POR FAVOR Não vão à Segurança Social, nem às Finanças, nem ao Centro de Saúde

Escrito por Pedro Andersson

16.03.20

}
4 min de leitura

Publicidade

FIQUEM EM CASA!

A mensagem acima é fácil de perceber, certo?

Não é para os outros. É para si! Porque raio é que estão a ir à Segurança Social, às Finanças, às Lojas do Cidadão, aos Centros de Saúde (sem necessidade), aos bancos e aos Centros Comerciais? Lá porque pensa que está bem, não quer dizer que esteja. E mesmo que não fique infetado pode estar a partilhar o vírus. PARE!

Não vá, telefone, mande um e-mail, use os canais digitais. Ajude os seus pais ou avós a tratarem das coisas pela internet.

Recebi este apelo por parte de pessoas que trabalham na Segurança Social.

Esta informação está na página da Segurança Social, mas parece que não estão a ligar. Eu percebo a aflição de quem quer saber que apoios vai ter, mas tenham calma. Tudo se irá resolver. Não piorem a situação do país. Um problema de cada vez.

Precisa da Segurança Social? Envie um e-mail ou telefone

CONTACTOS PRESENCIAIS

A infeção pelo COVID-19 coloca-nos a todos novos desafios. Para garantir o atendimento mais seguro e a prestação atempada de serviços ao público, a Segurança Social pede a todos os cidadãos que usem meios não-presenciais nos seus contactos com os nossos serviços.

Os meios não presenciais incluem:

  • O Portal informativo da Segurança Social – Guias Práticos
  • O contacto por e-mail para os Centros Distritais de Segurança Social – clique aqui
  • A Segurança Social Direta​
  • A Linha da Segurança Social 300 502 502

Durante esta semana, o atendimento presencial será admitido apenas a Clientes com marcação prévia e está limitado a uma pessoa (exceto de pessoas com necessidades especiais) por marcação.

Para aceder à Segurança Social Direta precisa do Número de Identificação da Segurança Social e da senha de acesso.

Pode obter a senha de acesso na hora clicando em ‘Efetuar Registo’, caso o seu endereço de e-mail ou número de telemóvel estejam atualizados na Segurança Social.

Em substituição da senha de acesso pode usar a Chave Móvel Digital, em ‘Autentique-se aqui’.

O que pode fazer pela internet

Na Segurança Social Direta estão disponíveis os seguintes serviços:

  • Requerimentos de Apoio excecional no âmbito do COVID19, para Entidades Empregadoras, Serviço Doméstico e Trabalhadores Independentes (em desenvolvimento).
  • Apoio extraordinário à manutenção do contrato de trabalho em situação de crise empresarial (em desenvolvimento).
  • Subsidio de Assistência a filhos ou netos (separador Família, opção Parentalidade, botão Pedir Novo)
  • Emissão de Documento de Pagamento (Separador Conta-corrente, opção Pagamentos à Segurança Social, escolha Consultar valores a pagar e emitir documentos de pagamento)
  • Inserção/atualização do IBAN para recebimento das prestações (selecionar Menu Perfil e escolher a opção Alterar conta bancária)

Há ainda outros serviços digitais importantes disponíveis na Segurança Social Direta, tais como:

  • Subsidio parental
  • Abono de Família
  • Pensão de velhice

Consulte o Guia Prático Serviços disponíveis na Segurança Social Direta

Nas Finanças, também tem o telefone 217 206 707 e o e-balcão no Portal das Finanças. Use-os. Renove o Cartão de Cidadão pela internet. Adie o que não for urgente.

Não vá ao Centro de Saúde, nem ao Hospital sem ligar primeiro para a linha Saúde 24. Mesmo que demorem 5 horas a responder. Faça a sua parte!

FIQUE EM CASA!

NÃO VÁ A SERVIÇOS PÚBLICOS OU PRIVADOS ATÉ NOVA INDICAÇÃO, OK?



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PodTEXT Vamos a Contas | Onde invisto 100€ todos os meses para os meus filhos?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (15 a 21 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | 5 sinais de alerta de que as suas finanças não estão bem

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Quer fazer um Workshop gratuito de finanças pessoais? (Inscrições abertas)

Aprenda finanças pessoais gratuitamente Estão abertas as inscrições para a próxima edição do Finanças para Todos, da universidade NOVA SBE. O curso tanto pode online, como presencial (em Carcavelos) ou na área metropolitana do Porto. O curso terá lugar entre Outubro...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mas sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como está a educação financeira nas escolas em Portugal? (Um bom exemplo)

Um bom exemplo de educação financeira nas escolas em Portugal Portugal está nos últimos lugares da Europa em literacia financeira. Isso quer dizer que, para além de ganharmos pouco, ainda por cima temos muita dificuldade em gerir bem o pouco dinheiro que temos. A...

Inflação voltou a aumentar em março para 2,3%

Inflação em Portugal volta a subir pela segunda vez em 2024 A taxa de inflação homóloga em Portugal passou de 2,1% em fevereiro para 2,3% em março, confirmou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), depois de ter lançado os valores provisórios a 28...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #230 – Vamos a contas | Onde invisto 100 € todos os meses para os meus filhos?

Onde ponho a render o dinheiro dos meus filhos? Uma ouvinte tem a disponibilidade de colocar 100 euros por mês de lado para o futuro dos seus dois filhos pequenos. Ela pergunta qual é a melhor maneira de pôr esse dinheiro a render. Esta é uma dúvida comum e que pode...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Fara

    Convinha que as Operadoras de internet disponibilizassem a internet por todo o País, a começar pela via mais fácil do sistema Hotspots wi-fi, no sentido de ajudar a maioria dos portugueses a evitar deslocações que com internet seria evitável, obrigar as Operadoras a disponibilizar assinaturas de internet, só internet, não obrigando as pessoas a adquirir pacotes de um mínimo de 30€ com um monte de coisas desnecessárias e desinteressantes.

    Responder
  2. Ana Pinto

    Eu fui convocada para uma junta médica no dia 17 em valadares sou de amarante e tenho que ir de transporte público liguei e mandei mais do que um email mandaram me ir na mesma se eu não for cortam me a baixa ,pois tenho medo mas se não me dizem para não ir que faço?

    Responder
  3. Anabela Teixeira

    Boa tarde
    Eu fui tratar da renovação do meu cartão de cidadão em Janeiro deste ano. Até hoje dia 16 de Março não recebi os códigos pois acho que andam extraviados agora com todos os registos fechados como peço uma segunda via e altero a morada por favor ajude me

    Responder
    • Ana

      Se ao fim de 5 horas morrermos, com falta de ar e falta de atendimento…

      Responder
  4. Maria da Conceição Monteiro

    É perfeitamente compreensível que fiquemos em casa porque todo o cuidado é pouco. Só não se compreende o que se deve fazer quando temos alguém com sintomas e estamos horas a ligar para linha da Saúde 24 sem se conseguir ser atendido. Se a tentataviva for feita por e-mail, 24 horas depois recebe-se a resposta “…Solicitamos que contacte o SNS 24 através do número 808 24 24 24 para que a nossa equipa de enfermeiros o (a) possa ajudar com o problema em apreço. O serviço on line não tem a possibilidade de realizar uma análise aprofundada e uma triagem correcta da situação que descreve… “.

    Responder
  5. Maria

    Se dos varios serviços que referiu atendem-sem o telefone ou nao o tivessem desligado …..ja agora se vamos ter de ficar em casa( obrigatório) e ja pagamos a assinatura mensal dos transportes, podemos pedir reembolso do mesmo? É uma questão que ouço muito nas paragens de autocarro

    Responder
  6. Carlos Morais

    Boa tarde Sr. Pedro.

    Porque raio vão as pessoas a segurança social!!!

    Pergunto ao senhor então, “porque raio a segurança social não dispõem de meios para atender as pessoas que fazem os seus descontos certinhos, que cumprem todas as regras, etc…, porque a segurança social não atende telefones, emails, quando precisamos, porque raio não resolve as situações mais criticas por esse mesmo telefone, pedimos esclarecimento sobre algo, dizem que está em analise, etc, etc, etc…, porque deixa as pessoas a espera de receber uma baixa medica durante mais de 3 meses, quando é de seu direito porque está doente, porque raio quando atendem dizem que está em analise…, bem não quero estar a prolongar mais deste mesmo assunto, porque já se sabe que a segurança social é mais do mesmo…
    Será que as pessoas vão só porque lhes apetece sair de casa e ir para a porta da segurança social chatear os funcionários desta mesma instituição??
    Pois é, agora o COVID-19 é desculpa para tudo…
    Tenham paciência meus senhores, arranjem forma de solucionar os problemas das pessoas atempadamente sem as mesmas se terem que deslocar as esta instituição e vai ver que ninguém vai a segurança social sem precisar…
    As senhoras e senhores da segurança social reclamam, claro, antes não tinha Covid e reclamavam igual, agora é por causa do Covid…
    Só desejo é que o senhor que Pedro não fique em uma situação delicada e se tenha que deslocar a segurança social, ou ligue, ou mende emails e não lhe resolvam nada…
    Depois pergunto ao senhor “PORQUE RAIO NÃO FICA EM CASA…”
    Cumprimentos.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.