Atenção aos descontos na eletricidade (eles acabam sem se aperceber)

Ainda tem o desconto que contratou?

No meu caso  não. Acabou e eu só dei por isso hoje quando olhei para a fatura e achei o valor “estranho”. Atenção que eu não sei qual é a empresa que você tem e pode até nem se aplicar ao seu caso.

Falo da minha situação porque pode refletir-se no seu contrato também. Tenho neste momento contrato com a Endesa. Fiz as contas há um ano e cheguei à conclusão que era uma boa alternativa na altura. Ofereciam 12% de desconto, mas apesar de terem os preços da eletricidade bastante caros, com esse desconto ficava résvés mais barato que a concorrência que analisei.

Não ligue à percentagem de desconto

Já vos disse e repito que o valor dos descontos não significa rigorosamente nada, porque as empresas podem aumentar os preços para o valor que quiserem para depois fazerem descontos “chorudos” que feitas as contas não significam quase nada.

Bom, fiz as contas e compensava: ofereciam 12% de desconto (6% durante 1 ano+3% disto, e mais 1% daquilo + mais 1% débito direto + 1% fatura eletrónica).

O que me aconteceu, suponho que seja aquilo que acontece a 90% dos portugueses. Deixam passar o tempo e acreditam que os descontos duram para sempre.

Acontece que estava a escrever o artigo com o balanço mensal do meu painel solar e fui ver a quanto estava o meu kWh. E reparei que tinha aumentado. Percebi rapidamente que já tinha passado 1 ano e que os 6% do desconto de 1 ano tinha terminado em Março. Logo, em Abril, o desconto na minha fatura já só foi de 6%, em vez dos 12 que tinha contratado.

Devia ter avisado antes de fazer 1 ano

Com um desconto de apenas 6% encontro melhor no mercado. Liguei para eles e perguntei se ainda podia corrigir a fatura de Março, mas não. Devia ter avisado um mês antes que queria renovar o contrato. Coloque um alarme no telemóvel para 1 mês antes do seu contrato de luz fazer 1 ano. É o que vou fazer, devia ter feito e não fiz. Mea culpa.

Fiz rapidamente umas contas e decidi continuar para já (com os 12% repostos) mas já vou ver na concorrência como param as modas. Temos de fazer isto pelo menos 1 vez por ano, se quisermos poupar na eletricidade.

Recomendo vivamente que, caso não o tenha feito em 2019, pegue agora na sua fatura e confirme que os descontos que lhe ofereceram ainda se mantêm. Há muitos casos em que passado 1 ano, voltam aos preços caros e muitas pessoas nem dão por nada porque só olham para o valor a pagar e a data de pagamento.

E estão a pagar mais sem necessidade nenhuma, porque os consumos são rigorosamente os mesmos. Só paga mais.

Veja o que diz a sua linha do preço do kWh na fatura mais recente

Não querendo ser exemplo para ninguém (porque sei que há mais barato) neste momento pago 0,1495 €/kWh + IVA = 0,1839 €/kWh. Tarifa simples. Se tem mais barato comente onde.

Se tem mais caro talvez esteja na hora de telefonar para a sua empresa a reclamar um preço mais baixo senão vai para a concorrência. Para onde é consigo. Há 23 empresas no mercado.

Tem aqui a lista de todas elas com os respectivos sites para ver os tarifários.

ListaOfertasComerciais ERSE

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18 comentários em “Atenção aos descontos na eletricidade (eles acabam sem se aperceber)

  1. Avatar
    Pedro Matias Reply

    Olá a todos,

    Em primeiro lugar queria agradecer o trabalho do Sr Pedro Andersson, sempre muito interessante e útil.

    Agora gostaria de contribuir para o tópico e dar uma sugestão de poupança.

    Eu já fui cliente da EDP, Galp Energia, Gold Energy e agora Endesa. Sempre fiz por, pelo menos uma vez por ano, comparar os preços de diferentes operadores. Quando fiz isso quando era cliente Gold Energy, apercebi-me que eles estavam a oferecer tarifários melhores para novos clientes do que para atuais (compreendo, mas não deixa de ser algo que tenho muita dificuldade em digerir, tal como quando isso acontecia com frequência nos operadores de telecomunicações) então liguei para o apoio ao cliente da Gold Energy e disse que queria o mesmo tarifário dos novos clientes, tal foi-me negado, o que me deixava a pagar aproximadamente +10% que os novos clientes, era a altura certa para fazer uma pesquisa de mercado.

