Peças usadas para o carro – São uma opção?

Escrito por Pedro Andersson

15.08.19

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7 min de leitura

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Peças usadas para o carro?

Foi das reportagens mais surpreendentes que já fiz e que aproveito para partilhar consigo novamente porque voltei recentemente a poupar bastante dinheiro com esta dica. Escreverei um artigo nos próximos dias sobre essa nova poupança de várias dezenas de euros com o carro. Só estou à espera do resultado final.

Ao longo dos anos, uma das coisas que mais satisfação profissional e pessoal me traz é perceber como as coisas funcionam nos bastidores dos negócios. E de como nos levam o dinheiro à frente dos nossos olhos e achamos que está tudo bem. Parece quase um truque de ilusionismo. Obviamente não estou a falar dos profissionais honestos que felizmente são a maioria. Mas saber certas coisas permite-nos ter os olhos mais abertos e estar atentos a oportunidades de poupança com os mesmos resultados práticos.

Deixe-me primeiro explicar como cheguei a esta reportagem. Mais uma vez, foi um caso pessoal.

Bati com o carro

Nada de grave. Só chapa batida. Mas o choque afetou a lateral do carro, partiu o farol e dobrou ligeiramente o capot. Levei o carro ao mecânico, que o levou ao bate-chapas. O orçamento era de 1.000 euros. Já estava a preparar-me para o que tem de ser, mas lembrei-me que um conhecido meu restaura nos tempos livres “carochas” antigos. Liguei-lhe e ele disse-me: “Esquece lá esse orçamento. Vamos a um Centro de Abate Automóvel e arranjamos essas peças todas em segunda mão”.

Para mim foi uma novidade. Já tinha ouvido falar dos sucateiros e “Ferros-velhos”, mas dos Centros de Abate nesta perspetiva não. Para mim, estes centros eram mesmo o fim de linha. Era para desmontar e destruir. Afinal não.

Fui lá com ele e procuramos carros iguais ao meu. Encontrámos vários. Ele levou a mala de ferramentas dele e a um tirou o pára-choques, a outro o farol, a outro o guarda-lamas, e a outro o capot. Uma peça de cada cor.

Quando vi o carro montado com as diferentes peças, parecia um carro da “Benetton” com cada parte de sua cor. Mas a vantagem é que eram todas peças originais. Melhores e perfeitas, em comparação com peças compradas na “concorrência” (as lojas que vendem peças novas mas de marca branca).

Foi só pintá-las da cor do meu carro e ficou como novo. Quanto custou? Menos de 400 euros. Poupei com esta dica 600 euros.

Pensei, tenho de partilhar isto no “Contas-poupança”. Quando regressei ao Centro foi com a equipa de reportagem.

É como ir às compras no supermercado

Encontrei lá Paulo Gonçalves, mecânico que todas as semanas passa por ali à procura de peças para os clientes. Usa um carrinho de compras, como nos hipermercados, para transportar as peças. Procura pára-choques, motores, elevadores, caixas de velocidades, portas… Tudo o que precisar nesse dia ou nessa semana.

O Centro de Abate Automóvel Bentos fica no Porto Alto, a poucos quilómetros de Lisboa. Mas é apenas um exemplo. Há dezenas de centros destes em todo o país. É só procurar no Google que encontra o mais perto de si. Quando precisar de uma peça ou parte de automóvel passe por lá a perguntar se tem, em bom estado. Pode ter sorte.

Menos 80%

Os descontos são na ordem dos 70 ou 80%. Para ter uma ideia do que pode poupar, um pára-choques novo pode custar 200 euros. Aqui fica em cerca de 70 euros. Uma porta nova custa cerca de 300 euros; aqui fica-lhe em 80 euros. Um vidro para o pára-brisas custa 180 euros; aqui compra um por 10 ou 15 euros.

Tem de trazer as suas próprias ferramentas. Encontra o carro, percebe se tem a peça que quer e o estado em que está, e se lhe interessar, desmonta-a, paga e leva-a. Assim simples. O que há é o que está à vista.

