LISTA DAS PRAIAS | Veja a lotação máxima da sua praia este Verão




6 praias com problemas de lotação

Eu sei que isto não é propriamente uma dica de poupança, mas permite-lhe saber antecipadamente talvez que zonas deve evitar para ter umas férias mais descansadas, ou pelo menos saber o que o espera se decidir ir para algum destes locais.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) acaba de divulgar a lotação máxima prevista para cerca de 200 praias. Ainda falta a zona norte do país. Para já estão estudadas as zonas Centro e Lisboa, e Algarve.

Algarve e Lisboa e Vale do Tejo: Despacho_VP_APA_CapacidadePotencialPraias_TO_Algarve

 

Lotação vai depender da maré

A praia da Nazaré, no distrito de Leiria, tem uma capacidade potencial de ocupação até 17.100 utentes, durante a época balnear, e outras seis são assinaladas com “eventuais problemas de lotação”.

No âmbito da pandemia da covid-19, o Governo determinou que a época balnear só começa, este ano, em 06 de junho, cabendo à APA o apuramento da capacidade das praias.

Relativamente à região Tejo/Oeste, depois da praia da Nazaré segue-se, com maior lotação, a praia da Fonte da Telha (I, II e III), no concelho de Almada, com uma capacidade de 14.500 utentes, e a praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, com 12.100.

No Sotavento algarvio, as duas praias com maior lotação são a de Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António, e a de Faro, com uma capacidade de 12.600 banhistas cada uma.

No Barlavento, a praia da Rocha Baixinha (Nascente), no concelho de Albufeira, tem uma capacidade potencial de ocupação de 3.400 pessoas, a mais elevada da zona.

Praia andes da Covid-19

As praias que vão ser “problemáticas”

Nas listagens hoje divulgadas, a Agência Portuguesa do Ambiente indica “potenciais problemas de lotação” nas praias de Quarteira (concelho de Loulé), de Faro (Faro), de Monte Gordo (Vila Real de Santo António), de Armação de (Silves), de Armação de Pêra/Pescadores (Silves) e da Rocha (Portimão).

Em 63 praias, a APA assinala que a capacidade potencial de ocupação pode subir, “considerando a variação da maré”. É o caso, por exemplo, da praia de São João da Caparica, em Almada, cuja lotação poderá passar de 9.700 para 12.200.

“Em contexto covid importa garantir a distância de segurança, o que pode implicar a redução da capacidade de ocupação do areal em determinadas praias. Contudo, em algumas praias, em particular nas de grande dimensão, os valores agora obtidos podem ser superiores à capacidade de carga definida nos” Planos de Ordenamento da Orla Costeira/Programas da Orla Costeira, tendo “em conta que, nas atuais condições, os utilizadores estão mais disponíveis para ocuparem uma área de areal que ultrapassa os limites das áreas de conforto”, consideradas naqueles documentos, explica a APA.

As praias no Norte e no Alentejo ainda não estão listadas com a respectiva lotação, mas deverão sê-lo nos próximos dias. Seja como for, já temos uma ideia do que estará previsto para a praia para onde costumamos (ou não) ir.


gastronomia-billboard


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

 

 

Um comentário em “LISTA DAS PRAIAS | Veja a lotação máxima da sua praia este Verão

  1. Avatar
    Pedro Correia Reply

    Boa noite, Tenho uma dúvida!
    Mas existe ou vai existir alguma aplicação que indique a taxa de ocupação das praias, tanto em baixa-mar como em praia-mar? Ou a app praia vai ter essa actualização?

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *