PDF dos Horários da escola na televisão (a preto e branco para poupar nos tinteiros)

Escrito por Pedro Andersson

10.04.20

}
4 min de leitura

Publicidade

#EstudoEmCasa – A Escola na Televisão

A partir de segunda-feira, dia 20 de abril (faltam 10 dias), arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até ao final do ano letivo, de segunda a sexta-feira. É a “nova” telescola, para quem se lembra dela. Eu lembro. Tive aulas de algumas disciplinas ainda pela televisão, na escola da minha aldeia no sopé da Serra da Estrela (Paúl).

Tem aqui os PDF com o horário das aulas, para saber a quais o seu filho ou filhos deverão assistir, mas desta vez a preto e branco e outra versão a cores, mas com o fundo branco.

É que a versão original enviada pelo Ministério da Educação (que tem em pdf no fim deste artigo para descarregar, tem o fundo azul escuro. Se imprimisse estes horários originais ia gastar uma fortuna em tinteiros de cores ou preto). Ninguém se lembra destes pormenores? Foi logo a primeira coisa que pensei assim que abri o pdf. Imprimi dois só para perceberem do que estou a falar. Versão cor e versão preto e branco.

Portanto, pedi a um amigo meu que é designer gráfico que pegasse no original e os transformasse em versões “printáveis” economicamente falando.

Tem aqui o resultado. Enviei para o Ministério da Educação para o caso de eles os quererem usar também :).

CLIQUE NESTE TEXTO PARA FAZER O DOWNLOAD EstudoEmCasa_GrelhaSemanal_a preto e branco

CLIQUE NESTE TEXTO PARA FAZER O DOWNLOAD EstudoEmCasa_GrelhaSemanal_COR com fundo branco

(esta é uma reptição do artigo que publiquei na tarde de sexta-feira)

Para alunos do ensino básico

Durante o 3.º período letivo, a RTP Memória cede emissão a conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores, para alunos do ensino nbásico.

#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha das 09h às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos.

Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos (ver grelha/programação em anexo).

Tudo na RTP Memória

Com a emissão do #EstudoEmCasa, através do sinal da RTP Memória, é alcançada a generalidade dos alunos, atendendo a que o canal emite na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, ficando ainda disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação (DGE), com todas as emissões e respetivos conteúdos disponíveis.

Assim, nos primeiros dias do 3.º período letivo, professores e alunos terão oportunidade de ficar a conhecer em detalhe o que irá comportar “a escola na televisão”, considerando o material a seguir para as escolas.

O #EstudoEmCasa vai, deste modo, transmitir nos seguintes canais:

  • TDT – posição 7
  • MEO – posição 100
  • NOS – posição 19 (ou18?)
  • Vodafone – posição 17
  • Nowo – posição 13

Aulas também na Internet e numa app

Os conteúdos também estarão disponíveis aqui: https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados)

Será ainda disponibilizada uma App com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa.

Paralelamente, a RTP 2 transmite conteúdos, pensando nas crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).

O nome #EstudoEmCasa surge do repto lançado pelo Ministério da Educação aos alunos, para assinalar o Dia do Estudante (24 de março), numa altura em que toda a comunidade educativa teve de celebrar a data de forma diferente, por conta da situação epidemiológica que o país atravessa. Uma situação, imprevisível e de emergência, que se mantém e que leva a queo 3.º período letivo se mantenha de forma não-presencial.

Tem aqui o horário para guardar ou imprimir. Este papel/pdf será uma companhia diária de centenas de milhares de famílias.

EstudoEmCasa_GrelhaSemanal (clique AQUI para descarregar)



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (15 a 21 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. José Luz

    Obrigado. Foi bestial conseguir uma versão “imprimível” do horário.

    Um abraço.
    José Luz

    Responder
  2. Ana Gonçalves

    Bom dia…impecável…andei ás voltas com a impressora por causa disso…será que ninguém se lembrou da poupança dos tinteiros no Ministério de Educação???Obrigado…uma mãe satisfeita!!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Já me disseram no ministério que os próximos serão imprimíveis 🙂

      Responder
  3. Vitor Madeira

    Como “forreta profissional” que sou, tenho uma impressora daquelas “tudo em um” mas onde o tinteiro de cores está permanentemente vazio.

    Apenas imprimo a preto e recuso-me a jogar o jogo que o fabricante pretende que eu jogue.

    A preto e branco faz-se tudo nesta vida do ponto de vista burocrático pelo que assim, também eu estou muito agradecido por esta preciosa partilha.

    Obrigado.

    Responder
    • Rui Oliveira

      Bom dia Sr. Pedro, o assunto que me traz por aqui tem tido pouca divulgação nos meios de comunicação, isto é, tenho a minha esposa em casa a acompanhar os miúdos que são 4, porque as escolas se encontram encerradas, eu neste momento já me encontro a trabalhar.

      Acabei de ligar com o número da Seg. Social, para saber como a minha esposa justifica os dias na entidade patronal e não gostei muito da resposta, “ainda não sabemos, ainda não temos informações, vá acompanhando o site da Segurança Social, para saber se sai alguma informação “.
      Isto já deveria estar definido desde a conferência de imprensa que o 1° ministro deu no passado dia 9 de Abril em que ele nada disse também, desde esse dia que procuro como devem ser justificados os dias e não consegui encontrar nada, a imprensa também nada tem dito, nem explorado o assunto.

      O que é certo é que hoje 16 de Abril muitos pais estão em casa com os filhos e ainda não sabem como justificar os dias junto da entidade patronal.

      Qualquer dúvida disponha.

      Cumprimentos.

      Rui Oliveira

      Responder
  4. pedro

    Obrigado!

    Responder
    • Sandra Ferreira

      Boa tarde, estou com alguma dificuldade em perceber o decreto de lei 14D 2020 de 1 de abril, é aplicado apenas aos funcionários publicos ou tambem privados?cumprimentos

      Responder
  5. Alexandre Campos

    Sou aderente do serviço Instant Ink da HP e pago o mesmo imprimindo a cores ou a preto e branco e ainda poupo em relação aos tinteiros “tradicionais”. Nem preciso de ir às lojas, os tinteiros chegam a casa. Pago 3€ mês e imprimo 50 páginas ou acumulo para o mês seguinte. Se quiser desisto a qualquer altura, não é como os pacotes de telemóvel.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Certo. Pode ser uma boa opção. Estou a planear fazer essa reportagem sobre os tinteiros.

      Responder
  6. Conceição Carreiro

    Obrigada pela opção. Foi ótimo conseguir esta versão bem mais económica…

    Responder
  7. Julieta
  8. AR

    Obrigado por uma versao PDF em condicoes. Nos jornais online só tem imagens que quando se aumenta nao sao tao legiveis.

    Responder
  9. Luis Figueiredo

    Obrigado, por estes horarios.
    Será que consegue fazer o mesmo com o horário da RTP Madeira – Estudar com autonomia.
    A RTP Madeira transmite conteúdos também para o Ensino Secundário.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.