Uma vantagem inesperada por pedir fatura com NIF

Escrito por Pedro Andersson

06.08.19

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4 min de leitura

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Mais uma vantagem de pedir fatura com NIF

Como sabem, peço fatura de tudo com número de contribuinte. Até do café. Não me custa nada. Uso um cartão tipo multibanco com o meu número e entrego na altura do pagamento e já está. Não digo o meu NIF em voz alta há muitos meses. Só quando me esqueço da carteira.

Já todos sabemos que pedir fatura com Número de Contribuinte tem benefícios fiscais, que ajuda a combater a fraude e evasão fiscais e por aí fora. Mas desta vez foi um benefício mais palpável.

Queria devolver mas perdi o talão de compra

Comprei uma peça para a sala mas depois de a experimentar as medidas não eram as corretas. Portanto, o caminho normal – como sempre – era devolver à loja. Certifiquei-me no momento da compra que devolviam ou trocavam num prazo de 14 dias sem ter de apresentar justificações.  Assim fiz. Mas surgiu um problema.

Devolvem sem o talão?

Por engano, foi parar ao lixo juntamente com outros talões que não eram relevantes. A peça não tinha custado uma fortuna mas mesmo assim eram 22,99 €. É dinheiro. Já estava resignado a ter de ficar com a peça e sem o dinheiro quando a minha mulher insistiu comigo. – “Vai lá e depois logo se vê. Pelo menos tentas…”. Assim fiz.

Tentar não custa

Como devem imaginar, quando regresso a uma loja com uma reclamação ou para acionar uma Garantia ou coisa do género gosto de levar tudo certinho para não haver confusões. Neste caso, ia sem nada. Só o produto. Será que ia conseguir alguma coisa?

Expliquei à funcionária a situação o mais clara e sinceramente que consegui e perguntei (sabendo que a resposta mais certa era “Não”) se aceitavam a devolução. Levava o extrato bancário com o dia e o valor da peça, uma vez que paguei por multibanco. Dizia o nome da empresa. Ao menos isso. Mas a senhora insistia que precisava da fatura. Sem isso não conseguia abrir o processo de devolução.

Lembrei-me então que peço SEMPRE fatura com Número de Contribuinte. Perguntei-lhe se com o número de contribuinte e a data não conseguia chegar ao número da fatura e imprimir uma segunda via. Sim. Com o número de contribuinte chegou à fatura em segundos. Não costumo dar o nome, mas como fizeram a ficha naquele dia até tinham o nome. Resultado? Em poucos minutos devolveram-me o dinheiro e fiquei satisfeito com o atendimento da loja. Sem a fatura em papel.

Moral da história

Vale a pena pedir sempre fatura com NIF, porque nunca se sabe quando precisamos provar que comprámos ou estivemos em algum local numa determinada data. Por ter dado o NIF naquele dia “poupei” 22,99 €. Muito mais do que o equivalente a umas centenas de cafés e pastéis de nata. Podia ter sido um frigorífico ou uma coisa ainda mais cara. Confirmei com este pequeno episódio que financeiramente continua a compensar pedir fatura com NIF. Não me vou meter na discussão da privacidade e dos nossos dados. Compreendo perfeitamente esse argumento e só tenho de o respeitar. É uma decisão pessoal.

A outra lição é que as empresas “amigas” do cliente ganham mais do que perdem quando se preocupam com o cliente e o ajudam nas suas dificuldades. A funcionária podia ter dito “Lamento. Não dá”. Mas esforçou-se e saí de lá satisfeito, mesmo não tendo realizado aquela compra. Fico com vontade de voltar porque sei que não há um muro do outro lado.

Outra forma de não perder as faturas é usar esta app que falei recentemente numa reportagem. Confesso que achei que não valia a pena fotografar a fatura porque ia devolvê-la. Se o tivesse feito, iria lá com a foto imprimida, ou não tinha hesitado tanto. Mas enfim, por acaso esta história acabou bem, porque pedi fatura com NIF. Não perdi 22,99 €! Sempre são 50 litros de leite…



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46 Comentários

  1. Francisco Freitas

    Eu aqui na minha área de residência entre Guimarães e Santo Tirso não encontro onde fazer o cartão do NIF em pvc será que me podiam ajudar.

    Obrigado pela vossa atenção.

    Francisco Freitas

    Responder
  2. Manuela Oliveira

    Boa tarde.
    Queria partilhar uma informação que li na DECO para que não hajam dúvidas na altura da troca ou devolução de artigos sem a factura ou respectivo talão de compra!
    Desde que tenha pago a peça com multibanco, o funcionário é obrigado a devolver-lhe o dinheiro ou dar-lhe outra coisa.

    “Na falta do talão de compra, o talão de multibanco pode servir de comprovativo, pois indica o nome, a morada e o número de contribuinte do estabelecimento comercial, o dia e a hora da compra, o terminal de pagamento automático e o número da transação. Inclui, ainda, o número do comerciante, o nome do consumidor, número do seu cartão multibanco e respetiva entidade emissora e o montante”.

