VÍDEO – Sabia que pode ir para o trabalho por 8 cêntimos por dia

Escrito por Pedro Andersson

26.06.19

}
6 min de leitura

Publicidade

Ir para o trabalho por 8 cêntimos por dia?

Pelo menos é o que Miguel Abrantes gasta todos os dias para carregar a trotinete elétrica. Vive e trabalha em Coimbra e já há vários meses que esquece o carro e vai de trotinete fazer todas as voltas profissionais. Claro que esta opção depende do seu peso, da sua saúde, das suas deslocações e se tem possibilidades económicas de gastar cerca de 400 euros. Mas já lá vamos.

É uma opção?

Ter carro é uma grande despesa todos os meses. Muitos portugueses procuram alternativas para as viagens do dia-a-dia que sejam mais económicas e que poluam menos o ambiente. A reportagem desta semana do Contas-poupança mostrou-lhe alguns exemplos de pessoas que passaram a usar trotinetes elétricas como primeira opção.
Por exemplo, Francisco Rocha vive no Montijo e trabalha na Graça em Lisboa. Há 8 meses que vai todos os dias de trotinete. Sai de casa, faz 6 km de trotinete até ao barco, atravessa o Tejo, sai no Cais do Sodré e sobe até à Graça bem lá no alto. O carro está parado na garagem e só sai ao fim de semana para algum passeio mais longo. Quanto aos transportes públicos, também poupa muito tempo. Não tem de esperar pelo autocarro que o levaria ao barco.
Normalmente, quando falamos de trotinetes elétricas falamos das que estão espalhadas pelas ruas e que são usadas para pequenos passeios e por turistas. Não é disso que estamos a falar agora. Estamos a falar sim da possibilidade de comprar uma e que passe a usá-la como meio de transporte principal.

Quanto custam?

Custam entre 360 e mais de mil euros. Há mais caras e mais baratas de várias marcas e com diferentes características. Basta ir à internet e pesquisar. Há já várias páginas de facebook com grupos de utilizadores que se juntam para tirar dúvidas sobre uma determinada marca ou modelo. Algumas já têm mais de 1600 membros, em que uns ajudam outros até a arranjar as avarias quando surgem. Pesquise e faça perguntas.
Quem fizesse o mesmo trajeto de carro entre o Montijo e Lisboa, gastaria 62 euros por mês só de portagem da ponte Vasco da Gama, e mais cerca de 6 euros por dia só em combustível. Estamos a falar de 192 euros por mês só para ir trabalhar. Fora outras despesas. Francisco gastou 380 euros na trotinete e agora paga apenas o passe de 40 euros mais a eletricidade para carregar a trotinete (não chega a 1 euro por mês). Ou seja, em 3 meses ficaria com a trotinete mais que paga.
Se vive na região do Porto, ou em qualquer outra região do país, seria uma opção para si?
Miguel Abrantes, em Coimbra, experimentou uma trotinete de aluguer por brincadeira e nunca mais parou. Comprou uma para ele.
Gasta 8 cêntimos por dia para fazer 25 km. É quase como carregar a bateria de um telemóvel mas muito maior. Dentro de algum tempo saberemos quanto tempo duram estas baterias. Para já ainda não há queixas. Miguel espera em 9 meses  recuperar o investimento de menos de 400 euros.

E a segurança?

É preciso ter sempre cuidado. Os utilizadores de trotinete elétrica com quem falei insistem sempre na necessidade de usar capacete, proteções para os cotovelos e joelhos e estar sempre bem sinalizado, de dia e de noite. Bem visíveis. E com um comportamento defensivo na estrada.

A mobilidade

Uma das grandes vantagens é a mobilidade. Dobrada ou não pode ir consigo para o seu local de trabalho. Se o patrão deixar até pode colocá-la a carregar num cantinho e tem sempre a bateria carregada. Num imprevisto pode levá-la debaixo do braço em qualquer transporte público ou metê-la na bagageira de qualquer carro.
Francisco já fez até agora 1800 km com a trotinete elétrica. Miguel faz neste momento 300 km por mês. Francisco demora 1 hora e 15 minutos do Montijo até à Graça em Lisboa. Tem sempre um impermeável na mochila e usa cotoveleiras. Tenta escolher estradas sem buracos e sem pedras. E diz que é para continuar.
Alugar trotinetes ao minuto é uma opção, mas usar todos os dias é caro. Só em meia hora na reportagem gastamos mais de 5 euros. A sugestão que lhe dou é dividir o custo da trotinete nova (ou usada, porque não?) que pensará comprar pelo que gasta todos os meses em carro ou transportes e ver se vale a pena o investimento.

Não é para todos

Sejamos francos, comprar uma trotinete elétrica não é para todos. Mas se vive e trabalha na mesma cidade ou se tem acesso a transportes públicos que funcionam, faça a contas ao dinheiro e à sua força de vontade. Não precisa viver numa cidade grande. Pode viver numa cidade pequena ou mesmo numa aldeia. Se anda de carro, seja onde for, em percursos pequenos no dia a dia, pondere esta opção. Pode poupar muito dinheiro e o meio ambiente agradece.

 
Pode ver ou rever a reportagem aqui neste link da SIC Notícias:
https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2019-06-26-Novas-formas-de-mobilidade-nas-cidades

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI abaixo.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 e 6 meses e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Devolução de propinas – Prazo termina esta sexta-feira

Mais de 165 mil jovens já pediram o Prémio salarial Atenção ao prazo! O prazo para pedir o Prémio Salarial, que prevê a devolução aos jovens do dinheiro que investiram na sua educação superior, termina esta sexta-feira, dia 31 de maio. Os licenciados e mestres que...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a 3 e 6 meses e descem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (3 a 9 de junho)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PODCAST | #244 -Vale a pena investir em ouro? (A pergunta do Pedro)

Subscreva a nossa Newsletter, para não perder nenhuma dica *Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de...

Jovens vão poder decidir a cada ano que regime de IRS preferem

Opção pelo IRS jovem é anual e poderá ser alterada ou renovada O novo modelo de IRS Jovem aprovado recentemente pelo governo é diferente daquele que ainda vigora atualmente, na medida em que prevê uma redução das taxas do imposto que incidem sobre os escalões de...

Rendas de pessoas deslocadas em trabalho vão poder ser deduzidas

Medida aplica-se a deslocados a mais de 100 quilómetros de casa As pessoas que tenham de ir trabalhar para mais de 100 quilómetros de distância da sua residência habitual e pretendam rentabilizar a sua habitação enquanto estão fora vão poder deduzir a esse rendimento...

Garantia pública extingue-se quando jovens pagarem primeiros 15% do empréstimo

Garantia pública de até 15% aplica-se a casas até 450 mil euros O governo aprovou recentemente uma garantia pública de até 15% para ajudar os jovens até aos 35 anos a conseguir financiamento para comprar casa. Na segunda-feira, ao terminar o Conselho de Ministros...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (27 de maio a 2 de junho)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Maria Teresa

    Nem sempre comento, mas vejo sempre as publicações e venho aqui deixar um “like” tal como se fosse no youtube.
    Continuação de bom trabalho para toda a equipa do programa.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.