    Então na altura (Dezembro 2017) aderi à Tarifa Aniversário da Endesa, e não podia estar mais contente principalmente por duas razões financeiras que me fazem estar confiante que não há tarifário mais barato para mim neste momento. Mas antes de as abordar, em jeito de resposta à pergunta de 3 de Junho do Sr Andersson ao Jota, começo por dizer que em 2018 por 4,6 kVA pagava 0,213500€ + IVA, e 0,161278€ + IVA por cada kWh, em 2019, ao contrário da Gold Energy, a Endesa não baixou só os preços para os novos clientes, mas também para os atuais. Agora pelos mesmos 4,6 kVA pago 0,210400€ + IVA e 0,153806€ + IVA por cada kWh.

    A primeira razão que me deixa contente por ter mudado para a Endesa é que agora não só tenho dos tarifários mais baixos do mercado, como durante o mês de Janeiro a minha fatura vem com um total de 0€, e tendo em conta que é dos meses em que o consumo energético é mais alto estimo que a fatura grátis seja algo como um desconto extra de 10% ou mais (se fosse dividir as 11 faturas que pago pelos 12 meses do ano)

    A segunda razão é o plano amigo, na Endesa se aderir com um código plano amigo de um cliente atual, ou se trouxer mais “amigos” para a Endesa com o seu código, tem um desconto extra de 1€ por mês. E atenção que este desconto é antes do IVA ser aplicado, logo tendo em conta que de momento tenho 9 amigos tenho 9€ + IVA de desconto por mês! Como “só” pago 11 meses são 99€ + IVA = 121,77€ de desconto por ano!!

    Tal como com a tarifa aniversário a Endesa diz que o plano amigo é para sempre (enquanto ambos sejam clientes Endesa), se deixar de ser será a altura de fazer outra pesquisa de mercado. Também não tenho tido grandes razões de queixa do apoio ao cliente, claro que nada é perfeito, mas lá responderam/corrigiram os problemas com razoável rapidez.

    Gostava de deixar um desafio ao Sr. Pedro Andersson, acha que consegue deixar de pagar luz e gás com o plano amigo? Imagino que conheça várias pessoas, não só na SIC, que tenham tarifários mais caros que o e-luz / e-luz & gás da Endesa, se aderirem à Endesa com o seu código plano amigo a sua fatura mensal pode descer até zero, teoricamente, e pelo que tenho visto são raros os tarifários que sejam mais baratos que o e-luz / e-luz & gás mesmo só com um amigo, por isso seria vantajoso para ambas as partes.

    Se alguém ficou interessado em poupar desta maneira, compare o seu tarifário com o tarifário e-luz / e-luz & gás da Endesa (é o único deles que oferece o desconto para sempre, e a tarifa aniversário já não se encontra disponível e se fizer as contas o Power Pack não compensa nada) e se optar por aderir à Endesa, queira fazer o favor de usar o meu código plano amigo (301805717) para começar logo com 1€ de desconto (+/- 15€ ano) e eu +1€ de desconto também!! 🙂

    Numa nota ligeiramente fora do tópico, na minha opinião é preciso muitas alterações de comportamento para o bi-horário compensar, e mesmo quando compensa valerá mesmo a pena? Conheço pessoas com uma fatura média mensal de 70€ em que mais de 60% do consumo é feito no período do vazio e só poupam 2€ por mês com esse exercício todo, eu cá prefiro o plano amigo tem sido bem mais fácil.

    Cumprimentos e boas poupanças.

  2. Avatar
    JPC Reply

    Eu sou cliente da Iberdrola e para uma potência de 6.9kva pago 0.1345 em tarifa simples

  3. Avatar
    Rafael Reply

    A melhor empresa na luz é a YLCE – Yes low cost energy!
    No gás é a Goldenergy!

    Se quiserem gás e electricidade recomendo a goldenergy! super transparentes e sérios!
    já a Galp e Edp, Endesa e iberdrola do pior mesmo sem comentários….

    já fui cliente deles e podia contar N histórias…

    EDP – 15 dias de facturação 500 euros …. LOL
    GALP – Leituras erradas sempre a favor deles…
    Endesa – passam a perna aos clientes com os descontos % …..

    e a lista continua….

