Provedora de Justiça saúda redução do tarifário das chamadas para números 707 e 708
Sabia que sempre que liga para um número de telefone começado por 707 por telemóvel está a pagar mais de 18 euros por hora?
A provedora de Justiça, numa nota colocada no site, congratulou-se com o anúncio pela Anacom de reduzir o tarifário das chamadas para números começados por 707 e 708. Mas a Provedora vai mais além. Ela defende o fim destes números no contato com a Administração Pública. De facto, hoje em dia já não se justificam estes números caríssimos para os cidadãos.
Maria Lúcia Amaral diz nessa nota que vai continuar a acompanhar a situação com vista à eliminação total destas linhas telefónicas, quando utilizadas no âmbito de relações jurídicas de consumo, e também para melhorar a Lei do Consumidor.
“A provedora de Justiça congratula-se com a deliberação da ANACOM de reduzir o tarifário das chamadas telefónicas para os números de telefone começados por 707 e 708 e de recomendar a sua não utilização pelos fornecedores de bens e serviços no âmbito de relações jurídicas de consumo”.
De acordo com a provedora, “não é legalmente permitida a utilização de números de telefone de custos acrescidos no âmbito de relações jurídicas de consumo, designadamente nas linhas de apoio e de assistência técnica pós-venda aos clientes, disponibilizadas por operadores económicos privados e pelo setor empresarial do Estado”. Reclamem no Livro de Reclamações Eletrónico sempre que sentirem que estão a ser prejudicados e usem estas declarações da Provedora como justificação, se o entenderem.
No entendimento de Maria Lúcia Amaral o “custo destas chamadas telefónicas é elevado e onera sobremaneira os consumidores, podendo estes serem demovidos de exercer os seus direitos, nomeadamente de reclamação, de assistência pós-venda e de informação”.
No caso do Estado é ainda mais grave
A provedora de Justiça recorda também que a utilização de números de telefone começados por 707 e 708 tem abrangido diversas empresas do setor empresarial do Estado, nomeadamente a CP e a Infraestruturas de Portugal, assim como várias empresas privadas, nomeadamente os CTT, do setor da aviação, do ramo segurador, de inspeção automóvel e de venda a retalho.
Maria Lúcia Amaral adianta que a CP e os CTT informaram-na de que estão a estudar alternativas possíveis para substituir as linhas telefónicas com custos acrescidos para os clientes. Já em 2018, a provedora tinha chamado a atenção para a existência de vários serviços públicos e empresas detidas pelo Estado que continuavam a utilizar linhas telefónicas de custo acrescentado para contacto com utentes, desrespeitando a legislação.
A importância de reclamar sempre
A chamada de atenção surgiu após a provedora, Maria Lúcia Amaral, ter recebido várias queixas sobre os custos acrescidos associados à utilização destas linhas. No comunicado publicado na página da provedoria de Justiça, Maria Lúcia Amaral destaca que na sequência da chamada de atenção vários serviços públicos como a Autoridade Tributária e Aduaneira, a ADSE, a Direção-Geral do Consumidor, o Instituto da Segurança Social, a “Linha de Atendimento Sexualidade em Linha”, a “Linha da Juventude” e as Lojas do Cidadão terminaram a utilização destas linhas telefónicas começadas por 707.
Os números 707 são uma ABERRAÇÃO e nunca deveriam ter sido criados (a culpa é muito do CONSUMIDOR, que aceita serviços de empresas que usam estes números!!! Pessoalmente, não faço contratos nem compro produtos a empresas que usam “apenas” estes números)
E já agora… os números 808, que não fazem qualquer sentido há muitos anos!!!! Hoje em dia toda a gente tem chamadas NACIONAIS gratuitas ou incluidas num pacote de minutos, não faz qualquer sentido pagar por uma chamada! O 808 fazia “algum” sentido há mais de uma década!!!
Esperamos que brevemente os 707 sejam coisa do passado . Ate lá , como consumidores , está na nossa mao , escolher as empresas que nao tenham 707 , sempre que haja empresas por onde escolher !
A mesma ideia se aplica ao 808 . Por exemplo no setor da electricidade , a empresa com mais clientes em Portugal , usa o 808 e só atende de 2ª a 6ª feira . Mas existe uma empresa da concorrencia , que até tem preços bastante interessantes , que usa um 800 ( gratuito ) e atende aos sábados , domingos e feriados ! Na minha opiniao se muitos clientes mudassem para essa empresa , nem que fosse só por uns 3 meses e depois retornassem à empresar lider , obrigavam a empresa líder a mudar o 808 por um 800 e atender tambem aos sabados , domingos e feriados . Sei que é polémico trabalhar aos domingos e feriados . Mas na minha opiniao isso é apenas polémico , quando sao todos os domingos e todos os feriados . Acho que ninguem se importa , de trabalhar a um domingo de 3 em 3 meses , se tiver a possibilidade de trocar com um colega se nao lhe der jeito e se for devidamente bem pago !
