Resgate rapidamente os vouchers dos manuais escolares gratuitos

Escrito por Pedro Andersson

27.08.19

}
7 min de leitura

Publicidade

Já foi levantar os livros do seu filho com os vouchers do Portal Mega?

Famílias devem resgatar vouchers o mais cedo possível

O Ministério da Educação acaba de pedir aos Encarregados de educação para resgatarem os manuais assim que puderem. O ministério diz que com a quase totalidade dos vouchers emitidos, apenas metade foi resgatado pelos encarregados de educação. Assim, a uma semana do final do mês de agosto, está praticamente concluída a exportação dos dados dos alunos pelas escolas para a plataforma MEGA, que gere o processo de distribuição de manuais escolares gratuitos.

O comunicado acrescenta que os casos pontuais ainda por resolver dizem respeito a questões de interoperabilidade entre plataformas ou correções de dados na própria plataforma e estão a ser resolvidos através do contacto e apoio direto às escolas.

O Ministério da Educação reitera a importância de os vouchers serem resgatados logo que possível, para evitar maior sobrecarga e afluência às livrarias no início do ano letivo, bem como eventuais atrasos no acesso aos manuais escolares.

Como está o seu caso?

Assim, feito este “balanço” pelo Ministério da Educação tenho de vos perguntar se no vosso caso há algum problema ou se é mesmo só porque ainda têm tempo até ao início das aulas. No meu caso específico, não fosse eu estar a atrasar o início do ano letivo, fui novamente ao Portal Mega e o meu filho ainda não tem os vouchers disponíveis para levantar. Deve ser um dos tais “problemas” por resolver. Quero perguntar-vos se já têm os vouchers e se os têm porque é que ainda não os foram levantar e porque é que isto parece ser um “problema” para o Ministério. Fiquei curioso.

Os seus manuais reutilizados estão em mau estado?

A CONFAP (Confederação de Associação de Pais) em comunicado diz que foi contactada por vários pais porque havia Escolas a entregar manuais que, apesar de em bom estado de conservação, não tinham condições de reutilização. Mais uma vez a CONFAP esclareceu que os PEE deveriam exigir a essas mesmas escolas a substituição desses manuais, e insistiram com o ME para que às famílias seja efetivamente garantido o direito aos manuais gratuitos.

A seguir têm a informação que obtivemos do ME, e que confirma o que informamos, pelo que as famílias que se sintam lesadas injustamente devem junto das Escolas resolver a situação.

“Conforme tivemos oportunidade de transmitir anteriormente, nos termos do Despacho n.º 921/2019, de 24 de janeiro, que atempadamente aprovou o Manual de Apoio à Reutilização de Manuais Escolares, são as escolas que, depois de avaliar as condições do manuais a serem reutilizados, decidem no âmbito da sua autonomia quais aqueles que são passíveis de efetiva reutilização e os que não o são.

Neste mesmo manual e no próprio n.º 3 do artigo 71.º do Decreto-Lei n.º 84/2019, de 28 de junho, determinaram-se critérios que devem presidir a esta análise por parte das escolas, designadamente, a deterioração inerente ao desgaste proveniente do seu uso normal, prudente e adequado ou, pelo contrário, a verificação de danos anormais que não decorram do uso normal; a existência de espaços em branco para preenchimento face ao tipo de uso e disciplina para que foram concebidos; a idade do aluno e ano de escolaridade; o número de utilizações anteriores; outras circunstâncias subjetivas e objetivas a avaliar pela escola.

Assim, se existem casos concretos em que estes pressupostos legais e regulamentares não estão a ser cumpridos e em que o estado dos manuais possa fundadamente comprometer as finalidades pedagógicas a que se destinam, devem os encarregados de educação dirigir-se às escolas e solicitar que este tipo de situações sejam corrigidas.”

A Associação de Editores e Livreiros também está preocupada

(Comunicado da APEL)

A APEL critica o atraso no processo de registo de alguns manuais na plataforma MEGA, que colocará dificuldades às famílias no processo de encomenda e poderá levar a que muitos pais tenham de repetir em setembro o processo de recolha de vouchers e encomenda de manuais para algumas disciplinas que não foram tratadas atempadamente; e o atraso no pagamento às livrarias.

