Atenção aos descontos na eletricidade (eles acabam sem se aperceber)

Escrito por Pedro Andersson

03.06.19

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3 min de leitura

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Ainda tem o desconto que contratou?

No meu caso  não. Acabou e eu só dei por isso hoje quando olhei para a fatura e achei o valor “estranho”. Atenção que eu não sei qual é a empresa que você tem e pode até nem se aplicar ao seu caso.
Falo da minha situação porque pode refletir-se no seu contrato também. Tenho neste momento contrato com a Endesa. Fiz as contas há um ano e cheguei à conclusão que era uma boa alternativa na altura. Ofereciam 12% de desconto, mas apesar de terem os preços da eletricidade bastante caros, com esse desconto ficava résvés mais barato que a concorrência que analisei.

Não ligue à percentagem de desconto

Já vos disse e repito que o valor dos descontos não significa rigorosamente nada, porque as empresas podem aumentar os preços para o valor que quiserem para depois fazerem descontos “chorudos” que feitas as contas não significam quase nada.
Bom, fiz as contas e compensava: ofereciam 12% de desconto (6% durante 1 ano+3% disto, e mais 1% daquilo + mais 1% débito direto + 1% fatura eletrónica).
O que me aconteceu, suponho que seja aquilo que acontece a 90% dos portugueses. Deixam passar o tempo e acreditam que os descontos duram para sempre.

Acontece que estava a escrever o artigo com o balanço mensal do meu painel solar e fui ver a quanto estava o meu kWh. E reparei que tinha aumentado. Percebi rapidamente que já tinha passado 1 ano e que os 6% do desconto de 1 ano tinha terminado em Março. Logo, em Abril, o desconto na minha fatura já só foi de 6%, em vez dos 12 que tinha contratado.

Devia ter avisado antes de fazer 1 ano

Com um desconto de apenas 6% encontro melhor no mercado. Liguei para eles e perguntei se ainda podia corrigir a fatura de Março, mas não. Devia ter avisado um mês antes que queria renovar o contrato. Coloque um alarme no telemóvel para 1 mês antes do seu contrato de luz fazer 1 ano. É o que vou fazer, devia ter feito e não fiz. Mea culpa.
Fiz rapidamente umas contas e decidi continuar para já (com os 12% repostos) mas já vou ver na concorrência como param as modas. Temos de fazer isto pelo menos 1 vez por ano, se quisermos poupar na eletricidade.
Recomendo vivamente que, caso não o tenha feito em 2019, pegue agora na sua fatura e confirme que os descontos que lhe ofereceram ainda se mantêm. Há muitos casos em que passado 1 ano, voltam aos preços caros e muitas pessoas nem dão por nada porque só olham para o valor a pagar e a data de pagamento.
E estão a pagar mais sem necessidade nenhuma, porque os consumos são rigorosamente os mesmos. Só paga mais.

Veja o que diz a sua linha do preço do kWh na fatura mais recente

Não querendo ser exemplo para ninguém (porque sei que há mais barato) neste momento pago 0,1495 €/kWh + IVA = 0,1839 €/kWh. Tarifa simples. Se tem mais barato comente onde.
Se tem mais caro talvez esteja na hora de telefonar para a sua empresa a reclamar um preço mais baixo senão vai para a concorrência. Para onde é consigo. Há 23 empresas no mercado.
Tem aqui a lista de todas elas com os respectivos sites para ver os tarifários.
ListaOfertasComerciais ERSE

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81 Comentários

  1. Alda

    incrível! Como sempre nós os pagantes somos enganados e eles estão na “boa “ OBRIGADA ☺️ POR NOS AVISAR

    Responder
  2. Miguel

    Por acaso na EDP reduziram os descontos mas eu sabia, e fui a pouco tempo fazer uma simulação e fiz sem descontos e só me dava uma empresa um pouco abaixo do valor, mas lá está, fiz sem os descontos. Isto é como os seguros,todos os anos devemos simular e verificar se há mais barato

    Responder
  3. Joaquim Machado

    Por acaso sou cliente Endesa com tarifario bi-horario e neste momento é a empresa de eletricidade com o tarifario mais barato , pelo menos no meu caso. O preço é de fora de vazio 0.15227×23%=0.1873 e em vazio a 0.07845×23%=0.0965. Na EDP nem de perto.

    Responder
  4. Jota

    Eu tambem sou cliente Endesa, tenho a tarifa Aniversário (1 fatura gratis or ano) desde janeiro de 2017 e nunca foi preciso renovar contrato. Provavelmente renova-se automaticamente.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Certo, mas qual é o valor do kWh que está a pagar. A questão é essa. Que renova automaticamente sabemos nós ;). Mas a que preço está a pagar a cada renovação? É o preço que contratou inicialmente ou está a subir e não se apercebeu?

      Responder
      • João

        Olá Pedro Andersson!
        Antes mais muito obrigado pelo seu trabalho, que muito nos tem ajudado enquanto consumidores, não apenas de energia eléctrica, mas também de outro tipo de produtos/serviços.
        Neste momento estou a pensar mudar da EDP para a ENDESA, tendo em conta as suas sugestões e a campanha que estão a fazer de uma mensalidade anual grátis para uma potência contratada de 5,75 kVA (termo potência: 0,2812 €/dia; termo energia: 0,1495 €/kWh).
        Contudo, antes de me precipitar fui aos simuladores do site da DECO e do Portal da ERSE (https://simulador.precos.erse.pt/eletricidade/), e a ENDESA nunca aparece como a primeira solução mais adequada para o meu perfil de consumidor (potência contratada: 5,75 KVA; consumo médio mensal: 218 kWh.
        Será que me podem ajudar nesta tomada de decisão?

        Responder
        • Pedro Andersson

          Se me permite uma opinião, esqueça os simuladores. Faça as contas por si. É o que eu faço 🙂

          Responder
    • Pedro Andersson

      Não se esqueça de que para ter uma mensalidade grátis está vá pagar muito mais todos os meses, provavelmente. Confirme.

      Responder
      • Bruno Alves

        Boa noite,
        Já vai um pouco mais tarde, mas eu tenho ENDESA aniversário e pago 0,153806 €/kWh + IVA = 0.1892€/kWh
        Usando por exemplo o meu consumo de Junho (363 kWh), estamos a falar numa diferença de quase 2€ que pago a mais por mês, mas num dos meses (Março) não pago factura.
        No meu caso o “aniversário” em Março representou uma poupança de 114€ de factura de electricidade.
        Até agora tive 0 problemas com a ENDESA.
        Obrigado e continuação de um bom trabalho!

        Responder
  5. joao silva

    eu tenho –edp 0.1447 €/kWh sem iva (o segundo mais barato a nivel nacional)

    Responder
  6. Mário Jorge Simões Costa

    Na Galp tendo os 2 serviços (Electricidade e Gás Natural) também tem 12% de desconto no total da fatura, 0,1598 € kWh – 12% = 0,1406 € kWh + IVA = 0,1730 € kWh
    Mas este desconto é exclusivo online.
    https://casa.galp.pt/

    Responder
  7. Mário Jorge Simões Costa

    A Galp tem outro tarifário que dá 14% de desconto mas esse desconto é carregado no cartão do Continente + 0,12€ de desconto em cada litro de combustível nos postos da Galp , ou seja paga 0,1598 € kWh sem IVA e é carregado no cartão do continente 0,0224 € por cada kWh.
    https://casa.galp.pt/eletricidade-e-gas

    Responder
  8. Jose

    A EDP fez-me isso no gás. Ao longo de alguns meses foram reduzindo o desconto sem qualquer aviso. Ao todo foram cobrados mais de 2€. Deram-me razão por telefone sobre eu não ter sido avisado, mas à e tal está em análise, tem que aguardar, etc e tal e nunca me devoleram o dinheiro por nenhum meio. Pelo que perderam-me como cliente. Actualmente também sou cliente endesa com os 12% no gás e electricidade.