    Os meus cumprimentos,
    Manuela

    Responder
  3. Manuela Oliveira

    Boa tarde.
    Queria partilhar uma informação que li na DECO para que não hajam dúvidas na altura da troca ou devolução de artigos sem a factura ou respectivo talão de compra!
    Desde que tenha pago a peça com multibanco, o funcionário é Obrigado a devolver-lhe o dinheiro ou dar-lhe outra coisa. Posso confirmar, pois já aconteceu diversas vezes comigo. Não queriam fazer devoluções sem o talão, mas como solicitei o livro de reclamações, fizeram tudo e mais alguma coisa!

    “Na falta do talão de compra, o talão de multibanco pode servir de comprovativo, pois indica o nome, a morada e o número de contribuinte do estabelecimento comercial, o dia e a hora da compra, o terminal de pagamento automático e o número da transação. Inclui, ainda, o número do comerciante, o nome do consumidor, número do seu cartão multibanco e respetiva entidade emissora e o montante”.

    Os meus cumprimentos,
    Manuela

    Responder
  4. Vitor Madeira

    Uma dúvida Pedro: Ao pedirmos para colocar o NIF na fatura, também ficamos com a possibilidade de consultarmos as faturas que nos passaram na página internet das Finanças, certo?

    Será um procedimento viável para pelo menos conseguirmos obter as referências tipo número e a data da fatura para depois apresentarmos junto do comerciante?

    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Certo. Tem o número da fatura e a data e o valor.

      Responder
  5. Ana Morais

    Aconteceu o mesmo comigo!
    Quis devolver/trocar um Pólo do meu marido que debotou na 1ª vez que lavei (infelizmente uma marca bem cara e conhecida!) Não tinha talão, mas graças a ter o numero de contribuinte aceitaram a peça em ficamos com o valor para gastar noutra coisa na loja. É de notar que comprei em Fevereiro, mas nunca usamos/lavamos e em Novembro é que aconteceu isto, mas a loja ainda assumiu o custo.

    Responder
  6. Sabina Tomás

    No natal oferecemos à minha sogra um telemóvel. Passado pouco tempo, ele avariou. A fatura tinha sido pedida com nif, mas não sabíamos dela. A minha sogra foi à loja, pediu uma 2′ via da fatura e assim mandou reparar o telemóvel (garantia). Valeu a pena pedir fatura com nif.

    Cumprimentos,
    Sabina Tomás

    Responder
    • Dário Santos

      Factura dum café com NIF??? Ganhem juízo.

      Responder
      • Nelson Castelôa

        Raramente peço o NIF qdo. peço só um café, mas se for acompanhado de uma guloseima, não falho (gráo a grão, enche a galinha o papo) e, claro, se for na Praia da Comporta. Ontem pedi dois cafés no quiosque mesmo no caminho do passadiço, e PUMBA, paga 3 euros…fiquei sem palavras, inibido, triste…estou com remorsos, não pedi com NIF. Felizmente o café era de superior qualidade.

        Responder
      • Manuel

        Eu tomo sempre apenas o café e peço fatura. Nunca recebi de troco uma reclamação.
        Os comerciantes sabem que os 23% do IVA é meu por direito e que se eu não o pedisse este iria acumular com a margem de lucro do comerciante.

        Muitas pessoas não o fazem por apenas comodismo, mas no momento de fazerem o seu IRS … o resto deste comentário sabem qual é!

        Responder
  7. Manuel Brandao

    Foto imprimida é incorrecto. Foto impressa.

    Responder
  8. Nuno José Almeida

    A maior razão para colocar NIF é mesmo esta. Até já me aconteceu ir ao site das finanças e procurar a mesma e levar o número da factura directo ao comerciante.

    Responder
  9. Inês

    Se tirarmos com nif porque não ir ao efaturas pois sabendo a data e contribuinte do comerciante saberá o número da fatura. Outra hipótese…

    Responder
  10. Manuel

    A dias foi ao café pedi uma bica com o NIF a bica está mal tirada será que podia devolver eu vejo aqui histórias para um livro chamado ignorante

    Responder
    • Manuel

      Há dias ! Mais uma para o tal livro…

      Responder
  11. as

    … onde se tira o cartao ?

    Responder
    • celso

      Também fazem na staples em cartão de PVC a cores ou preto e branco. Basta levar o cartão em formato digital, paga 1,5€ e fica pronto no dia seguinte. Pelo menos foi o que me aconteceu. Eles disseram que poderia levar mais tempo mas não demorou.

      Responder
  12. Nuno

    Encerrei uma conta, num banco…meses depois veio uma conta de saldo a descoberto. Já não tinha o recibo que me entregaram ao balcão…sorte das sortes…para encerrar a conta e acertar ym dividendo depositei €1.25…e recibo estava no portal das finanças. Ufa!!! Depois de uns email para lá e para cá. Resolveu-se a coisa…nem vou dizer que o funcionário em causa, nunca chegou a dar baixa da conta e cartoes associados…mas com o recibo das finanças, chegámos ao cerne da questão e a sua resolução.

    Responder
  13. Pedro Carvalho

    “Como sabem, peço fatura de tudo com número de contribuinte. Até do café. Não me custa nada.” – Pois não custa a nós, mas custa aos degraçados dos empregados. Eu só peço em artigos de valor relevante.

    Responder
    • Nelson Castelôa

      Acho que não lhes custa nada, além de ser uma obrigação.

      Responder
    • Manuel

      Você está a ver o problema ao contrário, custa-lhes justificar a sua utilidade e o emprego

      Responder
  14. Anónimo

    Só uma pequena curiosidade… Na foto do cartão “pintou” de preto o número de contribuinte mas deixou o código de barras visível… Com o qual é possível obter facilmente o nif…

    Responder
    • Nelson Castelôa

      Anónimo
      Pergunta e pergunto-te se me souberes responder: que problema me podem criar? Não estão estes malfadados números ligados ao pagamento de impostos? Dou sempre o meu NIF em voz alta, de modo consciente de que, quem se poderar dele, não o vai usar para efetuar falcatruas…Acho…Sinceramente não estou a ver, e, é muito fácil de decorar (119440660).

      Por incrível que pareça, mas é mesmo verdade, acho que alguém já os usou. ou terá sido por engano (quiça números muito parecidos que podem levar ao engano…), é que no e-fatura já tenho duas compras em cafés de localidades onde nunca estive. Acho que vou lucrar uns euritos…15% de ….de xxxxx deve dar umas dezenas de cafés…afinal também podemos faturar com o NIF. KKKKKKKKK. (não vou validar).

      Responder
  15. Alberta Costa

    Quando puder diga lá onde bebe o café e come o pastel de nata, porque com 22€ conseguir fazer isso umas centenas de vezes é mais que saber poupar, é verdadeira arte

    Responder
    • Pedro Andersson

      As Finanças devolvem-me 15% de todo o IVA que eu pagar em cafés, ou pastilhas elásticas, ou tudo o que for comprado em pastelarias, cafés ou restaurantes. É a isso que me refiro.

      Responder
      • Nelson Branquinho

        Devolvem 15% de todo o iva que pagar em cafes porque entram para a categoria de restaurantes correto? (até ver sem qualquer limite )

        Responder
        • Pedro Andersson

          Sim, claro. O limite é 250 euros para restaurantes, oficinas, veterinário e cabeleireiros.

          Responder
  16. Maria João Almeida

    Mas deitou a factura depois de decidir devolver o referido artigo? Não se esqueça de que todos os documentos com NIF são relevantes, logo deveria ter guardado essa factura!

    Responder
  17. Cecília Alvarenga

    É… A menos que a compra tenha sido feita na ZARA PORTUGAL onde até lhe conseguem a 2ª Via, mas depois lhe dizem que mesmo com a 2ª Via na mão, não fazem trocas… “Apenas é aceite para efeitos Fiscais, não para trocas ou Devoluções. Para isso só com o “Talão” original…” Seja lá o que isso for… Ora como no meu caso me emitiram uma Fatura e não um Talão (até porque tal não é atualmente permitido cá nesta terra)… caput! Não dá para trocar nada.

    Claro que Reclamei. Aguardo resposta da ASAE.

    Responder
  18. Rogério Alberto Cabete Ferreira

    Essa de “… muito mais que umas centenas de cafés e pastéis de nata…” levou-me a franzir o sobrolho. Mas obrigado pela dica.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Porquê? Estou a referir-me aos 15% do IVA que o estado me devolve. O café tem 13% de IVA… 15% de 13% de 60 cêntimos são centenas de cafés (os tais 22,99). Fiz as contas… 🙂

      Responder
    • Pedro Andersson

      … e 2 cafés por dia são mais de 700 cafés por ano.

      Responder
    • Pedro Andersson

      700 cafés são 420 euros por ano. É uma despesa relevante… Se forem dois são 840 euros por ano.

      Responder
  19. alexandra

    Por falar em devoluções….
    Da última vez que tentei devolver um artigo, como não havia igual/outro numero, tentei que me restituíssem o dinheiro, e a resposta foi de que não devolviam o dinheiro, que tinha de levar outra coisa qualquer, e isso não me interessava. Pergunto: a loja é obrigada a devolver o dinheiro ou não? Com talão com NIF ou sem NIF, faz diferença?

    Responder
    • Vitor Madeira

      Eis uma pergunta pertinente.
      Também gostaria de saber qual a resposta correta.
      Obrigado.

      Responder
    • Pedro Andersson

      Se o artigo não tinha defeito, ninguém é obrigado a devolver ou trocar. É simpatia da loja…

      Responder
      • Nelson Castelôa

        Aconteceu-me recentemente na Decatlhon de Sintra. Não eram obrigados a trocar, e, fizeram-no. Nem sequer havia o número que eu pretendia; esgotou. Devolveram-me o dinheiro. Sem talão (guardo-os tão bem que por vezes não sei onde param kkkk). Era irrelevante o NIF. Bastou-me dizer a data e hora aproximada, foram a base de dados deles, ali mesmo na caixa registadora. Resolveram com muito profissionalismo. Vou voltar sempre, aliás no caso concreto, não fui capaz de me ir embora sem gastar os os cerca de 30 paus noutros produtos.

        Responder

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