A foto fica mais escura se fizer a renovação do cartão de Cidadão online?

Escrito por Pedro Andersson

29.07.19

}
3 min de leitura

Publicidade

Há algum problema com as fotos do Cartão de cidadão?

Como sabem, já é possível fazer a renovação do Cartão do Cidadão desde que preencha alguns requisitos mínimos. Pode rever a reportagem com o passo a passo AQUI. Já muitos milhares o fizeram com sucesso, mas verifico que há uma queixa recorrente: as fotos do cartão “renovado” vêm mais escuras.

Mais escuras quanto?

Algumas pessoas dizem que é só mais escura, outras que é muito escura, outros falam ainda em cara totalmente negra quase não permitindo identificar a pessoa.

Estas são duas das mensagens (apenas como exemplo) que têm sido publicadas no Facebook do Contas-poupança:

E a pergunta óbvia é: se a foto não permite identificar a pessoa e o cartão for recusado por alguma autoridade quem paga a nova “renovação”?

Acontece que já perguntei a um membro do governo se sabiam do problema, disse-me que sim, mas que ainda não estava identificada a origem. Ele até já tinha visto um exemplo.

Como fica a foto?

Eu só vi um exemplo hoje. Pedi autorização ao cidadão para fotografar a foto velha e a foto nova e de facto confirmei que o cor da foto é bastante diferente. Assim ficam com uma ideia do que estamos a falar.

 

O que me surpreendeu é que o cidadão (ele deu-me autorização para publicar a foto dele no blogue) acha que a “escura” está mais próxima da foto original que tirou há uns anos.

Como prova usou a app id.gov.pt (não me esqueci da polémica sobre se as autoridades podem recusar ou não a app. Apesar da minha insistência não me respondem. Acho que estão à espera de que eu me esqueça). A foto original é esta:

Ajudem com mais exemplos

Ora esta foto permite a dúvida sobre se é a nova que está mais escura ou se eram as dos primeiros Cartões de Cidadão que estavam claras demais. Sinceramente não sei. E não tenho mais fotos para comparar.

Por isso deixo aqui a minha dúvida e peço a vossa colaboração. O que pretendo esclarecer é se há mesmo um problema – para confrontar o governo – ou se é “apenas” uma questão de gradação de cor relacionada com a foto original em que a primeira foto estava originalmente mais escura como a de agora que foi renovada. Só com uma foto não consigo ter noção do “problema”, e se é um problema.

Se quiserem tapem algum ponto da foto que não permita a vossa identificação. O que interessa é perceber se há fotos irreconhecíveis. Se sim, é grave e temos de resolver isso.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (19 a 25 de fevereiro)

Qual deveria ser o preço "certo"? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR | Taxas Euribor sobem em todos os prazos

Euribor subiram hoje a três, seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua...

Segurança Social | Atribuição do Abono de Família já é automática

Segurança Social passa a atribuir automaticamente o Abono de Família, logo após registo do bebé na maternidade Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Desde a passada sexta-feira, 16 de Fevereiro, o Abono de Família passou a ser atribuído automaticamente pela...

BURLAS | Não atenda telefonemas do “Banco de Portugal”

Banco de Portugal alerta para telefonemas fraudulentos que imitam o seu número telefónico O Banco de Portugal emitiu um alerta sobre chamadas telefónicas feitas por indivíduos que dizem ser seus colaboradores, usando um sistema que imita o número de telefone do BdP,...

Remuneração | Aumento real dos salários em 2023 foi de 2,3%

Salários subiram 6,6% em 2023, mas os ganhos reais para os trabalhadores foram apenas de mais 2,3% Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes O Instituto Nacional de Estatística (INE), revelou recentemente que o valor dos salários em 2023 aumentou 6,6% em termos...

EURIBOR | Taxas Euribor descem a três meses e sobem nos prazos de seis e 12

Euribor desceu hoje a três meses, mas subiram a seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto...

PODCAST | #215 – Como receber 750 € “grátis” para fazer um curso de formação na área digital

Qualquer trabalhador em Portugal pode receber 750 euros para fazer um curso de formação na área do digital. E se fizer a candidatura já, pode repetir mais 750 € no ano que vem. Chama-se Cheque Formação + Digital e no episódio desta semana explico-lhe quem tem direito,...

SENHORIOS | Tribunal decide que caução de rendas não paga IRS

Tribunal decide que caução de rendas deve estar isenta de IRS. Estará aberto um precedente? Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes O Tribunal Arbitral, a propósito de um processo que estava em curso no Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD), decidiu, em...

EURIBOR | Taxas Euribor sobem a três meses e descem nos prazos de seis e 12

Euribor subiram hoje a três meses, mas desceram a seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (19 a 25 de fevereiro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Publicidade

Artigos relacionados

29 Comentários

  1. Marco Lopes

    Provavelmente estão a fazer um REPROCESSAMENTO digital da foto… é com certeza um BUG no sistema que terão de resolver…

    Responder
  2. António Silva

    A minha foto, visível no cartão, foi tirada na Conservatória para a atual renovação. Tem tão pouca intensidade que só com enorme esforço me reconheço. Tenho pele branca, rosada, olhos claros. Vestia uma samarra castanha e uma camisa em tons escuros. No entanto a foto está correta no chip. Estará a ocorrer subexposição no momento da gravação no cartão? Este facto preocupa-me, porque receio ser incomodado se tiver de me identificar no estrangeiro. Que faço? Que tenho de pagar mais para ter o que ja paguei? Como resolvo o problema se na Conservatória me responderam, no acto de recepção do cartão, que havia muitos assim?

    Responder
  3. José Carlos Ferreira

    Para onde envio as fotos dos cartões? O problema é o mesmo comigo… A foto ficou mais escura…

    Responder
      • Maria Faial

        Fiz a renovação do CC do meu filho numa loja de cidadão no mês de junho e a fotografia também ficou muito mais escura. Nem se percebe bem que é ele.

        Responder
        • Marco Lopes

          É uma palhaçada!!! Fez reclamação no LIVRO? Se não fez, DEVIA! Se toda a gente fizesse, isso mudava! Aliás, pagar um serviço ANTES de ver o resultado é algo inédito! Só mesmo com o GOVERNO! Que tristeza…

          Responder
  4. Rodrigo M

    Isso é relativo, eu fiz no IRN e ficou escura também.

    Responder
  5. Vitor Pedro

    Comigo aconteceu o mesmo, a foto ficou bastante mais escura no cartão novo.

    Responder
    • Carlos Veloso

      Porque não é possível actualizar com foto recente a renovação do CC online?

      Responder
  6. Vitor Pedro

    Comigo aconteceu o mesmo, a minha foto ficou bastante mais escura no cartão novo.

    Responder
  7. Miguel

    Também renovei o cc meu filho numa repartição da conservatória, e ficou mais escura mas mais nítida que à 2 anos atrás.

    Responder
  8. Tânia Costa

    Eu renovei o meu cartão de cidadão em Maio na Loja de Cidadão. Tirei lá a fotografia, tudo normal, quando fui levantar vi a fotografia estava bem mais escura que o meu cartão de cidadão inicial.
    Não gostei muito, mas está reconhecível.. A minha situação é igual às fotos que colocou.

    Responder
  9. Nuno José Almeida

    E como é a imagem que está gravada no próprio chip? O Pedro sabe que dá para exportar um PDF assinado digitalmente?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Uso a APP do.gov.pt para isso. Como faz no seu caso? Interessa-me.

      Responder
      • Nuno José Almeida

        Usa a aplicação do cartão de cidadão num PC com leitor de cartões. Infelizmente também existe uma grande reticência para aceitar este PDF como comprovativo de CC.

        Responder
  10. Pedro Sousa

    Renovei o cartão on-line e aconteceu o mesmo, a foto está mais escura e também tenho outro problema, o leitor de cartões, antes da renovação lia o CC, agora NÂO lê o cartão, dá erro 257, já contactei o IRN e disseram que tinha de actualizar aplicação do leitor, mas não existe actualizações. Com outros cartões funciona tudo bem, com este não funciona. Alguém tem o mesmo problema?

