CUIDADO – SMS fraudulento em nome do Continente


SMS fraudulento supostamente do Continente

Acabei de receber um SMS do Continente. Isto é, exatamente do número que o Continente (hipermercado) costuma enviar. É deste número que recebo os alertas para usar os cupões ou as promoções que estão a fazer ou outras mensagens.

O SMS dizia que “Anabela” tinha sido vencedora do sorteio de Novembro. Eu sei que não me chamo Anabela, mas como a minha mulher é Anabela e uso os cartões de toda a família (incluindo o dela) achei “normal”. Seria a primeira vez na vida que ganharia um prémio num sorteio. Maravilha. E o Continente oferecia-me alguma credibilidade.

Com base nessa credibildade, cliquei no link. Se repararem bem, o endereço “5pk.us/” é logo por si suspeito. Mas mesmo assim, como vinha do Continente abri. Não custava nada. A que link fui dar?

Hummm. Muito estranho. Mas estava escrito num português aparentemente correto e (mais uma vez) o SMS vinha do Continente. Mas o endereço era estranho “loyaltyprize.site”?!.

Continuei a espreitar. Respondi a duas perguntas só para ver até onde ia a coisa. Claro que aquilo cheirava a esturro. Mas queria confirmar. Fui ver os comentários. Eram de pessoas que já tinham ganho o tal telemóvel S10. Era um bom prémio.

Procuro sempre erros ortográficos. É sempre o primeiro sinal de burla.

Aqui confirmei que era mesmo fraude. Ninguém diz que está “entusiasmado(a)”. Fechei o site e liguei para o serviço de apoio ao cliente do Continente para os avisar da burla em nome deles.

A funcionária do Call Center do Continente explicou-me que estes SMS estão a ser muito frequentes e estão a par de que são enviados a partir do número deles. Também são enviados a partir do número da Worten. Se conhecerem mais casos partilhem nos comentários.

Se continuasse a responder ao “inquérito” para receber o telemóvel teria de dar a morada, outros dados pessoais e o número do cartão de crédito. TUDO FRAUDE e BURLA. As empresas não têm nada a ver com estas burlas. A minha foto (Pedro Andersson) e a do Contas-poupança também anda na internet a vender produtos e nós não conseguimos saber quem está por trás disso. Não temos nada a ver com isso, OK?

NUNCA responda a estes SMS. Em caso de dúvida ligue para a marca de onde vêm.

Muito cuidado e avise os seus familiares e filhos adolescentes para terem muito cuidado com e-mails e SMS mesmo que venham de fontes aparentemente credíveis. Apague e não pense mais no assunto.


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13 comentários em “CUIDADO – SMS fraudulento em nome do Continente

  1. Avatar
    Carlos Reply

    Tenho recebido várias SMS deste tipo, não só em nome do continente com também de outras empresas.
    Quando vejo as mensagens nem sequer clico em nada e apago imediatamente a SMS.

    Só gostava de saber como conseguiram o meu número.

    Torna-se incomodativo estar sempre a receber e ter que apagar.

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    Maria Amélia Paulino Reply

    Já me aconteceu, era da Vodafone. Também me “cheirou a esturro” e saltei fora quando me pediam os meus dados pessoais, Todo o cuidado é pouco.

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    Sofia Reply

    Acabei de receber esta mesma mensagem. Contudo, tecnicamente o cartão continente que eu possuo, está no nome da minha mãe. As únicas duas situações nas quais o continente possui o meu nome, é na nova app do continente e quando efetuei compras acima de um certo valor que não sei precisar, mas no qual, em loja, pedem os nossos dados.

    Contudo, pelo nome que usaram, que vem escrito exatamente como tenho na app, desconfio que a falha explorada pelos hackers, está na app do Continente. Entrando na app, conseguem o nome e o telemóvel associado.

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    Sérgio Soares Reply

    Não creio que estas mensagens sejam enviadas do “número do Continente”. Na verdade, estas mensagens especiais (tanto estas fraudulentas como as não fraudulentas) não trazem qualquer número de remetente, mas apenas um nome ou qualquer conjunto de palavras. Para todos os efeitos, podemos dizer que qualquer mensagem que recebemos com nomes ou palavras em vez de um número de telefone, tem de ser considerado um SMS anónimo e que requer atenção e validação redobradas. O envio deste tipo de mensagens especiais pode ser contratado directamente a qualquer operador de telecomunicações e é o próprio contratante que escolhe o “nome” que quer associar à mensagem. Se o contratante for um criminoso, como é o caso, este está completamente à vontade para se fazer passar por qualquer entidade, seja ela o Continente ou a Worten, ou mesmo um banco, uma seguradora, um empresa de energia ou de telecomunicações, etc, etc. Como em tantos outros casos, isto deve ter parecido uma boa ideia a quem inventou esta forma de vender mais serviços por parte dos operadores de telecomunicações, mas sem qualquer regulação resultou em mais um meio de comunicação à disposição dos burlões.

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    hugo Reply

    a mim tambem me aconteceu hoje, desloquei-me ao continente da zona. Disseram que era fraude. e que alguem entrou no sistema do continente e conseguiu enviar isso pra muita gente! ora chama-se flagelo de nao protegerem os nossos dados como deve ser e dizerem em polticas de privacidade que protegem enquanto é uma treta! so para terem uma ideia o site do continente tem seguranca nada! rating F numa escala de A+ a F! e nem é o saber contratar entidades de envio sms certificadas, mas sim alguem ter acesso a uma base dados alargada com os nossos dados, sem o nosso consentimento. disseram para fazer denuncia na cnpd.pt pra ver se a sonae toma medidas e seguranças melhores! ah depois disto antes de visitarem sites suspeitos vao primeiro a https://urlscan.io e metam la o link e ja vos diz que existe n sites iguais e podem saber se e malicioso, com virus spam scan phishing…. esses servidores estao alojados na holanda, mas com servers d0s estados unidos e alemanha metidos ao barulho! é só fazer denuncia desses vps e desses dominios que rapidamente fecham!

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    Miguel Oliveira Reply

    Hoje recebi exactamente o mesmo SMS. Não segui com o questionário porque a questão do 1€ cheirou logo a fraude.
    O Continente e companhia deve passar a utilizar números próprios para o envio dos seus SMS. As gateways mais ou menos públicas já se viu no que dão. Imagino que este tipo de esquema tenha uma taxa de sucesso elevadíssima. Resta saber se já foi tomada alguma acção por quem pode, para suster o envio.
    É uma iTreta!

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    Pedro Carvalho Reply

    Olá também recebi algo muito semelhante, e também do continente. Com inquérito de 3 perguntas e depois escolhia um de três prêmios de valor superiores a 800€, foi aí que parei….quando a esmola e muita!!! Tenho até foto/ pronta do ecrã

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    Carlos MG Vieira Reply

    Caro Pedro,

    Atenção a um detalhe: Do Continente respondem que o envio é feito para nºs de telefone de forma aleatória, mas há dois pontos sobre o qual fiquei apreensivo:

    1 – Identifica o nome do titular da conta do Cartão Continente
    2 – No dia 3 respondi a um inquérito de satisfação vindo da newsletter do Cartão Continente, data que coincide com a mensagem na SMS.

    Parece-me que existe o risco de haver comprometimento dos dados dos utilizadores do cartão, apesar de a Sonae não o admitir.

    Não cheguei a avançar para nenhum dos passos onde solicitam dados, pois cheirou mal desde o início, mas preocupa-me que os meus dados já estejam em circulação em meios menos lícitos…

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    Paula Rocha Reply

    Também já recebi do Continente e dava para escolher entre 3 prémios, o tal Samsung, um PC portatil e mais outro smartfone. Respondi a algumas perguntas (porque é Continente, à partida confia-se) depois pedem os numeros de cartão de crédito para pagar 1,00€. Aí já não continuei. Hoje recebi outra mensagem do numero 9940 a dizer “ficaste em 3 lugar num sorteio de aniversário feito em 21/8. Seu premio http://8s4.us/dKCMi“. A linguagem não é cuidada, vinda de uma entidade credível, o que dá para desconfiar. Este site, desta vez, encaminha para os CTT.

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    João Filipe Barata Coelho Reply

    Alô Pedro, informo que a semana passada circulou uma oferta igual mas diziam que era proveniente da Worten. Como tenho Worten próximo de casa, passei por lá e disseram me logo que era FRAUDE. Apaguei.Temos de continuar e estar atentos.
    Obrigado.

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