COVID-19: Governo quer testar todos os funcionários das creches antes da reabertura




29 mil funcionários das creches testados até 18 de Maio

O Governo acaba de anunciar, num comunicado à comunicação social, que arranca amanhã, dia 2 de Maio, um programa de testes de diagnóstico ao vírus SARS-CoV-2 em creches.

Vão estar envolvidos vários ministérios e laboratórios certificados em todo o país.

Com este programa, de caráter nacional, pretende-se testar os cerca de 29 mil trabalhadores das mais de 2 mil creches do país antes da abertura das mesmas, marcada para segunda-feira, dia 18 de maio.

Ainda falta conhecer os detalhes, mas se trabalha numa creche ou se tem filhos ou netos numa creche acho que é uma notícia que pode dar algum conforto (dentro do possível) pelo menos na reabertura.

O facto de a doença ter 14 dias de incubação permite pelo menos fazer um rastreio básico a quem trabalha nas creches e permitir retirar algumas pessoas eventualmente contaminadas do circuito.

Claro que para funcionar, as pessoas que dessem negativo teriam de ficar nos próximos 14 dias completamente isoladas de tudo e todos para garantir que estariam livres da Covid-19 no dia 18 de Maio.

É portanto, na minha opinião, uma medida que tem por objetivo criar confiança “psicológica” nos pais e funcionários. A reabertura tem de começar por algum lado.

Vão estar envolvidas também as autoridades de saúde locais, os Centros Distritais da Segurança Social e as autarquias.

Assim que souber como vai funcionar este rastreio, direi. Fico a aguardar se terão o mesmo cuidado com o regresso às aulas presenciais dos mais velhos e dos restaurantes por exemplo. E os custos. Suponho que estes testes para os funcionários das creches sejam gratuitos para os que os tiverem de os fazer.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *