COVID 19: Cuidado com as fraudes, burlas e falsos peditórios




Covid-19: OMS alerta para fraudes em plena pandemia

Avisem por favor todos os vossos familiares (sobretudo os mais idosos) para NÃO darem dinheiro a ninguém que não conheçam. De certeza que haverá na sua própria rua ou bairro pessoas que vão precisar de ajuda e de apoio. Se todos ajudarmos quem sabemos que realmente precisa e que está perto de nós, a ajuda vai chegar a todos. Partilhem o que têm a mais com quem vai passar necessidades.

Facilite em vez de complicar

Chegue a acordo com o seu senhorio e com o seu inquilino. Converse calmamente com o seu banco e seguradora. Tente criar planos de pagamento realistas. Mas por favor não dê dinheiro de bandeja a ladrões, burlões e criminosos.

Vai começar a receber mensagens partilhadas da organização que precisa de dinheiro para isto e para aquilo, para a Francisca e para o António. Dê – sim, por favor, dê – mas só se tiver a certeza absoluta de que está a dar às pessoas certas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que grupos de criminosos estão a apresentar-se como funcionários da OMS para extraírem informações e dinheiro às pessoas no decurso da atual pandemia da Covid-19.

Os autores destas práticas estão a efetuar “múltiplas abordagens”, incluindo telefonemas, envio de emails ou através das redes sociais.

A agência de saúde da ONU disse estar a promover medidas para evitar estas práticas e alertar as autoridades locais. Disponibilizou ainda uma página na internet para ajudar as pessoas evitarem situações de fraude durante a atual pandemia.

A OMS recordou ainda que os seus emails oficiais provêm do domínio “who.int”.

Tenha muito cuidado nos próximos dias. Alerte os seus para não abrir a porta a nenhum estranho, mesmo que diga que vem para fazer testes de saúde ou em nome de uma empresa de telecomunicações ou outra para fazer descontos. Será em muitos casos burla ou uma tentativa de roubo violento.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

3 comentários em “COVID 19: Cuidado com as fraudes, burlas e falsos peditórios

  1. Avatar
    clara pinheiro Reply

    clara ainda não noticias relativas ao outros bancos ? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *