URGENTE | Lisboa recua nas medidas de desconfinamento amanhã

Escrito por Pedro Andersson

22.06.20

}
3 min de leitura

Publicidade

Medidas de confinamento aplicam-se em toda a área metropolitana de Lisboa

E, de repente, damos um passo atrás. Em toda a região da grande Lisboa e não apenas em 15 freguesias como chegou a ser avançado.

De acordo com a Lusa, o Governo vai aplicar a partir de terça-feira (a próxima meia-noite) a toda a área metropolitana de Lisboa as principais novas medidas de confinamento obrigatório, designadamente as referentes a estabelecimentos e à imposição de um limite para ajuntamentos.

Em conferência de imprensa, em São Bento, no final da reunião do Governo com os cinco presidentes dos municípios atualmente mais atingidos pela pandemia de covid-19 (Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra e Amadora), o primeiro-ministro, António Costa, frisou que parte das novas medidas agora tomadas pelo seu executivo “terá um caráter transversal”.

“Algumas das medidas são transversais a toda a área metropolitana. Não podemos ignorar que estamos num espaço onde o grau de mobilidade é muitíssimo grande”, alegou António Costa.

Máximo 10 pessoas e encerramento às 20h

Entre as principais restrições, está o regresso da proibição de ajuntamentos com mais de 10 pessoas, o reforço da fiscalização de centros comerciais e o encerramento geral dos estabelecimentos às 20:00, exceção feita aos restaurantes para serviço de refeições.
Perante os jornalistas, o primeiro-ministro referiu que muitos cidadãos residem e trabalham em concelhos distintos, “assim como podem ter ocasiões de convívio no município ao lado”.

António Costa frisou também que, em algumas freguesias, “o número de casos não tem a ver com contaminação comunitária”, mas sim com “contaminações em locais já em si confinados, como, por exemplo, lares”. Nestas situações, “faz sentido analisar se faz sentido adotar-se uma medida para toda a freguesia, quando se está a falar num problema localizado num espaço confiando, como é um lar”. “São aspetos destes que precisam de acerto, razão pela qual o Governo não divulgou a lista das 15 freguesias”, justificou.

Na conferência de imprensa, que se iniciou mais de quatro horas após o fim da reunião, estiveram presentes os ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Saúde, Marta Temido, bem como os presidentes de câmaras de Lisboa, Fernando Medina, de Sintra, Basílio Horta, de Loures, Bernardino Soares, de Odivelas, Hugo Martins, e da Amadora, Carla Tavares.

Traduzindo por miúdos, a situação está preocupante na região da grande Lisboa e se não controlarmos todos os nossos comportamentos a coisa pode piorar e poderemos (digo eu) voltar a ter de confinar ainda mais. E ninguém quer isso.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (15 a 21 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #231 – Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

Como posso rentabilizar o reembolso do IRS Milhares de famílias contam com o reembolso do IRS como fonte de rendimento extra todos os anos. Quase como se fosse um décimo quinto mês. Mas, como é um dinheiro que aparentemente não nos sai do esforço diário, é visto quase...

PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Março de 2024)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #41) Em Março atingi o máximo de valorização histórica com o conjunto dos meus 10 PPR.  A minha "história" com Planos Poupança Reforma como forma de investimento tem cerca de 3 anos. Comecei em finais de 2020, e durante...

PodTEXT Vamos a Contas | Onde invisto 100€ todos os meses para os meus filhos?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Filomena Agostinho

    Começar por tirar os subsidio que comem a nossa conta ou seja de quem trabalha, qq dia não há
    trabalho não há saude para ninguem por causa das tais minorias que estão só a fazer porcaria, se
    a policia não chega ponham tropa elite a dar porrada nesta gente que se porta mal.

    Responder
  2. Preto com os olhos em bico a cheirar a chamussas

    Sim, Filomena – A porrada é sempre uma excelente escolha – e que tal pena capital, tortura, linchamentos públicos no pelourinho mais próximo? Não?
    Sem máscara, morto!
    menos de 1.5m de distancia, electrocussão imediata
    Até 2m é um arraial de cassetete por 10 agentes branquinhos e de capuz.
    Na rua depois das 10? Prisão perpétua…. !

    A ver se isto não entra na linha… Isto com porrada é que vai lá!

    E sim, a culpa é toda das minorias (traduzido para os não racistas quer dizer “não brancos”) – afinal, já se sabe que isto é tudo culpa dos “chineses, dos monhés e dos pretos”!

    Senhora… Acorde – espero não ficar com o comentário bloqueado na medida em que o mesmo é absolutamente irónico no sentido de lhe tirar o véu e revelar o seu caracter de fascista frustrado.

    O racismo está já fora de moda, o rapazola AVentura, assim que tiver a sua reforma, esquece esta palhaçada toda. E você continua pobre, porque não vê onde está realmente o problema.

    Responder
  3. Manuela Mendonça

    Filomena Agostinho espero que a vida nunca lhe faça uma partida como fez a mim…tenho 50 anos, sempre trabalhei e depois de ter sido obrigada a ficar em casa para tomar conta da minha mãe acamada, encontro-me agora sozinha sem um cêntimo, sem trabalho (apesar de procurar todos os dias) e sim tenho um subsidio enorme – 189,66 € por mês – e não pertenço ás ditas minorias….

    Isto não tem a ver com as ditas minorias ou maiorias tem a ver com pessoas burras, mentecaptas como você que são capazes de ir para a rua sem uma mascara, que vão para a rua sem necessidade nenhuma só porque lhes apetece, que mesmo tendo um elemento da família com covid-19 confirmado e no hospital andam na rua sem mascara e ainda a contar o que se passou ao familiar em vez de fazer quarentena (ouvi isto numa conversa num supermercado), que não tomam os devidos cuidados de higienização e outros que tais….

    CONSCIENCIALIZEM-SE DISTO:
    DESCONFINAR NÃO QUER DIZER QUE O VÍRUS ACABOU
    DESCONFINAR É RECOMEÇAR A VIVER/TRABALHAR MAS COM PROTECÇÃO E TODOS OS CUIDADOS REDOBRADOS
    DESCONFINAR É IR À RUA FAZER O QUE É ESTRITAMENTE NECESSÁRIO O MENOR DE VEZES POSSÍVEL TOMANDO AS DEVIDAS PRECAUÇÕES
    ESTES CUIDADOS SÓ VÃO ACABAR QUANDO DESCOBRIREM UM MEDICAMENTO EFICAZ QUE MATE O VÍRUS
    ATÉ LÁ PROTEJAM-SE E TENHAM RESPEITO PELOS OUTROS (SE TAMBÉM QUEREM SER RESPEITADOS)

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Multas de no mínimo 120 euros para quem desobedecer ao confinamento em Lisboa - […] As novas normas de confinamento para contenção dos contágios da covid-19 na área metropolitana de Lisboa foram anunciadas esta…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.