Temos assistido com preocupação às manifestações de desagrado em relação ao estado de alguns manuais reutilizados entregues às famílias. É uma situação que se verifica em relação aos livros do 1.º ciclo, que são concebidos seguindo critérios e estratégias pedagógicas adequadas às idades desses alunos, que visam fundamentalmente garantir a eficácia das aprendizagens e que são essenciais para o seu futuro sucesso escolar. Não é demais sublinhar que o contexto do 1.º ciclo é especial e diferente dos outros níveis de ensino – prova disso é que, do 5.º ao 12º anos de escolaridade, e à exceção dos manuais escolares de línguas estrangeiras, nenhum manual tem espaços para escrever ou exercícios para preencher.

Manuais grátis até ao 12º ano

O alargamento da gratuitidade até ao 12.º ano é uma das novidades deste ano (à exceção do concelho de Lisboa, onde, por iniciativa da autarquia, já foi implementada no ano letivo anterior). Nesse contexto, é importante informar as famílias que, neste primeiro ano de implementação, todos os alunos do 7.º ano ao 12.º ano que frequentam as escolas públicas têm direito a manuais escolares totalmente novos e não reutilizados para todas as disciplinas.

Da mesma forma, é relevante dar conta do facto de, no caso das disciplinas em que há exames nacionais – por exemplo, Português e Matemática no 9.º ano e algumas do 11º e 12º anos – os alunos devem guardar os manuais até ao fim do ciclo e só os têm de devolver após os exames;

Cursos profissionais e CEF também com manuais gratuitos

Ainda em relação ao alargamento da medida, é justo saudar o facto de, pela primeira vez, os alunos que frequentam os Cursos Profissionais e CEF (Cursos de Educação e Formação) terem também direito aos manuais gratuitos, garantindo assim o acesso destes alunos a estas importantes ferramentas de aprendizagem.

O que devo fazer?

Em resumo, pelos vistos é urgente (do ponto de vista do Ministério da Educação) que quem já tem os vouchers os use rapidamente para não entupir o processo.

Se usou os vouchers e os manuais não estão em condições de reutilização, reclame junto da sua escola (é a orientação do Ministério). Use a informação no comunicado da CONFAP acima.

Se ainda não pediu os vouchers peça-os rapidamente no Portal Mega. No ano passado fiz um passo-a-passo sobre como se faz. Tem esse artigo AQUI. Suponho que seja igual. O meu registo do ano passado ainda funcionou este ano.

Não se esqueça de que se o seu filho está num curso profissional ou cum curso CEF também tem direito aos manuais grátis. Basta registar-se na plataforma MEGA.

Bom ano letivo para todos.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PODCAST | #251 – Qual é a diferença entre os PPR normais e os Fundos PPR?

Há PPR "normais" e "não normais"? Os PPR são o tema que mais entusiasma os ouvintes deste podcast. Parece que alguém descobriu uma "pólvora" financeira, mas os PPR existem há mais de 20 anos. Porquê só agora este interesse? Porque são uma excelente ferramenta para...

Como compro lombos de salmão mais baratos do que fiambre

Como comprar lombos de salmão com 65% de "desconto" As saudades que eu tinha de escrever um artigo sobre as minhas poupanças diárias… Como sabem, a minha estratégia de poupança é ter sempre o melhor possível pelo preço mais baixo. Nunca é a poupança dos “coitadinhos”....

ATENÇÃO – Já só tem uma semana para entregar o IRS (ou para o corrigir)

Prazo acaba a 30 de junho - Evite as multas O prazo para entrega do IRS termina no dia 30 de junho. Falta uma semana. De acordo com o Portal das Finanças, até este domingo já foram entregues cerca de 5 milhões e 600 mil declarações (5 615 814). Em comparação com o...

Oficial – Parlamento aprovou o fim de portagens nas ex-SCUT

Abolição das portagens nas ex-SCUT a 1 de janeiro de 2025 É oficial. O Parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança". O...

PodTEXT Vamos a Contas | Onde devo investir se já estou perto da reforma?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

PodTEXT | O que é o movimento FIRE – É possível refomar-se mais cedo?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 meses e sobem a 6 e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (24 a 30 de junho)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Isenção de IMT e Imposto de selo para jovens até aos 35 anos – O que já se sabe?

Lei já foi publicada em Diário da República Foi publicada esta quinta-feira em Diário da República a Lei (está aqui) que autoriza o Governo a avançar com a isenção do IMT e do respetivo Imposto de selo para jovens com idade igual ou inferior a 35 anos, na compra da...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Artigos relacionados

39 Comentários

  1. Andreia Rosa

    O meu caso é semelhante, o meu filho não está registado na plataforma MEGA associado ao meu NIF. Na escola sede do agrupamento imprimiram (através da plataforma do ministério) vouchers de dois manuais reutilizáveis que terei que ir levantar na escola. Por que ainda não fui? Escola fechada (1′ ciclo) que só abre a 2 de setembro. Os outros dois manuais ou não terei direito a eles, ou o erro está a impedir a sua emissão. Poderei não ter direito porque no registo do estado dos manuais está info. de não reutilizável, ou seja, ou pago os livros nesse estado ou não recebo os deste ano letivo (por uso normal do manual, o que esperamos de miúdos do 1′ ciclo?). Por ter tido acesso à plataforma por ter ido reclamar junto da direção do agrupamento, verifiquei que grande parte dos alunos da turma do meu filho tem registos errados, com falta de NIF associados e com informação de falta de entrega de manuais. Uma grande confusão, portanto! Que espero que se resolva.

    Responder
    • Andreia Rosa

      Entretanto após contacto com o apoio da plataforma, e-mail para a dgest lá apareceu o filho registado com três livros reutilizados (matemática, estudo do meio e inglês, português não sei por onde anda). Ontem fui levantar os manuais na escola e para meu espanto (ou não) estão em condições para reutilizar. Recusei! Enviei e-mail para o agrupamento, apoio da plataforma e liguei para o agrupamento e como é início de ano letivo é difícil conseguir ser atendida. Não sei como proceder agora! Alguma ajuda por favor?

      Responder
  2. Hugo Neves

    Pois no meu caso já ando faz 3 semanas a tentar resolver o caso do meu filho que entra no 1.º ano agora.
    Basicamente não aparece na plataforma MEGA apesar dos colegas todos estarem com vouchers. O agrupamento de escola já não sabe o que fazer pois está tudo certo do lado deles e quando tentam ajudar a plataforma a resolver o assunto basicamente tem sempre a resposta de “sim sim estamos a resolver” (eles mostraram-me uma lista de alunos que tinha o mesmo problema que eles tinham compilado para fornecer ao MEGA mas que foi recusado pois “não valia a pena”.
    Todos os contato que tenho feito com a plataforma tenho direito a resposta chapa 7 (literalmente a darem-me conselhos para fazer coisas que no mail anterior eu tinha dito que já tinha feito) e que tentam sempre descartar as culpas todas para as escolas.
    E eu sei de casos ainda pior. Neste mesmo agrupamento de escolas está uma turma inteira de 8.º que ainda não recebe os vouchers. Portanto o governo pode aconselhar a pressa toda que quiser mas até estes assuntos serem resolvidos os Encarregados de Educação não podem fazer muito.

    Responder
  3. Liliana Venâncio

    Por cá, finalmente conseguimos resgatar o voucher na semana passada.
    Ironia ou desorganização, deram-nos 2 vales na escola, totalmente iguais, no espaço de 3 dias
    Entre os livros resgatados, que já estão encomendados, e os reutilizados, tenho a sensação de que faltam livros para algumas disciplinas.
    A ver vamos…
    Quanto aos livros reutilizados, o único senão, é que os vamos ter de apagar todinhos….. Ninguém na escola, aparentemente recebeu os livros em questão, quando questionados sobre nós sermos obrigados a apagar antes de os entregar, e receber-mos estes escritos…. MILAGRES!!!!
    Agora estamos à espera do tablet oferecido.
    Esperamos que não seja a versão Magalhães “melhorada”, pois aquilo só servia para jogar em casa.
    Apesar de tudo, cá por casa, não nos podemos queixar, a não ser da lentidão com que as coisas são efectuadas, sendo que nós não gostamos de deixar tudo para o último segundo.

    Responder
  4. Vitor Madeira

    Portimão. Escola D. Martinho Castelo Branco, agrupamento de escolas Poeta António Aleixo, 5o ano.

    Uma vergonha.

    Cupões inexistentes para língua portuguesa, matemática e inglês.

    Meia dúzia de cupões para manuais reutilizadosda e um para levantar na livraria.

    Qual a lista de manuais em falta (aqueles inexistentes que indiquei acima), bem como quais os manuais se fichas (que o programa de manuais gratuitos não financia)?

    Não sei, nem o agrupamento de escolas me soube dizer quais são.
    A funcionária (apenas uma porque da equipa de três para esta “missão”, duas estão de férias) não soube dizer.

    Na página Internet do agrupamento não há lista publicada…

    Mas dizem-me para voltar a partir de dia 4 para pedir mais informações.

    E agora, o ministério solicita rapidez no resgate dos cupões?

    Ah, sim… Perfeita organização, é claro…

    No ano passado isto funcionou melhor.

    Responder
  5. Sónia Abreu

    Tenho 4 filhos,tenho os vouchers de 3 filhos já,mas falta me um voucher.ja fui ao agrupamento e nada,foi ao mega e nada.nao vou fazer a encomenda as pinguinhas porque a gasolina está cara para andar lá e cá

    Responder
  6. Luisa Santos

    Boa noite, por aqui tudo 5*, os voucheres foram atribuídos, dentro dos prazos estipulados pela plantaforma. Livros novos para o 1° e 7° ano, no caso dos voucheres do 7° ano, houve um atraso no manual de inglês, que foi resolvido, logo, pelo agrupamento escolar.Em relação a três disciplinas mais práticas os voucheres não foram disponibilzados, quando questionei,fui informada, que os mesmos não são necessários, como aconteceu no o ano anterior. Já resgatei os voucheres e manuais entregues, à semelhança do ano anterior, correu muito bem com o Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.

    Responder
    • Tânia

      Ainda sem vouchers. A escola confirma que os meus dados estão corretamente lançados mas a plataforma Mega continua sem dar uma resposta ao “problema” (Reportei a 30 de julho)

      Responder
  7. Susana

    No meu caso recebi os vouchers no inicio de agosto, quando os anos dos meus filhos pertencia ter recebido em Julho. Ambos pertencem a escolas e agrupamentos diferentes.
    No caso do meu filho que vai para o 3 ano os livros vão ser reutilizados.
    No caso do meu filho que vai para o 6 ano, dois livros tenho que levantar na papelaria e os outros todos tenho que levantar na escola pois são também reutilizados.
    Resumindo os que tenho que tratar com a papelaria, tratei logo sem problema algum…os reutilizados que tenho que levantar na escola… só apartir de 2 de Setembro é que poderei levantar nas 2 escolas.
    Só espero que estejam em condições senão acredito que vai atrasar tudo.
    Não compreendo porque é que a entrega é só em Setembro, quando tivemos que entregar os anteriores nas datas estipuladas em junho.

    Responder
    • Marta Alexandra Gomes da Silva

      Bom dia. A minha filha passou pra o 4°ano e o agrupamento das escolas Frei João deu lhe 3 livros usados mas mesmo usados as matérias estão todas feitas ela vai ficar a olhar pra o professor enquanto os colegas da sala estarão a fazer a disciplina…. já reclamei mas disseram que os livros tem que ser aqueles… concluindo não vai ter exercícios pra fazer porque estão feitos não vai ter que andar a recortar exercícios porque não tem o antigo aluno já fez…. o que eu posso fazer devo comprar uns novos e pedir fatura pra a escola pagar, a escola deve dar uns novos,…. obrigado

      Responder
      • Pedro Andersson

        Reclame na escola, usando a resposta do ministério à CONFAP.

        Responder
  8. Carla Conceição

    Bom dia
    Agrupamento escolas de Arouca, 11 ano,fiz o registo no portal, em Junho e até agora nada, já contacte o agrupamento e…mandam me aguardar, esta sempre em processamento

    Responder
  9. Pedro Amorim

    Bom dia. Tenho um filho no 8º Ano e encomendei tudo pela Wook e não tive problemas. Portes gratuiitos e os manuais escoplares foram ter a minha casa. No meu caso, a escola foi célere e desde cedo que tenho todos os vouchers.

    Responder
  10. Miguel

    Bom dia
    No meu caso os vouchers foram levantados na escola porque no portal MEGA ainda está tudo e processamento, já levantei o livro novo, os reutilizáveis vou levantar segunda-feira, existe uma questão que ainda não percebi e gostava de saber se por aqui alguém tem essa informação, pelo que percebo na mesma turma podem existir alunos com manuais reutilizáveis e outros com manuais novos, então qual o critério da entrega dos manuais reutilizáveis aos alunos?
    Essa escolha é feita pela escola ou pelo ME?
    Obrigado

    Cumprimentos

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. É arbitrário. Pergunte na escola quem decide.

