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NOS dá 30% de desconto a clientes com fragilidade especial

Escrito por Pedro Andersson

20.04.20

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4 min de leitura

Descontos especiais na NOS

Há alguns meses, numa das reportagens mais vistas de sempre do Contas-poupança, no Jornal da Noite na SIC, mostrei que a MEO e a Vodafone ofereciam descontos de 30% a 50%  em vários produtos e serviços a pessoas que tinham Atestado de Incapacidade Multiuso com 60% ou mais. Pode ver ou rever a reportagem AQUI. (Entretanto, algumas empresas mudaram as condições mencionadas na reportagem).
Nessas semanas houve uma verdadeira corrida às lojas dessas duas operadoras. Milhares de pessoas conseguiram esses descontos que não sabiam que existiam.
Na altura da reportagem, a NOS e a NOWO não ofereciam qualquer espécie de desconto para essas pessoas mais fragilizadas.
Acabei de saber hoje que a NOS está a oferecer TAMBÉM um desconto de 30% na fatura a quem está em 3 situações de fragilidade:
  • Atestado de incapacidade igual ou superior a 60%
  • Subsídio social de desemprego
  • Insolvência
Qualquer uma destas 3 situações têm de ser comprovadas com suporte documental.
Só depois de enviar os documentos é os serviços de atendimento lhe fazem a proposta de desconto.
Em alternativa a NOS permite a cessação antecipada do contrato sem custos associados.
Recordo-lhe que, nesta altura de Estado de Emergência por causa da Covid-19, pode rescindir qualquer contrato sem qualquer penalização, se foi atingido pela crise e perdeu rendimentos. Está previsto na Lei.

Na altura da reportagem, a Vodafone oferecia  a quem tinha o Atestado Multiuso com pelo menos 60% de incapacidade, 50% de desconto nos tarifários de telemóvel e na TV NET VOZ ofereciam a box. Entretanto atualizaram esses apoios e passaram a dar, em vez disso, um desconto de 25% sobre o tarifário em comercialização no momento. Confirme quais são as ofertas que estão a fazer neste momento.

Ora, isto quer dizer que tem primeiro de fazer contas ao que tem (mesmo que seja na concorrência). Em situações muito específicas pode não compensar. Chegaram-me relatos de pessoas que foram às lojas e que verificaram que têm contratos muito antigos (e bons) em que mesmo com este desconto de 25% ficam a pagar menos se não fizerem nada. Mas acredito que na maior parte dos casos compensa.

Em princípio, na Vodafone, o desconto da box não acumula com o desconto de 25%. Confirme.

A MEO estava a oferecer 30% de desconto em qualquer tarifário.

Mas entretanto passaram vários meses e as condições podem ter-se alterado.

Os apoios estão sempre a mudar

Se porventura ler este artigo daqui a alguns meses ou anos, é preciso que entenda desde já que os descontos de que estamos a falar são totalmente voluntários por parte destas empresas. As outras empresas podem, de repente, decidir que não querem ficar atrás e que também querem apoiar pessoas com incapacidade e passar a oferecer descontos, ou as que estão a dar agora mudar as condições ou mesmo terminar com eles. Nada na lei as obriga a dar estes benefícios. É agradecer e aproveitar enquanto existirem porque qualquer apoio é bom quando estamos numa situação fragilizada e com muitas despesas de saúde.

E ainda bem que há empresas que consideram que a responsabilidade social pode ser uma boa atitude. Há famílias para quem este descontos podem ajudar a ter mais dinheiro para gastar em farmácia ou terapias ou outra coisa qualquer.



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11 Comentários

  1. Ana Cristina Brizida

    Com a MEO a mãe paga 21€.
    Como a NOS não tinha nenhuma benesse e com alguns clientes a fugir para a concorrência…
    Isto é o que se chama “o mercado a funcionar”

    Responder
  2. Fara

    Já agora, chegou a saber se há alguém que comercialize Internet, só Internet ?, e a que preço, sem ter de levar com um pacote de 150 canais por 30€, pretendendo apenas Internet.

    Responder
  3. Ana Moreira

    Bom dia,
    Esses descontos, tem alterações ao contrato de fidelização.. Fica um novo contrato de 24 meses, a partir da data que é cedido o contrato. Não aceitei o desconto.