  4. Avatar
    Jose Reply

    A EDP fez-me isso no gás. Ao longo de alguns meses foram reduzindo o desconto sem qualquer aviso. Ao todo foram cobrados mais de 2€. Deram-me razão por telefone sobre eu não ter sido avisado, mas à e tal está em análise, tem que aguardar, etc e tal e nunca me devoleram o dinheiro por nenhum meio. Pelo que perderam-me como cliente. Actualmente também sou cliente endesa com os 12% no gás e electricidade.

    • Avatar
      José Reply

      Enganei me, foi a Galp que me fez isto e não a EDP. Fica aqui a rectificação.

  5. Avatar
    Mário Jorge Simões Costa Reply

    A Galp tem outro tarifário que dá 14% de desconto mas esse desconto é carregado no cartão do Continente + 0,12€ de desconto em cada litro de combustível nos postos da Galp , ou seja paga 0,1598 € kWh sem IVA e é carregado no cartão do continente 0,0224 € por cada kWh.

    https://casa.galp.pt/eletricidade-e-gas

  6. Avatar
    Mário Jorge Simões Costa Reply

    Na Galp tendo os 2 serviços (Electricidade e Gás Natural) também tem 12% de desconto no total da fatura, 0,1598 € kWh – 12% = 0,1406 € kWh + IVA = 0,1730 € kWh
    Mas este desconto é exclusivo online.
    https://casa.galp.pt/

  7. Avatar
    joao silva Reply

    eu tenho –edp 0.1447 €/kWh sem iva (o segundo mais barato a nivel nacional)

  8. Avatar
    Jota Reply

    Eu tambem sou cliente Endesa, tenho a tarifa Aniversário (1 fatura gratis or ano) desde janeiro de 2017 e nunca foi preciso renovar contrato. Provavelmente renova-se automaticamente.

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Certo, mas qual é o valor do kWh que está a pagar. A questão é essa. Que renova automaticamente sabemos nós ;). Mas a que preço está a pagar a cada renovação? É o preço que contratou inicialmente ou está a subir e não se apercebeu?

      • Avatar
        João Reply

        Olá Pedro Andersson!
        Antes mais muito obrigado pelo seu trabalho, que muito nos tem ajudado enquanto consumidores, não apenas de energia eléctrica, mas também de outro tipo de produtos/serviços.
        Neste momento estou a pensar mudar da EDP para a ENDESA, tendo em conta as suas sugestões e a campanha que estão a fazer de uma mensalidade anual grátis para uma potência contratada de 5,75 kVA (termo potência: 0,2812 €/dia; termo energia: 0,1495 €/kWh).
        Contudo, antes de me precipitar fui aos simuladores do site da DECO e do Portal da ERSE (https://simulador.precos.erse.pt/eletricidade/), e a ENDESA nunca aparece como a primeira solução mais adequada para o meu perfil de consumidor (potência contratada: 5,75 KVA; consumo médio mensal: 218 kWh.

        Será que me podem ajudar nesta tomada de decisão?

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Não se esqueça de que para ter uma mensalidade grátis está vá pagar muito mais todos os meses, provavelmente. Confirme.

      • Avatar
        Bruno Alves Reply

        Boa noite,

        Já vai um pouco mais tarde, mas eu tenho ENDESA aniversário e pago 0,153806 €/kWh + IVA = 0.1892€/kWh

        Usando por exemplo o meu consumo de Junho (363 kWh), estamos a falar numa diferença de quase 2€ que pago a mais por mês, mas num dos meses (Março) não pago factura.

        No meu caso o “aniversário” em Março representou uma poupança de 114€ de factura de electricidade.

        Até agora tive 0 problemas com a ENDESA.

        Obrigado e continuação de um bom trabalho!

  9. Avatar
    Joaquim Machado Reply

    Por acaso sou cliente Endesa com tarifario bi-horario e neste momento é a empresa de eletricidade com o tarifario mais barato , pelo menos no meu caso. O preço é de fora de vazio 0.15227×23%=0.1873 e em vazio a 0.07845×23%=0.0965. Na EDP nem de perto.

  10. Avatar
    Miguel Reply

    Por acaso na EDP reduziram os descontos mas eu sabia, e fui a pouco tempo fazer uma simulação e fiz sem descontos e só me dava uma empresa um pouco abaixo do valor, mas lá está, fiz sem os descontos. Isto é como os seguros,todos os anos devemos simular e verificar se há mais barato

  11. Avatar
    Alda Reply

    incrível! Como sempre nós os pagantes somos enganados e eles estão na “boa “ OBRIGADA ☺️ POR NOS AVISAR

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