      Responder
      • Alexandre

        Os livros reutilizados são distribuídos aleatoriamente pelos alunos dessa escola/ano de escolaridade. Esse procedimento é efetuado pela plataforma MEGA e as escolas não têm qualquer intervenção nesse processo

        Responder
  11. Miguel

    Bom dia
    No meu caso os vouchers foram levantados na escola porque no portal MEGA ainda está tudo e processamento, já levantei o livro novo, os reutilizáveis vou levantar segunda-feira, existe uma questão que ainda não percebi e gostava de saber se por aqui alguém tem essa informação, pelo que percebo na mesma turma podem existir alunos com manuais reutilizáveis e outros com manuais novos, então qual o critério da entrega dos manuais reutilizáveis aos alunos?
    Essa escolha é feita pela escola ou pelo ME?
    Obrigado

    Responder
    • Patrícia Aldeia Nova

      Os manuais reutilizados são distribuídos por todos os alunos, pelo que é possível que um tenho um manual novo de Inglês, outro o de Matemática e assim sucessivamente.

      Responder
    • Patrícia Aldeia Nova

      Os manuais reutilizados são distribuídos por todos os alunos, pelo que é possível que um tenha um manual novo de Inglês, outro o de Matemática e assim sucessivamente.

      Responder
    • Anabela Queijo

      Eu já tenho os manuais do meu filho 2 ano, já da minha filha 9 ano ainda não recebi os manuais mas já resgatei da plataforma os vouchers e já encomendei exceto os de Francês e Religião e moral que lhe foram atribuídos mas que ela não tem uma vez que é de Espanhol e não tem moral.

      Responder
  12. Fernando

    A escola da minha filha ainda não os disponibilizou, como posso usá-los

    Responder
    • Henrique Caetano

      Ainda sem vouchers…. para o 1 ano….

      Responder
      • Hugo Neves

        Parece ser o caso de muitos. No seu caso o nome do aluno aparece sequer?

        No meu caso por exemplo tenho isto. E sim o NIF está correto e a escola já fez as turmas do 1 ano e alguns alunos já tem os vouchers

        https://i.imgur.com/sFDjjci.png

        Responder
  13. Rosa Castanheira

    Coloquei a questão á associação de pais da escola do meu filho que diz não encontrar na lei que os manuais do 7ª ao 12ª ano têm de ser novos ( no ano da implementação) Pode me informar onde foi buscar essa informação ? Pois meu filho tem alguns novos e alguns usados. Ainda não fui levantar mas precisava de saber se é mesmo verdade pois se fôr gostava de os ter novos. Obrigada . Rosa Castanheira Porto.

    Responder
  14. Liliana Novais

    Também fui hoje a escola frei João e recusam dar outra solução a não ser os livros inutilizáveis. Dizem que ou são estes ou nenhuns

    Responder
  15. Henrique Caetano

    Ainda sem vouchers…. para o 1 ano…. dizem na escola em Vila Franca de Xira que tenho que aguardar… o pior é que tenho de encomendar os livros na papelaria e não o fazem sem o dito voucher. Certamente irá iniciar o ano lectivo sem os manuais… e foi feito o registo na plataforma mega atempadamente…

    Responder
  16. A V

    3º ano do 1º ciclo… Agrupamento de escolas de Massamá

    Um voucher para Matemática emitido… e resgatado. Entretanto apareceu o voucher para Português reutilizado… que entretanto desapareceu. Por fim apareceu o voucher para Inglês reutilizado.

    Estudo do Meio e Português, actualmente não existem… Que trapalhada!

    Responder
  17. Célia Batista

    Por cá ambos os filhos em Colégio com contrato de associação. Sem vouchers emitidos. Contatada a linha de apoio informaram que só la para setembro, sem especificar dia, perguntei: então e os meus filhos vão começar o ano letivo sem livros? Resposta: tem que ter paciência

    Responder
  18. Hugo Neves

    Isto bate aos pontos a eficiencia. Após vários mails em que a informação que eles pedem tinha sido fornecida recebo este mail (e no último mail literalmente pedi para me verem o assunto com olhos de ver e não se limitarem a mandar um mail padrão chapa 7)

    Suporte – Manuais Escolares

    Exmo(a) Senhor(a),

    Para que possamos validar a sua situação envie-nos os seguintes dados:

    – Nome do encarregado de educação

    – NIF do encarregado de educação

    – Nome completo do(s) educando(s)

    – NIF do educando

    – Cartão de cidadão do educando

    – Agrupamento escolar do(s) educando(s)

    – Escola do(s) educando(s)

    – Email registado na plataforma MEGA

    – Ano escolar

    – Curso do educando (quando aplicável)

    – Informação que o agrupamento escolar lhe deu, quando contactou o mesmo.

