Como sei se o meu PPR é bom, mau ou mais ou menos?


E já agora, se vale a pena pensar em ter um…

Estamos a chegar ao fim do ano e muitos portugueses aproveitam para reforçar o PPR para terem beneficios fiscais no IRS. Podem deduzir no IRS 20% do que investirem em 2019, até um limite máximo de 400 euros (quanto mais velho for, menos pode deduzir).

Mas o que muitos não sabem é que provavelmente estão a perder dinheiro com os Planos Poupança Reforma ou, pelo menos, estão a ganhar muito menos do que poderiam.

Mais logo, a reportagem do Contas-poupança no Jornal da Noite, na SIC, explica-lhe como pode saber se o seu PPR é bom ou não, ou se deve pensar seriamente em subscrever um ou vários PPR.

Vale a pena mudar o meu PPR de banco ou seguradora?

E já agora pode simular quanto poderia estar a ganhar se já tivesse um PPR.

Atenção que há neste momento mais de 100 PPR a serem comercializados em Portugal entre bancos, corretoras e seguradoras. NUNCA escolha só com base no que lhe diz o seu gestor de conta. Ele vai propor-lhe o melhor que tem, mas apenas entre os produtos que a empresa DELE vende. Tem de ter algum trabalho para fazer o seu dinheiro render mais, já que está a fazer esse esforço de poupança.

O simulador

Vou mostrar-lhe um simulador em que coloca o nome do PPR que tem (pode até ter vários) e fica a saber em poucos segundos se o seu PPR é dos bons ou se vale a pena mudar para outro que renda mais.

Cerca de 1 milhão de portugueses têm um PPR (Plano Poupança Reforma). Mas a grande maioria não sabe sequer quanto está a render e muitos estão até a ter prejuízo.

Muitas pessoas têm um PPR porque foram “obrigadas” pelo banco para reduzir o spread no crédito à habitação, para terem benefícios fiscais ou simplesmente porque o gestor de conta do banco as convenceu a fazer um.

Se fez um PPR porque lhe disseram e não porque quis mesmo, o mais provável é que não faça ideia se está a ganhar ou a perder dinheiro.

Em algumas situações, os PPR até podem ser um bom produto de investimento a 8 ou 10 anos, mas o ideal é pensar o mais cedo possível na sua reforma.

A diferença enter colocar as suas poupança num depósito a prazo ou num bom PPR pode ser de muitas dezenas de milhares de euros ao fim de 10, 20 ou 30 anos. Não seja preguiçoso pensando que não vale a pena mudar para outro PPR (mesmo que seja pouco) ou que só conhece os depósitos a prazo e que isso chega muito bem. Mas a decisão é, obviamente, sempre sua. O nosso objetivo é que conheça alternativas para pôr o seu dinheiro a trabalhar para si.

Até logo!
Contas-poupança, quartas-feiras, Jornal da Noite, na SIC.

Aumente-se a si próprio, sem ter de pedir ao patrão!



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *