso. Entre duas marcas/embalagens, o critério deverá ser sempre o preço por quilo ou por litro. Se pode levar mais produto pelo mesmo dinheiro, porquê escolher a primeira coisa que lhe aparece à frente?


 

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9 Comentários

  1. Teresa Ribeiro

    Excelente informação
    Muitas vezes com a pressa, nem nos apercebemos destas diferenças.
    Muito obrigada por nos lembrar.

    Responder
  2. Ruben Fernandes

    Bom dia Sr. Pedro. Ja faco esta gestão. Nomeadamente compro sempre as embalagens de 100 doses, com um preço de 10€, por vezes, menos ate. Grande abraço e boas poupanças.

    Responder
  3. inacio monteiro

    Tentem sempre ver as letrinhas pequenas que estão nas etiquetas dos preços com o preço/litro,unidade, kg etc.. e vão encontrar coisas muito engraçadas.

    Responder
  4. Marta

    Aconteceu o mesmo nas embalagens de Cillit Bang, o ano passado eram de 750ml e este ano reduziram para 500ml, mantendo o mesmo preço. Ou seja, o mesmo produto do ano passado (2019) para este ano (2020), teve um aumento de 33,33%.

    Responder
  5. Oscar Gouveia

    Eu só compro quando estão com as campanhas do 50% ou 60% de desconto e mesmo assim faço contas para ver se que cada dose fica por 10 centimos ou menos. Se puder em cima disto adicionar um cupão de desconto da marca ou do supermercado melhor ainda. Desta forma, acabo por comprar detergente só uma vez e para o ano inteiro.
    O mesmo também funciona para os amaciadores da roupa.

    Responder
  6. Idalia Sargento

    Interessante também seria se as embalagens dos rolos de papel higiénico trouxessem a informação dos metros de papel de cada rolo. Isso facilitaria muito a nossa escolha.

    Responder
  7. carlitos

    Mas não informam qual é que era o mais barato entre os dois? Normalmente os detergentes de sabão azul são mais baratos mas talvez menos eficazes e cá em casa não gostam desse detergente (quer seja skip, persil, etc). Sei que o PA costuma abastecer quando está mais barato (não costumamos usar XAU) mas eu já fico contente se o preço ficar perto de 0.11 por dose. Mesmo com 60 % de desconto é preciso usar os descontos de 5 Euros do continente (25% desconto em compras de 20 euros) ou de 10 euros no pingo doce (20% – 10 euros em compras de 50€) para ter um preço que acho razoável.

    Responder
  8. Miguel Nascimento

    Muito util e grandes dicas e excelente informação bastante credível, como posso contacta lo por mail, ou usar o seu blog ….para pedir uma opinião sobre um assunto de um processo de seguro de vida , aliado ao C.Habitacao

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Miguel. Não imagina as centenas de perguntas que me fazem todos os dias. Para responder a todos tinha de deixar o meu trabalho :). Respondo quando posso a algumas perguntas públicas aqui e no Facebook para que sejam úteis a mais pessoas. Às vezes até respondem pessoas altruístas que até percebem mais de alguns assuntos do que eu 🙂

      Responder

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