O seu banco pediu dinheiro para lhe dar o plano de pagamentos da casa?


“Sim, damos. Mas tem de pagar 150 €…”

Este artigo é muito rápido. É apenas um alerta que pode ser útil.

Neste artigo AQUI falei sobre a possibilidade (ideal) de amortizar antecipadamente o seu crédito à habitação. Foi um artigo polémico, mas ainda bem que pôs algumas pessoas a pensar.  Nesse artigo aconselhei todos a pedirem um plano de pagamentos da prestação da casa e do prémio do seguro de Vida até ao final do contrato para que saibam com o que devem contar até ao fim do prazo do vosso crédito.

Faço isso com alguma regularidade (talvez de 2 em 2 anos)  junto do meu banco (a CGD) e sempre me mandaram esse plano com muita rapidez e gratuitamente. Basicamente é apenas uma folha de Excel. É um direito seu enquanto cliente saber quanto vai pagar no fiuturo para saber como se deve organizar no sentido de pagar sempre tudo a tempo e horas.

Acontece que recebi algumas mensagens de espectadores/leitores que foram ao banco pedir esse documento e pediram-lhes 150 €!!!!!!!!

Como?!

Estranhei muito. Não é normal. Perguntei a especialistas no Institituto de Formação Bancária e disseram-me que isso só aconteceria no caso de empresas e tem de estar no preçário. Não se aplica a particulares.

Mas acho que encontrei a explicação. Alguém andará a ler mal o preçário do seu próprio banco e a “enganar” os clientes. A ser verdade esta mensagem que acabei de receber estará explicado. Mas já agora peço a vossa opinião. Eu acho que sei ler português, mas nunca fiando.

O BPI, ao pedido de plano de pagamentos do meu crédito à habitação, respondeu-me:

” informamos que poderá, junto de um Balcão BPI, solicitar a emissão de declaração acerca da evolução do contrato de empréstimo, encargos do empréstimo e/ou seguros associados relativos a um período que tenha ocorrido há mais de treze meses, com o valor de EUR 150,00 + 4% imposto selo, de acordo com o Preçário em vigor.”

Ou seja, o que custa 150 € é uma declaração do que pagou HÁ MAIS DE 13 MESES. Mas o que você vai pedir é um plano de pagamentos relativo ao FUTURO até ao fim do contrato. E esse documento não se paga. Pelo menos eu nunca paguei.

Se lhe pediram dinheiro por esse plano de pagamentos, volte lá e insista. Se ainda não pediu, peça. Basta mandar um e-mail ao seu gestor de conta ou através do homebanking.

O que quer é uma coisa deste tipo.

Faça alguma coisa pelo seu futuro financeiro. Saber o que vai acontecer é o primeiro passo para o alterar para melhor. E não pague nada, se faz favor, OK?



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.


11 comentários em “O seu banco pediu dinheiro para lhe dar o plano de pagamentos da casa?

  1. Avatar
    Carlos Marques Reply

    Boa tarde,
    Eu solicitei a FIDELIDADE os meus planos de pagamento dos seguros associados aos meus créditos a habitação.
    Foi-me solicitado que questiona-se o meu banco (CGD) sobre montantes em dívida. Foram-me enviados no dia seguinte.
    Consegui renegociar as taxas dos meus seguros mantendo as mesmas coberturas.

    • Avatar
      Carlos Marques Reply

      Boa tarde,
      Eu solicitei a FIDELIDADE os meus planos de pagamento dos seguros associados aos meus créditos a habitação.
      Foi-me solicitado que questiona-se o meu banco (CGD) sobre montantes em dívida. Foram-me enviados no dia seguinte.
      Consegui renegociar as taxas dos meus seguros mantendo as mesmas coberturas.
      Custo “ZERO”

  2. Avatar
    maria afonso Reply

    Solicitei o plano de pagamentos do meu crédito à habitação e à seguradora do seguro multirrisco habitação escolhida pelo banco desde que contraí o crédito. A seguradora respondeu que só poderia dar anual visto o promotor ser o Banco e quanto ao plano de pagamento do crédito à habitação nem resposta obtive. O que devo fazer a seguir?

  3. Avatar
    Júlia Meireles Reply

    Boa noite

    Já pedi, sem problema e sem custos. Aguardo informação sobre os seguros mas já me confirmou que não tem custos. Neste caso foi o Montepio.

    Mas é claro que fui logo pedir!!!! LOL Obrigada!

  4. Avatar
    Acácio Lopes Reply

    Só vejo esse valor no preçário em 2. Outros serviços -> Outras despesas -> superior a 75 mensagens !!! Creio que não seria aplicável a este caso.

    Curiosamente no preçário está no topo dessa rubrica em 7.3 cópias de documentos e comprovativos 5€. + IVA por cada fotocópia ! Bom lucro e se enviarem por e-mail até preferia! Posso enviar por e-mail o que tirei online com data de entrada em vigor 26.12.2019.
    Já enviei hoje reclamação, à entidade reguladora no livro de reclamações electrónico.
    Espectacular ! As leis estão mesmo a favor de uma relação equilibrada não é !?

  5. Avatar
    alf Reply

    Gostaria de colocar 2 perguntas:

    O contas poupança tem endereço de e-mail? ( como diz o meu filho : “prometo não spammar”), apenas envio algo quando considero importante.

    Podem dar informações acerca da solicitação de 2a via ou cópia do contrato de crédito à habitação?

  6. Avatar
    Acácio Lopes Reply

    Sim inclusive para o plano de pagamentos futuros e sou particular :
    Aqui está cópia do que me foi enviado!

    Acusamos a receção do seu e-mail e na sequência do mesmo, apresentamos as nossas desculpas pela demora na resposta. Confirmamos que, nessa data, o fluxo de contactos através de e-mail, não permitiu que o seu tratamento fosse efetuado com a celeridade desejável.

    Relativamente ao exposto informamos que em relação ao plano de pagamentos informamos que os planos de pagamentos têm um encargo associado de 150,00 + 4% Imposto selo, por empréstimo, para prémios vincendos. Face ao exposto, se optar por avançar com o seu pedido deverá por favor enviar novo e-mail a solicitar o plano e a indicar que concorda com o preçário.

    Caso pretenda a emissão dos planos futuros de pagamentos de prémios, é necessário a formalização de pedido escrito e consentimento do débito da respetiva comissão (por empréstimo) 150,00 + 4% Imposto selo.

    Adicionalmente, informamos que, aquando da contratação do financiamento, terá sido entregue a carta de aprovação, que incluía a previsão de plano de pagamento das prestações e seguros.

    Encontramo-nos à disposição para qualquer esclarecimento adicional que considere necessário e subscrevemo-nos.

    Com os melhores cumprimentos,
    Sandra Castedo Silva

    DSNP-SERVICO A CLIENTES-RESPOSTA A EMAILS

    —–##» Processo: [BPI-E-71118462]## —–

    ———-##» Mensagem 1 ##———-

    Data: Jul 3 2019 5:10PM

    Obrigado pelo vosso trabalho ! São inestimáveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *