Painel solar fotovoltaico – Balanço Fevereiro de 2020 (mês 39)

Escrito por Pedro Andersson

05.03.20

}
6 min de leitura

Publicidade

Balanço do mês de Fevereiro de 2020

Já começou a melhorar. Se acompanha o blogue e estes meus balanços mensais já sabe que a produção de um painel solar é totalmente cíclica com pequenas variações que dependem exclusivamente das nuvens.

A partir de Janeiro as coisas começam a melhorar, ou seja, o painel começa a produzir cada vez mais todos os meses até chegar a Agosto e a partir daí começa mensalmente a descer outra vez.

Recordo a quem chegou agora ao blogue que instalei um painel solar fotovoltaico (que produz eletricidade) em 2016. Gastei na altura 620 euros (painel mais instalação completa) e estou mensalmente a fazer as contas para perceber se foi ou não um bom investimento.

Partilho estas minhas contas porque sei que há muita falta de informação sobre o tema dos painéis solares (muitos acham que é muito caro ou que é muito complicado) e sobre as contas que devem fazer para avaliarem se compensa no vosso caso. Assim têm contas reais (e não as que fazem nas publicidades e as dos vendedores).

Os números

O painel solar (só tenho um) produziu em Fevereiro 26,761 kWh (mais 7 kWh que em Janeiro). Para perceber como funciona a sua fatura de eletricidade, 1 kWh são 1.000 W. Se o seu secador de cabelo é de 1.000 W e o usar sem parar durante uma hora, significa que consumiu 1 kWh e por isso vai pagar cerca de 20 cêntimos de eletricidade (com IVA e taxas).

Se secar o cabelo à uma da tarde quando o sol está no pico, o meu painel produz no máximo 250 W (nunca atingiu esse valor). Portanto, teria um desconto de 25% durante o tempo em que estivesse a secar o cabelo. É assim que funciona. Só pagaria 750 W à minha empresa de eletricidade porque os restantes 250 vieram do sol. Literalmente.

Piada nórdica (a minha ascendência é sueca): Se secar o seu cabelo ao sol, o desconto é de 100%… (Eu sei que tenho um humor diferente do típico português. Têm de me dar algum desconto).

Voltemos ao que interessa:

Aqui pode ver o dia a dia de Fevereiro. Teve alguns dias em que não produziu quase nada. Os restantes foram normais.

O que o painel fotovoltaico de 250 W produziu em Fevereiro representou 4,92 € de poupança na minha fatura da luz, se tivesse consumido tudo o que o painel produziu no mês passado. O preço do meu kWh atualmente é tarifa simples de 0,1839 (com IVA). Ou seja, teoricamente poupei mais 1,27 cêntimos do que em Janeiro.

Devo sublinhar (como faço sempre em todos os artigos) que tem de compreender que tudo o que eu não consumir no exato momento em que o painel produz a eletricidade, tudo o que “sobra” é oferecido à rede elétrica nacional a custo zero.

Para que serve uma porta HAN

Pedi à EDP Distribuição que me instalasse uma porta HAN (é assim que se chama) no meu contador para colocar um aparelho que me transmite para o telemóvel o que a minha casa está a consumir e o que está a “oferecer” à rede elétrica nacional. Instalaram-na no mês passado. Tem este aspecto.

Foi gratuito porque fui dos primeiros a pedir (demorou quase 6 meses desde o pedido até à instalação) mas creio que agora já custa 14 euros ou perto disso. Deve ser para não começarem agora todos a pedir “à maluca” sem precisarem.

No meu caso, pedi esta porta (têm de tirar o selo, instalar, e voltar a colar o selo) para verificar pelos meus próprios meios se as medições estão a ser bem feitas ou não e se batem certo com os meus consumos reais, para fazer gráficos, receber alertas de consumo e para saber FINALMENTE a minha percentagem de desperdício de energia que o painel produz e que eu não consumo. Darei notícias brevemente.

Pelo menos já descobri que o meu desperdício é menor do que eu estimava. É abaixo de 20%. Dados reais.

Por isso é que é tão importante que não compre uma quantidade de painéis que produzam mais eletricidade do que aquela que consome durante as horas de sol. Se não tem ninguém em casa a essas horas ter mais do que um painel pode ser um desperdício absoluto.

Se vai perguntar porque não tenho baterias, repito que são muito caras (cerca de 5 mil euros) e que para recuperar o investimento demoraria décadas. Não estou disposto a isso.

Na foto abaixo pode ver os 3 painéis de um cidadão absolutamente normal que tem sempre gente em casa e para quem instalar um quarto painel é um excelente investimento. Veja ou reveja a reportagem com o caso dele.

Pode ver ou rever a reportagem que fiz sobre como deve fazer as contas AQUI. Tem muita informação útil.

Abaixo tem a evolução da produção ao longo dos últimos meses e a respectiva poupança.

 

Se tivesse consumido tudo o que o painel produziu teria já poupado até agora 252,52 €. Volto a sublinhar que gastei 620 euros no painel e instalação, em 2016. O retorno do investimento está neste momento em cerca de 8 anos. Agora já consegue o mesmo ou melhor por cerca de 500 euros. Como não gasto tudo o que produzo, tenho um desperdício de 18% nos últimos 2 anos, no meu caso o retorno do investimento será em 9 anos e meio.

Na minha opinião – que vale o que vale –  todos os portugueses com um telhado virado a sul deveriam ter 1 painel solar. Se depois vale a pena ter 2, 3 ou 6, ou 20 é outra conversa, como explico na reportagem. Faça muitas perguntas num instalador perto de si e informe-se. Não é tão complicado como pensa.

Até agora não estou nada arrependido. Mas tem de fazer as contas ao seu caso. Se não percebe nada disto explico-lhe apenas que é só instalá-lo no telhado e ligar o fio que sai do telhado a uma tomada lá de casa, como se fosse um frigorífico.

Tem aqui o vídeo com a instalação do meu painel, caso ainda não tenha visto.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (15 a 21 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Henrique Rodrigues

    Onde se pode fazer o pedido da porta HAN?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Eu mandei um e-mail à minha empresa de eletricidade. E eles trataram com a EDP distribuição. E a porta apareceu. Não sei como é agora.

      Responder
  2. Filipe

    Sr Pedro,

    Qual o aparelho que ligou a porta Han para receber os dados?
    Cumprimentos

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Ainda estou a testar o aparelho. Depois escrevo um artigo e faço o unboxing. Mas como sempre não estou a “vender” nada. Basta que vá ao Google e pesquise medidores de eletricidade com ligação à porta HAN. Este que estou a testar é uma novidade de uma empresa portuguesa ainda pouco conhecida. Depois digo. Primeiro trate da porta HAN. Vai ser útil e vai demorar vários meses até a instalarem.

      Responder
  3. Henrique Rodrigues

    Muito obrigado. Irei me informar junto da minha fornecedora de eletricidade.

    Responder
  4. Ricardo Machado

    Boa tarde
    Onde posso arranjar uma app ou ficheiro para poder fazer esses cálculos do que os meus paines produzem/gastos reais!!
    Tenho 6 painéis solares, embora tenho uma app que me instalaram ( Engage efergy) gostava de fazer eu as contas a ver se é mesmo aquilo …..

    Agradeço
    Cumprimentos

    Responder
  5. Carlos

    Bom dia!
    Ora cá estamos em tempo de pandemia com miúdos em casa durante todo o dia, com dias solarengos e 2000w de painéis que me permitem ter consumo zero da rede! Assim sendo o retorno do investimento será um pouco mas acelerado.
    Continuo a achar que por mais uns euros mais vale pôr sempre uma capacidade de produção superior ao habitual necessário, cobrirá sempre os períodos de férias, fins de semana e situações em que está sempre alguém em casa, além de se poupar também contribuimos um pouco para reduzir a pegada ecológica oferecendo para a rede.
    O investimento tem valores cada vez mais reduzidos.

    Responder
  6. Rui

    Boa tarde,
    eu sei que não vende nem tem comissão nos produtos, mas pode dizer-me a quem comprou o seu painel ou quem acha melhor preço/qualidade?
    Já agora, mesmo só sendo o Pedro um consumidor acha que há problema em ligar o carro eletrico quando está só o painel a fornecer energia?
    Muito obrigado pela ajuda em tudo.

    Responder
    • Rui Ferreira

      Boa tarde.
      Pode indicar que aparelho ligou á porta han para consultar os consumos no telemóvel?

      Responder
  7. Tiago Freire

    Para quem quiser integrar estes contadores, de forma DIY, através de USB ou WIFI (por MQTT), pode seguir as instruções em: https://github.com/tiagofreire-pt/Home_Assistant_EDP_Box

    É também descrito todo o procedimento para pedir acesso à porta HAN do contador, bem como verificar se o seu contador é suportado ou não.

    Responder
  8. Antonio Costa

    Ola Pedro,

    Obrigado pelo blog.
    Uma pergunta… o meu operador de energia diz que apenas faz a operação de desselagem/resselagem do contador…
    Pretendo ter acesso a porta HAN sempre que necessário, logo penso que terei de deixar um pequeno cabo para o exterior do contador…

    Sabe de que tipos de conectores falamos? RJ12 para o exterior..? qual o conector macho que ira ligar ao contador? também ele é RJ12?

    Obrigado
    Antonio Costa

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.