Devo amortizar a minha casa quando os juros estão baixos?

Escrito por Pedro Andersson

12.11.19

}
4 min de leitura

Publicidade

Amortizo ou não amortizo?

Vamos ver se é desta :).

Na semana passada anunciei esta reportagem, mas como sabem, o tema foi adiado uma semana. Portanto, salvo imprevisto de força maior, o Contas-poupança desta quarta-feira (dia 13 de Novembro) será sobre o que deve levar em conta caso ainda tenha muitos anos de crédito à habitação pela frente e, simultaneamente, algum dinheiro disponível.

Vamos imaginar que tem 1.000 euros disponíveis que não precisa para o seu fundo de emergência. Estão a “morrer” no banco. Será que deve usá-los para fazer uma pequena amortização no seu crédito à habitação?

A prestação da casa ao banco nunca esteve tão baixa como agora. A Euribor está negativa. Por isso, muitos portugueses perguntam-se se devem aproveitar para amortizar a casa ao banco ou se mais vale deixar como está.

Na reportagem de logo à noite, o Contas-poupança fez as contas a quanto poderia poupar se pagasse a sua casa alguns anos mais cedo.

Vamos mostrar-lhe o caso de Óscar Martins, que vive em Setúbal, e que tinha um crédito de 100 mil euros a 40 anos. Devia acabá-lo em 2047. Sabem o que ele fez? Despachou esse crédito em 10 anos. Foi uma brutalidade de esforço? Sim, foi. Teve de fazer sacrifícios financeiros? Teve. Valeu a pena? Quanto poupou? Vai ter de ver a resposta dele mais logo no Jornal da Noite na SIC.

Prós e contras da amortização antecipada

Com a ajuda de especialistas estivemos a analisar os prós e contras de amortizar o seu crédito antes do prazo contratado. De que valores estamos a falar? Que penalizações pode ter de pagar (ou não) sempre que amortizar algum valor mesmo que seja pequeno?

E vale a pena amortizar (pagar antes do prazo) valores pequenos como 1.000 ou 2.000 euros ou só vale a pena se forem 10 mil ou 20 mil euros? Vamos responder.

E que despesas é que tem com o seu crédito à habitação e não faz ideia ou nem se lembra que está a pagar? Olhe que não é só o dinheiro da prestação que sai todos os meses da sua conta.

Se pagar a sua casa 5 anos mais cedo – sem o esforço gigante do Óscar que reduziu 30 anos – quanto iria poupar? Há simuladores na internet que o ajudam? Amortizar a casa é uma decisão racional ou emocional?

Já agora fica a saber que 99% dos créditos anteriores a 2000 não têm qualquer penalização sempre que amortizar o seu crédito à habitação. Vá aos seus arquivos e leia durante o dia o seu documento complementar da Escritura da sua casa, nomeadamente a alínea que fala de penalizações por amortização antecipada. Vai ser-lhe útil mais logo quando vir a reportagem.

Peça o seu plano de pagamentos

E faça já um favor a si mesmo. Contacte o seu banco e/ou seguradora ainda hoje e peça um plano de pagamentos até ao fim do contrato para saber com o que conta. Eles que nem se atrevam a pedir-lhe dinheiro. Se lhe pedirem dinheiro por esse documento façam imediatamente queixa por escrito no Livro de Reclamações e contactem-me para eu acompanhar. É um direito seu.

Esse documento é importantíssimo para fazermos as contas que precisamos de fazer para poupar mais uns valentes milhares de euros e para dormir mais descansado daqui a uns tempos.

Não se esqueça. Mais logo, no Jornal da Noite na SIC. Se não conseguir ver em direto, assim que chegar a casa, ande com a box para trás. Para si não é, mas para nós é importante.

Quarta-feira é dia de Contas-poupança! Até logo.


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Transferências bancárias passam a ter confirmação de beneficiário a partir de hoje

Transferências na app ou homebanking passam a ter confirmação de beneficiário a partir de hoje As transferências bancárias entre contas portuguesas passam a ter, a partir de hoje, a confirmação prévia do beneficiário antes de ser dada a ordem final da transferência do...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (20 a 26 de maio)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

FRAUDE | Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Cuidado com o SMS das Finanças Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas. "A...

PODCAST | #241 – Qual é a forma ideal de distribuir as minhas poupanças e investimentos?

Sempre que tiver algum dinheiro de lado, onde é que eu o coloco? Um dos maiores erros financeiros dos portugueses é esperar ter um "bolo" grande de dinheiro para depois decidir o que fazer com ele. Está a perder tanto dinheiro enquanto espera... E depois tenho outro...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 e 6 meses e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PodTEXT Vamos a Contas | Devo amortizar o meu crédito à habitação agora ou devo esperar?

Subscreva a nossa Newsletter, para não perder nenhuma dica *Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de...

Já sabe o que vai fazer sábado à noite? Há atividades gratuitas

Dia Internacional e Noite dos Museus promovem atividades grátis Se ainda não tem planos para sábado à noite, o Contas-poupança dá-lhe uma sugestão gratuita de atividades que pode fazer sozinho, em família ou com amigos, um pouco por todo o país. Amanhã, dia 18 de...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a 3 meses e baixam a 6 e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (20 a 26 de maio)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT| Truques para conseguir o melhor crédito à habitação possível ou transferi-lo

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Pedro Sousa

    Bom dia,mesmo quem tenha serviços mínimos os bancos não podem cobrar por esse documento de plano de pagamentos? Obrigado e bom trabalho

    Responder
    • Cristiano Correia

      Diria que não paga nada. Isto é um direito do Cliente, saber quanto é que vai pagar em cada ano do contrato. E estamos a falar de seguros obrigatórios que variam anualmente de acordo com vários factores como a idade e o capital em divida em cada ano. A TAEG é apenas uma % resumidade de todos os valores a pagar.

      Responder
    • Pedro Andersson

      Pela informação que tenho particulares não têm de pagar nada. Empresas sim.

      Responder
  2. Cristiano Correia

    Mais uma vez deixo aqui o link para uma App Android muito completa para criar um plano de Amortização antecipada. Gratuita e sem publicidade. Muito em breve vai ter exportação para Folha de Excel.

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ccapps.amortiza

    Obrigado pela visibilidade. 200 Downloads desde a ultima noticia.

    Responder
  3. Tania Serra

    Boa noite. Informei na caixa geral de depósitos sobre 1 crédito à habitação. Perguntei se amortizando aos poucos o prazo, que é de 24 anos, n diminuía,porque é o que está contratualizado. É possível?

    Responder
    • Cristiano Correia

      Boa noite. Não diminui porque a o numero de anos é fixo. É assim que funciona a formula de calculo. O que acontece quando se faz amortizações extra, é que no mês seguinte, o valor em divida e os juros reduzem porque a quantia em divida diminui. Na pratica o que acontece é que o prazo só diminui se a pessoa acabar por pagar na totalidade, mas até lá a prestação reduz até ficar 0€. E claro que os bancos não vão explicar isto aos clientes. Talvez o programa de hoje não tenha sido bem claro em relação a isso e é uma duvida que é frequente.

      Responder
    • Pedro Andersson

      Sim. O prazo não diminui. Fica é a pagar menos por mês. Mas ao faltar cada vez menos para pagar, se a 5 anos do fim do prazo faltar pagar 5 mil euros e tiver esse dinheiro disponível, acaba mais cedo e poupa milhares de euros em seguro, juros, comissões, anuidades, serviços associados.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.