Covid 19 – O FORMULÁRIO que tem de entregar na sua empresa para ficar em casa com o filho

Escrito por Pedro Andersson

14.03.20

}
2 min de leitura

Publicidade

Este é o formulário que tem de preencher para entregar na empresa

No seguimento deste artigo AQUI terá de justificar na sua empresa de que tem de ficar em casa com o filho (ou filhos) porque a escola encerrou.

Neste momento, com a ajuda de espectadores super atentos, já posso partilhar convosco o formulário que têm de preencher para entregar na empresa. O formulário é o GF88-DGSS e está na página da Segurança Social.

COVID_DeclaracaoApoioExcecional_Familia (Clique aqui para fazer o Download)

Tem este aspecto.

Os trabalhadores por conta de outrem que tenham de ficar em casa a acompanhar os filhos até 12 anos vão receber 66% da remuneração-base, metade a cargo do empregador e outra metade da Segurança Social.

Em Conselho de Ministros, o executivo decidiu ainda “apoio financeiro excecional aos trabalhadores independentes que tenham de ficar em casa a acompanhar os filhos até 12 anos, no valor de um terço da remuneração média”, declarada nos últimos meses.

Estas são duas das medidas de apoio à proteção social dos trabalhadores e famílias em resposta à pandemia da Covid-19.

Assim que tiver mais informações partilho e conto convosco para avisarem sempre que encontrarem algo útil para todos.

Como devem imaginar estão a enviar-me centenas de perguntas. NÃO SEI RESPONDER! Nem consigo sequer ler as vossas questões. Usem o grupo de Facebook “Contas-poupança – As suas Dúvidas“, por favor.

E tenham calma. Isto vai passar. Preocupem-se primeiro com a vossa saúde e dos vossos e depois falaremos do dinheiro. Façam de conta que bateram com o carro e que tiveram uma despesa inesperada. Vamos todos perder (dinheiro, rendimentos e não só) com esta pandemia. TODOS. Portanto, assumamos essa perda e pensemos primeiro em atravessar a tempestade.

Agora a prioridade é ir acompanhando as informações  COM CALMA e não andar na rua desnecessariamente, lavar as mãos 20 vezes por dia e não tossir para o ar. Todos de acordo com isto?

 



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (1 a 7 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Publicidade

Artigos relacionados

35 Comentários

  1. Mafalda Oliveira

    Bom dia. No meu caso, o meu filho de 8 meses ficava com os avós, como poderemos proceder? Queremos ficar em casa e evitar este contacto, mas creio que este formulário não se aplica.
    Obrigada pela ajuda.

    Responder
  2. Ana Coelho

    Bom dia,

    e quem trabalha por conta própria? Qual o formulário a preencher?

    Obrigada.

    Responder
  3. Patrícia

    O decreto de lei publicado em DR só abrange os dias em que a escola está fechada até ao dia 27 de março, então e os pais que não têm onde deixar os filhos nas férias escolares e eles acabam por frequentar Atl’s e complementos de apoio a família nas próprias escolas, o que fazem? Pedem baixa de assistência a família desde o dia 30 de março a 13 de abril?? Pois a escola continuará fechada….

    Responder
  4. Sandrina Daniela Ribeiro Oliveira

    Olá boa tarde eu que não faço descontos estou na firma á pouco tempo tenho direito á baixa?

    Responder
    • fmcerquinho

      Toda a informação sobre as medidas de apoio estão disponíveis no site http://www.seg-social.pt

      Responder
      • Ricardo

        Crianças até 12 anos! As que têm 12 anos estão incluídas ou só com menos de 12 anos?

        Responder
  5. Claudia Videira

    Boa tarde, caso seja feita a requisição de civil de profissionais de saúde, forças de segurança etc.
    Segundo o artigo 10 do decreto de lei nº10 A/2020 irá existir um estabelecimento de ensino para estes profissionais…

    Como proceder no caso de ter um filho menor de 4 anos e ambos os pais serem profissionais de saúde, será que pelo menos um deles tem direito em ficar em regime de assistência à família?

    Obrigado pela ajuda

    Responder
    • fmcerquinho

      Toda a informação sobre as medidas de apoio estão disponíveis no site http://www.seg-social.pt

      Responder
  6. Gracinda Rodrigues Pires

    Boa tarde. A SS pagará os 33% nas férias da Páscoa, para quem ficar com os filhos em casa?
    Como todos sabemos que as escolas estarão encerradas até 13 de abril a data prevista.
    Obrigada.

    Responder
  7. Ricardo

    Crianças até 12 anos! As que têm 12 anos estão incluídas ou só com menos de 12 anos?

    Responder
  8. Catia

    Boas tenho 2 filhos de 3 anos que ficam numa ama e com outras crianças, como é obvio o prigo de contagio é grande preciso ficar em casa neste caso é o mesmo procedimento? Creio que este formulário é so para escolas e creches.
    Obrigada

    Responder
    • Cecilia Marques

      Boa noite, esta medida de apoio é apenas para o periodo fora da interrupções letivas! Agora pergunto eu, se o DL10-A/2020, diz que que os ATL tambem encerram e que dia 9 de abril havera reavaliação, o que devemos fazer no periodo das ferias da pascoa?! Em tempos normais os meus filhos iriam para a actividades de ferias ou atl, que agora nao podem abrir!
      Ora ficamos nesse periodo sem as faltas justificadas! É muito contraditório, nao tem logica.
      O que fazer?

      Responder
    • Sonia Gonçalves

      Catia, tenho a mesma dúvida, e até ao momento ainda ninguém me soube dar uma resposta. Continuo a aguardar…

      Responder
  9. Fátima Antunes

    Uma funcionaria regressa de França dia 16/03/2020 e começa a trabalhar dia 17/03/2020.
    Gostaria de saber como proceder, porque nenhum dos colegas se sentem confortáveis com a presença dela sem a quarentena de 14 dias após o regresso.

