URGENTE – Já pode pedir a suspensão do crédito pessoal, do carro ou da segunda habitação

Escrito por Pedro Andersson

17.04.20

}
4 min de leitura

Publicidade

Aprovada moratória para crédito pessoal, do carro ou da segunda habitação

Esta informação é especificamente para clientes destes bancos:

  • Banco BPI
  • Banco Comercial Português
  • BIG
  • Banco Montepio
  • Banco Santander Totta
  • Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo
  • Caixa Geral de Depósitos
  • Novo Banco

Clientes de outros bancos também podem aderir a este protocolo, embora não façam parte da Associação Portuguesa de Bancos. Terá de lhes perguntar se aderem ou não. Vamos então aos pormenores.

Os bancos dão ajuda além da Lei

Como anunciei neste artigo AQUI, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) decidiu ajudar os clientes que não estão abrangidos pelo Decreto-lei da moratória legal (que é só para habitação própria permanente e de residentes nacionais).

Assim, acabam de aprovar um protocolo interbancário, com condições gerais, transversais e harmonizadas de moratórias de âmbito privado.

Tem aqui os anexos onde estão definidas as condições gerais de duas moratórias privadas, qualquer uma delas destinada a pessoas singulares, residentes ou não residentes em Portugal, sendo uma delas relativa a crédito não hipotecário (pessoal ou automóvel) e, outra, a crédito hipotecário.

Ou seja, quem pertencer aos bancos mencionados acima, basta contactar o banco com as declarações referidas nos anexos do parágrafo anterior e a moratória é aplicada, sem necessidade de negociações, desde que preencha os requisitos (basicamente, não estar com falhas nos pagamentos).

As condições

Basicamente, pode pedir a suspensão durante 6 meses apenas do capital ou do capital e dos juros. Os juros que não pagar são capitalizados ao valor em dívida. O prazo do crédito é prolongado 6 meses. Continua a pagar as comissões e os seguros.

Os termos concretos de processamento e de formalização da aplicação das moratórias serão definidos por cada instituição, assim como os tempos de resposta, que dependerão do volume de pedidos apresentados.

Esta iniciativa é adicional e complementar à moratória legal instituída pelo Decreto-Lei n.º 10-J/2020, de 26 de março e demonstra, diz o comunicado da APB,  o firme compromisso dos bancos em reforçar o apoio e o contributo para mitigar os efeitos da pandemia COVID-19 sobre as famílias.

Portanto, agora já tem toda a informação que precisa para avançar ou não com o pedido de moratórias. Se tem bancos diferentes destes contacte-os e fale deste protocolo e peça que adiram a ele também. Lembre-se de que os bancos aceitam ou não o seu pedido. É um “favor” que lhe estão a fazer, mas que tem custos para si. O ideal é não pedir nada, se puder. Se precisa, peça. Não há dúvidas sobre isso.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas de dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Worldcoin | Recolha de fotos da íris suspensa por 90 dias pela Comissão de Proteção de Dados

Comissão de Proteção de Dados suspende recolha de dados da íris pela Worldcoin A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) decidiu suspender, por 90 dias, a recolha de dados biométricos da íris e rosto realizada pela Worldcoin Foundation, para salvaguardar o...

PODCAST | #225 – Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

Esta pergunta é um "clássico". Dois milhões de portugueses têm PPR (Plano Poupança Reforma) mas são poucos que sabem - mesmo - porque os têm e para que servem. Quando fazemos um PPR como investimento - para fazer crescer o nosso dinheiro - a grande dúvida é: como é...

Publicidade

Artigos relacionados

20 Comentários

  1. Nuno Aleixo

    Boa noite! Gostaria de saber se quem tem credito automóvel ou pessoal em financeiras tipo Cofidis ou Cetelem também pode pedir a suspensão das moratórias. Até á data não vi nada que diga respeito a estas instituições financeiras. A Cofidis diz estar a tratar disso, no entanto penso que seja verdade tendo em conta que ainda não se pronunciaram sobre a questão.

    Responder
  2. José

    Sendo a wizink uma entidade integrante desta associação de bancos será que vai aderir? Uma vez que tenho um crédito pessoal com eles.

    Responder
      • José

        Embora no comunicado apenas fale em 8 bancos, e a Associação tem 23 associados…vou tentar entrar em contacto.
        Obrigado

        Responder
  3. Manuel Gonçalves

    Nuno Aleixo , a Cetelem tem igualmente medidas de apoio aos seus clientes. Está na página deles . É só contacta los.

    Responder
  4. Maria Santos

    Isto é tudo uma “treta” desculpem o termo. Então a VW Financial , ainda vem ROUBAR mais cerca de 18€ (dezoito euros) apenas porque houve um engano e cancelaram SEM QUERER o DD. Este Mês, a pessoa recebeu a penalização. Mas, o que é isto? Ao que há para resolver não resolvem… pois a pessoa, ficou com uma incapacidade de OITENTA E TRÊS por cento (83%), já foram informados, pediram documentos que já foram enviados, (MUITO ANTES DA COVID… desde 2019, que se anda para resolver, mas isso não resolvem. VERGONHA!! (Volkswagen Financial Services Portugal), é uma vergonha apenas se consegue falar com o Call Center!!

    Responder
  5. Sara Cristina

    Já fiz o pedido da moratória para o meu crédito automóvel perante o banco montepio no dia 9/4/2020 ainda não obtive resposta. Ontem recebi email do banco onde caia a prestação do débito directo a informar que tinham ido a conta levantar a prestação. Não foi feito o pagamento por falta de dinheiro como é lógico. Pretendo saber se a data que conta é a em que damos entrada nos serviços do pedido ou quando obtivermos resposta ao pedido?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Contacte o banco com urgência amanhã. Evite problemas.

      Responder
  6. José Carlos

    Boa tarde Sr. Pedro Anderson eu e minha esposa somos inválidos recebemos uma fortuna por mês de 300€ cada um, liguei para o BCP para informar se nós tínhamos direito a pedir a suspensão de 6 meses onde me informaram que não tínhamos perdas de rendimentos, gostava de saber se é isto possível, obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Se não perdeu rendimentos está correto, sim.

      Responder
  7. Vitor Domingos da Silva Brandão

    Boa tarde Pedro Anderson.
    Primeiro, obrigado pelo contas poupança, uma ajuda preciosa nos dias de hoje, ontem, e amanhã.
    Estive em incumprimento no banco de Portugal. Regularizei tudo a 6 de abril, quando recebi os meus salários em atraso desde dezembro.
    Tendo tudo já pago, disseram me no banco que não poderia ter acesso à moratória. Será que no fim deste mês sairei da lista de incumprimento e poderei pedir a moratória?
    Desde 6 de Março que a minha instituição suspendeu a atividade.
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Só saberá no final do mês. Lamento. Não consegue um declaração do credor para enviar ao seu banco?

      Responder
      • Vítor Domingos da Silva Brandão

        Declaração de como os salários estiveram em atraso? Caso seja consigo.
        Obrigado

        Responder
  8. Vítor Domingos da Silva Brandão

    Declaração de como os salários estiveram em atraso? Caso seja consigo.
    Obrigado

    Responder
  9. José Carlos

    Sr. PEDRO ANDERSSON esclareça-me por favor as moratórias são bancarias ou estado?

    Cumprimentos
    José Carlos

    Responder
      • José Carlos

        Bom dia Sr. Pedro o meu crédito é com o banco.

        Responder
  10. carla correia

    boa tarde aderi à moratória do banco posso alterar para a do estado,do qual retiraram os juros dos 3meses de uma só vezes o que acho inadmissível pq no mesmo dia retiraram 300e sem saber se precisaria ou ñ..sabia que ia pagar juros e dos quais me informei mas retirarem de uma só vez ñ é correcto. ponderei tirar a moratória visto que só de juros são imensos..sob crédito habitação e pessoal. Daí gostaria de saber se poderei aderir à moratória do estado. Obrigado bem aja pelas boas informações

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. CRÉDITO À HABITAÇÃO | Governo prolonga moratórias legais mais 6 meses | avengers - […] prazo será obrigatório para os bancos. Não se trata de uma negociação. Isso não acontece com as moratórias negociadas…
  2. ADIAR OS CRÉDITOS | Bancos também adiam as moratórias privadas para 1 ano - […] Recordo que em Abril, os bancos membros da direção da Associação Portuguesa de Bancos – CGD, BCP, Santander Totta,…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.