FIQUEM EM CASA!
A mensagem acima é fácil de perceber, certo?
Não é para os outros. É para si! Porque raio é que estão a ir à Segurança Social, às Finanças, às Lojas do Cidadão, aos Centros de Saúde (sem necessidade), aos bancos e aos Centros Comerciais? Lá porque pensa que está bem, não quer dizer que esteja. E mesmo que não fique infetado pode estar a partilhar o vírus. PARE!
Não vá, telefone, mande um e-mail, use os canais digitais. Ajude os seus pais ou avós a tratarem das coisas pela internet.
Recebi este apelo por parte de pessoas que trabalham na Segurança Social.
Esta informação está na página da Segurança Social, mas parece que não estão a ligar. Eu percebo a aflição de quem quer saber que apoios vai ter, mas tenham calma. Tudo se irá resolver. Não piorem a situação do país. Um problema de cada vez.
Precisa da Segurança Social? Envie um e-mail ou telefone
CONTACTOS PRESENCIAIS
A infeção pelo COVID-19 coloca-nos a todos novos desafios. Para garantir o atendimento mais seguro e a prestação atempada de serviços ao público, a Segurança Social pede a todos os cidadãos que usem meios não-presenciais nos seus contactos com os nossos serviços.
Os meios não presenciais incluem:
- O Portal informativo da Segurança Social – Guias Práticos
- O contacto por e-mail para os Centros Distritais de Segurança Social – clique aqui
- A Segurança Social Direta
- A Linha da Segurança Social 300 502 502
Durante esta semana, o atendimento presencial será admitido apenas a Clientes com marcação prévia e está limitado a uma pessoa (exceto de pessoas com necessidades especiais) por marcação.
Para aceder à Segurança Social Direta precisa do Número de Identificação da Segurança Social e da senha de acesso.
Pode obter a senha de acesso na hora clicando em ‘Efetuar Registo’, caso o seu endereço de e-mail ou número de telemóvel estejam atualizados na Segurança Social.
Em substituição da senha de acesso pode usar a Chave Móvel Digital, em ‘Autentique-se aqui’.
O que pode fazer pela internet
Na Segurança Social Direta estão disponíveis os seguintes serviços:
- Requerimentos de Apoio excecional no âmbito do COVID19, para Entidades Empregadoras, Serviço Doméstico e Trabalhadores Independentes (em desenvolvimento).
- Apoio extraordinário à manutenção do contrato de trabalho em situação de crise empresarial (em desenvolvimento).
- Subsidio de Assistência a filhos ou netos (separador Família, opção Parentalidade, botão Pedir Novo)
- Emissão de Documento de Pagamento (Separador Conta-corrente, opção Pagamentos à Segurança Social, escolha Consultar valores a pagar e emitir documentos de pagamento)
- Inserção/atualização do IBAN para recebimento das prestações (selecionar Menu Perfil e escolher a opção Alterar conta bancária)
Há ainda outros serviços digitais importantes disponíveis na Segurança Social Direta, tais como:
- Subsidio parental
- Abono de Família
- Pensão de velhice
Consulte o Guia Prático Serviços disponíveis na Segurança Social Direta
Nas Finanças, também tem o telefone 217 206 707 e o e-balcão no Portal das Finanças. Use-os. Renove o Cartão de Cidadão pela internet. Adie o que não for urgente.
Não vá ao Centro de Saúde, nem ao Hospital sem ligar primeiro para a linha Saúde 24. Mesmo que demorem 5 horas a responder. Faça a sua parte!
FIQUE EM CASA!
NÃO VÁ A SERVIÇOS PÚBLICOS OU PRIVADOS ATÉ NOVA INDICAÇÃO, OK?
Convinha que as Operadoras de internet disponibilizassem a internet por todo o País, a começar pela via mais fácil do sistema Hotspots wi-fi, no sentido de ajudar a maioria dos portugueses a evitar deslocações que com internet seria evitável, obrigar as Operadoras a disponibilizar assinaturas de internet, só internet, não obrigando as pessoas a adquirir pacotes de um mínimo de 30€ com um monte de coisas desnecessárias e desinteressantes.
Eu fui convocada para uma junta médica no dia 17 em valadares sou de amarante e tenho que ir de transporte público liguei e mandei mais do que um email mandaram me ir na mesma se eu não for cortam me a baixa ,pois tenho medo mas se não me dizem para não ir que faço?
Boa tarde
Eu fui tratar da renovação do meu cartão de cidadão em Janeiro deste ano. Até hoje dia 16 de Março não recebi os códigos pois acho que andam extraviados agora com todos os registos fechados como peço uma segunda via e altero a morada por favor ajude me
Se ao fim de 5 horas morrermos, com falta de ar e falta de atendimento…
É perfeitamente compreensível que fiquemos em casa porque todo o cuidado é pouco. Só não se compreende o que se deve fazer quando temos alguém com sintomas e estamos horas a ligar para linha da Saúde 24 sem se conseguir ser atendido. Se a tentataviva for feita por e-mail, 24 horas depois recebe-se a resposta “…Solicitamos que contacte o SNS 24 através do número 808 24 24 24 para que a nossa equipa de enfermeiros o (a) possa ajudar com o problema em apreço. O serviço on line não tem a possibilidade de realizar uma análise aprofundada e uma triagem correcta da situação que descreve… “.
Se dos varios serviços que referiu atendem-sem o telefone ou nao o tivessem desligado …..ja agora se vamos ter de ficar em casa( obrigatório) e ja pagamos a assinatura mensal dos transportes, podemos pedir reembolso do mesmo? É uma questão que ouço muito nas paragens de autocarro
Boa tarde Sr. Pedro.
Porque raio vão as pessoas a segurança social!!!
Pergunto ao senhor então, “porque raio a segurança social não dispõem de meios para atender as pessoas que fazem os seus descontos certinhos, que cumprem todas as regras, etc…, porque a segurança social não atende telefones, emails, quando precisamos, porque raio não resolve as situações mais criticas por esse mesmo telefone, pedimos esclarecimento sobre algo, dizem que está em analise, etc, etc, etc…, porque deixa as pessoas a espera de receber uma baixa medica durante mais de 3 meses, quando é de seu direito porque está doente, porque raio quando atendem dizem que está em analise…, bem não quero estar a prolongar mais deste mesmo assunto, porque já se sabe que a segurança social é mais do mesmo…
Será que as pessoas vão só porque lhes apetece sair de casa e ir para a porta da segurança social chatear os funcionários desta mesma instituição??
Pois é, agora o COVID-19 é desculpa para tudo…
Tenham paciência meus senhores, arranjem forma de solucionar os problemas das pessoas atempadamente sem as mesmas se terem que deslocar as esta instituição e vai ver que ninguém vai a segurança social sem precisar…
As senhoras e senhores da segurança social reclamam, claro, antes não tinha Covid e reclamavam igual, agora é por causa do Covid…
Só desejo é que o senhor que Pedro não fique em uma situação delicada e se tenha que deslocar a segurança social, ou ligue, ou mende emails e não lhe resolvam nada…
Depois pergunto ao senhor “PORQUE RAIO NÃO FICA EM CASA…”
Cumprimentos.