Prepare-se para a greve dos camionistas de combustíveis

Escrito por Pedro Andersson

18.07.19

}
7 min de leitura

Publicidade

Governo prepara rede de abastecimento de emergência de combustíveis

Todos nós nos lembramos da greve “surpresa” – em Abril passado – dos camionistas de transporte de matérias perigosas. Pelos vistos, vamos ter de nos preparar para outra semelhante ou pior (se não for desconvocada entretanto) a partir do dia 12 de Agosto e sem fim definido. Neste artigo vou recordar-lhe o que esteve previsto como plano de emergência em Abril e a lista dos postos de abastecimento que deve ter “debaixo de olho” se a greve vier a acontecer.

Prepare-se também

Mas antes de vos falar dos planos do governo quero partilhar convosco a reflexão que fiz na altura junto dos subscritores da Newsletter “Contas-poupança” (já a subscreveu?) e que acho que vai voltar a ser atual.

Esta dica não tem diretamente a ver com poupança, mas sim com organização e gestão dos nossos recursos. Contudo, isso também se reflete em termos financeiros.

Com a crise dos combustíveis em Abril aprendi uma grande lição. E sim, sou daqueles que por vezes anda com o combustível na reserva. De vez em quando, por preguiça de fazer um desvio, arrisco um bocadinho e só vou abastecer no dia seguinte ou mais logo à tarde porque ainda dá para chegar ao trabalho e mais uns quilómetros.

Se também se reconhece neste retrato, sabe que provavelmente apanhou um grande susto nessa crise. Quem ouviu as notícias à hora de almoço daquela segunda-feira de Abril e foi a correr para um posto de combustível com o ponteiro no vermelho e chegou ao posto e tinha o cartaz de “esgotado” ficou muito preocupado. “E como é que amanhã vou para o trabalho?”

Estava no centro do país quando ouvi a notícia. Fui ao centro de Tondela para abastecer e regressar a Lisboa. Estava tudo esgotado. Pensei: E agora, como volto para casa? Por sorte, lembrei-me de um posto numa aldeia perto que poucos conhecem. E sabem que mais? Paguei muito mais por litro e nem me preocupei com isso. Quis lá saber dos descontos. Queria era abastecer…

A lição que tirei é: Se acontecer uma emergência (terramoto, incêndio, ciclone, um desastre qualquer, uma greve completamente inesperada, um possível aumento de preços “colossal”), seja lá o que for, convém estarmos preparados de alguma maneira. Uma das dicas de preparação para emergências (para além do Kit de emergência) é ter SEMPRE o depósito a meio. Sempre. Mesmo nos dias “normais”.

Ou seja, o meio do depósito deve ser o nosso “vermelho”. Se estiver no emprego e precisar de “fugir” de Lisboa (ou Porto, ou outra cidade qualquer), tenho de ter sempre combustível no depósito disponível para passar pela escola dos miúdos e sair imediatamente em direção a um local seguro (normalmente casa de familiares ou amigos, que pode estar a centenas de quilómetros). Isto sem ter de parar num posto para abastecer, porque as filas serão imensas e as bombas podem até nem estar a funcionar (no caso de um terramoto, por exemplo). É tempo precioso que vai perder e é uma ansiedade desnecessária, se não souber dos seus.

No caso das botijas de gás, a mesma coisa. Não espere por acabar uma para encomendar a seguinte. Tenha sempre uma de reserva. Naquela greve, o abastecimento de botijas de gás também esteve em causa. E nesta de Agosto vai voltar a acontecer. Prepare-se já, com calma (sem alarmismos, OK?). Compre já uma botija suplementar, não vá a outra acabar a meio de Agosto.

Pode achar estes cuidados exagerados ou despropositados. Porém, em situações assim só é preciso ter razão uma vez, certo? Se acho que vai ligar alguma coisa ao que estou a escrever? Acho que não. Mas pensei muito nisto. Se o fizer pensar um minuto também, já fico contente.