Jorge Bento é o responsável por este Centro. Explicou-me que só não vende o chassis. O resto é tudo para vender: do motor ao pisca-pisca. Ao fim-de-semana vêm famílias inteiras “passear” à procura de peças. Pais, filhos, avós e netos. E até senhoras sem medo de sujar as mãos.

As frentes de automóvel são as que se vendem melhor. A explicação é simples: as pessoas quando batem em alguém normalmente é a frente que estragam e como são culpadas, procuram mais barato porque são elas que pagam. Quando alguém bate por trás, normalmente são os outros os culpados, por isso como é o seguro dos outros que paga, metem sempre novo.

Há lojas mais organizadas

Para a reportagem, visitei também uma loja mais “organizada”. Há por todo o país, empresas que compram carros velhos ou acidentados em Portugal e no estrangeiro e que os desmontam para vender peças. É o caso da “ChiquitaCar”. Só trabalham com 5 marcas: Mercedes, Volkswagen, Audi, Seat e Skoda. Outras empresas trabalharão com outras marcas. Investigue o que há perto de si. A vantagem, neste caso, é que dão garantia. No Centro de Abate não.

Não desmonta nada. É só chegar ao balcão e perguntar se têm a peça que procura. Uma porta para um Mercedes custa 50 ou 70 €. Uns amortecedores ficam por 15 €. Pode comprar um capot por 30 a 60 € ou uns faróis por 10 ou 20 €.

Travões, pastilhas e pneus?

Até discos de travões e pastilhas usados pode comprar aqui. E pneus praticamente novos. Mas não é um risco de segurança? O responsável pela loja explicou-me que um carro acidentado por motivos que não tenham a ver com a segurança dos componentes pode ter perfeitamente os travões ou pneus novos ou praticamente novos. Porquê deitá-los fora se estão ótimos? O mesmo se aplica a todas as peças que vendem.

Ora tudo isto a propósito de quê? É que se não confiar absolutamente no seu mecânico sei que que há casos em que está a pagar novo pelo arranjo do seu carro e as peças podem ter sido compradas nestes locais. Tem de confirmar, olhando bem e pedindo as faturas dos materiais, que está a pagar mesmo o que pediu (novo, se pediu novo).

Ou se o orçamento que lhe deram é demasiado para a sua bolsa, pergunte se pode trazer o material (se o encontrar) e quanto leva pela mão-de-obra. Pode compensar.

E melhor ainda, se conseguir comprar as peças que usa e substituí-las você mesmo, então a poupança ainda é maior. Eu sou um péssimo exemplo, mas há situações em que é só desaparafusar e aparafusar. Não tenha medo só porque nunca fez. Há sempre uma primeira vez.

Se achar que não quer arriscar em peças que afetam a segurança do carro, acho que faz muito bem. É apenas mais uma alternativa que é importante conhecer. Um dia pode fazer-lhe jeito.

Tem aqui a reportagem que fiz em 2014:

https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2014-01-08-Poupar-ao-comprar-pecas-usadas-para-o-carro


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4 Comentários

  1. Vitor Madeira

    Muito bom. Há que tempos que sou um cliente assíduo de centros de abate, pelo que conheço esta realidade há anos, mas quero deixar bem claro que acho mais do que fenomenal verificar que o Pedro Andersson fez uma reportagem deste tipo.
    Obrigado.

    Responder
  2. José Ribeiro

    Eu tive um Citroen C5 de 2001 e muitas vezes já nem havia peças originais, e comprava na Norsider. Têm um site muito bem construído é só procurar pelo modelo e ver as peças disponíveis. Telefona-se a pedir o envio e logo no dia seguinte temos a peça a pagar na entrega. Nunca tive problema nenhum. Mesmo nos componentes electrónicos. Uma vez foi o controlador do ABS que já não existia novo ( eram cerca de €1.200) e comprei essa peça por 90 euros.

    Responder
  3. Ricardo Borges

    Muito bom! Há tempos que procurava por este tipo de informação. Continuação de excelente trabalho.

    Responder

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