O perigo dos telefones começados por 707
Estão por todo o lado. Centenas de empresas e instituições têm como contacto principal telefones começados por 707. Pelo que verifiquei deve haver milhares de pessoas que até julgam que os 707 são iguais aos 800 que são grátis ou aos 808 e são relativamente baratos. Não. São caríssimos.
Sempre que liga para um número que começa por 707 pode estar a gastar 30 cêntimos por minuto. 3 minutos são quase 1 euro. 18,45 € por hora. Já se apercebeu bem disso?
Há pessoas que têm telefones pré-pagos, que têm de ligar para um destes números e ficam sem saldo de repente e não percebem porquê.
Ou liga para uma empresa para resolver uma avaria e ainda lhes está a pagar porque a empresa lhe criou um problema. Incrível.
Mas as coisas vão mudar (um pouco) este Verão. E vou dar-lhe uma dica para encontrar alternativas grátis a estes números e até para os “16 qualquer coisa” das operadores de telecomunicações. E praticamente não dá trabalho.
Veja mais logo o Contas-poupança, no Jornal da Noite na SIC.
Quarta-feira é dia de Contas-poupança. Espero por si mais logo!
É importante conhecer os seus direitos e saber afinal sempre para onde está a ir o seu dinheiro.
No meu caso , achei duas soluções para não ligar para numeros que começem por 707 .
Quase todos esses numeros tem tambem um numero fixo associado , que começa por 21 , 22 , 234 , 256 , etc , ou seja um numero que a maioria dos tarifários nao paga para ligar .
O problema é que por vezes esse numero fixo , detecta se a chamada é feita em Portugal ou não .
Se detecta que a chamada é feita em Portugal logo a rejeita .
Mas para grandes males , grandes soluções .
Basta pedir a um amigo que vive no estrangeiro para fazer essa chamada por nós . A maioria dos emigrantes nao paga para ligar para numeros fixos de Portugal .
Outra alternativa , vamos dar uma volta até Espanha ( ou pedimos a um amigo que tenha que lá ir ) , fazemos de lá a chamada , abastecemos o carro com combustivel muito mais barato , e garanto-vos que ainda poupamos dinheiro ! Ou seja vamos dar uma volta gratuita graças ao 707 !
Se acharam interessante , divulguem !
Deixo aqui o meu testemunho pois é o que faço quando tenho que ligar para uma linha de apoio ao cliente.
Por exemplo, para reclamar ou informar de uma avaria ou falha do serviço de um operador do serviço móvel, de televisão, telefone ou internet, normalmente a linha é uma chamada que é paga quando se fala com o operador, o que tem a fazer nestes casos, após tratar do seu assunto, na parte onde o operador antes de terminar até questiona se temos mais alguma questão a colocar, eu solicito sempre que me seja dado o crédito do custo dessa mesma chamada visto que o problema que a originou é alheio à responsabilidade do cliente… até hoje sempre recebi assim desta forma o custo dessas mesmas chamadas de apoio ao cliente.
Cumprimentos e estejam atentos 🙂
Muito bom.
E o comentário do Pedro Silva fez-me lembrar do site que o Marco Almeida criou aqui há uns tempos para ajudar a fugir a este autêntico roubo à mão desarmada protegido pelas leis da república:
https://707.pt
Usem e abusem.
Já me aconteceu ficar sem saldo ao pedir a assistência do seguro do carro, por acaso estava alguém comigo que tinha saldo, senão bem que se pode ficar com o carro empanado em qualquer lado que não tenhamos um outro telefone à mão… É uma vergonha…
Eu ja mudei de companhia de seguros , pelo único motivo do numero de assistencia em viagem começar por 707 . Mudei para uma companhia em que o numero de assistencia em viagem começar por 21 . Deixei bem claro para as duas companhias , qual era o único motivo da mudança , em vista dos preços das apólices nao apresentarem diferenças significativas .
Olá Pedro e a todos quantos passam por aqui, um número cada vez maior, graças ao árduo, muito profissional e honesto trabalho que o Pedro faz o favor a todos nós de produzir, um bem haja Pedro…
A pouco, no TWITTER oficial da ANACOM pediam para dar a opinião acerca da baixa de preços apontada a esses números, deixei o seguinte:
“Nos dias de hoje esses números não fazem sentido usar, sempre que me aparecem a frente dou a volta e encontro quase sempre alternativa, se não existir mando email”
Game Over, NEXT…
Há anos que luto contra esse abuso, nunca ligo para um 707, nem que a última alternativa seja enviar uma carta. O mesmo ocorre com empresas de telecomunicações que cobram custos de chamadas em todas as formas de contacto telefónico. Se essas empresas me ligarem, eu não lhes cobro nada!!!
Tem sido uma mudança de paradigma, dantes a empresas faziam tudo para facilitar o contacto com o cliente, hoje fazem o contrário, dificultam ao máximo esse contacto. E isso só pode ter uma justificação, a cartelização, estão todas feitas umas com as outras. Não havendo concorrência os clientes não tem por onde fugir.
Deixo no entanto mais uma dica, que tenho utilizado sempre que possível, para contornar os 707, os números de contacto para estrangeiros. Normalmente aparecem com indicação de ” Se está a ligar-nos do estrangeiro ligue para o nº 00 351 21 XXX XX XX ” . Esse é normalmente um numero da rede fixa.
Gostava de deixar ideias aos políticos para criarem leis de serviços mínimos de telecomunicações como fizeram com os bancos, mas esses não nos ouvem…
E os números 808 sou outra falácia!!!
RECUSEM-SE A USAR números AZUIS (808 ☎️) – Não há justificação para que tais números existam hoje em dia pois são um atentado ao bolso do consumidor e às boas práticas comerciais!
Procurem sempre ALTERNATIVAS, como números VERDES (800) ou números da REDE FIXA (21, 22 ) pois as chamadas são descontadas nos habituais pacotes de MINUTOS dos telemóveis ou gratuitas quando efectuadas pelos telefones FIXOS.
Atenção aos números VOIP (300⚠️) usados pela SEGURANÇA SOCIAL, WORTEN, etc. Operadores como a #NOS consideram estes números como sendo da rede FIXA nacional (logo, chamadas descontadas dos pacotes de minutos ou gratuitas nos telefones FIXOS), mas desconheço como os classificam os outros operadores (informem-se antes de ligar!).
—
Os números 808, também conhecidos por números azuis, são um resquício das comunicações em Portugal. Pior, são um custo para a grande maioria dos consumidores Portugueses, na medida em que estas chamadas são pagas, mesmo quando os tarifários incluam chamadas gratuitas para a rede fixa.
http://www.pouparmelhor.com/numeros-808/
https://www.facebook.com/marcolopespt/posts/10211931346230955