    Responder
    • JP

      No meu caso, consigo aceder a todas as funconalidades menos a assinatura digital: este CC veio com o pin da assinatura digital bloqueado… Verifique se tem a versão 3.0.18 da aplicação.

      Responder
  11. JP

    Fiz a renovação online e a foto tb ficou mais escura mas, tal como o exemplo que o Pedro apresentou nesta publicação, acho que está mais próxima da foto original do que o CC anterior, que tinha uma versão mais clara da mesma foto. Acho que ficou melhor neste CC.

    Responder
  12. António Silva

    Peço desculpa, mas a conversa já vai longa e nada se apura. Por mim, já tomei algumas iniciativas junto da Comunicação Social e de yma Conservatória. Penso que o Pedro Andersson deveria cavar mais fundo, é jornalista, tem especiais responsabilidades e leva governantes ao seu programa na SIC: 1) Como pedir a nova “renovação” , no caso das fotos escuras/claras: na Conservatória, na Internet? 2) Há algum prazo? 3) Como justificar a “renovação”? 4) Como reclamar no INR? 5) Como garantir a qualidade do novo Cartão? 6) Como não o aceitar no momento da recepção? 7) Como ser ressarcido da despesa dupla? 8) Como ter a certeza da validade dos documentos incluídos no id.gov.pt? 9) Como ter a certeza da validade do pdf obtido através da aplicação do Cartão? Eu, tendo alguma certeza acerca disto, direi. Mas faço votos para que o Pedro Andersson agarre a questão como deve ser. É isso o que se espera dele. Claro, se não estiver de férias… Nesse caso, bom descanso!

    Responder
  13. RC

    Eu também renovei online e também veio com a foto escura (muito mais escura que esta que está do artigo)quando foi levantar o CC a funcionária disse que era melhor fazer outro ,fiz logo na hora ,e não paguei nada,só cancelaram o da foto escura e disseram que ia receber outra carta para levantar o novo.

    Responder
  14. Carlos Veloso

    Porque não é possível actualizar com foto recente a renovação do CC online?

    Responder
    • Marco Lopes

      Então… para mudar a FOTO teria de ir ao serviço presencialmente para tirar uma nova!!!!

      A renovação ONLINE é um INSULTO aos bolsos dos portugueses! Só PROVA que o CC não necessita de RENOVAR ABSOLUTAMENTE NADA!!!!!!

      Pagamos por uma NOVA DATA de VALIDADE! Se não existirem alteração de dados pessoais, e o governo aceita a FOTO ANTIGA para uma renovação online, então porque raio não coloca uma VALIDADE de 20 ou 30 anos, após a qual o cidadão É OBRIGADO, aí sim, a tirar uma nova foto?

      Eu sinceramente não compreendo isto! Quando ouvi falar da renovação ONLINE pensei logo: Mas… e a FOTO??? Afinal não é preciso tirar NOVA foto! portanto… QUAL a necessidade de renovar????? A DATA! Porque tem uma DATA de validade que obriga as pessoas a PAGAR por um novo cartão!

      Tão simples quanto isso: é uma máquina de fazer $$$$ para o estado. Ponto.

      Responder
  15. LM

    Fiz a renovação do meu CC e dos meus filhos presencialmente. Todas as fotografias vieram muito mais escuras! Mas enquanto algumas ainda estão passíveis de identificação, a da minha filha está praticamente preta, quase só se vêem os olhos! Recusei-me a levantar esse CC e fiz um pedido para ratificação. Infelizmente o mesmo foi recusado pela chefe do serviço, dizendo que se quisesse teria de fazer (e pagar) outro! Não consigo entregar esse CC à minha filha (criança com 11 anos)!!

    Responder
  16. Manuel Melo

    O CC do meu filho, tinha a foto muito escura, não aceitei e disse que reclamava no livro e tiveram que fazer outro e não paguei o novo CC.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.