    Responder
    • José

      Enganei me, foi a Galp que me fez isto e não a EDP. Fica aqui a rectificação.

      Responder
  9. José

    Não foi a EDP, foi a galp! Enganei me.

    Responder
  10. Rafael

    A melhor empresa na luz é a YLCE – Yes low cost energy!
    No gás é a Goldenergy!
    Se quiserem gás e electricidade recomendo a goldenergy! super transparentes e sérios!
    já a Galp e Edp, Endesa e iberdrola do pior mesmo sem comentários….
    já fui cliente deles e podia contar N histórias…
    EDP – 15 dias de facturação 500 euros …. LOL
    GALP – Leituras erradas sempre a favor deles…
    Endesa – passam a perna aos clientes com os descontos % …..
    e a lista continua….

    Responder
  11. JPC

    Eu sou cliente da Iberdrola e para uma potência de 6.9kva pago 0.1345 em tarifa simples

    Responder
  12. Pedro Matias

    Olá a todos,
    Em primeiro lugar queria agradecer o trabalho do Sr Pedro Andersson, sempre muito interessante e útil.
    Agora gostaria de contribuir para o tópico e dar uma sugestão de poupança.
    Eu já fui cliente da EDP, Galp Energia, Gold Energy e agora Endesa. Sempre fiz por, pelo menos uma vez por ano, comparar os preços de diferentes operadores. Quando fiz isso quando era cliente Gold Energy, apercebi-me que eles estavam a oferecer tarifários melhores para novos clientes do que para atuais (compreendo, mas não deixa de ser algo que tenho muita dificuldade em digerir, tal como quando isso acontecia com frequência nos operadores de telecomunicações) então liguei para o apoio ao cliente da Gold Energy e disse que queria o mesmo tarifário dos novos clientes, tal foi-me negado, o que me deixava a pagar aproximadamente +10% que os novos clientes, era a altura certa para fazer uma pesquisa de mercado.
    Então na altura (Dezembro 2017) aderi à Tarifa Aniversário da Endesa, e não podia estar mais contente principalmente por duas razões financeiras que me fazem estar confiante que não há tarifário mais barato para mim neste momento. Mas antes de as abordar, em jeito de resposta à pergunta de 3 de Junho do Sr Andersson ao Jota, começo por dizer que em 2018 por 4,6 kVA pagava 0,213500€ + IVA, e 0,161278€ + IVA por cada kWh, em 2019, ao contrário da Gold Energy, a Endesa não baixou só os preços para os novos clientes, mas também para os atuais. Agora pelos mesmos 4,6 kVA pago 0,210400€ + IVA e 0,153806€ + IVA por cada kWh.
    A primeira razão que me deixa contente por ter mudado para a Endesa é que agora não só tenho dos tarifários mais baixos do mercado, como durante o mês de Janeiro a minha fatura vem com um total de 0€, e tendo em conta que é dos meses em que o consumo energético é mais alto estimo que a fatura grátis seja algo como um desconto extra de 10% ou mais (se fosse dividir as 11 faturas que pago pelos 12 meses do ano)
    A segunda razão é o plano amigo, na Endesa se aderir com um código plano amigo de um cliente atual, ou se trouxer mais “amigos” para a Endesa com o seu código, tem um desconto extra de 1€ por mês. E atenção que este desconto é antes do IVA ser aplicado, logo tendo em conta que de momento tenho 9 amigos tenho 9€ + IVA de desconto por mês! Como “só” pago 11 meses são 99€ + IVA = 121,77€ de desconto por ano!!
    Tal como com a tarifa aniversário a Endesa diz que o plano amigo é para sempre (enquanto ambos sejam clientes Endesa), se deixar de ser será a altura de fazer outra pesquisa de mercado. Também não tenho tido grandes razões de queixa do apoio ao cliente, claro que nada é perfeito, mas lá responderam/corrigiram os problemas com razoável rapidez.
    Gostava de deixar um desafio ao Sr. Pedro Andersson, acha que consegue deixar de pagar luz e gás com o plano amigo? Imagino que conheça várias pessoas, não só na SIC, que tenham tarifários mais caros que o e-luz / e-luz & gás da Endesa, se aderirem à Endesa com o seu código plano amigo a sua fatura mensal pode descer até zero, teoricamente, e pelo que tenho visto são raros os tarifários que sejam mais baratos que o e-luz / e-luz & gás mesmo só com um amigo, por isso seria vantajoso para ambas as partes.
    Se alguém ficou interessado em poupar desta maneira, compare o seu tarifário com o tarifário e-luz / e-luz & gás da Endesa (é o único deles que oferece o desconto para sempre, e a tarifa aniversário já não se encontra disponível e se fizer as contas o Power Pack não compensa nada) e se optar por aderir à Endesa, queira fazer o favor de usar o meu código plano amigo (301805717) para começar logo com 1€ de desconto (+/- 15€ ano) e eu +1€ de desconto também!! 🙂
    Numa nota ligeiramente fora do tópico, na minha opinião é preciso muitas alterações de comportamento para o bi-horário compensar, e mesmo quando compensa valerá mesmo a pena? Conheço pessoas com uma fatura média mensal de 70€ em que mais de 60% do consumo é feito no período do vazio e só poupam 2€ por mês com esse exercício todo, eu cá prefiro o plano amigo tem sido bem mais fácil.
    Cumprimentos e boas poupanças.

    Responder
  13. Ana Teresa Russo

    Boa tarde!
    Preciso de um pequeno esclarecimento, se me pudessem ajudar agradecia!
    Ao efetuar o contrato com a Endesa ( E- Luz e Gás) , não me foi explicado que o código amigo só pode ser inserido quando se faz o contrato, sendo que a data que o fiz , só tinha conhecimento de 1 código. (Sempre pensei que se podia juntar a qualquer momento.)
    A funcionária que me atendeu hoje deu me duas iinformações contrárias e das duas vezes que liguei foi a mesma pessoa a atender logo já não sei o que é verdade.
    Pretendia então saber se há alguma forma de inserir código amigo durante o contrato ?
    E se no caso, de se aumentar ou diminuir a potência contratada, uma vez que vai ser lido um novo contrato, se pode inserir mais códigos.
    Agradeço a quem puder ajudar!
    Deixo também o meu código: 307941795.

    Responder
    • Pedro Matias

      Boa tarde cara amiga Endesa 🙂
      Para ter mais amigos e um desconto maior na fatura precisa que pessoas de outros comercializadores aderiram à Endesa com o seu código.
      Pode mudar de potência contratada que não perde os amigos que tem, nem é considerado um novo contrato.

      Responder
      • Ana Teresa Russo

        Obrigado pela sua resposta Sr. Pedro Matias.
        A questão de ser um novo contrato, advém de a funcionária me ter dito que precisava de me ler o “novo” contrato. ( só não foi alterada a potência porque estavam com dificuldades técnicas para gravar a leitura do mesmo)
        Não há forma sequer de reclamar?
        E no caso de se mudar de titular? Uma vez que ainda está em vigor uma campanha dos 60€ ? Vê alguma vantagem nisso ? ( não sei se tem custos associados)
        Obrigada, uma vez mais!

        Responder
        • Pedro Matias

          No processo de adesão que acompanhei de outra pessoa, informaram que no momento de adesão não permitiriam alterar a potência contratada, não vejo muito sentido após a adesão ser considerado um novo contrato. É confirmar a informação que lhe deram.
          Tenho demasiados amigos Endesa para considerar a possibilidade de mudar de titular. Mas se insistirem com a questão do novo contrato para mudar a potência contratada (e se isso implica perder os amigos) então será melhor fazer umas contas.
          Mas depois de ter 3 ou mais amigos Endesa já dificilmente qualquer alteração, que implique perder os amigos, compensa.

