A reforma pode chegar antes da velhice, sabia?
Quando menos se espera, a nossa vida pode mudar de um momento para o outro. Muitos portugueses não percebem a importância dos descontos que fazem para a Segurança Social. Na reportagem desta semana, o Contas-poupança mostra-lhe um simulador que lhe diz qual seria a sua reforma hoje se tivesse uma doença ou acidente graves que o obrigassem a reformar-se mais cedo. E o que pode fazer com essa informação a pensar no futuro.
Mas a desta semana (tem o link mais abaixo) é sobre o valor EXATO da reforma que teria HOJE se fosse obrigado a reformar-se por causa de uma doença grave ou um acidente. Pode acontecer a qualquer um de nós.
Tem o simulador na página da Segurança Social Direta. Entra com o seu NISS e password ou com a Chave Móvel Digital e depois é só seguir os passos do quadradinho que diz Simuladores de pensão. Escolhe a Pensão de Invalidez Absoluta porque é a simulação que abrange mais pessoas.
Já agora confirme que todos os anos que trabalhou estão lá no resumo que aparece. Tenho relatos de várias pessoas a quem faltam vários anos. Isto é importantíssimo porque este simulador é o que a Segurança Social usa para calcular a sua pensão. O resultado é o mais real possível. Os cálculos são feitos com base em todos os descontos que fez e que estão lá registados. Acontece muitas vezes, os descontos terem sido feitos e não estarem lá registados por variadíssimas razões incluindo erro humano. Confirme TUDO!
Na reportagem tem o caso da Sofia Lisboa (membro dos Silence 4, uma banda famosa no final dos anos 90) a quem foi diagnosticado um cancro quase fatal aos 33 anos. Ficou reformada por invalidez absoluta aos 37 anos. E o que é que lhe valeu? Os descontos que fez “a mais” quando ganhava dinheiro. Caso contrário teria hoje uma reforma imensamente baixa. Não é que seja alta a que tem, mas se tivesse descontado sobre o mínimo hoje estaria numa situação desesperante. Aliás, como acontece a milhares de portugueses.
Preocupe-se hoje com os descontos que está a fazer para a Segurança Social. Há pessoas (nomeadamente empresários) que ganham milhares de euros e que estão a descontar pelo salário mínimo. Se tiverem um azar entretanto, será absolutamente dramático para eles se não tiverem um valente pé-de-meia. Pense um pouco no assunto.
https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2019-10-30-Sabe-qual-vai-ser-a-sua-reforma-
Tenho 59 anos e 47 anos de descontos como faço a simulação para reforma de longa duração por tempo de descontos? Obrigado
Espera mais ano é aos 60 pede a reforma antecipada sem desconto dos 24%. Boa sorte
Invalidez ,reformar? Só se é uma lei nova em 1993 ,pedia-se reforma antecipada de pessoa com invalidez assistida sempre por alguem e ,reponderam que iria a avaliação médica .A sentença foi incapacidade com menos de 100 euros se fosse hoje: ( foram menos de 20 contos)A pessoa em questão tinha descontos de 45 anos. E Esta hem?
sem junta medica nada feito
tive cancro nos ossos
tive que amputar uma perna
quando foi há junta medica ( nem olharam para relatórios )
mandar-me trabalhar !!
tenham cuidado, o beneficio esta lá, mas não dizem o resto
Pelo menos já tem o atestado multiuso, certo? Com que grau de incapacidade?
Sim atestado multiso tenho vários até me retiram 5% da última vez que lá fui de 75 passei para 70
Isto dá reforma é tudo muito giro mas funciona como os senhores que assinam lhes apetece, foi melhor tratado pelo exército aquando a dispensa do que pela S. Social
Gostaria de saber o que fazer se os descontos efectuados em anos da década de 70 não se encontram inscritos na Segurança Social direta, como por exemplo os descontos efectuados em Caixa de Previdência da CUF e que entretanto foram integrador na S.Social.
Olá. Esses só na altura da reforma. Estão em caixotes sabe-se lá onde…
Boa noite SR. Pedro Anderson. Não sei se me consegue ajudar. Estou reformado á 7 anos e desconfio que a minha pensão por invalidez não esteja bem calculada. Tive uma penalização grande quando a meu ver tive anos de bons descontos. Já pedi várias vezes para me recalcular a reforma e a única resposta que obtive foi uma folha imprima com os valores dos anos que descontei. Mas eu não consigo fazer estes cálculos e confesso que já tentei várias vezes com várias pessoas da Seg. Social e ninguém me informa com certezas se está bem ou não. Nem PSI eu tenho, pois quando soube que existia disseram na Seg. Social que agora já era tarde. Será mesmo assim?
Tenho uma incapacidade de 60%
Confesso que desisti de saber se os cálculos estão bem ou não, pois não encontro quem me explique com certezas.
Será que me pode ajudar?
Obrigado