Os preparativos do governo para Agosto

Em entrevista ao Dinheiro Vivo e à TSF, o secretário de Estado da Energia diz que está a ser preparada “uma rede de abastecimento de emergência” de combustíveis caso a greve dos camionistas a 12 de Agosto aconteça e não sejam cumpridos os serviços mínimos.

João Galamba disse que “já está também preparada uma ‘task force’ especial da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), com procedimentos internos por parte da sua própria rede de emergência de postos de abastecimento (REPA), que depois se articula com as forças de segurança para a operacionalização da rede alternativa”.

Esta é a lista atualizada de postos de combustível prioritários na próxima greve.

Em Agosto, os postos podem ser estes ou outros, mas já fica com uma ideia do que pode esperar.

O pré-aviso de greve dos sindicatos Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e Independente dos Motoristas de Mercadorias propõe serviços mínimos de 25% em todo o território nacional, enquanto na greve de abril eram de 40 apenas em Lisboa e Porto.

Previna-se, sem alarmismos

Em resumo, se a greve vier mesmo a acontecer lembre-se de que na semana anterior vão formar-se filas imensas em vários postos de combustível. Se segue o Contas-poupança saberá que o “segredo” está em planear a sua vida com calma e sem stress. Eu não ficaria surpreendido (nada tenho que aponte para qualquer suspeita) que os preços dos combustíveis subissem na semana anterior à greve por razões de puro marketing que nada tenham a ver com os mercados globais. Se eu vendesse combustíveis era o que faria.

Abasteça nestas duas semanas o carro aos melhores preços que conseguir. Sim, faltam 3 semanas. Entretanto vai gastar o combustível que comprou (depende dos quilómetros que faz por semana), mas sempre que passar pelo “seu” posto de combustível e tiver tempo, encha o depósito para andar com ele o mais cheio possível antes de começar a “corrida” aos combustíveis. Faça o planeamento que entender.

Mas e se a greve for desconvocada? Vale a pena andar a stressar com isto que acabei de escrever? Não sei. Não me preocupo com isso. O que sei que é o “tuga” acha sempre que não vai acontecer nada e quando acontece é apanhado com as “calças na mão”. O que é que perde? Vai gastar o combustível na mesma, e é menos uma preocupação que tem quando faltarem poucos dias para a greve. Se for desconvocada, melhor.

O que não lhe “admito” é que depois de ler este texto agora (quando faltam 3 semanas), se a greve acontecer, o vir numa fila de 200 metros 4 horas à espera para abastecer 15 litros.


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. RODRIGO

    Vou já carregar o meu carro eléctrico!

    Responder
  2. Carlos Gonçalo

    É sem dúvida o melhor a fazer… Pelo que já aconteceu, e por não se saber o que irá acontecer agora, mais vale prevenir…
    Obrigado pela sua ajuda/informação,.. Pedro Andersson
    Cumprimentos,
    Carlos Gonçalo

    Responder
  3. Pedro Cabral

    Prezado Pedro, já efetuou algum estudo sobre se compensa viatura eléctrica para quem faz cerca de 250 a 300 kms/dia? Viajo em viatura a diesel que consome cerca de 7 l/100. Obrigado e bem haja.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Instale uma aplicação chamada “EDP ev.x” e tem um estudo em tempo real. É fantástico.

      Responder
      • Pedro Cabral

        Muito obrigado pela excelente indicação. Descarreguei e vou começar a simular.

        Responder
  4. MARTA

    Tem toda a razão, eu já sou assim por natureza. Tenho sempre bastante combustível no carro (não faço ideia se a luz de reserva funciona). Tenho duas botija de gás e a de reserva está sempre cheia. Tenho sempre despensa cheia, quando vou buscar algum produto para a cozinha já aponto na lista de compras para não esquecer, papel higiênico também nunca acaba . Já era assim em casa da minha mãe e continuo assim na minha casa.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.