          Responder
  14. Pereira

    A campanha Plano Amigo é muito boa.
    Deixo aqui o meu código válido para quem necessitar: 308633253

    Responder
  15. Diana Monteiro

    O meu código
    Plano Amigo é:
    308634730

    Responder
    • Raquel

      Deixo aqui o meu codigo plano amigo 308250931 para obterem o desconto de 1€ na fatura de eletricidade 🙂 obrigada

      Responder
      • Paulo Gonçalves

        Raquel acabou de ganhar mais um desconto de 1€. Agora é favor manter-se na Endesa 🙂

        Responder
        • Raquel

          Boa tarde. Fico mesmo muito agradecida. Não pretendo mudar pode ficar descansado sr Paulo Gonçalves 🙂

          Responder
          • Raquel

            Boa tarde sr Paulo. Neste momento já aparece na página my Endesa com o seu nome. Fico mesmo muito agradecida por ter utilizado o meu código plano amigo 308250931. Vai ver que não se vai arrepender de escolher a Endesa. Eu no início estava um pouco “com o pé atrás” mas neste momento sinto-me totalmente satisfeita 🙂

        • Raquel

          Peço desculpa sr.Paulo. Fez a adesão à Endesa em nome de Paulo Gonçalves? É que não tenho nenhum “amigo” com esse nome na minha página da Endesa.

          Responder
          • Paulo Gonçalves

            Sim fiz com esse nome. Mas como só fiz ontem é normal que ainda não apareça. Eu para todos os efeitos ainda estou na EDP Comercial…è esperar que o processo conclua.

          • Paulo Gonçalves

            A Raquel ainda continua na Endesa? Não me aparecem lá amigos nenhuns…

      • André Rodrigues

        Ola Raquel, teve a sorte de ter sido a primeira pessoa a aparecer quando pesquisei por código amigo 🙂 acabou de ganhar mais um amigo Endesa.

        Responder
        • Raquel

          Bom dia Sr André 🙂 agradeço imenso pela oportunidade. Vai ver que nao se vai arrepender. Convém sempre escolher uma pessoa que não está a pensar mudar pois se essa pessoa mudar, perde o desconto. Não é o meu caso pois estou satisfeita com a Endesa.

          Responder
        • Raquel

          André Rodrigues. Ainda não tenho nenhum “amigo” chamado André Rodrigues na minha página da Endesa. Desistiu da adesão ou haverá algum problema com o código?

          Responder
          • André Rodrigues

            Olá Raquel, o contrato ficou activo esta semana. Já me aparece o seu nome na minha pagina Endesa com data de estado de 24/09.
            Obrigado 🙂

      • Victor Manuel

        Olá Raquel, acabou de ganhar mais 1 euro de desconto no plano amigo .. como dito pelos colegas, por favor se manter na endesa

        Responder
        • Raquel

          Boa tarde sr Vítor Manuel 🙂 sim. Pode ficar descansado que não faço intenção nenhuma de sair da Endesa! E um grande bem haja por ter utilizado o meu código 🙂 boas poupanças 🙂

          Responder
      • Pedro Marcos Grilo Ferreira

        Boa tarde dona Raquel aquando da minha adesão à endesa indiquei o seu código que está a aguardar confirmação. O meu contrato está em nome de Pedro Marcos Grilo Ferreira. Cumpts.

        Responder
        • Raquel

          Boa tarde sr Pedro Ferreira. Fico muito grata por ter utilizado o meu código plano amigo. O seu nome já consta nos “meus amigos” na página da Endesa. Aguarda ativação de contrato 🙂 Vai ver que não se vai arrepender. Ambos ficamos a ganhar. 🙂 Esteja descansado que não penso mudar e por isso não perderá esse desconto. Boas poupanças sr Pedro 🙂

          Responder
          • Pedro Marcos Grilo Ferreira

            Boa noite. Queira desculpar pode-me explicar onde posso ver qual o meu número amigo para poder dar a outras pessoas. Obrigado

          • Raquel

            Sim :). Na fatura onde diz “dados da conta” procure onde diz “código plano amigo”. Espero ter ajudado.

        • Paulo Gonçalves

          Bom dia Pedro Ferreira. Ainda tem o desconto da Raquel? Eu fiquei sem o desconto. Será que ela saiu da Endesa?

          Responder
          • Pedro Ferreira

            Boa tarde, nas duas últimas faturas ainda consta o desconto, mas estive a ver na aplicação e já não tenho nenhum amigo, deduzo que tenha terminado o contrato.

          • Raquel

            Boa tarde. Ainda sou cliente Endesa sim 🙂 como lhe disse nao penso sair da Endesa. Pode ficar descansado que o código plano amigo 308250931 continua válido 🙂

          • Raquel

            Boa tarde. Ainda sou cliente Endesa. Esteja descansado que não saí da Endesa. O meu código está válido. Verifique a situação junto da Endesa porque tem de receber o desconto.

        • Paulo Gonçalves

          Isso acontece porque parece que está a haver um problema na aplicação deles. Sei porque liguei para lá e informaram-me dessa situação e também me disseram quem eram os meus amigos o nome dela não consta mais na lista… 🙁 No entanto eu tive uns probleminhas com eles no campo da facturação e estava a pensar que poderia ser por causa disso. Queira fazer o favor de ir vendo a sua factura e ver quantos amigos lá constam pois se ela ainda for terei de ligar e indicar que ainda é para ma voltarem a adicionar.

          Responder
          • Pedro Marcos Grilo Ferreira

            Ok. Mas eu só tinha o dela e agora na app está a zero, por isso deixei de a ter associada como amiga.

          • Paulo Gonçalves

            Tal como eu disse Pedro apesar de eu ter 2 amigos + Raquel no site aparece que tenho 0. Problemas do site/app. No entanto na factura aparece o desconto de 2. Por isso quando vier a próxima factura se ainda continuar a ter o desconto é porque ela ainda continua. Quando vier a próxima factura por favor valide.

          • Pedro Andersson

            Olá. Eu tenho 40 amigos e na APP e site está a zero. Mas na fatura está o número de amigos. Antes aparecia o nome, agora já não. É erro da página deles.

          • Raquel

            Peço desculpa se Paulo mas o código 308250931 continua ativo. O meu nome tem de constar na lista pois continuo e continuarei sempre a ser cliente Endesa. Acabei de verificar que na minha aplicação também tenho zero amigos. Amanhã irei telefonar para lá. Reclame também. O meu nome tem de constar na lista obrigatoriamente!!

          • Raquel

            Volto a frisar que podem ficar descansados que continuo na Endesa. Reclamem por favor! Vocês tem direito a 1€ de desconto todos os meses!

  16. Glória

    O meu código plano amigo é: 308528930

    Responder
  17. Ana Teresa Russo

    Deixo também o meu código amigo : 307941795.

    Responder
  18. André Rodrigues

    Bom dia a todos.
    Para alguém que passe por aqui à procura de um código de amigo para ter o desconto de 1€, deixo aqui o meu: 308728661.
    Não estou a pensar mudar por isso estejam à vontade 🙂
    Boas poupanças !

    Responder
  19. Maria

    Bom dia,
    sou cliente Endesa, há mais de um ano. Vou ter a minha tarifa aniversário daqui a 2 meses. Por acaso estou satisfeita com o serviço deles e não pretendo mudar.
    Ao mudar para a ENDESA com o PLANO AMIGO e ganha-se um desconto de 12€ por ANO PARA SEMPRE. Pode-se ainda ganhar: uma Factura Grátis por ano (Tarifa aniversário) ou 14% de desconto em cada factura (Tarifa E-Luz ou E-Luz+Gás).
    Podem usar o seguinte código amigo no registo: 302458743, eu agradeço.
    Voltaram os 60€ de desconto inicial, em créditos de 5€ nas 6 primeiras faturas de luz e de gás.
    No site Escolha Endesa , o foco voltou a ser na tarifa aniversário. Continua a mencionar as tarifas online com alguma confusão pois por vezes indica 12% de desconto outras vezes 14%. Recordo no entanto que esta percentagem pouco indica na realidade, sendo sempre imprescindível fazer simulação para determinar a tarifa mais adequada.
    Em qualquer caso, continua a acumulação com o plano amigo 😉

    Responder
  20. Pedro Marcos Grilo Ferreira

    Aqui deixo o meu código amigo para o caso de alguém querer usufruir da campanha. Código Amigo 308772318

    Responder
  21. António Silva

    Boa tarde,
    Sou cliente da Endesa há cerca de 4 anos e estou bastante satisfeito com o serviço e com os descontos obtidos. Mas ainda não tenho nenhum “amigo Endesa”… 🙁
    Por isso, deixo aqui o meu código do Plano Amigo – 300809506, para quem quiser aderir e usufruir de mais um desconto extra.
    Obrigado
    Cumprimentos

    Responder
    • César Magalhães

      Para quem quiser usar e usufruir de 1€ de desconto, fica aqui o meu Código Amigo: 308806468
      Agradeço a quem o usar, e vamos rumar a pagar o menos possível de eletricidade

      Responder
  22. José

    Na adesão à Endesa, use o meu CÓDIGO PLANO AMIGO 308788869 e beneficie de 1€ de desconto na fatura TODOS OS MESES.
    Obrigado a todos que usarem

    Responder
  23. Sónia Teixeira

    Sou cliente endesa e tenho dado as contagens. As minhas facturas não têm tido nenhuma anomalia.
    Partilho o meu código amigo: 308776453
    Coloquem na adesão, ambos beneficiaremos de 1€ de desconto por mês!
    Aproveitem!

    Responder
  24. Marco Cabrita

    Para quem quiser usar e usufruir de 1€ de desconto, fica aqui o meu Código Amigo: 306342081
    Devido ás vantagens em relação aos outros distribuidores de energia, não tenciono sair da Endesa.

    Responder
  25. FRANCISCO GORJÃO

    O seu código do Plano Amigo – 308637879. Partilhe-o
    com um amigo e poupam os dois 12€/ano nas suas
    faturas para sempre.

    Responder
  26. Jaime

    Na adesão à Endesa, use o meu CÓDIGO PLANO AMIGO 308788869 e beneficie de 1€ de desconto na fatura TODOS OS MESES.
    Obrigado a todos que usarem

    Responder
  27. Victor Brito

    Olá a todos.
    Para quem esteja à procura de um código de amigo para ter o desconto de 1€, deixo aqui o meu: 308760468
    Não vou sair da Endesa por isso estejam à vontade a utilizar meu código e aderir as vantagens.
    Boas poupanças !

    Responder
  28. Isabel Pereira

    Para quem quiser usar e usufruir de 1€ de desconto, fica aqui o meu Código Amigo: 308788869
    Devido ás vantagens em relação aos outros distribuidores de energia, não tenciono sair da Endesa.

    Responder
  29. Paula

    Agora é a melhor altura para aderir à Endesa com a tarifa aniversário; daqui a um ano não pagam a fatura de um mês de todo este aquecimento que se gasta no Inverno!
    Estão também a oferecer 30€ + 30€ (eletricidade + gás) até ao final do ano por isso é aproveitar.
    Usando o meu código amigo conseguimos ambos ainda mais 1€ de desconto todos os meses: 309023360
    Aproveitem a altura que é a melhor do ano todo!

    Responder
  30. Rodrigo

    Bom dia a todos.
    Para alguém que passe por aqui à procura de um código de amigo para ter o desconto de 1€, deixo aqui o meu: 308788869
    Não estou a pensar mudar por isso estejam à vontade
    Boas poupanças !

    Responder
  31. Margarida

    Usando o meu código amigo conseguimos ambos ainda mais 1€ de desconto todos os meses: 309023360

    Responder
  32. Edgar Pinto

    Bom dia a todos.
    Para alguém que passe por aqui à procura de um código de amigo para ter o desconto de 1€, deixo aqui o meu: 308311523
    A todos um Bom Ano e boas poupanças!

    Responder
  33. José Luís

    Aqui deixo o meu código amigo para o caso de alguém querer usufruir da campanha. Código Amigo 308788869

    Responder
  34. Pedro

    Bom dia.
    Usem o meu código amigo para aderir à Endesa e poupamos ambos 1€ por mês!
    309023360
    Um melhor ano novo de 2021 para todos!

    Responder
  35. Sara

    Para quem quiser usar e usufruir de 1€ de desconto todos os meses, fica aqui o meu Código Amigo: 308788869
    Desejos de um óptimo 2021

    Responder
  36. André

    Bom ano!
    Usem o meu código amigo para aderir à Endesa e poupamos ambos 1€ por mês!
    309023360
    Felicidades e saúde.

    Responder
  37. Diana

    (Endesa) Para quem quiser usar e usufruir de 1€ de desconto por mês, fica aqui o meu Código Amigo: 308788869

    Responder
  38. Pedro Marcos Grilo Ferreira

    Atenção que o desconto plano amigo só é aplicável a quem faz um novo contrato com a endesa, depois de feito o contrato já não dá para inserir os códigos, têm de ser feitos aquando da celebração do contrato.
    Para quem for celebrar um contrato com a endesa e queira usufruir do desconto de 1 euro em cada fatura, deixo aqui o meu código amigo 308772318.
    Bom ano e bons descontos

    Responder
  39. Hugo

    Usem o meu código amigo para aderir à Endesa e poupamos ambos 1€ por mês!
    309023360

    Responder
  40. Júlio

    Bom dia a todos.
    Para alguém que passe por aqui à procura de um código de amigo para ter o desconto de 1€, deixo aqui o meu: 308788869
    A todos um Bom Ano e boas poupanças!

    Responder
    • Vila

      Eu sou Endesa com alguns amigos, mas independentemente da qtdd de amigos por ter um tarifário especial relacionado com uma parceria com o local onde trabalho não vou trocar.

      o meu codigo amigo: 306847647

      Responder
  41. Maria José

    Sr. júlio usei o seu código amigo (porque era o último da lista, espero que quando eu partilhar o meu código alguém o use também)

    Responder
  42. Tiago

    No ano passado fiz os cálculos e sim, ENDESA era o caminho (na teoria). Aderi no ano passado, e até ao momento uma experiencia que não recomendo de todo! Esqueceram-se de colocar o código amigo no contrato, faturas com valores errados, valores mais altos, emissão de novas faturas anulando outras, entre outros, simplesmente caótico! Resolução de problemas bastante lenta, resumindo, costumer service mau! Acredito quem tiver um smartmeter que já comunique as leituras em tempo real não terá estas dores de cabeça (quem não tem acho que convém ver com calma a fatura).

    Abri novamente um excel fiz os telefonas e consultei os websites e no meu caso concreto a ENDESA (e-luz) já não é a mais barata, esta igual o preço da IBERDROLA.
    O mais barato que encontrei foi a EDP (amigo) por €0.1268 KW e no caso de 4.6KVA é € 0.2767. No entanto tem duas condicionantes, é necessário um amigo que tenha esse contrato e é necessário aderir à conta certa. Estou apensar mudar para esta, alguem tem o código? E já agora, algum feedback do 12º mês desta conta certa (mes do ajuste)?

    Responder

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