    Responder
  4. Maria Isabel Sousa soares

    Tenho um pronto a comer serviços da nos em casa também nos posso aderir ao desconto

    Responder
  5. Florbela Salgueiro

    Boa tarde, tenho um contrato com a NOWO que acaba este mês ( Abril) e não pretendo continuar com esta peradora, mas devido a esta situação não posso mudar. A NOWO já me informou que iria pagar o valor mais alto no próximo mês e seguintes. Pergunto: É legal esta situação neste período de exceção que estamos a viver? Obrigado

    Responder
  6. Paulo

    Boa tarde
    Falei com a NOS, sobre este assunto, tinha que mudar o contrato para um com menos Internet nos telemóveis, sem hotspot, etc., ficando a pagar menos 3 € por mês.
    Conclusão, isto é para “inglês” ver, são estas as empresas que temos infelizmente, não querem ajudar seja quem for, querem sim ficar bem vistos nos meios de comunicação simplesmente.
    Vou ter de ver a concorrência para alterar este contrato com certeza.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ora é isso mesmo! É o consumidor que tem a última palavra.

      Responder
  7. tania

    Também tenho interesse em saber, se existe apenas o serviço de internet a um preço justo.

    Responder
  8. Sérgio Lopes

    Só uma informação recente.
    Encontro-me a renegociar o meu contrato.

    A Meo oferece 30% de desconto, a quem tem uma incapacidade superior a 60%. Mas o cliente tem agora de escolher entre esta oferta e as promoções da empresa. As duas coisas deixaram de ser acumuláveis.

    A Vodafone oferece 25%, mas já li relatos que o atestado de incapacidade não pode ter data de termo. Portanto, atenção aos detalhes

    Dado curioso, nos pacotes de Tv, Net e Telefone, os preços das três operadores são praticamente iguais…talvez tivesse aqui um belo tema de reportagem….perguntar à ANACOM porque não actua ?

    Responder
  9. Ligia Mendonça

    Quanto a Vodafone, tenho a lamentar o facto de após ter tido conhecimento de que a mesma operadora dava 25€ de desconto no tarifário do tlm, dirigi-me a uma loja ( Parque Nascente-Porto) com a documentação necessário e da qual a assistente tirou fotocópia, e fiz um tarifário mais adequado.
    Passado uns dias, recebo um telefonema e posteriormente por email, solicitando-me cópia de documento comprovativo do fim da insolvência, que à muitos anos atrás havia terminado. Face isto, disse que como era uma coisa de à anos atrás, deitei tudo fora e não sabia indicar tão pouco o nº do processo que também me era pedido. Contudo poderia prová-lo com o mapa do Banco de Portugal, o qual não serviu para o efeito e me foi negado o benefício dos 25% , tendo eu direito pois a minha incapacidade é de 73% e, voltando ao antigo tarifário.
    Disse que iria dar conhecimento à Procuradora Geral da República, mas entretanto, decidi nestes próximos dias dirigir-me à loja da minha área e tentar de novo e/ou fazer reclamação por escrito.

    Responder
  10. Jorge

    A “oferta” da NOS traz água no bico. Em primeiro lugar não aceitam como evidência de situação de desemprego a declaração que se obtém automaticamente a partir do site da segurança social directa; tem de ser, nas palavras do sr. nuno loureiro da NOS, uma declaração assinada pela directora da segurança social!! Ou seja, deve-se pedir junto da segurança social um documento especifico e referir que esse documento esteja assinado pela directora da segurança social. E a “oferta” só entra em vigor a partir do momento em que essa declaração seja entregue na NOS!! Magnífico. Além disso, e de acordo com o sr. nuno loureiro, da NOS, não se trata de nenhum desconto mas sim na atribuição de um pacote especifico, mais generoso, e que efectivamente fica mais barato quando comparado com aquele que se esteja a usufruir. Não é permitido que o cliente mantenha o pacote, é “obrigado” a aderir a este novo pacote. O mais curioso é que, quando a situação de desemprego terminar, esse pacote permanece válido e o preço é actualizado em conformidade, obviamente para um valor superior aquele que estava a pagar antes de ter ficado desempregado pois não é permitido ao cliente regressar ao pacote que tinha anteriormente. Digamos que a NOS encarrega-se de nos lembrar que faz todo o sentido o velho ditado “quando a esmola é muita o pobre desconfia”!…

    Responder

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