VÍDEO – Uma aplicação que o ajuda a escolher o tarifário de luz mais barato

Escrito por Pedro Andersson

29.01.20

}
7 min de leitura

Publicidade

Um simulador “automático”

Muitas pessoas queixam-se de que pagam muito de eletricidade mas têm dúvidas sobre qual é a empresa mais barata. É verdade que há simuladores na internet e que funcionam, mas normalmente tem de inserir manualmente os seus consumos e responder a uma série de questões  que muitos não sabem sequer de que é que estão a falar. E desistem.
Na reportagem desta semana do Contas-poupança (link no fim do artigo) mostrei-lhe uma aplicação que analisa as suas faturas e que faz as contas por si. É a aplicação mais simples e eficaz que encontrei até hoje para quem não percebe nada disto. Claro que os que percebem já fizeram e continuam a fazer as suas próprias contas. E bem. Não precisam de simuladores.

Qual é a empresa de eletricidade mais barata?

Ainda há pouco nos comentários do Facebook sobre a reportagem foi possível perceber que há um medo enorme em mudar de empresa fornecedora de eletricidade. Pelo que percebo há uma enorme quantidade de pessoas que prefere pagar mais porque têm medo de ser enganados. Presumo que seja por desconhecimento. É verdade que se sentem mais seguros, mas estão a desperdiçar dezenas de euros, talvez mais de 100 euros por ano em alguns casos.
Recordo-lhe que 100 euros são 210 litros de leite ou cerca de metade do seu seguro do carro. Basta mudar de empresa e ter um “desconto de 50%” no seguro do carro. Mas só muda se quiser, claro. Era dinheiro que lhe ficava no bolso e que não fica.
Há dezenas de tarifários diferentes, às vezes dentro da mesma empresa. E a pergunta que todos fazem é: vale a pena mudar? Quanto vou poupar? Vale a pena o trabalho?   O problema é mesmo fazer a conta. É quase preciso tirar um curso para perceber todas estas informações.

A app “Payper”

Quando me falaram desta aplicação achei-a muito interessante. Porque ultrapassava finalmente a dificuldade de quem não sabe onde procurar os valores necessários na fatura para fazer as comparações.
O programa informático analisa as suas faturas (faz uma espécie de scan e recolhe os dados que são necessários) e compara-as em tempo real com todos os tarifários de todas as empresas no mercado, na base de dados da ERSE.

Como funciona?

Descarrega (para Android na loja da Google) e abre a aplicação, carrega a fatura em PDF (convém serem pelo menos 3 mas o ideal é carregar os 12 meses) e não tem de fazer mais nada. A app contacta a base de dados da ERSE (a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) e diz-lhe passados poucos minutos quanto é que pagaria com os mesmos consumos em cada uma das empresas no mercado português. Não há como enganar. São dados aboslutamente matemáticos e exatos.
Se tiver iPhone ainda não tem app, mas pode usar o endereço no navegador de internet www.payper.pt. A seguir, faz o upload das suas faturas ou pode reencaminhá-las para o e-mail que a aplicação criou para si, que é único e fica associado à sua conta na aplicação.
Se tentar e não conseguir é normal porque a seguir à reportagem foram tantos os acessos que aquilo bloqueou. Espere umas horas ou uns dias. Quanto testei com as minhas faturas funcionou na perfeição e durante a gravação da reportagem também.
Recebe os resultados da comparação com todos os tarifários do mercado. Basicamente é só escolher a empresa que fizer mais barato e na qual confia. Naturalmente, só muda de empresa se quiser. O importante é que SAIBA quanto está a desperdiçar (a deitar pela janela fora) porque não muda.
Se depois essas empresas dão problemas ou não, ou se o atendimento ao cliente não funciona isso é outra questão. Já tive problemas em todas as empresas das quais fui cliente. Quando não estou satisfeito, mudo outra vez. Isso nunca foi impedimento para procurar melhores opções no mercado. São opções e você fará as suas.
Na app ou na página de internet, pode acionar também 3 alertas; Ser avisado sempre que surgir um tarifário mais barato, sempre que a sua empresa lhe mudar os preços e sempre que for analisada uma fatura nova.
Se descobrir que pode poupar mais numa determinada empresa basta clicar em POUPAR JÁ e a app envia os seus dados para a respectiva empresa para ela o contactar e formalizar a alteração. Não é a app que faz o novo contrato.
No meu caso pessoal, anotei os dados e tratei de tudo pessoalmente. Mudei de operadora por causa dos resultados da app enquanto preparava a reportagem. Também é verdade que entretanto já mudei outra vez porque já consegui melhor novamente :).  Depois conto-vos como acabo de poupar mais 60 euros por ter atendido um telefonema.

O que ganham com isso?

A Payper é gratuita. Garantem que os resultados da comparação das suas faturas são totalmente isentos e que a app não está ligada a nenhuma fornecedora de eletricidade. São uma empresa de informática que conhece bem o mercado da eletricidade e, por isso, decidiu investir nesta área.
Os resultados da simulação dependem apenas do custo da energia e da potência contratada e dos horários dos seus consumos. É um programa informático que faz essa análise, sem intervenção humana e tem de dar autorização para que possam ter acesso aos dados pessoais da sua fatura.
No futuro pensam ganhar dinheiro com serviços suplementares pagos para empresas que queiram usar serviços de análise e comparação mais detalhados. O responsável garante que será sempre gratuito para o consumidor final.
Mas não ficam com os meus dados? Sim, ficam. Tem de dar a tal autorização. Ao dar a sua fatura está a dar a sua morada, o seu NIF e outros dados. Isso está previsto quando diz que sim ao clicar em “Li e aceito”. Não há outra forma de lerem as suas faturas. Está lá bem explicado como usam a informação e como a defendem. É sempre uma decisão sua confiar ou não.

Brevemente, as Telecomunicações

Para já, comparam faturas de eletricidade e gás, mas brevemente vão comparar também faturas de telecomunicações e da água. Tem de ter em atenção um detalhe que é importante. A aplicação não faz as contas a descontos em cartão, nem tarifas aniversário ou outras formas de poupança porque não sabem se os vai usar ou não. Só analisa os preços do kWh e da potência contratada.
Também aconselha mudar de tarifa simples para bi-horária ou o contrário, mas não lhe diz qual é o ciclo de bi-horário mais adequado porque a fatura não fornece dados para fazer essa avaliação.
Pode ter várias moradas na aplicação. Portanto, pode ser útil para quem quiser ir “controlando” a conta de eletricidade dos pais ou avós, à distância.
As novas tecnologias são cada vez mais uma ferramenta que o ajuda a poupar e a gerir melhor o seu dinheiro. Só tem de as usar, se quiser.
Pode ver ou rever a reportagem em vídeo neste link:


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Renato Brito

    Hã espera há 4 dias e nada. Faturas não reconhecidas (PDF da EDP) já tentei por e-mail e é a mesma coisa. Pedido de ajuda para o e-mail de suporte e nada. Percebo que o volume deve ter aumentado consideravelmente, mas neste momento ainda estou para saber se as faturas se encontram em algum tipo de fila para serem processadas ou se simplesmente existiu um erro e tenho que as enviar outra vez. Hã espera de desenvolvimentos para poder atualizar o comentário e a classificação da APP.

    Responder
  2. Marco Costa

    Sistema não funciona.
    Conforme reportado pelo Renato Brito, enviei 7 facturas da Goldenergy de Gás e Eletricidade e esteve um dia para fazer a análise, ao fim deu “ficheiro não reconhecido”, tentei novamente e igual.
    Conclusão, reportagem bem feita, expectativa muito alta e funcionalidade zero.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Lamento. Não tenho de os defender mas compreendo. O “sucesso” tem destas coisas. Continuo a achar que é a melhor solução de comparação que vi até agora. Espero que resolvam rápido.

      Responder
  3. Ema Reis

    Boa tarde.
    Sou aderente da ‘Conta Certa’, ou seja, só tenho uma factura anual.
    A App funciona neste caso?
    Obrigada

    Responder
  4. Miguel

    Ola,

    Não será uma forma de aquisição de dados pessoais?
    Vão ficar com uma base de dados incrivel…

    Responder
  5. Manuel Santos

    Criei perfil na app.
    Carreguei 4 facturas.
    Tive informação que, devido ao volume de facturas, demoraria mais do que o habitual, e que seria informado por mail.
    Ao fim de 8 dias…… nada.
    Na APP diz-me que não tenho dados suficientes para me apresentarem resultados, pelo que devo carregar facturas.
    Se recarrego as facturas diz-me que já constam na BD.
    Será que só ao fim de 12 facturas apresentam resultados?

    Responder
  6. Marco Ribeiro

    Na altura da reportagem fiz tudo, mas devido a sobrecarga de facturas, só hoje passados 2 meses é que me enviaram e-mail. O comparativo indicou-me que há propostas mais baratas, já fiz o pedido para a mudança do tarifário. 🙂

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. O seu preço da eletricidade subiu e você não deu por nada? (VÍDEO) - […] Numa reportagem feita há mais de 1 ano no Contas-poupança já lhe demos a conhecer o Payper. É uma…
  2. A eletricidade vai baixar no mercado regulado: Compensa regressar? - […] causa desta reportagem sobre como descobrir a empresa mais barata, pedi a vários dos meus amigos e conhecidos que…
  3. Obrigado e a resposta a algumas dúvidas sobre a app da eletricidade - […] Obrigado por terem visto o Contas-poupança, ontem no Jornal da Noite na SIC. Mais uma vez foi o programa…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.