Como pagar menos comissões bancárias?



Pague menos comissões bancárias

Milhões de portugueses pagam muitas dezenas de euros em comissões bancárias só por terem uma conta aberta no banco. Mas não sabem exatamente quanto. Se soubessem, talvez tivessem uma surpresa (agradável ou desagradável).

O tema da reportagem desta noite do Contas-poupança é o “Extrato de Comissões” que todos os bancos são obrigados a enviar aos seus clientes (você também), em Janeiro de todos os anos, com a lista completa de todas as comissões que pagou em 2019. Isto só começou no ano passado, portanto, deve ser novidade para muitas pessoas.

Quem segue o blogue “Contas-poupança” já sabe isto e já foi ver. Já vos expliquei com muito detalhe como chegam ao documento, como o devem interpretar e quais são as alternativas para não pagarem. Mas achei tão díspares os valores que vocês andam a pagar que achei importante fazer a reportagem em vídeo – com especialistas na matéria – para avisar o milhão de portugueses que ainda não seguem o blogue.

Para terem uma noção do impacto do Contas-poupança, seguem a página de Facebook cerca de 200 mil pessoas (Já fez “Gosto”? Se não fez, pode fazer agora) e cerca de 30 mil pessoas seguem o blogue diariamente. Ora, a audiência média do Contas-poupança no Jornal da Noite na SIC é de cerca de 1 milhão e duzentas mil pessoas. Portanto, é natural que de vez em quando repita na televisão informações que já vos dei aqui com tempo. Aliás vou usar alguns dos vossos exemplos que deixaram no Facebook na reportagem. São as vidas reais das pessoas. Inicialmente, achei que era “apenas” mais uma dica, mas cheguei à conclusão de que isto merece mais divulgação.

Na reportagem vou mostrar a importância deste documento, como o deve ler e tentar perceber se as comissões vão aumentar ou baixar nos próximos tempos.

Avise os seus amigos e familiares para verem esta reportagem que os pode ajudar a ganhar mais umas valentes dezenas de euros este ano. O ano passado está perdido, se não fez nada. Mas ainda vai a tempo.

Os que estão a ler este artigo no blogue ou através do Facebook do Contas-poupança, espero que sejam os que mencionaram que estão a pagar zero ou muito pouco. Já têm a obrigação disso :). E os que pagam muito (como eu) espero que saibam porque o estão a pagar e o que podem fazer para acabar com isso se quiserem. É esse o poder da informação. Gasto, mas porque quero e não porque me tiram o dinheiro da conta sem eu saber.

Mais uma vez conto consigo mais logo, no Jornal da Noite na SIC.

Quarta-feira é dia de Contas-poupança!

Ponha um alarme no telemóvel (não se ria, há quem o faça).

E não se esqueça que amanhã (quinta-feira) pode colocar questões sobre os bancos em direto na SIC Notícias. Estarei lá com um especialista para responder.

 



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

3 comentários em “Como pagar menos comissões bancárias?

  1. Avatar
    Ana Paula Pereira Reply

    Boa Tarde
    Contas-poupança já me ajudou a poupar 89,36€ / ano:
    Extrato BPI Comissões de 2019 paguei 93,60, hoje fui mudar para Conta de Serviços Mínimos e ficarei apenas a pagar 4,24€.

    Obrigada pelo vosso trabalho!

  2. Avatar
    Paulo Jorge Reply

    Tentei alterar a minha única conta para conta de serviços mínimos bancários e no banco disseram que se o fizesse não podia ter via verde. É verdade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *