Passo 3: A entrega do Cartão de Cidadão que renovei online em 10 minutos (e mais barato)




Passo 3: Fui levantar o cartão de Cidadão. Como correu?

Como já vos expliquei,  segui o meu próprio conselho e renovei o meu Cartão de Cidadão online, em casa, no computador. Fi-lo sem problemas e tem AQUI todos os pormenores com o passo-a-passo. É mais barato e demorou cerca de 10 minutos.

Recebi a carta com os PIN para ir levantar o Cartão de Cidadão no local que escolhi no formulário online.

Foi este local aqui na foto que vem depois confirmado na carta que recebemos em casa. Era na Conservatória de Oeiras.

O agendamento online

Ora aqui começa  a minha aventura que quero partilhar convosco para que não vos aconteça o que me aconteceu.

Como gosto de testar as várias opções para saber do que falo, decidi fazer o agendamento da entrega. Assim escusava de estar horas na fila à espera para me entregarem o Cartão de Cidadão.

Fui à página do Instituto dos Registos e Notariado (mesmo no telemóvel)  e marquei o agendamento.

 

Fiz o agendamento para a primeira data disponível e recebi a confirmação. Ficava para dia 31 de Março às 10hh00. Resolvido? Não, como explicarei a seguir.

E se marcasse por telefone era mais rápido?

Na carta que recebi para fazer o levantamento vem um número de telefone para fazer a marcação. Liguei para testar se era mais rápido fazer a marcação pela internet ou  por telefone. Coisas minhas. Gosto de testar embora me parecesse à partida que seria igual porque ambos vão à mesma base de dados. Mas liguei na mesma.

Afinal tinha feito o agendamento para um local errado

Falei com um funcionário do IRN muito profissional que, após verificar os meus dados, me informou que o local onde estava o meu Cartão de Cidadão NÃO PERMITIA AGENDAMENTOS. Então mas eu já tinha agendado online. O que se passava?

Aqui fica o alerta. Há cidades no país em que há vários locais onde se fazem entregas e em alguns deles o agendamento funciona e outros em que não.

Eu não tive em atenção a Conservatória de Oeiras onde tinha feito o agendamento. Há duas: A Conservatória do Registo Civil, e a Conservatória do Registo Predial. A predial permite o agendamento online ou telefónico. A Civil não. E eu não me apercebi disso. Para mim era Oeiras e pronto.

A app avisa para este detalhe e eu não liguei.

Portanto, se eu não tivesse ligado para este número de telefone e tivesse tido esta conversa com o funcionário, eu iria no dia 31 a esta conservatória e dir-me-iam que não tinham lá o meu cartão de Cidadão e poderia ser um dia perdido. Felizmente percebi o erro a tempo.

A mesma sorte não teve um senhor que estava à minha frente e que fez a mesma “asneira” que eu. Felizmente, as duas conservatórias funcionam no mesmo edifício e por isso resolveu o problema tirando uma senha e aguardando o mesmo tempo que os outros (que não tinham agendamento).

Mas e se mudar o local do agendamento?

Ainda perguntei isso ao funcionário. Poderia fazê-lo, mas tinha de pagar 6 euros e só depois de mudar o local de entrega é que podia fazer novo pedido de agendamento para esse novo local. A opção? Ir ao local correto, tirar a senha e esperar a minha vez para a entrega. Fui hoje.

Tinha 23 pessoas à frente. Assustei-me, mas afinal as coisas até andaram relativamente rápido. Esperei 35 minutos. Podia ser mais, podia ser menos. É completamente arbitrário. Não tiro daqui nenhuma lição. É apenas o relato do que aconteceu comigo para que saiba o que o pode esperar se fizer a renovação online do Cartão de Cidadão.

Se fizesse a renovação do Cartão de Cidadão presencialmente a entrega era mais rápida?

Não. Foi a resposta da funcionária. Seria exatamente igual. Teria de receber a carta em casa, tirar a senha e esperar a minha vez. Ou agendar para um local onde é possível o agendamento. O cartão não é feito na hora.

E a foto está mais escura?

Quase não se nota a diferença. Talvez uma ligeiríssima mudança de cor. Mas considero perfeitamente normal. Para mim, a qualidade da foto não é um problema (no meu caso). Claro que quanto à qualidade do modelo não há nada a fazer… 🙂

Cuidado com a Chave Móvel Digital

Um último alerta. Fui avisado no atendimento de que precisava de atualizar a Chave Móvel Digital. A CMD estava ligada ao cartão de cidadão antigo. Agora o novo Cartão de Cidadão tem dados diferentes (as 3 letras e números a seguir ao número do CC).

Portanto, fui a um balcão ao lado onde o simpático funcionário atualizou a minha Chave Móvel Digital e já está tudo operacional outra vez. Não saia de lá sem atualizar a Chave Móvel Digital. Pode atualizá-la em casa se tiver um leitor de cartões, mas caso não tenha depois teria de ir a um Espaço do Cidadão ou a outro local, com os respectivos incómodos.

Em resumo, isto é o que o espera se decidir renovar o seu cartão de cidadão online.

Espero que a minha experiência lhe possa ser útil. Eu achei óptimo. Admito experiências diferentes.

