Devo amortizar a minha casa quando os juros estão baixos?




Amortizo ou não amortizo?

Vamos ver se é desta :).

Na semana passada anunciei esta reportagem, mas como sabem, o tema foi adiado uma semana. Portanto, salvo imprevisto de força maior, o Contas-poupança desta quarta-feira (dia 13 de Novembro) será sobre o que deve levar em conta caso ainda tenha muitos anos de crédito à habitação pela frente e, simultaneamente, algum dinheiro disponível.

Vamos imaginar que tem 1.000 euros disponíveis que não precisa para o seu fundo de emergência. Estão a “morrer” no banco. Será que deve usá-los para fazer uma pequena amortização no seu crédito à habitação?

A prestação da casa ao banco nunca esteve tão baixa como agora. A Euribor está negativa. Por isso, muitos portugueses perguntam-se se devem aproveitar para amortizar a casa ao banco ou se mais vale deixar como está.

Na reportagem de logo à noite, o Contas-poupança fez as contas a quanto poderia poupar se pagasse a sua casa alguns anos mais cedo.

Vamos mostrar-lhe o caso de Óscar Martins, que vive em Setúbal, e que tinha um crédito de 100 mil euros a 40 anos. Devia acabá-lo em 2047. Sabem o que ele fez? Despachou esse crédito em 10 anos. Foi uma brutalidade de esforço? Sim, foi. Teve de fazer sacrifícios financeiros? Teve. Valeu a pena? Quanto poupou? Vai ter de ver a resposta dele mais logo no Jornal da Noite na SIC.

Prós e contras da amortização antecipada

Com a ajuda de especialistas estivemos a analisar os prós e contras de amortizar o seu crédito antes do prazo contratado. De que valores estamos a falar? Que penalizações pode ter de pagar (ou não) sempre que amortizar algum valor mesmo que seja pequeno?

E vale a pena amortizar (pagar antes do prazo) valores pequenos como 1.000 ou 2.000 euros ou só vale a pena se forem 10 mil ou 20 mil euros? Vamos responder.

E que despesas é que tem com o seu crédito à habitação e não faz ideia ou nem se lembra que está a pagar? Olhe que não é só o dinheiro da prestação que sai todos os meses da sua conta.

Se pagar a sua casa 5 anos mais cedo – sem o esforço gigante do Óscar que reduziu 30 anos – quanto iria poupar? Há simuladores na internet que o ajudam? Amortizar a casa é uma decisão racional ou emocional?

Já agora fica a saber que 99% dos créditos anteriores a 2000 não têm qualquer penalização sempre que amortizar o seu crédito à habitação. Vá aos seus arquivos e leia durante o dia o seu documento complementar da Escritura da sua casa, nomeadamente a alínea que fala de penalizações por amortização antecipada. Vai ser-lhe útil mais logo quando vir a reportagem.

Peça o seu plano de pagamentos

E faça já um favor a si mesmo. Contacte o seu banco e/ou seguradora ainda hoje e peça um plano de pagamentos até ao fim do contrato para saber com o que conta. Eles que nem se atrevam a pedir-lhe dinheiro. Se lhe pedirem dinheiro por esse documento façam imediatamente queixa por escrito no Livro de Reclamações e contactem-me para eu acompanhar. É um direito seu.

Esse documento é importantíssimo para fazermos as contas que precisamos de fazer para poupar mais uns valentes milhares de euros e para dormir mais descansado daqui a uns tempos.

Não se esqueça. Mais logo, no Jornal da Noite na SIC. Se não conseguir ver em direto, assim que chegar a casa, ande com a box para trás. Para si não é, mas para nós é importante.

Quarta-feira é dia de Contas-poupança! Até logo.


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

8 comentários em “Devo amortizar a minha casa quando os juros estão baixos?

  1. Avatar
    Tania Serra Reply

    Boa noite. Informei na caixa geral de depósitos sobre 1 crédito à habitação. Perguntei se amortizando aos poucos o prazo, que é de 24 anos, n diminuía,porque é o que está contratualizado. É possível?

    • Avatar
      Cristiano Correia Reply

      Boa noite. Não diminui porque a o numero de anos é fixo. É assim que funciona a formula de calculo. O que acontece quando se faz amortizações extra, é que no mês seguinte, o valor em divida e os juros reduzem porque a quantia em divida diminui. Na pratica o que acontece é que o prazo só diminui se a pessoa acabar por pagar na totalidade, mas até lá a prestação reduz até ficar 0€. E claro que os bancos não vão explicar isto aos clientes. Talvez o programa de hoje não tenha sido bem claro em relação a isso e é uma duvida que é frequente.

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Sim. O prazo não diminui. Fica é a pagar menos por mês. Mas ao faltar cada vez menos para pagar, se a 5 anos do fim do prazo faltar pagar 5 mil euros e tiver esse dinheiro disponível, acaba mais cedo e poupa milhares de euros em seguro, juros, comissões, anuidades, serviços associados.

  2. Avatar
    Pedro Sousa Reply

    Bom dia,mesmo quem tenha serviços mínimos os bancos não podem cobrar por esse documento de plano de pagamentos? Obrigado e bom trabalho

    • Avatar
      Cristiano Correia Reply

      Diria que não paga nada. Isto é um direito do Cliente, saber quanto é que vai pagar em cada ano do contrato. E estamos a falar de seguros obrigatórios que variam anualmente de acordo com vários factores como a idade e o capital em divida em cada ano. A TAEG é apenas uma % resumidade de todos os valores a pagar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *