Boas notícias para o seu crédito à habitação
Hoje as taxas Euribor voltaram a cair em todos os prazos. As taxas a 3, 6 e 12 meses, atingiram novos mínimos históricos. Boas notícias para nós, más notícias para os bancos, que vão receber menos de juros nos créditos à habitação.
É uma boa notícia porque significa que a sua prestação da casa provavelmente vai baixar ainda mais um pouco se se mantiverem estes valores mais algum tempo.
Com a taxa de hoje, quem tem Euribor a 6 meses e um spread de 0,3 (sim, existem) quer dizer que o banco vai ter de vos pagar por terem esse empréstimo. Eu, que tenho a 3 meses, a CGD “paga-me” 3 euros e qualquer coisa todos os meses há quase 1 ano. Só amortizo e ainda recebo. Surreal. É o que é.
6 meses
A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, baixou para -0,327%, fixando um novo valor mínimo. A última vez que falei disto no mês passado estava nos -0,299%.
3 meses
A Euribor a três meses caiu para -0,351%, registando também um novo mínimo histórico.
Ou seja, se na próxima revisão da prestação este valor se mantiver, o banco vai passar a pagar-me 0,051% de juros pelo crédito à habitação (a diferença entre o spread e a Euribor). Atualmente está a pagar-me 0,016%.
12 meses
No prazo de 12 meses, a taxa Euribor caiu para -0,233%, fixando-se no valor mais baixo de sempre.
Em conclusão, seja qual for o seu spread contratado, quanto mais a Euribor descer, mais desconto terá nos juros que está a pagar ao banco e assim a sua prestação vai descer. Por exemplo, se tiver um spread de 1,5% com Euribor a 1 ano na prática com este último valor o spread “real” vai ser de 1,267% (1,5-0,233).
Não vai durar sempre
Aproveite enquanto dura porque esta situação não vai durar para sempre. Coloque de lado o que está a poupar estes anos desde 2015, não para gastar mas para investir no que entender, para quando a Euribor subir ter alguma reserva para absorver esses aumentos. Também pode amortizar no crédito embora o efeito seja mais emocional (“Vou ver-me livre do banco mais cedo”) do que racional porque quase não vai notar nada na prestação. Serão apenas cêntimos. Só notará o efeito quando a Euribor subir muito. Terá de ser você a decidir o que fazer.
(O ideal era fazer a conta ao que estamos a poupar mensalmente com esta descida da euribor e fazer uma transferência automática no banco todos os meses assim que recebemos para outra conta para não vermos esse dinheiro. Isso sim, era uma decisão inteligente)
Se formos ver quem tem dinheiro em depositos a prazo e amortizar vai ganhar mais em amortizar do que meter ele parado no banco pois 5 euros menos na prestaçao pode ser 3% assim por alto sao possibilidades a pensar, quem lhe da 3% limpos pois aqui nao ha impostos.
Bom dia!
Esrive a ver os meus recibos e independentemente do valor da Euribor os juros cobrados são os mesmos… É normal?
Obrigada!
Olá depende. Se tem a Euribor a 1 ano só muda uma vez por ano…
Nos recibos diz euribor a 6 meses. Estarei a ser enganada?
Olá. Enganada em quê e de que forma? Não compreendi…