Se não sabe nada sobre esta forma de renovar o Cartão de cidadão pode ver estes artigos:

VÍDEO – Como renovar o Cartão de Cidadão online

É verdade que renovando online as fotos ficam mais escuras?



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

14 comentários em “Passo 3: A entrega do Cartão de Cidadão que renovei online em 10 minutos (e mais barato)

  1. Avatar
    João Reply

    Bom dia, parece que existem informações contraditórias referentes à activação da chave móvel digital (CMD).

    No meu cc antigo tinha a CMD activada. Quando fui levantar o meu cc novo pedi para activar a CMD (porque assim tinham dito para fazer ao Sr. Andersson). Quando estava a activar, em conversa com a menina que me estava a atender, disse-lhe que no cartão antigo já usava a CMD ao que ela me informou que, sendo assim, não tinha sido necessário voltar a activar a CMD no cc novo. Disse-lhe que pensava que a CMD estava associada ao cc e que uma vez que o cc é novo e tem um número diferente pensava que era necessário activar a CMD. Ela informou que a CMD está associada ao cidadão e não ao cartão.

    Não sei quem é que tem razão se o sr. que atendeu o sr. Andersson ou se a menina que me atendeu à mim.

    Cumprimentos

  2. Avatar
    dmcv Reply

    Não sei se entretanto já foi alterada a informação, mas o que me aconteceu foi que no ato de renovação online ao escolher o local para levantar o cartão não era fornecida informação relativamente à disponibilidade de agendamento no local escolhido.
    Quem soubesse do problema podia previamente consultar informação sobre quais os locais com possibilidade de agendar os levantamentos. Quem não soubesse seria confrontado com a dificuldade apenas após receber a carta com os dados para levantamento… o que poderia implicar não poder agendar para o local escolhido ou ter que o alterar e pagar mais uma taxinha…

  3. Avatar
    Rosa Maria Mota da Silva Reply

    Bom dia
    Já recebi a carta com o PIN para levantamento do meu C.C. à 15 dias, não consigo fazer o agendamento para o levantar, nem por telefone, nem por mail, em nenhum lado, ao fazer o agendamento on-line, diz que vou receber um mail, não recebo mail nenhum e o recebo sempre notificações no mesmo mail, não entendo o cartão já caducou desde o dia 8/05, embora a legislação dê alargamento até dia 30/06, nem o banco, nem a minha entidade patronal estão a cumprir e pedem a toda a hora o documento validado.
    Alguém me pode ajudar?

  4. Avatar
    Bruno Silva Reply

    Gostaria de confirmar se neste momento já é possível escolher um local com agendamento para levantar o CC renovado online? É que quando renovei o meu (faz alguns meses) não era possível escolher qualquer balcão que permitisse agendamento para levantar o mesmo.
    Cumprimentos,

  5. Avatar
    Carla Tomás Reply

    Eu fui hoje levantar o meu CC, com marcação para as 11h20, e fui atendida antes da hora. A foto vem mais escura, sim.

  6. Avatar
    Carla Serrano Reply

    Ter em atenção de que por norma não alteram o pin temporário o qual terá de ser alterado em 48 horas ou a chave fica bloqueada. Por norma os pedidos feitos às finanças nunca chegam ao cidadão

  7. Avatar
    John Doe Reply

    A Chave Móvel Digital agora também pode ser pedida através do Portal das Finanças, ao qual eles enviam um carta para casa e assim já não é necessário um leitor de cartões nem de ir pessoalmente a um balcão para fazer o activamento da mesma.
    Basta ver a opção b.
    https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-pedido-chave
    Até tem um video a explicar, mais simples é impossível.

  8. Avatar
    Sandra Martinho Reply

    Olá Pedro. De facto a renovação online é bastante prática. O pior é que sendo feito deste modo é obrigatório ser o próprio a fazer o levantamento do CC. Sendo feito ao balcão, já pode ser levantado por terceiros mediante autorização assinada. Para mim o problema relacionasse com o levantamento, pois nem sempre é possível ser o próprio a levantar o documento.

  9. Avatar
    Francisco Pestana Reply

    Boas. Portanto o que ganhamos com a atualização do CC Online é o tempo que ganhamos quando fazemos o pedido, não quando vamos fazer o levantamento? Obrigado.

  10. Avatar
    DC Reply

    Pedro Andersson,
    De acordo com a minha experiência muito recente, fiz a renovação online e quando recebi a carta dirigi-me exatamente ao mesmo sítio (CRCOeiras -Piso da entrada), sem nenhuma marcação prévia e esperei para aí 10 minutos.
    Na sala onde fazem a entrega (à Esq. da entrada) havia muitas secretárias vazias porque, calculo, não se justificava a presença de mais funcionários face às pessoas em espera.
    Também me disseram para verificar a CMD no simpático, confirmo, funcionário mesmo à entrada mas como enquanto estava à espera que atendesse outra pessoa testei a CMD no telemóvel e funcionou, disse-lhe isso, pediu-me para eu repetir e não foi preciso fazer qualquer reativação.

    • Avatar
      Nuno Noronha Reply

      Caro DC
      Para além de toda a experiência e informação partilhadas pelo Pedro Andersen, conto agora também com aquilo que aqui referiu.
      Vou, com certeza, utilizar este método para a renovação do meu Cartão de Cidadão.
      Obrigado,
      NN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *