Conhece todos os apoios da Segurança Social?
Chat quê?
Chatbot. É uma conversa com um computador da Segurança Social que vai respondendo às suas perguntas de forma automática. Basta ir clicando nas várias opções até chegar à resposta que lhe interessa sem grande margem para dúvidas.
Também tem todos os outros contactos alternativos disponíveis da Segurança Social. É só escolher através do mesmo chatbot.
O assistente virtual está disponível desde terça-feira (dia 21 de Abril) e é uma forma alternativa de apoiar os portugueses durante a pandemia de COVID-19, tanto no que diz respeito às medidas de apoio excecionais, como também aos canais não presenciais da Segurança Social. Funciona bem caso não consiga que lhe atendam o telefone e se se ajeitar com as novas tecnologias.
Como funciona?
Basta ir à página da Segurança Social na internet, no computador, no tablet ou no telemóvel e em cima (no PC) ou em baixo (no telemóvel) tem o símbolo do Chatbot. Basta clicar e começa uma “conversa” com um “robô” que sabe tudo sobre os apoios a que tem direito, e logo com os links para os formulários que precisa preencher e tudo.
Experimentei e acho que funciona relativamente bem. Se ainda não percebeu alguma coisa sobre os apoios a que pode ter direito, teste por si. Pode haver apoios que pode pedir e que ainda não percebeu como funcionam.
“Olá! Eu sou um assistente virtual. Como posso ajudar?”
A partir desta pergunta tem de optar se quer fazer perguntas sobre os apoios relacionados com a Covid-19 ou para situações “normais”. Clique na opção pretendida, e depois siga os passos. É muito intuitivo.
Pergunte sobre tudo
Aplica-se a empresas, trabalhadores independentes e de serviço doméstico, medidas de proteção social por isolamento e doença, assistência a filhos e netos, contribuições à segurança social e medidas de apoio ao emprego.
Esta aplicação vai ser de ajuda muitas vezes (espero que não) no futuro próximo. Mesmo que não a use, é importante saber que ela existe e que está ao alcance da sua mão onde quer que esteja.
Bom dia. sei que a questão que vou colocar pode não ter relação com o chatbot, mas, estou com duvidas e agradecia se ma poder esclarecer.
A questão é esta: Eu tinha marcação para consulta para fazer o pedido do atestado multiusos. A consulta foi desmarcada devido ao problema covid-19. Eu faço 55 anos em Agosto, data limite para o pedido do atestado multiusos. Como faço para resolver esta situação? Será que me pode ajudar?
Agradeço a sua atenção.
Palmira Oliveira
Olá. O que conta são os relatórios da doença. A lei mudou no ano passado.