PODCAST | #18 – Já pediu o seu desconto nos seguros por causa da Covid-19?

Escrito por Pedro Andersson

28.06.20

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3 min de leitura

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Pode pedir desconto nos seguros se foi afetado pela pandemia

Está na lei. Não somos nós a inventar ou a sugerir. É a Lei 20 de 12 de Maio. Nela diz que se você foi gravemente afetado financeiramente pela Covid-19 pode solicitar (Sim, solicitar. Eles não são obrigados a aceitar.) que a seguradora faça um abatimento já ou na próxima anuidade se, por exemplo, tinha seguros para o carro com o qual trabalhava, ou para os seus funcionários, e durante 3 ou 4 meses não conseguiu sequer abrir a porta ou trabalhar. E tem ainda outras proteções que pode utilizar. Mesmo que use o seu carro para trabalhar e está em teletrabalho, muitos tentaram e conseguiram um desconto adicional na próxima anuidade. Sim, outros pediram e a seguradora recusou. Só saberá se tentar. Eu já fiz o pedido e estou a aguardar a resposta.

Explico tudo isto e mais algumas coisas no episódio desta semana do podcast “Pedro Andersson – Contas-poupança”. Clique nas fotos abaixo para ouvir.

O que é um podcast?

Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. Para ouvir, basta clicar nos links mais abaixo. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo.

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Peça um desconto à sua seguradora (está na lei)

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9 Comentários

  1. Elisabete

    Boa tarde
    Dá para seguros de saúde e vida?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Não me parece. Continua a correr risco de “vida” e de “saúde”. Não interromperam com a covid. Pelo contrário 🙂

      Responder
  2. Jorge Manuel Fernandes

    Boa tarde caro Pedro Andersson,
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta mas, como envolve dados particulares, como devo fazer?
    Muito grato
    Jorge Fernandes

    Responder
  3. André

    Boa noite
    Alguma minuta disponível?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Há uma da frente cívica e viu partilhar também a minha. Também já pedi.

      Responder
  4. Alexandra Canossa

    Boa tarde,
    Eu já fiz o pedido à minha seguradora Zurich.
    Não percebo o que significa a resposta
    “Exmo/a. Senhor/a,

    Relativamente ao assunto da prezada carta de V. Exa, dedicamos ao mesmo a nossa melhor aten§âo e, nessa medida, temos muito gosto em partilhar o nosso posicionamento relativamente a esta matéria.
    Tal como V. Exa, invoca na carta que nos dirige, a Zurich compreende os fundamentos aludidos, pelo que por decisao propria e prévia ao Decreto-Lei n.° 20-F /2020, de 12 de maio, ja havia determinado fazer refletir uma compensa§âo financeira nas apolices do ramo automovel.
    A nossa decisâo foi tomada para a totalidade dos nossos clientes com apolices do ramo automovel em vigor que nâo tenham tido sinistro, com culpa, durante o perfodo do estado de emergéncia e que apos a respetiva renovagâo tenha o prémio pago.

    Neste momento, estamos a trabalhar na operativa desta decisao de modo a que os nossos Clientes sintam, o quanto antes, este beneficio, sobretudo os titulares de apolices cujos vencimentos ja ocorreram desde 1 de janeiro de 2020, sem prejuizo do mesmo se aplicar as apolices cujos vencimentos ocorram até 31 de dezembro de 2020.
    Contudo, e nâo obstante o acima exposto, no que se refere em particular a aplicabilidade direta do Decreto-Lei n.° 20-F/2020, de 1 2 de maio, a Zurich nao pode deixar de esclarecer que o previsto no referido diploma legal nâo tern apIica§âo ao caso concreto, ou seja nâo é aplicavel a situa§oes de particulares que contratem o seguro no ambito da sua esfera privada, mas sim a situa§oes de redugao substancial da atividade comercial, devidamente comprovadas, nos termos definidos no referido diploma e na reguIamenta§âo a publicar pela Autoridade de Supervisâo de Seguros e Fundos de Pensoes.
    Esperamos ter ido ao encontro da pretensao de V. Exa, e aproveitamos a oportunidade para apresentar os nossos melhores cumprimentos.”

    Fiz mal o pedido?
    Podia disponibilizar a minuta?
    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Alexandra. Vamos por partes. O que percebeu da resposta?

      Responder
  5. Fernando Guerreiro

    Enviei a minuta para a NSeguros com os dados do tomador e a resposta foi negativa, como devo agora prosseguir?

    “”Estimado Cliente,

    Acusamos a receção do seu mail, o qual desde já agradecemos.

    Lamentamos, porém, informar que não previmos até ao momento a possibilidade de uma redução do prémio do seguro, dado que a natureza dos riscos da sua viatura decorre de uma utilização não profissional para a qual não existe qualquer restrição.

    Melhores Cumprimentos”

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Faz simulações na concorrência e se encontrar melhor muda 🙂

      Responder

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