#4 – Não consigo trabalhar ou estudar a partir de casa, porque a velocidade da Internet é muito lenta e tem quebras, o que devo fazer?
A utilização dos serviços de comunicações eletrónicas aumentou significativamente no estado de emergência, em particular com a necessidade de assegurar o trabalho e a escola à distância. Os nossos filhos estão a ter aulas por videoconferência.
O Governo também adotou medidas excecionais e temporárias tendo em vista assegurar a prestação ininterrupta de serviços de comunicações eletrónicas críticos à população em geral e, em especial, a continuidade da prestação destes serviços a clientes prioritários como, por exemplo, as entidades prestadoras de cuidados de saúde, as forças e serviços de segurança e administração interna.
Neste contexto, a experiência de todos os utilizadores está a ser afetada e a qualidade e disponibilidade de serviço nas condições que existiam no período anterior ao estado de emergência poderá não ser assegurada pelos operadores. Em todo o caso, é importante que saiba que os operadores apenas poderão aplicar as medidas de condicionamento do tráfego estritamente necessárias para assegurar o acesso dos serviços críticos e a integridade e segurança das redes.
Estas medidas devem ser publicadas pelos operadores e comunicadas previamente ao Governo e à ANACOM para que possa haver controlo, o que, até agora, não foi feito pelos operadores. Se não consegue assegurar o trabalho ou a aprendizagem à distância, contacte o seu operador para lhe reportar a situação e obter conselhos sobre como otimizar a utilização de serviços neste período.
Se o seu acesso à Internet foi condicionado pelo operador, informe a ANACOM através da linha gratuita 800 206 665.
Utilize a aplicação de medição da velocidade da Internet da ANACOM – o NET.mede.
Não se esqueça de que pode e deve reclamar se a velocidade que contratou não está a ser disponibilizada. Faça a reclamação no Livro de Reclamações Eletrónico ou num Centro de Arbitragem.
Estas Perguntas & Respostas baseiam-se no Guia prático que a ANACOM acaba de publicar para responder às principais dúvidas dos consumidores de comunicações, no atual quadro excecional decorrente da pandemia de COVID-19. O objetivo é ajudar os utilizadores a conhecer os seus direitos na atual conjuntura.
Uma dica velhinha, simples e barata. Ligue o seu computador por cabo de rede ao router da sua operadora em vez de estar a usar wireless (wi-fi), principalmente se estiver numa zona em que “apanha” muitas redes para além da sua rede (prédios/cidades).
Obrigado. Faço isso para as videoconferências. Resulta, sim. Fica sem cortes.
Tudo contos e mitos, não há qualquer constrangimento no acesso às redes em Portugal, seja ADSL, Cabo, Fibra ou 4G.
A única empresa que sofre diariamente com o tráfego é a NOS em especial durante a noite, pois na sua rede Cabo(sim 90% dos clientes fibra não tem fibra mas pagam por ela) há zonas em que estão ligados o triplo dos clientes suportados, e dado que a rede é partilhada (1 cabo para um prédio de 20 apartamentos) é necessário executar o Traffic shaping, que consiste em baixar todos os clientes para 3mb/s para a rede não ir abaixo.
Isto existe desde 2000 e nunca vai melhorar enquanto os clientes não foram migrados para fibra, coisa que nunca irá acontecer.
Em relação ao artigo em causa neste site, acho que não devem entrar na moda do clickbaite só para receber os trocos da publicidade e dados pessoais recolhidos quando se visita.
seria bom funcionar…….
Posso rescindir se a internet estiver lenta?
E a resposta a esta pergunta, onde está?