A partir de segunda-feira, podem medir-lhe a temperatura no trabalho

Escrito por Pedro Andersson

01.05.20

}
4 min de leitura

Publicidade

O seu patrão pode pedir-lhe a temperatura

Havia dúvidas por parte da Proteção de Dados Pessoais, mas a lei que foi publicada hoje em Diário da República tornou a autorização clara. Pode sim.

O seu patrão, a partir de segunda-feira pode “obrigá-lo” a deixar que meçam a sua temperatura corporal para verificar se tem um dos sintomas da Covid-19. E caso tenha febre, pode ser impedido de entrar nas instalações.

A única condição é que não pode ser registada a sua temperatura. A medição é feita no momento da entrada nas instalações e mais nada. E serve só para garantir que naquele momento não tem esse sintoma. É uma questão de prevenção.

Poderá ser polémico para alguns. Eu, pela minha parte, não vejo nenhum problema em que meçam a minha temperatura. Acho que é uma medida de proteção para mim (caso não me tenha apercebido) e para os meus colegas. Mas gosto de ouvir outras opiniões.

Seja como for, está salvaguardado na Lei. Pode dizer até que não autoriza que meçam a sua temperatura, mas também poderá ser impedido de entrar nas instalações da empresa e ter uma falta injustificada. Avalie.

No meu caso, uma das indicações que me foi dada pela minha empresa é medir sempre a temperatura antes de sair de casa e se for superior a 37,5º devo ficar em casa e nem sequer devo tentar ir trabalhar. Concordo absolutamente com estes cuidados.

O Decreto-lei 20/2020

Artigo 13.º-C

Controlo de temperatura corporal

1 – No atual contexto da doença COVID-19, e exclusivamente por motivos de proteção da saúde do próprio e de terceiros, podem ser realizadas medições de temperatura corporal a trabalhadores para efeitos de acesso e permanência no local de trabalho.

2 – O disposto no número anterior não prejudica o direito à proteção individual de dados, sendo expressamente proibido o registo da temperatura corporal associado à identidade da pessoa, salvo com expressa autorização da mesma.

3 – Caso haja medições de temperatura superiores à normal temperatura corporal, pode ser impedido o acesso dessa pessoa ao local de trabalho.

Pode ler aqui a versão integral do Decreto-Lei 20-2020 (Várias medidas alteradas para combater a Covid-19, incluindo a medição da temperatura dos funcionários)

Leia o Decreto-Lei completo. Tem mais informações sobre os transportes públicos, o livro de Reclamações e muitas outras leis que foram acrescentadas e/ou mudadas.

A nossa vida vai mudar muito nos próximos dias e semanas. Só para terem uma ideia é assim que eu vou trabalhar. Não estou muito bonito não.

Como sabem a rubrica Contas-poupança está suspensa porque temos a redação da SIC dividida em dois grupos (parece-me uma boa estratégia). Estamos a trabalhar em “espelho”. Se alguém ficar infetado, é substituído pelo outro grupo. Portanto, tenho estado a coordenar os noticiários da manhã na SIC Notícias semana sim, semana não. A régie, em televisão, é uma sala pequena com cerca de 10 pessoas. Temos de estar todos assim para nos protegermos uns aos outros. É fácil? Não. É terrível. Mas temos de nos habituar.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Worldcoin | Recolha de fotos da íris suspensa por 90 dias pela Comissão de Proteção de Dados

Comissão de Proteção de Dados suspende recolha de dados da íris pela Worldcoin A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) decidiu suspender, por 90 dias, a recolha de dados biométricos da íris e rosto realizada pela Worldcoin Foundation, para salvaguardar o...

PODCAST | #225 – Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

Esta pergunta é um "clássico". Dois milhões de portugueses têm PPR (Plano Poupança Reforma) mas são poucos que sabem - mesmo - porque os têm e para que servem. Quando fazemos um PPR como investimento - para fazer crescer o nosso dinheiro - a grande dúvida é: como é...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Alfredo Almeida

    Então a partir de agora se tiver um bocadinho pequenino de febre fico em casa! Ligo para a empresa a comunicar e já está! Acho que uma vez mais vai originar mais problemas que o próprio Covid. É o grande problema deste vírus( ou nosso), cada vez que se faz alguma coisa para o tentar combater, aparecem muitos mais problemas e muito mais graves que o próprio. Desta maneira vai ser muito complicado.

    Responder
  2. Nuno

    Se isto for verdade, é mais uma vergonha para o estado democrático. Quem não se importa são os patrões. Eu não sou engenheiro mas também sei assinar projectos. Eu sei tirar a febre mas não posso atestar terceiros se estão aptos ou não para o serviço. Um dia será obrigatório tirar a febre no ânus!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.