BPI oferece carência de capital famílias e empresas
O BPI anunciou hoje, no quadro da crise do COVID-19, que está disponível para baixar as prestações do crédito à habitação, pessoal e automóvel. Está informação, que transcrevo a seguir, é do próprio banco BPI. É o segundo banco a fazer isto, depois da Caixa Geral de Depósitos ter anunciado o mesmo. Tem esse artigo AQUI. Mais bancos se seguirão, tenho a certeza. Caso contrário os bancos vão ficar novamente com centenas de casas nas mãos por falta de pagamento.
BPI – Moratória de Crédito Habitação, Pessoal e Automóvel
O BPI está igualmente disponível para conceder uma moratória de crédito para os particulares condicionada às orientações das autoridades de supervisão e em articulação com as medidas que possam vir a ser estabelecidas pela União Europeia e pelo Estado Português. A moratória (nota minha: adiamento da amortização de capital) envolve o crédito à habitação e o crédito pessoal, incluindo o financiamento automóvel.
Verificadas as condições acima enunciadas, esta moratória estará disponível a pedido dos Clientes e consistirá na concessão de uma carência de capital, acompanhada de prorrogação do prazo da operação, até 6 meses, para operações de crédito regulares que se encontrem em período de reembolso, ou iniciem esse período em 2020.
Poderão solicitar esta facilidade os Clientes em situação regular afetados pela crise da pandemia da COVID-19. Esta medida está isenta de comissões de alteração ou prorrogação e tem subjacente um processo de adesão muito rápido e simples, e em suporte digital.
- Linhas de crédito a particulares
Para permitir uma resposta rápida às necessidades dos Clientes, o BPI vai aumentar os montantes disponíveis de crédito pessoal pré-aprovado. (Nota minha: Cuidado com isto. Não façam créditos para pagar dívidas a menos que seja a última das últimas opções. Está a cavar um buraco financeiro ainda maior).
- Facilidade nas transações básicas a partir de casa
O BPI vai oferecer dois trimestres gratuitos nas novas adesões ao Pacote de Serviços básicos (Conta Valor, Conta Premier, Conta Commerce) que incluem todos os serviços necessários para fazer transações a partir de casa (Conta, Transações digitais e Cartões).
- Clientes que vejam afetados os seus salários pela crise da COVID-19
Aos Clientes que vejam os seus salários afetados pela crise da COVID-19, o BPI vai manter sem qualquer agravamento as condições dos seus pacotes básicos de serviços (Conta Valor) e do seu crédito habitação. No caso do crédito habitação, isto significa que as suas bonificações de spread não serão penalizadas.
- Alargamento dos serviços para os particulares nos canais digitais e estímulo à utilização das zonas automáticas
O BPI está a flexibilizar as formas de adesão dos particulares ao homebanking e alargar os serviços disponíveis nesse canal.
O Banco está também a promover a utilização de zonas automáticas para as operações realizadas nos Balcões. O BPI dispõe de mais de 150 máquinas self-service em todo o país, que permitem aos Clientes realizar, de modo automático, um leque muito vasto de operações correntes, incluindo depósitos em cheque ou numerário, consultas, requisição de cheques e troco de notas por moedas.
Também há medidas de apoio para as empresas. Se é empresário ou comerciantes contacte o seu banco (neste caso, o BPI).
Acredito que todos os bancos acabarão por fazer isto. Aproveitem esta oportunidade. Pode ser a solução. Não é uma resposta perfeita. Mas é um balão de oxigénio para muitas famílias. Peçam. Não é automático (para já).
Boa tarde,
Agradeço a informação.
Só não percebi, por ex, se se pedir 6 meses de carência, se eles vão prolongar o final do crédito em mais 6 meses.
Ou se vai fazer como na Caixa, que o valor dos 6 meses é dividido pelos meses em falta (aumentando depois a mensalidade)
Obrigado
Olá. Terá de lhes perguntar quando fizer o pedido. Mas pelo documento que transcrevi percebi que prolongariam mais 6 meses. Confirme.
Não tenho crédito habitação no BPI.
Como o Pedro só estou a tentar perceber o que os bancos “estão a oferecer”.
Senti assim a oferta do BPI é diferente da daCaixa.
Cumprimentos
Não tenho crédito habitação no BPI.
Como o Pedro só estou a tentar perceber o que os bancos “estão a oferecer”.
Senti assim a oferta do BPI é diferente da daCaixa.
Cumprimentos
Pedro, o que aqui pretendo perceber, e acho que o Pedro também.
É como os Bancos estão a agir.
Pelos vistos de forma dispare.
Num momento em que o governo evita assumir um novo decreto nesta materia.
Vemos os bancos (sob alguma pressão) a tomarem algumas medidas, não são é uniformes.
E têm reflexos diferentes na vida da população.
Por exemplo, ao meu vizinho, falta-lhe 1 ano para acabar o credito na Caixa.
A mensalidade é de 500€ + 4€ de juros
Pedindo a carencia, fica nos proximos 6 meses a pagar 4€ por mês.
Acabando a carência, e quando ele se terá de reerger…. nos respantes 8 meses terá de pagar o valor de 1000€ por mês, em vez de 500€
é um encargo enorme pós carencia.
.
Enquanto, e pelo que me parece, no BPI …faz 6 meses de carencia e depois continuaria a pagar os 500€….com seis pretações acrescidas ao final do seu credito.
.
Acho que esta postura difernte de Banco para Banco, deveria ser motivo de apreciação.
Mas isso sou eu…
Olá. Está a fazer uma avaliação correta. Nesta fase qualquer iniciativa de qualquer banco é voluntária e até pode variar de cliente para cliente. É o mercado a funcionar. Cabe ao cliente arregaçar as mangas e chegar ao banco (pelo telefone) e DIZER O QUE QUER em ver de MAIS UMA VEZ estar a espera que seja o banco a dizer-lhe o que deve fazer. Temos de mudar a nossa mentalidade. Eu é que sei qual é a melhor solução para mim. Não tem de esperar por ninguém. Peço desculpa. Irritei-me com a inércia de alguns. NAO EDPEREM PELAS DECISOES DOS BANCOS E DO GOVERNO. Isto não é para si, ok?
Tenho uma dúvida, caso pedir ao BBPI este adiamento do crédito habitação gostava se saber então que estes seis meses são aumentados aos anos da dívida, tipo os anos que faltam mais os ditos seis meses e tem ou não outras contrapartidas tipos alteração as taxas de juro, e mantém-se todo como está acrescendo mais esses seis meses.
Isto é tudo boas noticia. mas contactado o BPI, ainda não há forma de pedir a moratória e nem tem previsão para tal…. por isso por enquanto não passa de uma promessa. fico a aguardar.
Boa tarde, gostava de saber se tenho que ser eu a pedir o adiamento do pagamento por 6 meses via Telefone, quais os procedimentos ou seja que documentos são necessários para usufruir doa adiamento e quais as consequências .
Olá,
Alguém me sabe dizer se já existe algum formulário especifico para este efeito?
Sou cliente BPI.
Cumprimentos.