    Responder
  10. FERNANDO FERREIRA

    Bom dia,
    Trabalhadores independente (recibos verdes) apoio apoio financeiro excecional da Segurança Social, já existe impresso, se sim onde vou buscá-lo.
    Obrigado

    Responder
  11. Paulo Sérgio Rainho e Sousa

    Este formulário só serve para apresentação na entidade patronal. Quem garante que o mesmo é apresentado à segurança social? Existe alguma garantia ou mecanismo de controlo para certificar que os procedimetnos foram corretamente executados?

    Responder
  12. Luzia Araújo

    Bom tarde,
    Trabalhadores independente (recibos verdes) apoio financeiro excepcional da Segurança Social, já existe impresso, se sim onde vou buscá-lo.
    Obrigado

    Responder
  13. Dora Alegria

    Boa noite,
    Apoio aos trabalhos independentes ( recibos verdes) onde vou encontrar? No site da ss não encontro.
    Obrigado

    Responder
  14. Monica Ginja

    Boa noite .A minha duvida a minha empresa amanha não vai abrir portas e eu vou ficar em casa com o meu filho menor de 12 anos e agora?

    Responder
  15. Marco Calado

    Olá
    Qual é a data que se coloca no ponto 3? (Fim do periodo da ausência do trabalho)

    Responder
  16. Monica Ginja

    Boa noite .A minha duvida é a minha empresa amanha não vai abrir portas e eu vou ficar em casa com o meu filho menor de 12 anos e agora?

    Responder
  17. Mara José Pereira

    Continuo a não conseguir encontrar o formulário para apoio social aos trabalhadores independentes… alguém poderá ajudar?
    Obrigada

    Responder
    • Pedro Ribeiro

      Ainda não está online. Segundo informação da Segurança social só para o fim do mês.

      Responder
  18. paula

    Boa tarde,
    Continuo a não encontrar o formulario para apoio social trabalhadores independentes
    Pode ajudar por favor.
    Obrigado.

    Responder
    • João Paulo Mavioso

      O que fazer para receber o apoio?
      Deverá proceder ao preenchimento do formulário on-line para requerimento do apoio, que estará disponível na Segurança Social Direta no final de março. Se ainda não tem acesso à Segurança Social Direta deverá pedir a senha na hora.
      Deverá registar o IBAN na Segurança Social Direta, para que a Segurança Social possa proceder ao pagamento do apoio, que será feito obrigatoriamente por transferência bancária.Se ainda não tem o seu IBAN registado deverá registálo através da Segurança Social Direta, no menu Perfil, opção Alterar a conta bancária.

      Responder
  19. Ana Oliveira

    Eu estou de baixa médica sou doente crónico tomo cortisona estou em isolamento profilatico
    Isolamento protecção
    Tenho algum documento a preencher seg social? ??

    Responder
  20. Fernando Alberto Carvalho

    Boas, gostava de saber no impresso GF-88DGSS, na linha de preenchimento 4 onde diz certificação do trabalhador o que preencho aqui ????

    Responder
  21. Joao Ferreira

    O apoio a que se refere o Mod GF 88 DGSS é só para crianças até 11 anos inc dos 12 em diante só se tiverem deficiência o doença crónica.
    O apoio da SS é só no período de faltas: Valor ordenado dia x dias de faltas = Y Y / 3 = X
    EXEMPLO: Ord 835,00 / 30 = 27,83 27,83 X 16 dias falta = 445,28
    445,28 / 3 = 148,43, este é o apoio (1/3 parte à entidade empregadora + 1/3 parte à SS + 1/3 parte ao trabalhador.

    Responder
  22. Pepe Gonçalves Laranjo

    Boa tarde
    O meu marido trabalha em frança mas temos o crédio da Nossa casa no Santander. O que tenho de enviar pra Banco pra poder usufir de ter prolongamento de seis meses da prestacao.
    Cordialmente Gonçalves Laranjo

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Esta medida é só para habitação própria e permanente. Outras situações tem de negociar com o banco.

      Responder
  23. Sónia Mesquita

    Boa noite gostava d obter uma informação tenho 3 filhos um tem 14 anos outro tem 7 anos e o mais pequeno tem 17 meses e com esse formulário k vocês apresentam será k posso o preencher com data do dia 16 d Março até dia 9 de Abril com a indicação do meu filho mais novo ou teria k fazer duas declarações uma com o dia 16 d Março até dia 27 de Março e outra de 28 d Março até dia 9 Abril? Estou confusa agradecia a vossa ajuda
    Cumprimentos
    Sónia Mesquita

    Responder
  24. Carla Antunes

    Boa tarde. Estive em teletrabalho com o meu marido até agora. Em maio a empresa onde trabalhamos vai retomar as atividades, tenho um filho com 8 anos e outro com 10 pelo que terei que ficar com eles até 26 de junho. Que apoio deverei pedir?

    Responder
  25. Duarte

    Boa tarde,

    No caso das educadoras e auxiliares de educação que irão agora regressar ao trabalho, pergunto:
    São obrigadas a ir, sendo consideradas essenciais?
    Quem tomará conta dos filhos menores?
    O formulario Mod. GF 88 – DGSS deixa ser o indicado certo?

    cumprimentos

    Responder
  26. Silvia Rute Gonçalves

    Boa Tarde
    Eu encontro me de baixa médica mas se por alguma razão me cortarem a baixa e tiver que regressar ao trabaho posso colocar os papéis para ficar com a minha filha em casa enquanto tem as aulas online?
    Obrigado
    Sílvia Gonçalves

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.