Se está a falar da EDP, olhe que eu sou cliente EDP, já estive a ENDESA durante 2 meses (um PESADELO!) e voltei para a EDP. Se a EDP não tivesse números de apoio da REDE FIXA (técnicamente, sem custos hoje em dia) talvez não tivesse voltado!!!
21 158 5350 • EDP Comercial
21 001 6383 • EDP Universal
21 001 6336 • EDP Distribuição
21 001 6393 • EDP Gás
Estive a verificar o site da Edp Comercial , e o unico numero de apoio tecnico que está lá é um 808 , e existe um 21 mas apenas para quem liga do estrangeiro . Se consegue ligar de Portugal para um 21 e obter o apoio que necessita , isso é muito bom . De qualquer forma , se esse 21 existe , deveria ser bem anunciado e nao escondido ! Quanto a comparar Edp Comercial com Endesa , note que estamos a falar unicamente de numeros de telefone , quanto a tudo o resto , aqui nao é o local mais indicado , pois estariamos a fugir ao tema deste artigo .
Procuro sempre números da REDE FIXA ou telemóvel.
Se não funcionarem, são os OPERADORES de telecomunicações quer estão a BLOQUEAR (ilegalmente, quanto a mim!)
Já tenho queixas no portal da queixa e no livro de reclamações no que toca a estes “bloqueios” (pelo menos pela parte da NOS!). E aqui está outro assunto que poderia ser debatido no Contas Poupança!
https://portaldaqueixa.com/brands/nos/complaints/nos-bloqueio-propositado-de-numeros-de-telefone-de-destino-29348219
Muito obrigado por partilhar os seus conhecimentos . Os consumidores necessitam desesperadamente de atos corajosos , como os seus , os do PEDRO ANDERSSON e de tantos outros que nos estao a seguir !
Entretanto há uma alternativa chamada 707.PT
É pena não ter ainda muitos números…
707 20 25 25 – ascendi O& M
Deixo a minha participação acerca dos 707
Pois bem, recebi uma notificação via CTT para pagar uma multa de portagem referente a uma viagem que não efetuei, uma vez que me encontrava doente nesta data, o carro nem saiu do estacionamento na data referida.
Ligo pela rede móvel aquele número para reclamar e gasto 2,30 sem nunca ter sido atendida.
Não vou pagar e nem sei onde reclamar !
Está tudo montado para apanhar os incautos!
Aos anos que eu aviso publicamente toda a gente parta BOICOTAR os números 707 e até mesmo 808 (que não fazem qualquer sentido nos dias de hoje!!!!!!)
707 NUNCA!!!
O problema é quando tem de resolver um problema com urgência e não tem à mão outros contactos…
Ainda bem que existem pessoas como eu que abominam os nº 707 sobretudo nos atendimentos ao cliente. É sobretudo uma maneira de imputar ao cliente os custos com o call-center. Já tive uma experiência dessas(a Empresa tinha contacto em Portugal mas passou a Ibérica e nós Portugueses deixamos de ter contactos) em que aparecia um nº fictício 22 e ia sempre parar a Espanha e até se recusaram a identificar-se ao telefone. Claro que nunca mais vou ter nada com esta empresa porque fiquei com um prejuízo de 200 euros, não me resolvem nada e por isso sempre que puder vou fazer campanha contra esta impressa seja de viva voz nas lojas ou na net
Bom dia,
Gostaria de saber se passou a ser obrigatório os prestadores de serviços como por exemplo a Via Verde, Bancos, Seguradoras, fornecedores de gás e eletricidade etc. a terem um número de apoio ao cliente fixo, alternativo ao 707 e divulgado nas suas páginas online? E também se as operadoras de telecomunicações também estão abrangidas?
É que no caso tenho tido problemas com o serviço prestado por uma operadora (Nowo) e o número de apoio ao cliente é um número próprio da operadora 16800 de chamada paga de 0,95€, quando tenho muitos minutos que não gasto no contrato e que poderiam servir para as várias vezes que ligo para o apoio ao cliente.
Agradeço desde já a resposta
Mesmo que os 707 não deixem de existir (que deviam!), devia ser ilegal taxar o tempo de espera a ouvir música da treta e anúncios! Isso não é um serviço prestado, não devia ser pago.
1 ANO depois… novidades???