O seu banco pediu dinheiro para lhe dar o plano de pagamentos da casa?

Escrito por Pedro Andersson

28.11.19

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3 min de leitura

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“Sim, damos. Mas tem de pagar 150 €…”

Este artigo é muito rápido. É apenas um alerta que pode ser útil.

Neste artigo AQUI falei sobre a possibilidade (ideal) de amortizar antecipadamente o seu crédito à habitação. Foi um artigo polémico, mas ainda bem que pôs algumas pessoas a pensar.  Nesse artigo aconselhei todos a pedirem um plano de pagamentos da prestação da casa e do prémio do seguro de Vida até ao final do contrato para que saibam com o que devem contar até ao fim do prazo do vosso crédito.

Faço isso com alguma regularidade (talvez de 2 em 2 anos)  junto do meu banco (a CGD) e sempre me mandaram esse plano com muita rapidez e gratuitamente. Basicamente é apenas uma folha de Excel. É um direito seu enquanto cliente saber quanto vai pagar no fiuturo para saber como se deve organizar no sentido de pagar sempre tudo a tempo e horas.

Acontece que recebi algumas mensagens de espectadores/leitores que foram ao banco pedir esse documento e pediram-lhes 150 €!!!!!!!!

Como?!

Estranhei muito. Não é normal. Perguntei a especialistas no Institituto de Formação Bancária e disseram-me que isso só aconteceria no caso de empresas e tem de estar no preçário. Não se aplica a particulares.

Mas acho que encontrei a explicação. Alguém andará a ler mal o preçário do seu próprio banco e a “enganar” os clientes. A ser verdade esta mensagem que acabei de receber estará explicado. Mas já agora peço a vossa opinião. Eu acho que sei ler português, mas nunca fiando.

O BPI, ao pedido de plano de pagamentos do meu crédito à habitação, respondeu-me:

” informamos que poderá, junto de um Balcão BPI, solicitar a emissão de declaração acerca da evolução do contrato de empréstimo, encargos do empréstimo e/ou seguros associados relativos a um período que tenha ocorrido há mais de treze meses, com o valor de EUR 150,00 + 4% imposto selo, de acordo com o Preçário em vigor.”

Ou seja, o que custa 150 € é uma declaração do que pagou HÁ MAIS DE 13 MESES. Mas o que você vai pedir é um plano de pagamentos relativo ao FUTURO até ao fim do contrato. E esse documento não se paga. Pelo menos eu nunca paguei.

Se lhe pediram dinheiro por esse plano de pagamentos, volte lá e insista. Se ainda não pediu, peça. Basta mandar um e-mail ao seu gestor de conta ou através do homebanking.

O que quer é uma coisa deste tipo.

Faça alguma coisa pelo seu futuro financeiro. Saber o que vai acontecer é o primeiro passo para o alterar para melhor. E não pague nada, se faz favor, OK?



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15 Comentários

  1. Acácio Lopes

    Sim inclusive para o plano de pagamentos futuros e sou particular :
    Aqui está cópia do que me foi enviado!

    Acusamos a receção do seu e-mail e na sequência do mesmo, apresentamos as nossas desculpas pela demora na resposta. Confirmamos que, nessa data, o fluxo de contactos através de e-mail, não permitiu que o seu tratamento fosse efetuado com a celeridade desejável.

    Relativamente ao exposto informamos que em relação ao plano de pagamentos informamos que os planos de pagamentos têm um encargo associado de 150,00 + 4% Imposto selo, por empréstimo, para prémios vincendos. Face ao exposto, se optar por avançar com o seu pedido deverá por favor enviar novo e-mail a solicitar o plano e a indicar que concorda com o preçário.

    Caso pretenda a emissão dos planos futuros de pagamentos de prémios, é necessário a formalização de pedido escrito e consentimento do débito da respetiva comissão (por empréstimo) 150,00 + 4% Imposto selo.

    Adicionalmente, informamos que, aquando da contratação do financiamento, terá sido entregue a carta de aprovação, que incluía a previsão de plano de pagamento das prestações e seguros.

    Encontramo-nos à disposição para qualquer esclarecimento adicional que considere necessário e subscrevemo-nos.

    Com os melhores cumprimentos,
    Sandra Castedo Silva

    DSNP-SERVICO A CLIENTES-RESPOSTA A EMAILS

    —–##» Processo: [BPI-E-71118462]## —–

    ———-##» Mensagem 1 ##———-

    Data: Jul 3 2019 5:10PM

    Obrigado pelo vosso trabalho ! São inestimáveis!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Surreal. Pode confirmar em que ponto isso está no seu preçário?

      Responder
  2. alf

    Gostaria de colocar 2 perguntas:

    O contas poupança tem endereço de e-mail? ( como diz o meu filho : “prometo não spammar”), apenas envio algo quando considero importante.

    Podem dar informações acerca da solicitação de 2a via ou cópia do contrato de crédito à habitação?

    Responder
  3. Acácio Lopes

    Só vejo esse valor no preçário em 2. Outros serviços -> Outras despesas -> superior a 75 mensagens !!! Creio que não seria aplicável a este caso.

    Curiosamente no preçário está no topo dessa rubrica em 7.3 cópias de documentos e comprovativos 5€. + IVA por cada fotocópia ! Bom lucro e se enviarem por e-mail até preferia! Posso enviar por e-mail o que tirei online com data de entrada em vigor 26.12.2019.
    Já enviei hoje reclamação, à entidade reguladora no livro de reclamações electrónico.
    Espectacular ! As leis estão mesmo a favor de uma relação equilibrada não é !?

    Responder
  4. Júlia Meireles

    Boa noite

    Já pedi, sem problema e sem custos. Aguardo informação sobre os seguros mas já me confirmou que não tem custos. Neste caso foi o Montepio.

    Mas é claro que fui logo pedir!!!! LOL Obrigada!

    Responder
  5. maria afonso

    Solicitei o plano de pagamentos do meu crédito à habitação e à seguradora do seguro multirrisco habitação escolhida pelo banco desde que contraí o crédito. A seguradora respondeu que só poderia dar anual visto o promotor ser o Banco e quanto ao plano de pagamento do crédito à habitação nem resposta obtive. O que devo fazer a seguir?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Queixar-se ao provedor do cliente do seu banco. Depois logo vê o que fazer a seguir.

      Responder
  6. Carlos Marques

    Boa tarde,
    Eu solicitei a FIDELIDADE os meus planos de pagamento dos seguros associados aos meus créditos a habitação.
    Foi-me solicitado que questiona-se o meu banco (CGD) sobre montantes em dívida. Foram-me enviados no dia seguinte.
    Consegui renegociar as taxas dos meus seguros mantendo as mesmas coberturas.

    Responder
    • Carlos Marques

      Boa tarde,
      Eu solicitei a FIDELIDADE os meus planos de pagamento dos seguros associados aos meus créditos a habitação.
      Foi-me solicitado que questiona-se o meu banco (CGD) sobre montantes em dívida. Foram-me enviados no dia seguinte.
      Consegui renegociar as taxas dos meus seguros mantendo as mesmas coberturas.
      Custo “ZERO”

      Responder
  7. Jorge Santos

    tive exactamente a mesma resposta da parte do BPI. não sei se Provedor de Banco de Portugal ou livro de reclamações pode ajudar.
    Mais alguem conseguiu obter esta informação sem ter pagar ?
    obrigado

    Responder
  8. maria afonso

    Bom estimado amigo Andersson

    o meu Banco Santander não me pediu dinheiro algum pelo plano, apenas informaram-me que não me dariam o plano devido ás oscilações da Euribor, das amortizações que eu pudesse fazer e por fim que quando fiz o crédito à habitação que nessa altura me entregaram. A ultima versão não corresponde à verdade porque nunca me entregaram nenhum Plano eu nem sabia que existia tal coisa senão teria solicitado.
    Após tal explicação solicitei cópia do mesmo responderam que não havia possibilidade de ma fornecerem.

    E assim fiquei…..

    Responder
  9. maria afonso

    Bom dia
    Estimado amigo Andersson

    O meu Banco Santander não me pediu dinheiro algum pelo plano, apenas informaram-me que não me dariam o plano devido ás oscilações da Euribor, das amortizações que eu pudesse fazer e por fim que quando fiz o crédito à habitação que nessa altura me entregaram. A ultima versão não corresponde à verdade porque nunca me entregaram nenhum Plano eu nem sabia que existia tal coisa senão teria solicitado.
    Após tal explicação solicitei cópia do mesmo responderam que não havia possibilidade de ma fornecerem.

    E assim fiquei…..

    Responder
    • Pedro Andersson

      Reclamação por escrito no banco e no banco de Portugal.

      Responder

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