    Caso a sua situação tenha ficado esclarecida, não responda a este email.

    Qualquer dúvida disponha.

    Cumprimentos,

    Equipa Suporte MEGA

    Responder
  19. Rute Capelas

    Não acho pedagógico uma criança pegar num livro em que os exercícios já estão resolvidos…. Proponho então que aquando da realização dos testes estes também sejam os já feitos pelos alunos anteriores de preferência os que tiveram boas notas para assim seguir a mesma política de aprendizagem…. As crianças do primeiro ciclo têm de naturalmente usar os livros pois estão a aprender…. Então assim já que os pais têm de comprar os livros de exercícios ao menos arranjem manuais escolares que sejam de consulta e assim ficam os de exercícios exclusivamente para esse efeito…. Como se pede a uma criança de 1 ciclo que use o livro… Mas não use…… Temos aqui um grande dilema…..

    Responder
  20. Ana

    Resgate os vouchers e fiz a encomenda em Julho. Até agora ainda não recebi. Porquê? Porque a editora ou fornecedor ainda não os disponibilizou. A resposta foi, talvez esta semana, (última semana de Agosto). Continuo à espera.

    Responder
  21. Maria canário

    Boa tarde!
    Fiz o levantamento dos voucher online no Continente. passadas 2 semanas enviaram-me um email que os vouchers estão inativos e não podem ser resgatados.
    Que confusão! a escola vai agora debruçar-se sobre a situação.

    Responder
  22. Isabel Ramos

    Boa tarde, alguem tem informaçao sobre os cadernos de actividades do 11o ano, ninguem menciona nada sobre este assunto, levantei os manuais mas os cadernos de actividades tenho que comprar ? Tenho escalao b para que ? Afinal nao é tudo gratuito ?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não. Só os manuais são gratuitos. Isso é dito desde o princípio.

      Responder
  23. Célia Picoito

    Boa tarde, hoje, dia 5 de Setembro, às 18.34 ainda não tenho vouchers para a minha filha que vai frequentar a escola básica 2+3 de Bocage em Setúbal. Ninguém comunica nada aos pais e a uma semana de as aulas se iniciarem já muitos pais começaram a encomendar eles próprios os livros. Gostava de saber o que podemos fazer. Ninguém do 5º ano daquela escola tem vouchers disponíveis. Muito obrigada

    Responder
  24. Carla Guerrinha

    O meu filho está no ensino profissional e a escola informou que não têm direito a manuais gratuitos!
    Palhaçada…afinal o ensino profissional não é uma das opções de ensino do estado?

    Responder
  25. Maria Gonçalves

    No meu caso o meu filho 10.° ano esta registado na plataforma ate a semana passada 3 vouchers um livro do 9.° ano……
    Foi a escola disseram para aguardar….e nao levantar os vouchers….
    Consegui ligar para o MEGA, que prontamente me explicaram e enviaram um email, onde e passo a citar “deve validar a situaçao no agrupamento da escola…pois apenas na plataforma das escolas e possivel alterar informaçoes, corrigir …
    Caso a escola nao saibacomo proceder , terão de contactar a linha de apoio própria para as esolas”
    E assim la andamos de um lado para o outro.
    Por sua vez a escola diz que nao pode fazer nada….e nós no meio e os miúdos sem vouchers e sem livros!!!!
    Uma vergonha!!!!
    Entretanto outra coisa que nao percebo, nao sei de quem é a gestão, e que por exemplo a minha sobrinha também no 10.°ano livros todos novos.
    O meu filho 2-livros novos e 1 reutilizado( como disse so tem 3 vouchers as pinguinhas)…. nao sou contra a reutilização, mas distribuida equitativamente por todos os alunos!!!!!
    Mais uma vergonha

    Responder
  26. Andreia Rosa

    Entretanto após contacto com o apoio da plataforma, e-mail para a dgest lá apareceu o filho registado com três livros reutilizados (matemática, estudo do meio e inglês, português não sei por onde anda). Ontem fui levantar os manuais na escola e para meu espanto (ou não) Não estão em condições para reutilizar. Recusei! Enviei e-mail para o agrupamento, apoio da plataforma e liguei para o agrupamento e como é início de ano letivo é difícil conseguir ser atendida. Não sei como proceder agora! Alguma ajuda por favor?

    Responder
    • Pedro Andersson

      É fazer o que fez. Reclamar. Agora é aguardar. Têm de resolver. Ligue todos os dias e mande e-mail.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.